Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 3 de março de 2014

Qual o plantel mais jovem dos 3 grandes?

A resposta que todos os jornaleiroszecos e muitos dos adeptos que comem a palha que lhes metem á frente sem fazerem qualquer tipo de pesquisa diriam imediatamente que é o Sporting.

E será o Sporting? A minha resposta é NIM!!! Nim?! Sim, quer dizer que sim e que não, ou seja, o Sporting é, a par do FC Porto, a equipa mas jovem dos três grandes. A média de idades do FC Porto é de 24, assim como a do Sporting, a do Benfica é de 26 anos.

Mas vamos aos dados:

Médias de idade do plantel principal:

Benfica: 26 anos
Sporting: 24 anos
Porto: 24 anos

Chamo especial atenção que o Benfica tem três jogadores bem acima dos 30 anos (Artur com 33, Luisão com 33 e Paulo Lopes com 35) e que o FC Porto tem um jogador bem acima dos 30 anos (Helton). Quero também salientar que não mete neste calculo o jogador Elias.

Em relação ao 11 tipo de cada equipa, temos as seguintes médias:

Benfica: 26
Sporting: 24
Porto: 26

Aqui, efectivamente, a Sporting apresenta uma média de idades inferior aos dois rivais mas nada de muito substancial.
Neste questão da média de idades no onze inicial temos ainda um dado muitíssimo curioso que é o número de jogadores Sub-24 que cada um dos onzes habituais têm. Vejamos:

Benfica: 3
Porto: 6
Sporting: 4

Como podem ver, afinal é até o FC Porto que apresenta o maior número de jogadores com menos de 24 anos, portanto, os chamados, jogadores jovens.

Se formos ver em todo o plantel dos três clubes, a equipa principal e equipa B, quem acham que tem menor média de idades?
 Não sabem? Vejam então:

Benfica: 23 anos
Porto: 21 anos
Sporting: 21 anos

Depois disto tudo a pergunta que se impõe fazer é se é justo andar toda a gente a falar na juventude da equipa do Sporting quando não é mais nem menos jovem que a do FC Porto. Muito se desculpabiliza a equipa do Sporting por causa da sua juventude quando na realidade estão em igualdade de circunstâncias em relação ao FC Porto. Então porque se critica o FC Porto e não se olha à juventude? Então porque não se faz o mesmo ao Sporting que fazem ao FC Porto?

A equipa do Sporting tem jogadores novos? Tem treinador novo? E o Porto? O Herrera, o Josué, o Carlos Eduardo e o Licá já jogavam no Porto o ano passado? E o Paulo Fonseca era o treinador do ano passado? Quantos jogadores do onze do Sporting não estavam lá o ano passado? Não estavam o Maurício, o Jefferson, o William e o Montero. Portanto, entraram para o onze inicial 4 jogadores novos e o treinador, no FC Porto entraram 3 novos no onze e o treinador. A diferença é assim tão grande? Justifica que tudo se perdoe ao Sporting e tudo se critique ao FC Porto?

O que acham?


2 comentários:

  1. a juventude da equipa do Porto está bem reflectida no seu percurso

    só que os lagartos apregoam que tem equipa mais nova para justificar um possível insucesso... os dragões não querem expor isso porque isso seria admitir que o maior culpado dos fracassos é o pintinho e não o fonfon ;)

    ResponderEliminar
  2. Apesar de interessante, não interessa em nada ao universo benfiquista.
    Contudo, bons dados e questões que revelas!

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi