Campeões Nacionais 2014/2015

Campeões Nacionais 2014/2015

Siga-nos no Facebook

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vale a pena ler

"Há muito que se ouve falar nos milhões que Vieira e Companhia gastam em jogadores de má qualidade e sem categoria para jogar no Benfica.
É verdade que muitos passaram nos últimos anos pela Luz e muito dinheiro se pagou pelos seus passes. Mas há uns dias atrás achei que seria interessante ver quanto custaram realmente esses jogadores, e o que se passou noutros clubes.
O estudo que apresento neste texto, é sobre todos os jogadores que vieram para o Benfica (e para os corruptos e osgas) entre 2004/2005 e 2011/2012, que não tenham contribuído significativamente para os resultados colectivos (por exemplo não posso considerar um jogador como Saviola que em 3 épocas deu tanto para o clube, tal como não considero o Cebola Ranhosa no Porto) e que entretanto saíram ou foram vendidos. Não considero para este estudo jogadores que ainda esteja com contrato com os clubes. Se forem vendidos ou dispensados, então o estudo terá que ser analisado.
A lista de jogadores do Benfica é a seguinte: Karadas, Everson, Carlitos, André Luiz, Amoreirinha, Moretto, Karyaka, Manduca, Beto, Fonseca, Marcel, Paulo Jorge, Miguelito, Diego Souza, Makukula, Bergessio, Edcarlos, Adu, Sepsi, Luís Filipe, Andrés Dias, Binya, Halliche, Sretenovic, Filipe Bastos, Balboa, Yebda, Eder Luíz, Patrick, Shaffer, Weldon, Roberto e Emerson.
São 34 jogadores que entraram e saíram do Benfica. Alguns até que conseguiram ajudar a equipa nalguns momentos (Weldon, Yebda, Luís Filipe, etc) mas o certo é que nunca conquistaram o seu lugar.
E agora a pergunta... quanto custaram estes 33 senhores? Usando os dados do site transfermarkt, os passes deles ficaram na casa dos 50 milhões de euros.
Muito dinheiro para quem fez tão pouco. Sem dúvida que investir 50 milhões em jogadores que não tragam resultados significativos, pode ser considerado uma barbaridade.
Mas a verdade, é que devemos ir um pouco mais longe nesta análise e pensar no que se passou quando os jogadores saíram do Benfica.
Desses 33 jogadores, bem mais de metade foram vendidos e alguns que foram dispensados, foram durante algum tempo emprestados a troco de dinheiro.
Com as vendas e empréstimos, e analisando os dados no mesmo site, o Benfica terá recuperado qualquer coisa como 39 milhões de euros. Tendo resultado num prejuízo na casa dos 11 milhões de euros (que é mais ou menos 22% do total investido).
E assim chegamos à primeira conclusão deste estudo: o Benfica não perdeu 50-60 milhões nestes jogadores, como muitos afirmam. Investiu sim esse valor mas conseguiu recuperar quase 80%. Teve prejuízo, mas muito abaixo do que se diz.
Mas mesmo assim são 11 milhões e é dinheiro. Mas será que é muito ou pouco? Para responder a isso teremos que analisar o que se passou no mesmo período com as contratações falhadas de Corruptos e Osgas Submissas.
Nos corruptos entraram e saíram os seguintes jogadores: Thiago Silva, Leandro, Leo Lima, Bruno Gama, Areias, Pitbull, Ibson, Cech, Sonkaya, Alan, Jorginho, Diogo Valente, João Paulo, Renteria, Mareque, Ezequias, Sektioui, Stepanovic, Bolati, Edgar, Kaz, Leandrinho, Luís Aguiar, Rabiola, Tomás Costa, Benítez, Pele, Prediger, Orlando Sá, Valeri, Beto, Janko.
32 jogadores ao mesmo nível dos nossos 33 que custaram na casa dos 54,5 milhões de euros. E que acabaram por ir parar a outras paragens.
Quanto recuperou o clube corrupto? Será que conseguiram recuperar o mesmo que o Benfica conseguiu?
A resposta é NÃO. No total estes jogadores só renderam cerca de 24 milhões de euros. Isto é, entre a compra e a venda, foram mais de 30 milhões de prejuízo. Só recuperaram 43% do valor investido (pouco mais de metade dos 77,5% que o Benfica recuperou).
E nas Osgas do Alvalixo? O que se passou com os jogadores Pinilla, João Alves, Wender, Celsinho, Purovic, Stojkovic, Ricardo Batista, Pongolle, Pedro Mendes, Mexer, Torsigleri, Valdez, Zapater, Nuno A Coelho e Rodriguez?
Bom... foram menos e o valor investido foi menor. Foram só 15 mas os gastos foram de pouco mais de 30 milhões. E no final só recuperaram cerca de 5 milhões de euros.
No Alvalixo, estas contratações deram um prejuizo de 25 milhões de euros, o que quer dizer que só recuperaram cerca de 17% do valor investido.


Chegamos assim à segunda conclusão do estudo: o prejuízo no Benfica é muito inferior ao que aconteceu nos Corruptos e nas Osgas. Mesmo tendo em conta que Osgas investiram muito menos.
É interessante que a direcção do Benfica seja constantemente criticada por desperdiçar dinheiro em contratações falhadas, mas os números mostrem que se consegue recuperar mais de 75% do valor investido na compra dos passes e que no caso dos corruptos não se recupere nem 40% e no caso dos palmiers do Campo grande, nem 20%.
Estes números mostram que mesmo quando se cometem erros, no Benfica tenta-se minimizar o seu impacto nas contas. Sabemos, pelas palavras de DSOliveira, que o Benfica não paga salários a jogadores emprestados a outros clubes, e por estes números percebemos que se tenta sempre recuperar grande parte do dinheiro investido nos jogadores.
O futebol é um negócio de risco. Grandes jogadores muitas vezes fracassam, não se adaptam ou simplesmente não aguentam a pressão. Mas como em qualquer outro negócio é preciso que quem arrisca, saiba como agir quando as coisas correm mal.
Um bom domingo para todos,
V."

Texto escrito por: Vermelhovzky, in Antitripa
 
 

Lima na Selecção?

Trajecto de Lima em Portugal:

2003/2004: Vizela
2009/2010: Belenenses
2010/1011: Braga
2011/2012: Braga
2012/2013: Benfica

Em 2013 Lima fará cinco anos de Portugal, o que me faz perguntar se estará em condições para ser naturalizado e assim ser chamado para a selecção Nacional. Será que terão de ser cinco anos seguidos em Portugal para ser possível a sua naturalização?

Caso seja possível a sua naturalização e face ás suas prestações em Braga e no Benfica, será que a Federação irá propor a naturalização ao jogador de forma a que posse ser chamado á selecção, como fez com Liedson, Pepe e Deco?

Quero desde já dizer que não concordo com a utilização de jogadores naturalizados na selecção!!! Penso que devemos jogar com o que temos, se temos pouco, há que mudar o sistema de estrangeiros em Portugal para dar mais espaços aos Portugueses.

O que acham sobre isto?


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Gil Vicente 0 vs. Benfica 3





Infelizmente não me foi possível ver o jogo, portanto, pouco ou nada posso escrever sobre o mesmo.

Vou só salientar alguns factos em relação a esta deslocação e ao que li. O Benfica foi vencer categoricamente, e com muitas mexidas no onze, ao Gil Vicente que empatou com um FC Porto na máxima força. Isto passou ao lado do nosso jornalistas...Pelo que li, a equipa marcar cedo, jogou bem e depois limitou-se a controlar o jogo. Os Destaque maiores vão para Ola John, Luisinho e André Gomes. Todos os três estiveram bem com destaques maiores para Luisinho e André Gomes que marcaram ambos um golo. O processo de integração de Ola John começa a dar frutos, assim como o do Luisinho. Em relação ao André Gomes, o seu processo de formação continua em bom ritmo e mostra realmente ser um jogador que pode fazer a diferença. Mas quero alertar todos para não colocarem já o jogador num pedestal porque pode ser prejudicial para ele. há que saber gerir esta situação com pinças.

sábado, 27 de outubro de 2012

Para descontrair, um texto divertido

"Sífilis Clube de Portugal

Segunda feira jogamos a época em Alvalade. Um derby que, sendo decisivo, será mais um marco na lenda do derby de Lisboa. No Benfica - Sporting jogam-se duas histórias feitas em paralelo. Paralelo não será bem o termo, porque a direcção do insucesso do Sporting estava escrita nos seus genes. As rectas separaram-se cedo. Quero dizer: não é bem isto, porque o Sporting só teve equipa de futebol quando conseguiu roubar jogadores ao Benfica. 
Quem são, então, os nossos vizinhos? Quem é este clube que nos irrita tanto, a quem damos uma importância que, claramente, não tem? Quem é, de onde veio o Sporting? Por que é que lhes chamamos Viscondes com ar de gozo? O que é aquilo dos prémios Stromp?
A foto acima é quase um retrato de uma história com muitos anos. Cosme Damião, fundador do Benfica, exibe uma elegantíssima jaqueta vermelha, bordada com um emblema que o Mundo inteiro conhecerá e admirará. Cosme Damião enche a fotografia. É como se só víssemos vermelho. A fotografia, a bem dizer, é sobre ele, e todos os outros são figurantes. Os outros dois senhores de facto admiram-no, como que impressionados. Cosme Damião, que cometeu apenas um pecado na vida - ter sido suficientemente cavalheiro para disputar um jogo amigável com a camisola dos eternos rivais (momento mais alto da história do Sporting) - tem um ar educado sem ser snob, um ar confiante sem ser malcriado. E está de vermelho. De um vermelho enormíssimo, belíssimo, aquele vermelho que me preenche. 
E a outra figura, quem é? Francisco Stromp? Stromp? Que raio de nome é esse? Para já, vários pormenores me saltam à vista: Stromp está a mais na fotografia. Sente-se a mais. Stromp está incomodado com o à vontade de Cosme Damião. Está incomodado com aquele vermelho que apaga tudo à volta. Reparo ainda que Stromp não tem emblema na sua camisola, que é, aliás, horrorosa. Uma junção de meia camisa branca com meia camisa verde. Sem emblema. Vê-se na sua cara, na sua expressão incomodada, que Stromp sabe que está mal vestido, que não está à altura. Ou então, pelo gesto da mão esquerda, tem as cuecas enfiadas no rabo e está a ver se safa. Cosme Damião finge que não vê - que educação, senhores!
Mas, correndo o risco de ser injusto para com os nossos vizinhos, investiguemos mais acerca de Stromp, cuja fotografia horrível pode ter sido um momento mau único na carreira, nódoa numa vida imaculada. Estudemo-lo, então. Segundo a Wikipédia, Francisco Stromp é sócio fundador do Sporting. Juntamente com nomes como José Maria Gavazzo, Alfredo Augusto das Neves Holtreman e João H. Scarlet. Uma pessoa vê logo pelos nomes que aquilo era coisa de gente fina e distinta, que subiu a custo e a pulso na vida. Este Holtreman, pelos vistos, era o avozinho do José de Alvalade e resolveu oferecer-lhe terrenos da própria quinta para o netinho brincar com os amigos. 
Criava-se assim, neste clima de enormes dificuldades financeiras e logísticas, o Sporting Clube de Portugal.
Mas este Francisco Stromp, cujo nome já baptizou curvas em Alvalade e equipamentos, quem foi? Era um homem orgulhoso de ser do Sporting? Viveu até aos cem anos nas quintas do avô, a tempo de viver os 5 violinos ou a final Taça UEFA em casa?
Segundo a Wikipédia, Francisco Stromp "era a alma da equipa, apelava ao Sportinguismo de todos, e fazia-o de tal forma que conseguia sempre unir o grupo e viveu quase exclusivamente para o Sporting, o clube era a sua grande e única paixão."
Epá, o tipo era um lagarto à séria. Já estou a ver porque é que os verdes gostam tanto dele. E, segundo a Wikipédia, era um atleta e tanto: jogava disco e falam de um jogo em que até jogou à baliza.
Mas será que isto faz sentido? Estará nos genes do Sporting ter um atleta distinto, cavalheiro? Ganhador?! Bem, Cazal Ribeiro ficaria orgulhoso de saber que Stromp chegou a estar preso por estar "envolvido na preparação do golpe para a restauração da monarquia", não fossem os Holtremans ficar sem as suas regalias. 
Bom, como terão sido então, os últimos anos deste grande emblema do Sporting?
"Mas a doença" - epá, a doença?! Mas o homem ficou doente? Um atleta destes? Um cavalheiro? Mas o que é que lhe aconteceu? Foi uma lesão, fruto do excesso de desporto? Foi num duelo à pistola porque alguém ofendeu o Sporting ou o rei? O que é que aconteceu? Que doença foi? Que doença apanhou este modelo de virtudes?!
"a sífilis, seria a sua sentença de morte."
A sífilis? O gajo tinha sífilis? Mas... Mas... A sífilis não é aquela doença que se transmite... quando se vai às... Epá, sífilis... Mas então... Sífilis? Mas então o Stromp, que era tão bom rapaz e desportista, monárquico e tudo, apanhou sífilis? Querem ver que o bom do Stromp, em linguagem futebolística moderna, comeu fruta?

E como é que souberam que ele tinha sífilis? Caiu estoirado no meio do chão a meio de um jogo, já com o coração afectado? Como foi o diagnóstico? Terá ele desmaiado a meio de um chá com os seus amigos, aterrorizados com a vinda da República, quando subitamente Stromp diz: "Estou a sentir uma certa comichão na virilha" (será que é esse o prurido que incomoda Stromp na fotografia, e que o pobre tenta defender com uma discreta coçadela com a mão esquerda?)? Como viveram os Stromp e o Sportinguismo o drama? 
"O seu pai, médico famoso, detectou-lhe o mal quando ele o surpreendeu a querer comer a sopa com um garfo"
Vamos todos fazer uma pausa para ler isto outra vez. (sopa com um garfo? Foda-se, estavas todo queimadinho, ó Stromp)
Portanto, o "capitão-geral do futebol" do Sporting comia sopa com um garfo. Deixa-me lá ver se entendi: viram-no a comer sopa com um garfo e foi aí que o seu pai lhe disse "Chico, quantas vezes já lhe expliquei que esse garfo é o da salada!", foi? Este tipo era o capitão - geral? Era ele que dava a táctica, fazia os discursos empolgantes? Um gajo que comia sopa com um garfo? 
E ninguém estranhou antes? Quando ele começou a dizer: "Rapazes, hoje vamos tentar uma coisa nova: eu, que sou avançado, jogarei a guarda - redes!" ninguém sussurou no balneário: "Porra, o Stromp deve andar cheio de sífilis naqueles cornos"? Não? Pelos vistos não. 
Mas pronto, Francisco Stromp, segundo rezam as crónicas, era um cavalheiro cheio de valores e estou certo que aguentou estoicamente o facto da doença não ter cura, atribuindo à loucura da sífilis os sucessivos insucessos que o seu clube foi sofrendo. Vamos continuar a ler a Wikipédia, vamos ler a condigna morte no leito de um sócio - fundador do Sporting:

A 1 de Julho de 1930, com trinta e oito anos, faleceu por vontade própria, na agonia da sua doença, escolhendo o dia em que o Sporting festejava o seu 24º aniversário. Levantou-se cedo, mas em vez de ir para o Banco Ultramarino, como sempre ia, tomou o caminho da Estação de Comboios de Sete-Rios, quando se apercebeu do comboio, despiu o casaco e correu para ele de braços abertos, assim se suicidou o primeiro grande capitão e treinador do Sporting.
Portanto, o tipo dos prémios Stromp, do equipamento Stromp e que até tem um busto e que era o maior da rua dele... matou-se? Suicidou-se? Bem, isto é tão à Sporting! Agora já percebemos porque é que o Rogério falhou aquela bola na final da UEFA e aquilo acaba com um golo do CSKA: o Sporting fez um Stromp! 
Reparem, eu não levo mal o pobre do Francisco-que-foi-às-meninas. Se a mim me dissessem: o que é que fazias se inventasses o Sporting? "Por-me debaixo de um comboio em Sete Rios" ia estar nas minhas primeiras 3 respostas. No fundo, para quem comia sopa com o garfo, o homem teve um instante de lucidez! E no próprio aniversário do clube! Isto é de um simbolismo mágico, está tudo lá! 
Portanto, a grande figura mítica do Sportinguismo é um tipo nobre que ia à meninas e que acabou a comer sopa com um garfo e que se matou no dia do aniversário do Sporting. Isto não tem preço. Mas melhor, melhor, só esta citação que cita o próprio site dos nossos vizinhos:
Amante? Amante? É melhor o Sporting ir fazer análises.

 
 
Retirei o texto do blogue Lá em casa mando eu

Não se esqueçam, hoje joga o Benfica!!!

O regresso do sistema que nos fez campeão em 2010!!

Enzo a fazer as funções que eram de Ramires, os últimos jogos como médio centro deram-lhe mais conhecimentos tácticos da posição, por isso, é uma excelente opção para a posição. Abrir em posse, fechar no meio em perda, apoiar Matic em perda, ajudar Aimar em posse.

O Bruno César é o escolhido para o lugar de Aimar porque tanto aimar, coo Martins estão lesionados.

Em relação a Salvio, penso que é o jogador indicado para jogar na posição que era ocupada por Saviola. Penso que tem todas as características para jogar naquela posição, assim como Nolito que está lesionado.

Digam de vossa justiça!!!

Parabéns Luis Filipe Vieira

Para quem ainda não saiba, ontem votei Rui Rangel!!! Votei com a minha consciência e não me arrependo!!!

Para começar, quero dar os parabéns ao Sr. Luís Filipe Vieira pela vitória nas eleições!!!

Quanto ao Sr. Rangel, obrigado por ter mostrado aos Benfiquistas que há alternativas. É sempre importante haver oposição, mas uma oposição responsável e séria, o que acredito que será assim com Rui Rangel. O repto que lhe lançou, e muito bem, Luís Filipe Vieira faço-o também, apresente ao actual presidente as suas ideias e os seus projectos para o Benfica. Se Vieira disse que a sua porta estava aberta, então dignifique a sua campanha e apresente a Vieira as suas ideias. Estar na oposição, ou vigilante, não quer dizer que não se possa conversar com quem está no "poder", se a porta do "poder" está aberta então que discuta o Benfica porque só assim poderemos crescer.

Quanto ao Sr. Vieira, tive pena de ter rejeitado o debate, se fosse para lavar roupa suja, a lista contrária é que sairia mal porque o que os Benfiquistas queriam era discutir o Benfica e os projectos de ambas as candidaturas. Depois, e como se veio a provar, a jogada dos direitos televisivos não era necessária!!! A sua vitória é esmagadora, por isso, respeitarei a vontade da maioria dos Benfiquistas, para mim, será o meu presidente. Mas, como Rui Rangel disse, também eu estarei vigilante e não deixarei de criticar o que acho que foi mal feito ou que entendo que está mal, como também irei elogiar aquilo que considero que foi bem feito. Mas quero dizer que não esqueço os três campeonatos em quatro anos, uma final Europeia, cinquenta títulos nas modalidades, o corte com a Olivedesportos e as transmissões dos jogos na BTV.

Quanto aos sócios que votaram Vieira, quero que respeitem os sócios que votaram Rangel!! É na divergência que o clube pode crescer, é na discussão do clube que o Benfica se torna ainda mais forte, é a diversidade de opiniões que faz do Benfica um exemplo de democracia. Quem ficou do lado de Rangel, como eu, não é anti nada, simplesmente tem uma visão diferente para o Benfica, simples!!!

Quanto aos apoiantes de Rangel, como eu, têm de respeitar a democracia!! A democracia não é boa só quando nos interessa, quando o nosso lado vence. As percentagens dizem tudo em relação ao que a maioria dos Benfiquistas quer para o Benfica e temos de respeitar essa maioria se queremos ser respeitados por eles. Não venham com a histórias dos "velhos caducos" que votaram em Vieira, porque mesmo nos mais novos o Vieira teve mais votos!!!

Nunca se esqueçam que o mais importante é aquilo que nos une, o Sport Lisboa e Benfica!! Ontem foi uma demonstração de Benfiquismo a todos os níveis, por isso, vamos todos juntos continuar a apoiar o Benfica!!

FORÇA BENFICA!!!!


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Benfica confirma jogos na BTV á CMVM

"Benfica comunica aquisição dos direitos televisivos à CMVM

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que:

1) Confirma que teve propostas concretas para a aquisição dos direitos de comunicação audiovisual dos jogos disputados pela equipa profissional na competição principal da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, tendo inclusivamente rejeitado a última proposta que recebeu, conforme comunicado do dia 6 de Março de 2012;

2) Confirma que entre Abril e Julho de 2012 foi desenvolvido um estudo por uma consultora internacional sobre modelos alternativos de  exploração de direitos televisivos, tendo-se
concluído este processo em 14 de Julho de 2012;

3) Este estudo teve como base 4.523 inquéritos a Sócios do Sport Lisboa e Benfica e 1.752 inquéritos a adeptos (não sócios) do Clube;

4) As conclusões do estudo  consideram a possibilidade da não alienação dos direitos de transmissão televisiva e o seu exercício por meios próprios.

5) Em função do contexto externo e interno do mercado de direitos televisivos,  considera o Conselho de Administração desta Sociedade, como solução mais adequada à defesa dos
interesses dos seus Accionistas, assegurar a transmissão dos referidos direitos pelos seus próprios meios, ou seja, através da Benfica TV."

A saga da lagartada continua!!!

Esta derrota é dedicada aqueles adeptos esverdeados do Spartak de terça-feira!!!

São 12 jogos, 2 vitórias, 5 empates e 5 derrotas!!

É este o Sporting 2012/2013!! E depois ainda há adeptos da lagartada que têm a real lata de gozarem com o Benfica!!! É de ir ás lágrimas de tanto rir!!!!

CARREGA SPORTING!!!

"Jesus aburguesou-se" - Texto interessante

"É uma pena. Uma perda. Mesmo, não estou a brincar. Dava gosto ver Jorge Jesus quando chegou ao Benfica: a pastilha marota mastigada de boca aberta, o cabelo revolto com madeixas ainda pouco definidas, as rugas rudes, marcadas e agrestes, a roupa mal amanhada. E as corridas desconcertantes, os palavrões e os insultos aos jogadores durante os jogos? Lembram-se? O Cardozo falhava um golo de baliza aberta e Jesus explodia; o Di Maria punha-se a inventar mais do que devia e era posto na ordem; o Aimar – sim, até o Aimar – não corria como os outros e Jesus mostrava-lhe furiosamente como se fazia ao longo da linha lateral. Ele espumava com o jogo. E os adeptos, numa espécie de orgia salivar, espumavam consigo.

Para os benfiquistas, aquele homem estranho e egocêntrico era a resposta a anos de letargia e vazio. Havia ali força, paixão, nervo. É verdade que não era um cavalheiro, mas um bom treinador não tem de ser um mestre do protocolo – ele próprio o sublinhou, quando confrontado pelos jornalistas com a sua, digamos, dificuldade ligeira em articular duas frases em português correto.

Joachim Kugler, psicólogo alemão da Universidade de Ruhr, estudou o comportamento de treinadores de futebol durante um jogo. E chegou a conclusões que ajudam a explicar o fenómeno Jesus. Kugler constatou que no sangue dos treinadores de topo há níveis particularmente elevados de hidrocortisona, a hormona responsável pelo stresse. O maior pico de concentração regista-se pouco antes do fim da primeira parte – nessas alturas atinge valores comparáveis aos de pára-quedistas novatos antes do seu primeiro salto. A forma como, durante o intervalo, os treinadores conseguiam gerir a presença intrusiva desta hormona era fundamental para preparar os jogadores para o que restava do jogo.

Jesus sabia trabalhar em stresse permanente. E conseguia contaminar os seus jogadores com essa faculdade. Eles acreditavam - mesmo quando tudo parecia estar perdido; eles corriam - mesmo quando a bola já não estava manifestamente ao seu alcance; eles ganhavam - mesmo quando os adeptos já começavam a abandonar o estádio.

Passados três anos, tudo mudou. Nas suas míticas flash interviews, Jesus já não diz “hádem” ou “póssamos”, passou a vestir fatos impecáveis, aprimorou o cabelo, arranjou os dentes e terá feito, segundo o Correio da Manhã, várias plásticas à cara e aplicado botox. Aburguesou-se. E, com ele, arrastou a equipa. Na última terça-feira, quando olhavam para o banco, os jogadores do Benfica já não viam aquele personagem vibrante que há três anos lhes gritava furiosamente e os obrigava a correr e a ganhar. No seu lugar, encontrava-se o novo senhor Jorge, o cavalheiro que um dia, numa das suas épicas entrevistas, se definiu justificadamente como uma espécie de Paula Rego do futebol – de facto, o Benfica jogava bonito. Para grande tristeza dos benfiquistas, desse Jesus resta apenas a sua inseparável pastilha, porque a pintura, que é o que mais conta, está irremediavelmente desfeita. Só Luís Filipe Vieira é que ainda não percebeu."

Escrito por: Fernando Esteves/Editor da Sábado em Record

Justiça a Vieira

Anda o seguinte vídeo a correr pela Internet:




Eu só me vou referir aos factos apresentados no vídeo até ao segundo 19 onde mostram que Vieira mente em relação ao número de títulos, ou seja, que Vieira não venceu mais títulos como suposta diz.

Acontece é que neste vídeo a comparação é feita de 1980 a 2003, o período de vinte e três anos antes de Vieira, em comparação aos nove anos de Vieira, de 2003 a 2012.

Acontece que quem está a mentir é quem fez o vídeo, porque Vieira compara os nove anos que o antecederam, de 1994 a 2003, com os seus nove anos de mandato, de 2003 a 2012.

Podem confirmar nesta imagem: 


Não há necessidade nenhuma de andar a inventar para passar a mensagem!! Há várias formas para demonstrar que o Benfica de Vieira não é o Benfica que queremos, apesar de reconhecer que melhorámos. Mas para mim é pouco para a dimensão do Sport Lisboa e Benfica e, neste momento, não acredito que Vieira consiga catapultar o Benfica.



Vieira e as modalidades

Acho extremamente curioso que muitos daqueles que apoiam Vieira fazem referência ao excelente trabalho de Vieira nas modalidades e não façam referência que o sucesso das modalidades não se deve exclusivamente a Vieira. O Vieira teve o grande mérito de escolher as pessoas certas para estarem á frente das modalidades, coisa que deveria fazer no futebol mas não sei porquê não o faz.

O curioso nisto tudo é que Vieira descartou um dos grandes responsáveis pelo crescimento das modalidades sem qualquer razão que o justificasse, pelo menos no plano da competência. Portanto, Vieira gaba-se, e bem, pelo crescimento e pelos títulos das modalidades mas dispensou o homem que contribui para que isso acontecesse nestes últimos anos e ninguém o confrontou com essa situação.

Qual é a coerência disto? Porque mandou embora João Coutinho?

Se calhar eu até sei a resposta... Tachos para os amigos e para uns entrarem para certos cargos, outros terão de sair... Troca-se a competência pelas amizades e trocas de favores!!!

Rolo compressor versão 2012/2013

Posição 1- Artur, Paulo Lopes e Mika
Posição 2- Máxi e André Almeida
Posição 3- Melga e Luisinho
Posição4- Luisão e Jardel
Posição 5- Garay e Miguel Vitor
Posição 6- Matic e André Almeida
Posição 7- Salvio, Gaitan e Nolito
Posição 8- Enzo, André Gomes, André Almeida, Leandro Pimenta
Posição9- Cardozo, Lima, Rodrigo e Kardec
Posição 10- Aimar, Carlos Martins, Bruno César e Miguel Rosa
Posição 11- Gaitan, Nolito e Ola John


Como todos nós sabemos, não há volta a dar e enquanto JJ estiver no Benfica este irá apostar sempre num sistema de dois avançados. Assim sendo, eu apostaria então naquele sistema em que fomos campeões nacionais em 2009/2010, o 4x1x3x2 ou o 4x4x2 Losango, como lhe quiserem chamar.

Se bem se lembram, nesse sistema jogámos com três médios, ao contrário de agora, eram eles Javi(Pos. 6), Ramires(Pos. 8) e Aimar(Pos. 10). O segredo do sistema estava nos equilíbrios que Ramires dava á equipa, tanto a atacar como a defender, por isso é que sempre defendi que iríamos sentir mais a falta de Ramires do que Di Maria, a não ser que viesse um jogador com as característica de Ramires. Depois veio o Salvio, que como sabem, nada tem a ver com Ramires.

O problema de agora é que JJ quer manter os dois avançados e aposta então num 4x4x2 Kamikase com dois extremos bem abertos, os laterais muito subidos, dois avançados e ainda um médio ofensivo, ou seja, ele parte a equipa em dois, por isso é que sofremos praticamente um golo por jogo e o nosso meio campo é um passador autêntico.

Outro problema de JJ é que simplesmente não tem um jogador que era importante nas suas funções, o Saviola. Era ele que recuava para construir algum jogo com Aimar ou descaía para a direita, entrando Ramires mais por dentro. São estas movimentações que Rodrigo não é capaz de fazer porque ele é um avançado extraordinário e não um segundo avançado e o Benfica perde com isso, porque Enzo fica sem ajuda quase nenhuma na construção, por isso é que por vezes o Benfica tem alguma dificuldade na circulação de bola, não há um Saviola para baixar e fazer jogo com o médio ofensivo e não há um Ramires que se chegue ao médio ofensivo quando um Saviola descai para a direita, ou seja, o médio ofensivo vê-se muitas vezes sozinho no meio campo de ataque, no meio de dois jogadores adversários e é obrigado a jogar para trás ou para os laterais.

Se JJ quer manter o sistema de dois avançados, em cima mostro o esquema do sistema e quem deve jogar em cada uma das posições. Penso que Enzo faz muito bem a posição de Ramires se tiver mais um médio consigo, sozinho não consegue fazer tudo, nem ele nem nenhum médio!!!

A última vez que o Benfica jogou neste sistema vencemos por 5-1 ao Rio Ave e em que a equipa era Artur, Máxi, Luisão, Garay, Emerson, Javi, Witsel(a fazer de Ramires), Aimar, Nolito, Saviola e Cardozo.

Gostava que JJ colocasse em campo a seguinte equipa:


O que acham?

Vieira e os direitos de TV

Como já aqui escrevi, o meu voto vai para Rangel!!! Mas também referi noutro texto que o meu voto iria para quem não renovasse com a Olivedesportos. Eis que Vieira á última hora anuncia que não vai renovar o contrato com a Olivedesportos e que os jogos irão ser transmitidos pela BTV.

Portanto, o natural seria eu mudar a minha intenção de voto, mas não o farei!!! Não o farei porque entendo que o timing do anuncio de Vieira é de muito mau gosto porque assim impossibilita que se questione o projecto, impossibilita que haja debate sobre esse modelo escolhido por Vieira, impossibilita o esclarecimento dos sócios sobre o projecto. Sim, porque a mim não chega que digam que não vão renovar com a Olivedesportos, que têm um projecto de transmissão de jogos na BTV, o projecto tem de ser explicado aos sócios do Benfica.

Certamente Vieira não decidiu ontem que o caminho seria transmitir os jogos pela BTV, portanto, se não apresentou a proposta antes eu tenho toda a legitimidade de pensar que esta medida é simplesmente uma medida eleitoralista, apesar de acreditar que algum estudo foi feito mas não está elaborado qualquer projecto. O que Vieira fez foi apresentar um trunfo forte um dia antes das eleições e assim evitar o esclarecimento aos sócios sobre a forma como iria ser implementado tal projecto. No meu entender, ficou-lhe mal!!! Apesar de tudo, e se efectivamente se confirmar o que Vieira afirmou, dou-lhe os meus parabéns e fico muito satisfeito por nos vermos livres de um dos tentáculos do polvo do futebol Português.

Agora é anunciar a retirada de todo o apoio ao Fernando Gomes!!


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Jogos na Benfica TV em 2013/2014

"Benfica TV transmite jogos na Luz a partir de 2013/2014

O Benfica decidiu não renovar o contrato com a Olivedesportos, pelo que, caso a Lista A, encabeçada por Luís Filipe Vieira, mereça a confiança dos sócios no sufrágio marcado para a próxima sexta-feira, os jogos dos encarnados em casa serão transmitidos, a partir de 2013/2014, na Benfica TV.

A decisão, irreversível, foi feita pelo próprio presidente do Benfica, esta quarta-feira, em entrevista à A BOLA TV.

O líder deste projeto na televisão do clube, vencendo a Lista A as eleições, está encontrado: José Eduardo Moniz, com experiência sobejamente conhecida na área, é o eleito de Vieira. "

Fonte: A Bola

A ser verdade é um grande trunfo de Vieira e uma, uma grande noticia para os Benfiquistas e uma péssima noticia para joaquim Oliveira!! 

Sabem porque foi Vercauteren para o Sporting?

"Vercauteren "roubou" Taça UEFA ao Benfica
enquanto jogador do Anderlecht 
 A vitória na edição de 1982/83 da Taça UEFA frente ao Benfica é um dos marcos da carreira futebolística do "diabo vermelho" Franky Vercauteren, anunciado esta terça-feira como treinador do Sporting.

O belga, que cumpre 56 anos dentro de quatro dias, foi titular no Anderlecht nos dois jogos da final da então terceira competição de clubes europeia, frente ao Benfica, que era comandado pelo sueco Sven-Goran Eriksson. O saldo foi positivo para o emblema de Bruxelas, que venceu em casa por 1-0 e empatou na Luz a um golo.

Nesse mesmo ano, o Anderlecht já tinha afastado o FC Porto, na segunda eliminatória da Taça UEFA, ao golear os "dragões" em casa por 4-0 e perder nas Antas por 3-2. Antes, na época de 1977/78, os portistas já tinham sucumbido na Taça das Taças perante o Arderlecht, depois de vencerem em casa por 1-0 e perderem na capital belga por 3-0.

Menos brilhante é o histórico de embates com emblemas portugueses de Vercauteren como treinador, que se resume à eliminação do Genk no play-off da edição de 2010/11 da Liga Europa, no início da caminhada fulgurante do FC Porto, que como anfitrião venceu por 4-2 e como visitado por 3-0 (...)"

A lagartada não dorme!!! Um técnico com títulos e ainda por cima entalou o Benfica enquanto jogador, a esperança de que faça o mesmo como treinador é muita.

 O problema é que como treinador perdeu duas vezes com os corruptos, mas esses não contam porque são a casa mãe, digamos assim.

Eu voto Rui Rangel!!!


A dois dias das eleições eu tinha de decidir em qual dos dois candidatos votar. Pensei num texto explicativo, depois noutro e depois noutro e era tanta coisa para falar que cheguei a pensar que teria de fazer dois textos para conseguir dizer tudo. Mas eis que vejo o vídeo acima, que diz tudo aquilo o que penso desportivamente dos mandatos de Vieira.

Mas não é só aquilo!! Fui um apoiante Vieira e digo-o frontalmente, como também digo frontalmente que hoje o Benfica é mais organizado e mais forte, está estruturado e recuperou a sua credibilidade, e é este o mérito maior de Vieira. Desportivamente o Vieira nunca conseguiu dar o salto, nunca conseguiu subir de patamar apesar das excelentes equipas, simplesmente porque não sabe!! E acreditem que como o Benfica está estruturado é bem mais fácil vencer, bastar colocar á frente do futebol alguém com a paixão Benfiquista e com as qualidades necessárias para fazer uma excelente gestão dos futebolistas que temos sob contrato, contratar cirurgicamente jogadores Europeus ou que joguem no futebol Europeu, como Witsel, Nolito, Garay, Javi, e Salvio, ou jogadores feitos vindos da América do Sul, tipo Enzo. Para complementar a equipa, a aposta em jovens da formação ou do campeonato Português que se destaquem. Por exemplo, fomos comprar o Ola John por oito milhões quando temos o Hélder Costa, o Ivan Cavaleiro, o Urreta, o Melga e até o Sancidino, sem falar no Yartei que foi vendido, que poderiam muito bem ser apostas fortes do Benfica. Com esses oito milhões se calhar daria para comprar um médio para o lugar de Witsel ou Javi ou até para reforçar a massa salarial numa perspectiva de manter por mais nalgum tempo os jogadores de topo. Mas a acompanhar este projecto o treinador terá de se identificar com tudo isto e sinceramente, JJ está completamente desenquadrado!! A exigência ao treinador tem de ser máxima, pois com os recursos que tem á sua disposição não há desculpa possível para o insucesso sucessivo a não ser falta de capacidade.

A juntar ao futebol posso juntar certas atitudes do presidente Vieira, como apoiar corruptos para Liga e Federação!!! Engoli muitos sapos com Vieira na vã expectativa de que ele conseguisse mudar as coisas e encontrasse um rumo de vitóri, mas não conseguiu. Lembro-me de Vieira há 3 anos ter dito que este seria o mandato desportivo, chegados á altura da avaliação, a mesma é negativa!!

Outra coisa que me foi afastando de Vieira é a falta de debate sobre o seu projecto, sobre o Benfica. A falta de humildade para reconhecer que tem de dar mais, de fazer mais e melhor. Não suporto este tipo de atitudes onde vejo mais os seus apoiantes e vices a falar do que Vieira!!! Rejeitar debater com Rangel é rejeitar debater o Benfica do presente e do futuro, e se ele o faz é porque pouco lhe interessa o presente e o futuro do Benfica. Cada vez começo a convencer-me que Vieira está a fazer de Vilarinho, está a ser o "testa de ferro" para a entrada de Moniz no Benfica. Nós não somo os corruptos, nós somos um clube democrático desde o berço, ainda nem o país era democrático e já o Benfica o era. Se quer ser presidente do Benfica, seja Viera, Moniz ou Rangel, então dêm a cara e mostrem aos Benfiquistas o projecto que têm para o Benfica, debatam o vosso projecto e o da outra lista, com seriedade e frontalidade.

Não querer debater com os seus opositores nas eleições só mostra toda a soberba de Vieira, eu não admito que um presidente e candidato a presidente do Benfica não queira debater o Benfica!!! Isto não é Benfica!!!!

Se calhar muito mais ficou por escrever mas o texto já vai longo.

Eu voto Rui Rangel porque acredito que ele pode dar o salto qualitativo de que o Benfica precisa!!!


Viram o Braga ontem?

Ontem o Braga foi perder por 3-2 em Old Trafford com o United. Só consegui ver a primeira parte e este ano ainda não consegui ver um jogo completo do Braga, mas pela primeira parte, foi um regalo ver aquela equipa do Braga a jogar. Jogou no 4x3x3 destinado a equipas pequenas e deu um festival de bola.

O Braga demonstrou ser uma equipa com personalidade, com qualidade, bem posicionada tacticamente e que os jogadores sabem o que fazer á bola em posse. Assumo aqui que sempre achei o Peseiro um treinador interessante que ficou marcado negativamente por ser o "treinador do quase", uma vez que quase venceu tudo no Sporting. Vamos ver o que faz o Braga na Liga, mas o que fez ontem naquela primeira parte mostra um pouco da filosofia de Peseiro, um treinador que gosta que as suas equipas assumam o jogo e que saibam ter bola, parece é que há um senão... É que o Braga sofre muitos golos!!! Vamos ver se é só neste inicio de época em que a equipa ainda está a assimilar as ideias de Peseiro.

O Ruben Amorim fazia um jeitão ao Benfica neste momento!!!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Jogo miserável do Benfica

Eu vou já aqui assumir que se fosse eu presidente do Benfica e JJ não se sentava no banco de suplentes  no próximo jogo!!

Este jogo era para vencer, sem dúvidas!! O JJ continua a insistir num sistema táctico que vulgariza a equipa do Benfica. O Enzo é cada vez mais um médio (posição 8) mas a jogar sozinho nem consegue ser um oito, nem um dez, é simplesmente um bom médio perdido no meio campo. O Matic passa a maioria do tempo encostado aos centrais ou nas alas a tentar fechar os buracos deixados por Melga ou Máxi que sobem muitas vezes que nem "gazelas". Aos poucos está a voltar o Benfica em que os centrais são os organizadores de jogo, ou seja, começam a regressar os chutões para a frente e fé em Deus. O Benfica continua partido em dois e em termos defensivos estamos ao nivel do Inatel ou até da lagartada.

Continuo a defender um 4x3x3 com Matic a trinco e André Almeida com Enzo, ou Enzo com Martins, etc. Mas não, JJ gosta de partir a equipa a dois e vulgarizar assim uma equipa com jogadores extraordinários.

Temos três avançados excelentes mas nenhum deles é um Saviola, que sabe descer no terreno, temporizar e fazer jogar. O Cardozo é o ponta de lança á moda antiga, mais fixo, Lima é um avançado móvel e de rupturas, Rodrigo e muito idêntico a Lima, como comprovam os seus golos por Espanha. Mas JJ quer que Lima faça de Cardozo e depois de Saviola quando joga com Cardozo, quando joga Rodrigo é Rodrigo que tem de fazer de Saviola. Completamente errado!!!

Vamos ter mais jogos destes e mais uma vez confirma-se o que venho a dizer, quando o Benfica entra em campo o melhor é nós nos mentalizar-mos que o Benfica entra sempre a perder porque sofremos sempre um golo.

Uma palavra para o Máx, está claramente em baixo de forma!! Erra passes, dribles, não cruza uma bola em condições, continua a encostar demasiado aos centrais, dá muito espaço para o adversário pensar. O problema é que tem de jogar sempre porque afinal Cancelo não é a opção quando Máxi não está bem e André Almeida que andou a jogar a médio centro na B é que é a opção a Máxi.

Uma coisa curiosa vai ser quem vai jogar no lugar de Matic... Vamos ver se não vem mais uma invenção...

Agora estamos obrigados a vencer os dois jogos na Luz e pode não chegar...



Saída do blogue Novo Geração Benfica

Alguns leitores podem não saber mais fui escriba do blogue Novo Geração Benfica até ao dia 11 de Outubro de 2012, data em que decidi bater com a porta por me incompatibilizar com certas atitudes de gente que não consegue conviver com diferentes opiniões, chegando ao ponto de gozarem e ridicularizarem essas opiniões.

Infelizmente tenho de colocar aqui um texto de despedida dos leitores do NGB porque o meu texto de despedida, escrita no dia 11 de Outubro de 2012 foi publicado e imediatamente retirado para não mais ser publicado, apesar do meu pedido para que fosse publicado. Entretanto o meu nome já não consta da lista de escribas nem do grupo do Google do NGB.

Portanto, para os leitores que tinham a pachorra para lerem os meus fracos textos, um muito obrigado!!! Desculpem se, de alguma forma, por vezes não fui justo com alguns de vocês ou até com o Benfica. Não dava para continuar mais num blogue que tem mensagens internas, por vezes, bem diferentes dos textos que aparecem para fora. Há gente em que hoje as coisas são branco e amanhã já são preto, outras que vai que não vai mas depois regressam para depois tornar a ir e tornar a voltar, consoante as coisas vão correndo. Há outros que se armam em virgens ofendidas com textos de outros e depois fazem bem pior!! 

Meu caros, no dia 03 de Outubro escrevi o texto "Já chega!!!", por iniciativa minha editei o texto e alterei algumas coisas para algumas virgens não ficarem ofendidas. Internamente fui recriminado pelo Shadows como podem confirmar já a seguir.

"Simões, fazeres um post a defender a tua visão do jogo era muito bom. Fazeres um post a atacares os outros bloguers, por muito que discordes...há comentários que por menos não são aceites.
Mas não me chateio. Acho que te fica é muito mal."

"Já escrevi e repito: o do Simões, só para criticar os dos colegas, é de mau gosto.
Defenda a sua visão, mas sem vir armado em defensor não sei de quê. Por alguma razão o blogue não tem linha editorial. E como disse à bocado, há comentários que por menos vão para spam."

"Eu estou muito calmo. Há pouca coisa que me enerve. Mas é de muito mau gosto.
Chamar estúpidos aos outros só porque não concorda...quero ver mais alguém queixar-se de comentários ofensivos.
 Mas se entramos neste caminho de postar para ir contra a opinião de outros bloggers...
Ou há liberdade de postar ou não. Para amigos da direcção, já chega o Pinto com os convites para o apoio ao LFV."

"Eu não vou fazer nenhum post para responder a ninguém.
Se critico quem o fez, não vou fazer o mesmo."

Portanto, vão lá ler o meu texto "Já chega" e vejam se ataquei quem quer que fosse. do texto retirei uma referência ao colega Paulo Marcos. O que fiz foi dar a minha opinião sobre o rumo demasiado critico em que se estava a tornar o blogue e não disse mentira nenhuma.

Depois disto o sr. Shadows faz o post "Coerência tipo "Varandas" por Tiago Pinto". Portanto, a coerência do sr. shadows é que ficou agora á vista de todos!!! Atenção que Varandas foi considerado pelo NGB com falta de espinha, portanto, o que o sr. Shadows mais não fez que diminuir o seu colega, e como ele é amigo dos seus colegas como viram, por compará-lo á atitude de Varandas!!! Neste mesmo texto do Shadows fiz um comentário a desmascarar o sr. Shadows que, imaginem lá... Foi censurado, pois está claro!!! Alguns deles têm duas caras, uma para dentro do blogue e outra para fora do blogue.

Depois desta pequena exposição fica claro como algumas pessoas naquele blogue funcionam!!! E tenho mais, muito mais...

Espero que tenha ficado claro o motivo pelo qual saí do NGB, mas atenção que o que descrevi hoje foi a gota de água porque muitas mais coisas se passaram...




Benfica B 2 vs. Guimarães 1

Meus caros, os blogues andam tão entretidos com as eleições que até se esquecem que a nossa excelente equipa B jogou ontem contra o Guimarães e venceu por dois a um.

Ontem, apesar de a equipa ter jogado uns furos abaixo do que já vi jogarem, ficou claro que jogadores como Sidnei, Miguel Rosa e Leandro Pimenta têm de ser vistos com outros olhos para a próxima época. A estes juntam-se André Almeida e André Gomes.

No entanto há outros jogadores que têm de mostrar mais, estou a falar de Mika que neste jogo esteve desastroso nas saídas dos postes e de Cancelo. Se Mika já mostrou que tem tudo para ser um excelente guarda-redes, Cancelo, para mim, não mostrou nada como lateral. Se há adaptações de extremos a laterais, com Cancelo uma adaptação de lateral a extremo poderia resultar. Se Cancelo demonstrasse a mesma disponibilidade a defender daquela que demonstra a atacar e seria um futuro lateral de top. Mas como ainda é jovem, tenho de lhe dar o beneficio da dúvida mas não tenho gostado do Cancelo nos jogos que vi, falo em termos defensivos, porque ofensivamente faz corar de vergonha alguns extremos da primeira liga.

Deixarei para o fim um jogador que tem tudo para ser o futuro trinco do Benfica. Falo de Luciano, que simplesmente varre todo o meio campo do Benfica, além de ter uma boa qualidade de passe. Luciano só terá de ter cuidado com a forma como por vezes vai a certos lances que lhe podem custar cartões e, por vezes, tenta complicar demasiado em situações em que se pede simplicidade, De resto, pode estar ali um excelente trinco!!


Tenho mais uma dúvida

Ontem ouvi a entrevista do candidato Rui Rangel, e diga-se que até nem teve mal, mas saltou-me á vista, ou aos ouvidos, uma coisa que me deixou a pensar.

Então o sr. Rangel disse que iria pedir licença sem vencimento para ser presidente do Benfica e que iria propor aos sócios que o cargo de presidente da SAD fosse remunerado.

As questões que coloco são as seguintes:

  1. E se o Benfiquistas chumbarem a proposta para que o cargo de presidente da SAD seja remunerado?
  2. Qual o vencimento?
São perguntas que gostaria de ver esclarecidas, ou o Dr. Rui Rangel irá viver do ar caso os sócios chumbem em assembleia a proposta de remuneração para o presidente da SAD?

Atenção, não me faz confusão nenhuma que o presidente da SAD seja remunerado desde que seja dentro de valores normais e não exorbitâncias, porque actualmente é necessário um presidente a tempo inteiro e totalmente concentrado no Benfica. A questão aqui é mesmo se a proposta for chumbada o que fará o Dr. Rui Rangel.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Direitos TV: Umas dúvidas

Estive a ler o que escreveu a candidatura de Rui Rangel sobre os direitos  de televisão e a certa altura diz lá isto: "E o primeiro passo é fazer um estudo de viabilidade económica sobre a possibilidade de encaixar os direitos televisivos na Benfica TV, embora devamos reconhecer que nenhum clube mundial que tem canais televisivos próprios o tenha feito até hoje. Por alguma razão será.".

Desculpem lá mas isto para mim não faz qualquer sentido e passo a explicar. Os outros clubes na Europa que têm canal próprio não transmitem os seus jogos porque fazem parte de um campeonato limpo e honesto e recebem, muitos deles, acima dos 50 milhões por época, não têm uma empresa intermediária que ganha milhões e paga tostões aos clubes e que é um dos responsáveis pela corrupção no futebol. Se um Real ou Barcelona recebessem 8 ou 16 milhões pelos seus direitos televisivos, nem que fossem 22 milhões, tenho a certeza que das duas uma, ou as suas televisões passariam os jogos ou seriam vendidos a uma empresa internacional. Como em Portugal temos o olibeirinha que nos oferece 22 milhões e sendo o olibeirinha uma das cabeças do polvo, nem por 50 milhões eu, como presidente, venderia os direitos aquele pulha.

Eu tenho uma dúvida que gostaria que alguém me conseguisse esclarecer. Portanto, imaginemos que o Benfica tem o seu contrato com o olibeirinha até 30 de Junho de 2013 com a tal clausula de opção sobre a melhor oferta. Então as minhas questões são as seguintes:

  1. O que acontece se o Benfica não renovar o contrato com o olibeirinha até 30 de Junho de 2013?
  2. Se o Benfica não renovar significa que estará livre para negociar com quem quiser sem dar satisfações ao olibeirinha? 
  3. Se o Benfica não renovar o contrato a clausula de opção pela melhor oferta deixa de ter efeitos?
  4. Por quantos anos pensam assinar um contrato dos direitos televisivos?
É que se bastar ao Benfica deixar cair o contrato para a tal clausula de opção também cair, então que não se renove o contrato!!! Nem que para isso andemos um ano a vender os direitos jogo a jogo á SIC, TVI ou RTP com a salvaguarda de não poderem revender á Sport TV. Se ninguém comprar os direitos, não são os oito milhões que recebemos num ano que irão fazer mossa nas finanças do clube, se fizer prefiro que vendam uhns activos que nunca vestiram a camisola de Benfica para cobrir esses oito milhões, e no ano seguinte então poderemos transmitir os jogos na BTV ou noutro parceiro.

O que me parece é que ambos os candidatos estão a "esconder-se" atrás da tal clausula de opção numa eventual renovação com o olibeirinha, por isso, gostava que alguém me esclarecesse que se por ventura o contrato caducar o olibeirinha deixa de ter preferência do que quer que seja em relação aos direitos televisivos. É que se for assim, então desafio os candidatos a afirmarem taxativamente que irão deixar caducar o contrato. Ou os oito milhões num ano fazem assim muita falta de tal forma que temos de colocar de novo as grilhetas do olibeirinha?

A saga da lagartada continua

Menos uma competição para a lagartada se preocupar!!!

Alguns Sportinguistas começam a perceber que efectivamente estão abaixo daquilo que eles imaginavam estar.

O ano passado fui dizendo aos meus amigos sportinguistas que a prestação da equipa de Sá Pinto era 50% alma, 49% de transpiração e 1% de qualidade. O ponto alto para a lagartada foi a vitória contra o City quando estes estavam completamente a borrifar para a Liga Europa, eles queriam era ser campeões ingleses. A prova do que digo em relação ao jogo do Sporting ficou patente na final da Taça, o primeiro sinal do que estava para vir mas para muitos foi só um acidente de percurso e que para o ano o Sá Pinto não ia dar hipóteses. Com a vinda de uns jogadores supostamente "roubados" ao Benfica, casos de Viola, Rojo e Labyad os adeptos começaram a entrar num Mundo que só eles viam. Assim que começaram os jogos de pré-época os resultados começavam, mais uma vez, a dar pistas do que seria a época do Sporting mas a lagartada andavam completamente zen em relação á equipa, portanto, aquilo eram só coisas de pré-época e quando começasse a época ninguém parava este Sporting. Vamos na 6.ª jornada e o Sporting está fora do Campeonato, fora da Taça de Portugal, poderá estar com um pé fora da UEFA se não vencer ao Genk e se não melhorar nem a qualificação da Champions consegue. Portanto, os seus objectivos estão reduzidos a uma passagem á fase seguinte da UEFA, não sei se seria melhor ficarem pelo caminho de forma a evitarem mais humilhações, a qualificação para a Champions e finalmente a Taça da Liga. Bem, como a maioria da lagartada desvaloriza a Taça da Liga suponho que estarão em pulgas para saltarem fora desta competição de forma a se concentrarem única e exclusivamente na UEFA e qualificação da Champions.

Para mim, Domingos não deveria ter saído e na altura disse que tinha sido um erro do Sporting porque o problema não era do Domingos mas sim das estruturas do Sporting ou a ausência delas. O Sporting está sem qualquer rumo, sem projecto, não sabe o que quer e para onde quer ir. Enquanto quiserem tudo ao mesmo tempo o resultado será sempre este com a agravante de que financeiramente o Sporting está de calças nas mãos e com tendência a piorar. O Sporting está numa morte lenta e nem os dirigentes, nem os adeptos conseguem parar para pensar. O Sporting não é campeão há 12 anos e assim continuará enquanto não fizerem um recuperação profunda do clube e para isso é necessário que a direcção seja frontal com os adeptos e lhes diga que não serão candidatos a serem campeões nos próximos 5 ou 6 anos, no mínimo. Os adeptos têm de entender que está em causa a sobrevivência do clube e têm de aceitar que não são candidatos e que a prioridade é arrumar casa para depois voltarem paulatinamente á luta pelos títulos, mas sinceramente, não acredito que Godinho seja o homem certo e nem os adeptos conseguem ser compreensivos. E mais uma coisa, a direcção do Sporting que deixe de andar a reboque de uma coisa chamada Stromp ou lá o que é e que não se deixe influenciar pela claque Juve Leo. O Sporting tem de estancar o que sai cá para fora, como um tal de Barroso que percebe tanto de futebol como uma miúda de 2 anos,embora á vezes diga coisas que magoam os adeptos do Sporting mas que são a realidade como a sua última declaração.


domingo, 21 de outubro de 2012

FC Porto e Sporting a caminho do abismo

"Eduardo Barroso: «Podemos estar condenados a desaparecer»

Eduardo Barroso mostrou-se muito crítico com a gestão de Godinho Lopes mas, ao mesmo tempo, sublinhou que o atual presidente do Sporting terá todo o seu apoio caso mostre aos sócios o caminho mais adequado para o emblema trilhar.

"Estamos com Godinho se ele nos mostrar um rumo. A SAD está desportivamente a conduzir o Sporting para a tragédia e não podemos admitir isso. De boas intenções está o inferno cheio", disparou o líder da mesa da assembleia geral, referindo que, assim, "podemos estar condenados a desaparecer".

"Esta direção tem de ter a frontalidade de nos dizer que este projeto não teve os resultados que queríamos. Temos de sair do caminho do desastre. Estamos com quem nos dirige mas não podemos ver o navio ir ao fundo. Recuso-me a colaborar com essa estratégia", acrescentou Barroso durante um jantar no Núcleo Sportinguista de Almoçageme, rematando: "estamos com Godinho se ele nos mostrar um rumo."

"A situação financeira é trágica. Domingos falhou, Sá Pinto trouxe esperança, mas infelizmente vimo-lo mais preocupado com a sua imagem. Oceano? Também não é por aí", concluiu o dirigente leonino."


"SAD com prejuízo superior a 35 milhões

A SAD do FC Porto divulgou, esta quinta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), as contas do clube, registadas na época 2011/2012.

De acordo com o documento, a equipa azul e branca registou resultados líquidos negativos de 35.734 milhões, sendo que, todavia, as contas apresentadas não incluem as transferências de Hulk para o Zenit (40 milhões de euros) e de Álvaro Pereira para o Inter de Milão (10 milhões).

As contas do FC Porto não registavam resultados negativos relacionados com passes de jogadores desde a temporada 2005/2006.

Já em relação ao passivo da equipa, também foi registado um aumento para 223,385 milhões de euros (mais 21,326 milhões)"

Começando pela lagartada, têm o que merecem!!! Andaram todos inchados com segundos lugares oferecidos numa expectativa e confiança vã que o Benfica estava finalmente de joelhos e que não se levantava, eis agora a lagartada cada vez mais igual a um Belenenses, de calças na mão e as declarações do Barroso são bem elucidativas da consciência de que ou há uma mudança drástica de rumo ou o Sporting estará a caminho da sua extinção como clube grande de Portugal. O futebol hoje vive-se de dinheiro e o Sporting sem dinheiro, sem receitas das Champions, se falham este ano a qualificação não sei o que será. Sem uma equipa que valorize jogadores para fazerem receitas extraordinárias significativas com as vendas dos jogadores, não sei onde vai parar este Sporting.

Em relação aos corruptos, a sua situação financeira é idêntica á da lagartada. Se alguma vez for feito um relatório de contas consolidado a todo o grupo dos corruptos, aí ficarão todos a saber a catástrofe em que se encontram as finanças dos corruptos. E é aqui que a estruturação de Vieira teve efeitos. Antes bastava aos corruptos irem buscar qualquer perna de pau por tuta e meia que era vendido por milhões após a conquista de um campeonato onde os corruptos se passeavam, face a equipas menos competitivas do Benfica, aliados a arbitragens amigas quando as coisas pareciam correr mal. Com a estruturação do Benfica, com a maior competitividade das equipas do Benfica, vencer campeonatos começou a ser mais difícil, tendo as arbitragens o factor maior nas suas vitórias. Além disso, os corruptos tinham agora de ter uma equipa muito mais competitiva e para isso já não bastava irem buscar pernas de pau por tuta e meia, tiveram de investir forte como foram os casos de Hulk, Danilo, Alex Sandro, Falcão, Cristian e outros, o que significou que a relação custo/receita ficou mais nivelado. Se juntarmos a isto a poucas receitas que o clube tem, vive das transferências dos jogadores, em que o lucro é cada vez menor face ao enorme preço com que compram os jogadores, e das receitas das champions, temos uma mistura que se pode tornar explosiva caso os corruptos falhem por exemplo duas champions, mesmo se falharem uma champions a coisa é catastrófica. Veremos o que irá fazer o corrupto face a esta situação!! Se o Benfica se mantiver competitivo como está agora, sempre a morder os calcanhares aos corruptos de forma a não os deixar relaxarem, os corruptos começarão a afundar-se financeiramente porque não têm capacidade financeira de competir com o Benfica. E não se esqueçam que os corruptos recebem o dobro em relação aos direitos de TV, agora imaginem se o Benfica consegue um contrato a rondar os 30 milhões por época. Imaginem o salto que o Benfica pode dar com estes valores!!! O Benfica tem de manter a sua competitividade, conseguir ser campeoão, conseguir um bom contrato de televisão, no minimo conseguir sempre a qualificação directa para a Champions porque assim será uma questão de tempo até os corruptos se auto-destruirem afogados em dividas, nem as vendas dos jogadores os safam do descalabro.


Vieira e os direitos televisivos

"Como está o processo dos direitos televisivos?

Continuamos a desenvolver os trabalhos necessários para que em Julho de 2013 esteja encontrada e implementada a solução mais adequada e que vai de encontro aos interesses do Benfica e dos benfiquistas.



O contrato com a Olivedesportos termina no final desta temporada. O Benfica está disponível para voltar a negociar com Joaquim Oliveira?


O Benfica recebeu uma proposta do sr. Joaquim Oliveira há mais de seis meses. Como se sabe, essa proposta foi recusada e posso garantir que desde então são houve novos contactos entre a SAD e a Olivedesportos. Neste momento, não é crível que o Benfica e o sr. Joaquim Oliveira possam chegar a acordo.



A Olivedesportos ofereceu 22,5 milhões por ano (111 milhões num contrato de 5 anos), o triplo dos cerca de 7,5 milhões que o Benfica actualmente recebe. Espera obter mais dinheiro, sobretudo em época de crise?


Como é sabido, a decisão sobre os direitos televisivos não é apenas uma decisão económica. É também uma decisão política, como aliás ficou evidente nas últimas assembleias gerais do clube. Ainda assim, não tenho dúvidas de que será possível obter um valor mais próximo das nossas ambições, mesmo numa fase tão difícil da vida dos portugueses.



Junto de outro parceiro?


Está tudo em aberto.



Ou com a exploração dos próprios jogos?


Como disse, todos os cenários foram estudados.



O que falhou na negociação dos direitos televisivos dos jogos do Benfica com Pais do Amaral?


Falhou o facto do eng. Pais do Amaral não ter entendido a dimensão do Benfica. Mas são águas passadas e não me quero alongar sobre esse processo.



Caso o Benfica opte pela exploração dos seus próprios jogos, como será feito? No sistema pay-per-view ou podem fechar o canal apenas a assinantes? Porque valor?


A pergunta é interessante porque me permite, desde já, desmistificar uma ideia peregrina que por aí circula nesta última semana: o sistema pay-per-view não funciona em qualquer parte do Mundo, pelo menos num modelo que se pretenda capaz de maximizar as receitas de direitos televisivos. Só pode ter sido anunciado por quem se preocupou com o assunto pela primeira vez esta semana. Quanto ao resto, insisto que tudo está estudado, mas ainda não é altura indicada para revelar os resultados obtidos."


Este foi um cheirinho de Vieira sobre as transmissões. Como é sabido o Oliveira está falido e viu-se obrigado a vender tudo, ficando só com a Sport TV, portanto, e mais do que nunca, é imperioso que o Benfica faça de tudo para acabar com o Oliveira. O Benfica tem de ser um baluarte da verdade desportiva e para isso tem de cortar a sua ligação com um dos importantes tentáculos do polvo, nem que para isso percamos algum dinheiro no primeiro ano. Como diz Vieira, a questão da Olivedesportos é mais politica que económica, portanto, têm a palavra as candidatos e esclareçam de forma inequívoca se voltarão a sentar-se na mesa de negociações com aquele sr..

sábado, 20 de outubro de 2012

Sinto um vazio...

O vazio que sinto é em relação á eleições.

Já se apresentaram os únicos dois candidatos a presidente do Benfica, os seus apoiantes e os seus projectos, mas ainda assim sinto um vazio em relação a tudo!!

Quanto ao Vieira, sinto mais do mesmo, não vejo novidade nenhuma, não o vejo a tocar nos temas quentes do Benfica. Não há coragem, ou não pode, para dizer aos sócios que não renovará com a Olivedesportos!! A clausula de opção só é valida enquanto houver contrato, se este terminar e não houver qualquer acordo, penso que o direito de opção terminará, uma vez que o contrato terminou sem ser renovado. Não sei se será assim, alguém que aqui venha dizer se é ou não. Será que Vieira irá manter o apoio inequívoco ao Fernando Gomes e ao Vítor Pereira? Não disse e nem o vai dizer, vamos ficar no vazio em relação a este assunto. Fala-se agora na negociação colectiva dos direitos televisivos, Vieira falou alguma coisa em relação a isto? Não ouvi e acreditem que estou apreensivo. Espero que Vieira esteja atento e esteja já a antecipar o que irá acontecer, ou vamos, como fazemos sempre, reagir quando pouco ou nada podemos fazer? Entretanto a oposição o que faz é cair em cima de Vieira quando deveria estar a apresentar projectos e a expor aos adeptos como vai implementar as suas ideias. Os chamados anti-Vieira atacam Vieira quando deveriam estar a discutir e a exigir de ambas as candidatura que expliquem o seu projecto, isto vale também para os apoiantes de Rangel.

Quanto ao Rangel, sinto o mesmo que sinto em relação ao Vieira, um vazio!! Alguns dos temas quentes para os adeptos, como descrevi atrás, continuam sem respostas por parte da equipa de Rangel. Os seus projectos são vagos, falam de tudo e de nada ao mesmo tempo. Não consigo encontrar palavras directas do que se pensa fazer. Dão aquilo a que se chama "palha". Os seus apoiantes em vez de andarem a vender o seu "peixe", prefere andar a desvalorizar Vieira.

Não pensem que os adeptos ficam de fora disto porque não ficam e sinto um enorme vazio no adeptos. Aqueles que acham que o reinado de Vieira chegou ao fim e que queriam discutir  os projectos são mais demagógicos que os próprios candidatos. Andam mais preocupados em denegrir a imagem de Vieira do que a analisar o seu projecto, comparando-o com o do Rangel, expondo o que de melhor tem o projecto de Rangel em relação ao de Vieira e vice-versa. Isto tudo aplica-se também aos apoiantes de Rangel que não perdem tempo em atirar uma "pedra" a Vieira quando deveriam estar era a comparar projectos. Portanto, um vazio completo!!!

Vou aguardar mais um tempo a ver se as coisas mudam mas na Internet só se falam em picardias, discutir com seriedade ambos os projectos é que não. É mais fácil partir para a descredibilização do adversário!!

Para já estou desiludido com ambos e com os adeptos que escrevem por essa net fora e que passam a vida a expor os podres de ambos, em vez de andarem a discutir os projectos, a salientar o bom e o mau de ambos para elucidarem os Benfiquistas.




sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como eu colocaria o Benfica a jogar

Clicar na imagem para aumentar
 Gostaria que JJ um dia colocasse esta táctica equipa em campo. Isto, claro, seria a equipa tipo.

Este sistema é aquele sistema igual ao de 2009/2010. O André Almeida faz de Ramires pois além de ser um médio centro, já jogou várias vezes pela alas como lateral direito, portanto, conhece bem os terrenos que teria de pisar, abrir em posse, fechar no meio em perda de bola apoiando Matic na tarefas de recuperação de bola. Salvio faria de Saviola e Gaitan de Di Maria.





 Este seria o sistema táctico que mais beneficiaria o Benfica!!

No lugar do André Almeida poderia estar Enzo que cada vez mais se afirma como um médio de enorme qualidade.

Gostava mesmo de ver uma equipa do Benfica jogar assim, acredito que ficaríamos mais fortes no meio campo e não iríamos tornar a ver equipas a passearem no meio campo do Benfica. Mas JJ lá saberá porque o 4x3x3 é para equipas pequenas, como o Barça e o Real, por exemplo.

E tu, como colocarias o Benfica a jogar?


Bom jogo treino!!

Em relação ao jogo jogado tenho só a dizer que continuo a não gostar daquele sistema táctico. Ontem uma equipa que vai em 20.º lugar na 2.ª liga conseguiu com que Paulo Lopes lhes negasse o golo por 3 vezes e algumas vezes vi os jogadores adversários a "limparem" o meio campo do Benfica e a aproximarem-se com relativo perigo, o relativo vai para o facto de ser uma equipa mesmo fraquinha, senão o relativo perigo transformava-se certamente em extremo perigo!! O JJ vai continuar a apostar naquele sistema táctico e nós temos de nos mentalizar que entramos a perder 1-0, pois sofremos sempre um golo, pelo menos.

O mais importante neste jogo foi ver alguns jogadores em acção que habitualmente não jogam.

Paulo Lopes: Três enormes defesas a negar o golo do Freamunde!! Melhor não poderia ter sido!! JJ pode contar com ele!!
 André Almeida:  Este miúdo joga no meio campo na B mas quando é chamado á equipa A joga a lateral direito, vá-se lá entender estas coisas. Esteve bem mas gostava de o ver um jogo no meio campo.
Luisinho: Fez um excelente jogo, tanto a defender como a atacar. gostava de o ver num jogo com maior grau de dificuldade.
Sidnei: Mantenho o que sempre disse deste jogador, tem um potencial enorme e poderia fazer uma dupla de respeito com Garay ou com Luisão. Poderia, sem dúvida, ser o 3.º central e futuro substituto de Luisão. Pode ser que esta chamada á equipa principal lhe dê a motivação para continuar a trabalhar na B para mostrar a todos todo o seu potencial.
André Gomes: Este miúdo pode vir a dar que falar e estou-me borrifando para o golo marcado. Estou a falar na forma com joga, na forma como ocupa os espaços, na forma inteligente como vê os espaços. Nota-se que é um jogador com uma boa leitura de jogo e técnica mas ás vezes dá-me a sensação que lhe falta nervo mas isso são pequenos pormenores.
Cancelo: Eu lembro-me muito bem de os responsáveis técnicos do Benfica dizerem que este jogador seria a aposta para a alternativa a Máx. Ora, parece que não é bem assim!!! Então, num jogo de Taça contra o Freamunde, 20.º classificado do mesmo campeonato onde joga o Benfica B e Cancelo, o JJ decide colocar um jogador que joga na B como médio. Portanto, em nove jogos disputados pelo Benfica B, Cancelo foi titular nos nove jogos onde chegou a defrontar equipas mais bem classificadas que este Freamunde, mas quando poderia ter a sua oportunidade, joga um médio no seu lugar. Não consigo entender isto, a sério que não consigo!!!