Siga-nos no Facebook

domingo, 10 de novembro de 2013

Derbi: Arbitragem

É com grande tristeza que vou começar a falar do enorme derbi de ontem pela arbitragem mas alguns adeptos do Sporting, do FC Porto e alguns jornaleiroszecos assim me obrigam.

A arbitragem de ontem teve vários lances de dúvida para ambos os lados.

Vamos á análise:

Mão de André Almeida

Diz a Lei:
 
"LEI 12 – FALTAS E INCORREÇÕES 119
 
Tocar a bola com a mão
 
Tocar a bola com as mãos implica um ato deliberado
 
O árbitro deve ter em consideração os seguintes critérios:
 
• o movimento da mão na direção da bola (e não a bo
la na direção da mão);
• a distância entre o adversário e a bola (bola inesperada);
• a posição da mão não pressupõe necessariamente um
a infração"
 
Aceito a grande penalidade, como aceitaria que não fosse marcada. O critério no campeonato é marcarem este tipo de lances, excepto se for o Rolando, Otamendi ou Alex Sandro. Se formos ver o lance ao pormenor, o André Almeida tem os olhos fechados quando o jogador do Sporting joga a bola, como a posição não pressupõe necessariamente uma infracção e como a distância é muito curta entre o André Almeida e o jogador do Sporting, eu aceitaria a não marcação. Mas, como referi atrás, este tipo de lances marcam-se sempre, excepção feita aos jogadores mencionados, como tal, penalti por marcar a favor do Sporting.

Fora de jogo de Cardozo: Sinceramente continuo com enormes dúvidas em relação a este lance. Mais uma vez a Sport TV colocou uma linha de fora de jogo torta e dá a ideia de que Cardozo está em fora de jogo. Mas neste lance os adeptos do Sporting nem devem falar face aos golos em catadupa que Montero já marcou em fora de jogo. Gostava de ver o lance com uma linha direita...

Fora de jogo de Montero
Sinceramente não me parece que haja fora de jogo mas se a Sport TV tivesse repetido o lance da mesma forma que o fez em relação a Cardozo ficaria mais esclarecido. Não liguem à linha amarela que, a exemplo da Sport TV, está torta.
 
 
Fora de jogo de Capel
 Passou despercebido a todos e fiquei com enormes dúvidas. A mim, parece-me que Capel está ligeiramente adiantado mas dou o beneficio da dúvida ao árbitro, mas acho curioso quase ninguém falar neste lance. Aliás, a Sport TV nem repetição com imagem parada e linha de fora de jogo fez. Depois andam preocupados com a suposta falta de imparcialidade da Benfica TV...

Deixei para último o lance do Luisão com o Montero.
Como podem ver na imagem, não há a mínima dúvida em relação a este lance, existe falta de Montero por pé em riste, ou se quiserem, jogo perigoso ao jogar a bola com a sola da bota em riste. Se Luisão tivesse feito o teatro que fez Montero até poderia sair cartão para o colombiano. Portanto, o único erro este lance foi a não marcação da falta de Montero sobre Luisão.

O único erro de Duarte Gomes foi a grande penalidade por marcar a favor do Sporting, assumo esse erro mas não acompanho que quem fazer disto um cavalo de batalha e combaterei todos aqueles que que queiram fazer disto um "roubo de igreja". A arbitragem não deu a vitória ao Benfica, nem daria a vitória ao Sporting, o máximo daria o empate. 
 
Este jogo comparado com o que se passou para o campeonato em Alvalade é uma brincadeira de meninos, onde, aí sim, o Benfica não venceu o jogo porque o árbitro não marcou fora de jogo a Montero no lance do golo do Sporting e não marcou penalti sobre Cardozo. Aí sim poderíamos falar de "roubo de igreja"!!! 
 
Ficam as imagens para relembrar alguns esquecidos...


E-goi