Campeões Nacionais 2014/2015

Campeões Nacionais 2014/2015

Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Direitos TV: Umas dúvidas

Estive a ler o que escreveu a candidatura de Rui Rangel sobre os direitos  de televisão e a certa altura diz lá isto: "E o primeiro passo é fazer um estudo de viabilidade económica sobre a possibilidade de encaixar os direitos televisivos na Benfica TV, embora devamos reconhecer que nenhum clube mundial que tem canais televisivos próprios o tenha feito até hoje. Por alguma razão será.".

Desculpem lá mas isto para mim não faz qualquer sentido e passo a explicar. Os outros clubes na Europa que têm canal próprio não transmitem os seus jogos porque fazem parte de um campeonato limpo e honesto e recebem, muitos deles, acima dos 50 milhões por época, não têm uma empresa intermediária que ganha milhões e paga tostões aos clubes e que é um dos responsáveis pela corrupção no futebol. Se um Real ou Barcelona recebessem 8 ou 16 milhões pelos seus direitos televisivos, nem que fossem 22 milhões, tenho a certeza que das duas uma, ou as suas televisões passariam os jogos ou seriam vendidos a uma empresa internacional. Como em Portugal temos o olibeirinha que nos oferece 22 milhões e sendo o olibeirinha uma das cabeças do polvo, nem por 50 milhões eu, como presidente, venderia os direitos aquele pulha.

Eu tenho uma dúvida que gostaria que alguém me conseguisse esclarecer. Portanto, imaginemos que o Benfica tem o seu contrato com o olibeirinha até 30 de Junho de 2013 com a tal clausula de opção sobre a melhor oferta. Então as minhas questões são as seguintes:

  1. O que acontece se o Benfica não renovar o contrato com o olibeirinha até 30 de Junho de 2013?
  2. Se o Benfica não renovar significa que estará livre para negociar com quem quiser sem dar satisfações ao olibeirinha? 
  3. Se o Benfica não renovar o contrato a clausula de opção pela melhor oferta deixa de ter efeitos?
  4. Por quantos anos pensam assinar um contrato dos direitos televisivos?
É que se bastar ao Benfica deixar cair o contrato para a tal clausula de opção também cair, então que não se renove o contrato!!! Nem que para isso andemos um ano a vender os direitos jogo a jogo á SIC, TVI ou RTP com a salvaguarda de não poderem revender á Sport TV. Se ninguém comprar os direitos, não são os oito milhões que recebemos num ano que irão fazer mossa nas finanças do clube, se fizer prefiro que vendam uhns activos que nunca vestiram a camisola de Benfica para cobrir esses oito milhões, e no ano seguinte então poderemos transmitir os jogos na BTV ou noutro parceiro.

O que me parece é que ambos os candidatos estão a "esconder-se" atrás da tal clausula de opção numa eventual renovação com o olibeirinha, por isso, gostava que alguém me esclarecesse que se por ventura o contrato caducar o olibeirinha deixa de ter preferência do que quer que seja em relação aos direitos televisivos. É que se for assim, então desafio os candidatos a afirmarem taxativamente que irão deixar caducar o contrato. Ou os oito milhões num ano fazem assim muita falta de tal forma que temos de colocar de novo as grilhetas do olibeirinha?

1 comentário:

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado