Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Rolo compressor versão 2012/2013

Posição 1- Artur, Paulo Lopes e Mika
Posição 2- Máxi e André Almeida
Posição 3- Melga e Luisinho
Posição4- Luisão e Jardel
Posição 5- Garay e Miguel Vitor
Posição 6- Matic e André Almeida
Posição 7- Salvio, Gaitan e Nolito
Posição 8- Enzo, André Gomes, André Almeida, Leandro Pimenta
Posição9- Cardozo, Lima, Rodrigo e Kardec
Posição 10- Aimar, Carlos Martins, Bruno César e Miguel Rosa
Posição 11- Gaitan, Nolito e Ola John


Como todos nós sabemos, não há volta a dar e enquanto JJ estiver no Benfica este irá apostar sempre num sistema de dois avançados. Assim sendo, eu apostaria então naquele sistema em que fomos campeões nacionais em 2009/2010, o 4x1x3x2 ou o 4x4x2 Losango, como lhe quiserem chamar.

Se bem se lembram, nesse sistema jogámos com três médios, ao contrário de agora, eram eles Javi(Pos. 6), Ramires(Pos. 8) e Aimar(Pos. 10). O segredo do sistema estava nos equilíbrios que Ramires dava á equipa, tanto a atacar como a defender, por isso é que sempre defendi que iríamos sentir mais a falta de Ramires do que Di Maria, a não ser que viesse um jogador com as característica de Ramires. Depois veio o Salvio, que como sabem, nada tem a ver com Ramires.

O problema de agora é que JJ quer manter os dois avançados e aposta então num 4x4x2 Kamikase com dois extremos bem abertos, os laterais muito subidos, dois avançados e ainda um médio ofensivo, ou seja, ele parte a equipa em dois, por isso é que sofremos praticamente um golo por jogo e o nosso meio campo é um passador autêntico.

Outro problema de JJ é que simplesmente não tem um jogador que era importante nas suas funções, o Saviola. Era ele que recuava para construir algum jogo com Aimar ou descaía para a direita, entrando Ramires mais por dentro. São estas movimentações que Rodrigo não é capaz de fazer porque ele é um avançado extraordinário e não um segundo avançado e o Benfica perde com isso, porque Enzo fica sem ajuda quase nenhuma na construção, por isso é que por vezes o Benfica tem alguma dificuldade na circulação de bola, não há um Saviola para baixar e fazer jogo com o médio ofensivo e não há um Ramires que se chegue ao médio ofensivo quando um Saviola descai para a direita, ou seja, o médio ofensivo vê-se muitas vezes sozinho no meio campo de ataque, no meio de dois jogadores adversários e é obrigado a jogar para trás ou para os laterais.

Se JJ quer manter o sistema de dois avançados, em cima mostro o esquema do sistema e quem deve jogar em cada uma das posições. Penso que Enzo faz muito bem a posição de Ramires se tiver mais um médio consigo, sozinho não consegue fazer tudo, nem ele nem nenhum médio!!!

A última vez que o Benfica jogou neste sistema vencemos por 5-1 ao Rio Ave e em que a equipa era Artur, Máxi, Luisão, Garay, Emerson, Javi, Witsel(a fazer de Ramires), Aimar, Nolito, Saviola e Cardozo.

Gostava que JJ colocasse em campo a seguinte equipa:


O que acham?

2 comentários:

  1. O 11 que propões, só não tem sido utilizado porque o Aimar tem estado sempre lesionado (ou a recuperar)... sendo que nos jogos mais 'fáceis' se compreende os dois avançados...

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Então porque não coloca Bruno César no lugar de Aimar?

    Então se jogam Enzo e Aimar, então quer dizer que Salvio vai para o banco assim que Aimar ou Martins jogarem certo?

    Enzo quando joga com Aimar é porque Enzo vai extremo direito e não como interior direito porque se assim fosse Salvio ou Gaitan teriam de ficar de fora...

    Quando Aimar jogar, Enzo sai da equipa!!! Vamos ver...

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi