Siga-nos no Facebook

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Miguel Rosa

Andava eu a fazer o meu zapping blogueiro e no blogue O Indefectível, no final da crónica ao jogo da equipa B deparei-me com o seguinte texto:

"Deixei para o fim o Miguel Rosa, que continua a marcar golos, em quantidades industriais!!! Muito tem sido dito sobre a 'não chamada' do Rosa à equipa principal, alguns defendem mesmo teorias 'xenófobas' do Jesus contra o Miguel!!! Pessoalmente não concordo. Com as saídas do Javi e do Witsel o Benfica ficou praticamente sem médios-centro de raiz, independentemente das qualidades dos Andrés, o Jesus foi obrigado a chamar os melhores médios da equipa B, para tapar os buracos... O inverso aconteceu com o Rosa, que neste momento é claramente um extremo-esquerdo. De todas as posições, aquela(s) com mais opções no plantel principal, são as alas: mesmo agora com as saídas do Nolito e do Bruno César, ainda temos o Ola John, o Gaitán, o Salvio e o Urreta, além destes, ainda podem jogar nas alas, o Enzo, e até o Luisinho ou o Melga!!! Este excesso de extremos é na minha opinião a principal razão para a não chamada do Rosa à equipa principal... Em segundo lugar, o Rosa tem um problema no 'esquema' do Jesus, o mesmo problema que tem o Nolito - pessoalmente acho que são jogadores muito parecidos!!! -, ambos são 'falsos' extremos!!! O Miguel é um ponta-de-lança disfarçado de extremo!!! Não é capaz das fintas do Ola John, nem das acelerações do Gaitán ou do Salvio, mas quando recebe a bola à entrada da área, no momento do remate, transforma-se num ponta-de-lança!!! Num 4-3-3 tradicional o Rosa seria uma escolha óbvia, no habitual 4-1-3-2 do Benfica, os extremos têm que transportar a bola, têm que driblar, têm que triangular com o defesa lateral, o 2.º ponta-de-lança, ou o médio que apareça na sua área... Dito isto, acho que o Miguel já merecia pelo menos uma presença assídua no banco da equipa A, mas se for só para estar sentado no banco, mais vale jogar na equipa B e ir marcando golos às carradas... sem o Miguel esta equipa estaria muito mal colocada na II Liga!!!"

Já andava para escrever sobre a não ida de Rosa à equipa principal e neste texto escrito pelo Abidos está tudo aquilo que penso em relação ao Rosa e o motivo pelo qual ainda não foi chamado à equipa principal.

Está tudo bem explicado no texto e espero que as pessoas entendam de uma vez por todas que por vezes não é uma questão de se gostar ou não de um jogador mas sim pelo facto de as suas características não se enquadrarem no sistema táctico e no estilo de jogo da equipa. O Miguel Rosa é um excelente jogador mas neste momento não passaria de um suplente, ainda para mais com as recuperações de Martins e Aimar a juntar ao excelente momento de forma em que estão Salvio, Gaitan e Ola John. O JJ prefere outro tipo de extremo, por isso é que Nolito pouco jogou e foi emprestado, por isso é que este ano Bruno César pouco jogou e foi vendido. Acredito que Rosa terá a sua oportunidade mas para já, e sendo muito sincero, o Rosa não tem lugar no actual plantel do Benfica.


5 comentários:

  1. Da Velha Guarda05/02/13, 15:51

    Estou de acordo com este texto. O Jorge não quer queimar o Miguel Rosa. Para o ano o Miguel em principio deve seguir para a equipa principal.
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto com a sua opinião, bom texto. :)

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com o seguinte: "mas sim pelo facto de as suas características não se enquadrarem no sistema táctico e no estilo de jogo da equipa".

    Acredito que não seja por Jesus gostar ou não do jogador. Acredito mais que o Jesus veja que o Rosa neste momento seria uma opção atrás de Aimar, Nico Gaitán e até mesmo Carlos Martins, para as posições em que o Rosa poderia jogar.

    E, tendo em conta a falta de referências fortes na equipa B, ele se mantenha lá.

    No entanto, gostava de vê-lo mais nos treinos da equipa A, nem que fosse uma semana por mês, quando Jesus tem de preparar os jogos da taça da Liga.

    Acho que seria muito importante para o Miguel conviver com o Aimar. Jogador que lhe poderá ensinar algo...

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo PP, obrigadon pelo seu comentário mas deixe que discorde de si.

    O Miguel Rosa na equipa B joga preferencialmente cmo um falso extremo esquerdo. Antes de os Andrés irem para a equipa principal o meio campo era constituído por André Almeida, André Gomes e Leandro Pimenta, num 4x3x3 onde Rosa jogava a falso extremo. É verdade que fez alguns jogos na posição 10 mas sem o rendimento que lhe é conhecido quando joga na esquerda, flectindo para dentro.

    O estilo de jogo de Miguel Rosa é demasiado "nervoso", ao estilo Nolito, para jogar na posição 10 ou 8. Onde poderia até render bem seria como segundo avançado no esquema de JJ mas JJ prefere Rodrigo. Para mim, Rosa ou joga como falso extremo esquerdo ou como segundo ponta.

    ResponderEliminar
  5. O Rosa já joga a este nível há pelo menos 2 ou 3 anos, e o Benfica continuou a comprar jogadores para TODAS as posições, muitos sendo dispensados no ano seguinte. A única conclusão que se pode retirar é que alguém (JJ ou outrém) não o quer na equipa principal.
    O resto é compactuar com esta situação.

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi