Siga-nos no Facebook

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Os Velosos e Cadetes do nosso futebol

Tempo Extra (SIC Noticias: Rui Santos
O Dia Seguinte (SIC Noticias): Guilherme Aguiar, Rui Gomes da Silva e Oliveira e Costa
Play-Off (SIC Noticias): Toni, Manuel Fernandes, António Oliveira e Rui Santos
Desporto 24 (TVI24): Dani, Rui
Contragolpe (TVI24): Eládio Paramés, Pedro Henriques, Pedro Sousa e Rui Sinel de Cortes
Prolongamento (TVI24): Eduardo Barroso, Fernando Seara e Manuel Serrão
Mais Futebol (TVI24): Nuno Madureira, Pedro Ribeiro, Tomaz Morais e Pedro Barbosa
Trio D'Ataque (RTP):  Jorge Gabriel, Miguel Guedes e João Gobern

Como podem observar, são 8 programas sobre futebol em 3 canais de TV. Só a TVI24 tem 4?! programas!!! Nestes programas estão 23 convidados para fazerem o seu comentário sobre a actualidade futebolística. Destes 23 comentadores somente 6(26%) estiveram ligados directamente ao futebol, 5 como jogadores e 1 como árbirtro. Portanto, 17(74%) dos comentadores são jornalistas, juristas, médicos, autarcas e outros... Portanto, faz-se um programa de futebol e a maioria das pessoas que lá comenta se calhar nunca deu um pontapé na bola . Posso dar de barato o Guilherme Aguiar porque foi um homem que esteve ligado ao futebol muitos anos, como dirigente do FC Porto e presidente da Liga de Clubes. O resto, e desculpem-me os senhores em questão, é tudo "palha" e muitas vezes só servem para criar as guerrilhas que tanto queremos afastar do futebol. O melhor programa para mim é o Play-Off da SIC Noticias. Podemos não concordar com tudo e por vezes a coisa também aquece mas fala-se normalmente de futebol por gente que conhece o futebol.

É aqui que eu acho que poderiam entrar os Velosos e os Cadetes do nosso futebol. É nestes programas que eles deveriam estar e não aqueles, desculpem-me a expressão, "pançudos" a ganharem milhares de euros e 90% dos seus comentários é para dizerem baboseiras. Mandem embora aquela gente toda que se calhar nem uma bola de futebol tiveram nas mãos e coloquem lá os nossos ex-jogadores e ex-treinadores. Alguns daqueles programas são uma autêntica vergonha!!!!


3 comentários:

  1. Grande verdade!

    ResponderEliminar
  2. Verdade! É uma pena as televisões em Portugal serem todas completamente instrumentalizadas por alguns senhores sedentos pelo poder, muitas vezes ligados à política.

    Não é à toa que o agora presidente da Câmara do Porto começou a ter visibilidade num programa destes...

    O futebol estaria muito melhor se fosse como em Inglaterra. Ainda noutro dia era ver o programa da Sky Sports, o MNF (Monday Night Football) e ver a dupla de comentadores Carragher e Neville a dar show. Grandes comentários, grandes pormenores, grandes críticas construtivas. Podemos discordar muitas vezes da opinião deles, mas nota-se que sabem as regras, sabem de futebol.

    Enquanto por cá, muitos nem sequer sabem ao certo o que é um fora-de-jogo e pior que isso, acabam por gerar ruído desnecessário para a modalidade.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem pensado. O Fernando Seara é uma nódoa tão grande. Mas é uma nódoa em tudo, não é só no futebol. A campanha dele a Lisboa foi algo de surreal. É incrível como é que uma nulidade daquelas foi líder de um dos concelhos mais populosos do país durante tanto tempo.

    Mas eu sei como é que isso aconteceu. Ligação partidária claro. Para além disso, o mais importante. Há 30/40 anos atrás, só uma pequena minoria tinha acesso a formação superior. Quem estivesse numa família com condições para ter os filhos a estudar, arriscava-se a fazer belas carreiras e a ocupar cargos importantes. O Seara, se tivesse hoje 25 anos, estava desempregado ou a fazer um estágio não remunerado. É que é mesmo uma figura menor, até do ponto de vista físico!

    Como o Seara, há centenas ou milhares por esse país fora. A minha insistência nele prende-se com o facto de ter descoberto há uns tempos que ele esteve quase quase para entrar no Benfica várias vezes... uma das possibilidades foi ser presidente (!) da SAD.

    Outro belo exemplo deste tipo de malta é o ROC do sporting e do Dia Seguinte.

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi