Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ainda o derbi: Benfica

Para terminar o tema do jogo com o Sporting, vou-me reportar ao que vi do jogo do Benfica.

Na primeira parte vi um Benfica sem atitude, sem agressividade, sem qualidade, sem vontade, amorfo e sem velocidade. No final do jogo fiquei esclarecido em relação ao motivo de tal situação, os jogadores do Benfica respeitaram em demasia a equipa do Sporting. Se foi mesmo verdade, aceito a explicação!! É que na verdade, contra este Sporting, o Benfica só tinha de colocar em campo as suas ideias de jogo, no Sporting não fazem ideia do que isso é, e encostar a frágil equipa do Sporting á sua área. Se o Sporting pressionasse e fosse agressivo, então o Benfica responderia ainda com mais pressão, mais velocidade na troca de bola e mais agressividade, é assim que o Benfica tem de fazer nestes jogos. O Benfica tem, de uma vez por todas, de entrar nestes jogos de forma positiva e não andar depois a correr atrás do resultado. O Benfica tem de entrar nestes jogos agressivo, veloz, pressionaste e a querer dominar a partida, a querer tirar bola ao adversário e começar logo após o apito do árbitro a tentar impor o seu jogo e a procurar a vitória. Dar tempo de avanço ao adversário pode resultar com determinados adversários, principalmente aqueles que estão uns furos abaixo do Benfica, mas com equipas de mais valia pode ser a "morte do artista".

Outra coisa que não gostei é que voltámos a encostar Matic aos centrais quando em construção de jogo, deixando o André Gomes entregue a si próprio no meio campo contra três adversários. A juntar a isto, tivemos um Lima que poucas vezes recuou para dar os apoios ao André Gomes tão necessários neste sistema de jogo. O Benfica tem jogado num 4x4x2 clássico mas na primeira parte decidiu voltar ao losango que eu chamo Kamikase e assim o Sporting conseguiu anular os ataques do Benfica.

Aproveito para dizer que se JJ pensa que poderá jogar assim na Luz contra o FC Porto pode estar muito enganado, porque uma coisa é jogar contra um meio campo com Rinaudo, Elias e Pranjic, outra bem diferente é jogar contra um meio campo composto por Fernando, Lucho e Moutinho, sem falar que muitas vezes James flecte para dentro.

Até posso aceitar que JJ entre num 4x4x2 clássico com Matic, Enzo ou André Gomes lado a lado mas a jogar em losango como fizemos com o Sporting será um completo suicídio. Na minha opinião, o Benfica deveria jogar num 4x3x3 ou 4x2x3x1 com Matic, André Gomes e Enzo no meio campo.



E-goi