Siga-nos no Facebook

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Gestão danosa

Antes de começar quero dizer que no que vou escrever o valor dos jogadores não estarão em causa.

A minha visão desta desastrosa pré-época é a seguinte:

Luis Filipe Vieira

Na minha opinião o Benfica, sem saídas, necessitaria, no mínimo, de um lateral esquerdo, de uma alternativa a Máxi e mais um médio centro, além do Martins. Portanto, o que o Benfica necessitava era de uns ajustes ao plantel. Acontece é que Vieira, mais uma vez, decidiu aceitar as loucuras de JJ e aceitou que Luisinho e Melga fossem os laterais, que Cancelo fosse a alternativa a Máxi, que não viesse mais nenhum médio centro, que se fosse buscar o 6.º extremo, contando com B. César e Urreta, dispensasse o Nelson para ir buscar o Lima, dispensasse o Mora que fez uma boa pré-época para ficar com o Kardec que deve ter tocado duas vezes na bola no jogos em que participou. Depois ainda temos uma declaração que confirma que financeiramente o Benfica está de calças nas mãos. Vendeu-se o Javi para conseguirmos cumprir com os nossos compromissos!!! Lá se vai o milagre financeiro!! Fantástico!!

Jorge Jesus

Quero desde já dizer que se fosse comigo o JJ teria saído no final da época passada. Foi campeão no primeiro ano, não conseguiu sê-lo no segundo ano e no terceiro, que seria o beneficio da dúvida que lhe daria, tornou a borrar a pintura toda. Portanto, este ano já não estaria no Benfica porque condições e jogadores não lhe faltaram para fazer um excelente trabalho.
A verdade é que ficou e mostrou-se arrependido de certas decisões e prometeu a mudança. Começa a pré-época e começam os antigos vicios, é mais forte do que ele!!! Coloca Melga na esquerda, pede mais um extremo, o Ola,  para emprestar o extremo Urreta e para mais tarde ir buscar mais um extremo, o Salvio!!! Brutal!! Faz praticamente toda a pré-época em 4x2x3x1, com Carlos Martins e Enzo em grande plano e assim que começa a competição volta ao 4x4x2 kamikase, Martins não sai do banco, Enzo fica no banco e mete Rodrigo e Salvio acabadinhos de chegar com dois ou três treinos. Mais tarde faz entrar Aimar que teve dois meses parado, deixando Martins no banco. Decide emprestar Nelson para ficar com Vieira, Michel, Kardec e Mora. Entretanto despacha Mora, talvez porque estava a marcar golos a mais. Depois da saída de Saviola, mais uma jogada de mestre, vai buscar o Lima e despacha-se o Michel. Portanto, Vieira e Michel foram adquiridos para serem emprestados. Fantástico!!! Entretanto Kardec fica, porque naqueles dois toques de bola mostrou muito mais que os golos de Mora. Depois das saídas de Javi e Witsel ficámos sem meio campo. Enquanto que para o lugar de Javi temos o Matic, embora fique sem concorrente directo, para o lugar de Witsel não temos ninguém porque também não tínhamos ninguém no plantel com as caracteristicas idênticas a Witsel. Quer dizer, se não tivéssemos dispensado o Airton ou Nuno Coelho, teríamos um substituto de Javi, se não tivéssemos emprestado o Amorim, tinhamos um substituto de Witsel. Estou curioso pelo próximo jogo para ver que equipa vai JJ colocar em campo. Com o que gastamos em Ola e Lima poderíamos ter ido buscar Miguel Veloso e até Silvio!!

Salvio

Salvio foi uma excelente compra!!! Não foi a compra de Salvio que esteve a mais mas sim a de Ola, porque se havia intenções de ir buscar Salvio nunca se deveria ter comprado Ola.

Ola John

Este miúdo pode vir a dar muitas alegrias ao Benfica mas não era uma prioridade a sua compra. Era claro para todos que teríamos de comprar um lateral esquerdo de qualidade, que para mim seria o Silvio mas a titulo definitivo. Depois da compra do Salvio, então ainda ficou mais sem sentido a vinda deste jogador. O desnorte do Benfica vê-se nestas coisas.

Lateral esquerdo e direito

Era mais do que óbvio que o Benfica necessitava de um lateral esquerdo de inegável qualidade. Para mim, a dupla de laterais esquerdos poderiam ser Emerson, que não é tão mau como o pintam mas também não é tão bom como alguns querem fazer crer, e Silvio. Se JJ acha que Melga poderia dar um excelente lateral esquerdo, então seria Melga e Silvio, assim Melga poderia crescer tranquilamente na sombra de Silvio. Poderia inclusive jogar na equipa B para ganhar as rotinas de lateral. Em relação á ala contrária, já não é de agora a necessidade de um concorrente directo a Máxi. Eu até acho que nem seria necessário gastar dinheiro na compra de um lateral, tinhamos no plantel o Wass que é um jovem com algum potencial e com qualidade suficiente para ser alternativa a Máxi mas mesmo que fossemos ao mercado, poderíamos abordar o Nelson. É português, com qualidade, sente o Benfica e conhece bem o futebol português!! O Cancelo pode vir a ser um grande lateral mas é muito arriscado tê-lo como segunda opção a Máxi!!!

Javi Garcia

O problema não é a saída de Javi, o problema é o timming da saída e o seu substituto. O Javi saiu porque o Benfica precisava mesmo muito de vender e Vieira ao ver que não sairia ninguém decidiu aceitar a proposta de Javi abaixo da clausula e quase no final do fecho do mercado em Portugal. Vieira deveria ter segurado Javi!! Javi deveria compreender Vieira face ao timming da venda mas como era necessidade do Benfica em vender, Vieira não se opôs. Temos Matic mas depois não temos mais ninguém, Não sei se André Almeida estará á altura.

Witsel

Esta venda apanhou de surpresa os adeptos e Vieira mas se no plantel do Benfica estivessem o Ruben Amorim, o Airton ou o Nuno Coelho, o impacto poderia ser menor, assim, não temos realmente ninguém com as características de Witsel. Não posso criticar a venda porque foi pela clausula e segundo declarações do Witsel, Vieira fez uma proposta de renovação que Witsel rejeitou. A única critica que faço a Vieira é que em Janeiro o Benfica deveria ter revisto o contrato a Witsel e aumentado a clausula de rescisão. São estes pormenores que mais tarde fazem a diferença. Se calhar Witsel sairia na mesma mas aí nada se poderia apontar á direcção que tinha feito tudo para manter o jogador.

Uma boa direcção não é aquela que actua quando as coisas acontecem, é aquela que antecipa que as coisas podem acontecer e toma medidas de prevenção. Foi o que aconteceu com Javi e Witsel!! O problema nunca é a saída de jogador A ou B mas sim as alternativas existentes no plantel ou a revisão dos contratos de jogadores chave bem antes de terminar a época.


4 comentários:

  1. O Benfica tinha e tem no plantel os substitutos para o Javi e Witsel. Ou seja, perante o que afirmas, não basta ter uma alternativa mas temos de ter duas alternativas. Então Temos de ter 4 GR, 6 DC, 3LD, 3LE, 3Trincos.. etc...

    Não faz nenhum sentido!

    ResponderEliminar
  2. Não meu caro, bastava ter, por exemplo o Amorim ou o Airton ou o Nuno Coelho para o impacto ser menor!! Entendes?

    Mas como o JJ joga quase sem médios centro, tens o minimo possivel.

    ResponderEliminar
  3. Eu preferia o Eliseu, apesar de Sílvio fazer as duas alas... não temos mesmo substituto para Witsel mas a solução pode passar por inverter o triângulo, passando a jogar num 4x3x3 com Martins ao lado do Aimar, tendo o Aimar que vir buscar o jogo mais atrás

    ResponderEliminar
  4. Primaço, a questão é simples... E depois metes quem quando precisares de substituir o Aimar ou o Martins ou o Matic?

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi