Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 30 de junho de 2014

6 milhões...



Portugal 30 de Junho de 2014

Foi recentemente notícia e alguma especulação, a venda da Exequiel Garay ao Zenit de S. Petersburgo por 6 milhões de euros. A inoportunidade da venda, por não ter esgotado as hipóteses de valorização do jogador no Mundial, o valor da venda, ridiculamente baixo para quem tinha mais 1 ano de contrato que poderia ser renovado, ou pelo menos tentado, puseram muita gente a pensar sobre o tipo de gestão que se faz no Benfica.
A mim nada disto me surpreende uma vez que a ideia que tenho do actual projecto empresarial do Benfica é completamente distinta do que a esmagadora maioria dos adeptos têm. Tenho uma ideia muito negativa porque começa tudo pelo Sr.º Vieira e a incapacidade de mostrar aos sócios quando é que recebeu o emblema de prata, ou seja, quando é que recebeu o emblema que prova que de facto é sócio há mais de 25 anos. Porque não é e não está no Benfica a gerir o futuro do Benfica e dos benfiquistas, mas sim, está a gerir os interesses que o colocaram na liderança do Benfica, com o BES à cabeça.
Voltando ao caso Garay, recolhi ao longo dos tempos algumas notícias que elucidam muitos aspectos do negócio. Atestando que as dúvidas têm razão de existir. Se não vejamos:
Numa altura em que se dá como certa a sua transferência para o Manchester United, Ezequiel Garay confirmou que está de regresso a Lisboa, devendo apresentar-se esta quarta-feira no centro de estágios do Seixal. O defesa argentino, aliás, mostra-se até cheio de vontade de iniciar os trabalhos de pré-época. «Com muitas ‘ganas’ de começar a treinar. Rumo a Lisboa», escreveu Garay na rede social Twitter.
12:26 – BOLA online 16-07-2013
O Manchester United não desiste de contratar Ezequiel Garay e, segundo a imprensa inglesa, terá feito nos últimos dias uma nova oferta aos encarnados. A proposta contempla o pagamento de 15 milhões de euros a pronto e mais 10 de forma faseada durante os próximos anos. Ora, a oferta pode parecer estranha, já que a cláusula de rescisão do jogador é de 20 milhões de euros, mas é bom lembrar que este tipo de negócio não é virgem no clube de Old Trafford.
O namoro entre Garay e o emblema inglês dura desde a última época, depois das grandes exibições do central, principalmente nas provas europeias. O jogador foi alvo de várias observações e, tal como Record noticiou em primeira-mão, foi celebrado um acordo de cavalheiros que contemplava a mudança do internacional celeste para Old Trafford este verão.
RECORD online, segunda-feira, 12 agosto de 2013 | 03:01, Autor: joão soares ribeiro e miguel belo
O portal inglês “SportDirectNews” revela esta quinta-feira que o Manchester United desistiu definitivamente de querer contratar Ezequiel Garay ao Benfica.
Segundo a mesma fonte, os vários retrocessos nas negociações com os encarnados ditaram que a contratação de Garay fosse "por água abaixo”. Ao que tudo indica, a gota de água foi quando os encarnados elevaram o preço do central de 20 para 25 milhões de euros.
RECORD online, quinta-feira, 22 agosto de 2013 | 16:37
Para impedir o risco de Garay assinar a custo zero por outro clube a partir de janeiro de 2015, a SAD terá, pois de negociá-lo no próximo defeso, para não perder retorno financeiro. A possibilidade da saída de El Negro no verão, sabe a A BOLA, é encarada com alguma naturalidade pelos responsáveis encarnados, tendo em conta que a perspetiva de uma renovação de contrato não está, para já, em marcha.
10:25 – BOLA online 15-11-2013
Ezequiel Garay continua a ser o nome mais desejado por Rafael Benítez e Riccardo Bigon, respetivamente, treinador e diretor desportivo do Nápoles para reforçar o centro da defesa da equipa.
23:33 – BOLA online 20-11-2013
O Manchester United não está disposto a deixar fugir Ezequiel Garay. O Nápoles entrou recentemente na corrida, mas os red devils continuam a ponderar a contratação do defesa do Benfica.
11:40 – BOLA online 22-11-2013
Ponto prévio: o Manchester City vai aproveitar a reabertura do mercado de transferências, em janeiro, para contratar um defesa central. Muitos têm sido os jogadores apontados como candidatos a reforçar o plantel de Manuel Pellegrini na ´janela` de inverno, entre os quais se encontram três portugueses: Eliaquim Mangala e Nicolás Otamendi, do FC Porto, e Ezequiel Garay, do Benfica.
13:51 – BOLA online 24-11-2013
Ezequiel Garay volta esta segunda-feira a ser apontado como potencial reforço do Nápoles na reabertura do mercado de transferências, em janeiro.
Aurelio De Laurentiis, presidente do clube da Serie A, admite aproveitar o mercado de inverno para reforçar o plantel à disposição de Rafa Benítez, surgindo o central argentino em posição de destaque na lista de compras dos azzurri.
00:58 – BOLA online 17-12-2013
O mercado nos principais campeonatos europeus já encerrou, mas o Benfica ainda não ficou a salvo de perder um dos jogadores mais valiosos do plantel. Isto porque o Zenit São Petersburgo continua muito interessado em garantir os serviços de Garay e promete não desistir até ao próximo dia 27, quando encerra a janela de transferências na Rússia.
RECORD online Sábado, 1 fevereiro de 2014 | 06:18
Autor: MIGUEL BELO E VANDA CIPRIANO

(título) Zenit pressiona águias com Neto no negócio Garay
(sub título) RUSSOS ACENAM COM O PORTUGUÊS PARA BAIXAR O PREÇO
O Zenit está empenhado em garantir os serviços de Garay já neste mês de fevereiro e quer incluir Neto no negócio, para baixar o preço do argentino..... Os encarnados estudam esta hipótese, mas é certo que Luís Filipe Vieira pretende que os russos se aproximem o mais possível da cláusula, embora não feche a porta à chegada de Neto.
RECORD online, Domingo, 2 fevereiro de 2014 | 03:02
Autor: MIGUEL BELO E VANDA CIPRIANO

(título) Oferta milionária por Garay a pedido de Spalletti
(sub título) PODE GANHAR O DOBRO NO ZENIT
Apesar de desportivamente preferir outros campeonatos, mais competitivos, Garay estuda uma oferta milionária do emblema de São Petersburgo. O camisola 24 das águias, que chegou a confessar ter pensado no Manchester United, tem a possibilidade de ganhar no Zenit praticamente o dobro daquilo que aufere anualmente na Luz, onde arrecada 3,5 milhões de euros brutos, sendo o ordenado mais alto do plantel.
RECORD online, Domingo, 2 fevereiro de 2014 | 07:16


Vieira recusa 10 milhões e Neto por Garay
ZENIT DEVERÁ FAZER CONTRAPROPOSTA QUARTA-FEIRA
Terça-Feira, 11 fevereiro de 2014 | 09:03
O Benfica rejeitou a proposta do Zenit por Ezequiel Garay, a qual previa o pagamento de 10 milhões de euros e a cedência do passe de Luís Neto, revela o site russo "sportbox.ru".
A notícia salienta que a recusa transmitida pelo presidente Luís Filipe Vieira não fechou as portas às negociações, que vão prosseguir na quarta-feira, após o Benfica-Sporting, que, tudo indica, deverá disputar-se na noite desta terça-feira.
O Benfica está a fazer tudo para segurar Ezequiel Garay até ao final do mês de fevereiro. As negociações com o Zenit têm fortes hipóteses de chegar a bom porto, mas Luís Filipe Vieira tenta que o central só parta para a Rússia em cima do fecho do mercado de transferências, que acontece no dia 27 deste mês. E o emblema de São Petersburgo parece estar recetivo a atender a esta vontade ou pelo menos a esperar mais alguns dias, já que o campeonato só recomeça no início de março e Garay terá tempo de se integrar com os novos companheiros.
RECORD online, Quinta-Feira, 13 fevereiro de 2014 | 07:17
Autor: MIGUEL BELO E PEDRO PONTE

(título) Vieira segura Garay
(sub título) CENTRAL CADA VEZ MAIS PERTO DE SER "REFORÇO" DE INVERNO PARA O TREINADOR
Fotos: FILIPE FARINHA
Luís Filipe Vieira quer segurar Garay na equipa do Benfica. O presidente do emblema encarnado, que tem estado a negociar o defesa-central com o Zenit, parece com vontade de recuar e as negociações estão interrompidas, sabendo-se que o mercado da Rússia está aberto até dia 27 deste mês. A vontade de não desfalcar a equipa, que está bem posicionada na luta pelo título e envolvida ainda nas quatro competições, está a falar mais alto do que a possibilidade de negócio.
RECORD online, Sábado, 15 fevereiro de 2014 | 03:14
Autor: JOÃO SOARES RIBEIRO E VANDA CIPRIANO

(título) Monaco colocado na corrida por Garay
(sub título) RECORD SABE QUE NÃO HOUVE APROXIMAÇÃO
quinta-feira, 6 março de 2014 | 07:54
A imprensa francesa colocou o Monaco na lista dos clubes interessados em garantir os serviços de Garay já no próximo verão, mas, ao que Record apurou, não houve qualquer aproximação do clube de Ricardo Carvalho, João Moutinho e companhia ao emblema encarnado. As únicas reais conversações decorreram apenas com o Zenit, sendo que as de São Petersburgo estiveram muito perto de assegurar a contratação do defesa-central no mercado de inverno.

Garay dado como certo no Valência
O diário espanhol Superdeporte dá como certa a contratação de Ezequiel Garay pelo Valência, juntando-se ao avançado hispano-brasileiro Rodrigo como as primeiras contratações da nova era no clube, recentemente adquirido pelo empresário Peter Lim.
11:32 – BOLA online, 20-05-2014

(título) Zenit volta a insistir na aquisição de Garay
(sub título) Benfica disposto a negociar mas o clube russo também terá de convencer defesa
RECORD online, quarta-feira, 21 maio de 2014 | 05:32
Autor: JOÃO SOARES RIBEIRO e ALEXANDRE CARVALHO

Ezequiel Garay continua a ver o seu nome associado a vários clubes. Do interesse que vem de longo da parte do Manchester United, passando pelo Valência, agora é o Bayern Munique que também estará atento ao internacional argentino do Benfica.
Revela ainda o Bild que uma decisão sobre qual o alvo a atacar será tomada nos próximos dias, após reunião entre o diretor desportivo do clube, Matthias Sammer, e o treinador Pep Guardiola.
11:29 – BOLA online 21-05-2014

(título) Zenit tenta baixar cláusula de Garay
(sub título) RUSSOS NÃO QUEREM PAGAR OS 20 MILHÕES
O Zenit vem mantendo conversações com o Benfica há algum tempo, procurando baixar o valor inscrito na cláusula de rescisão de Garay, ou seja, tentando capturar o defesa-central por menos de 20 milhões de euros.
Tendo apenas direito a metade da verba a pagar pelo emblema de São Petersburgo – a quantia remanescente irá direitinha para os cofres do Real Madrid –, o Benfica tem a noção de que, muito provavelmente, terá de baixar um pouco a fasquia, dado que o vínculo contratual do futebolista expira a 30 de junho de 2015, o que lhe confere a possibilidade de assinar a custo zero, por outro clube, já a partir de janeiro. Ora, o Zenit tem lançado esse trunfo para cima da mesa.
RECORD online, Quinta-Feira, 22 maio de 2014 | 06:02

(título) Jesus confirma saída de Garay
(sub título) VIEIRA JÁ DEU ESSA INDICAÇÃO AO TÉCNICO
Jorge Jesus admitiu que Garay vai mesmo deixar o Benfica, revelando que Luís Filipe Vieira confirmou essa mesma ideia anteriormente, embora sem dizer qual será o destino do central. A revelação do técnico foi feita à Benfica TV, quando este comentava a questão dos reforços.
RECORD online, Quinta-Feira, 29 maio de 2014 | 22:57

A mim parece-me claramente que 1) o Benfica fez o habitual jogo de informação e contra informação na comunicação social, ao estilo de Jorge Mendes, o empresário deste (como dos outros) negócio, e perdeu, 2) o Zenit não se impressionou (vá lá saber-se porquê) com o interesse de outros clubes com forte potencial económico, caso para podermos questionar se Mendes não fez aqui jogo duplo, 3) o Benfica nunca fez uma proposta de renovação a Garay nem manifestou preocupação com a possibilidade de em Janeiro de 2015 poder ser abordado por qualquer clube, ao contrário que fez com David Luiz, apesar de David Luiz ter na altura mais 2 anos e meio de contrato (!?!?), 4) Garay custava 3,5 milhões de euros por época o que cala a boca de muita gente que se admira com os 4 milhões que Jesus custa, 5) Vieira arrastou uma negociação em que ponderou mal um conjunto de factores, jogou na sorte ou no amigo Jorge Mendes e no final deixou sair Garay por “tuta e meia”, não colhendo o argumento, que a sua máquina de propaganda costuma utilizar, de “não querer enfraquecer o plantel”. Devia ter tido esse critério com Matic, 6) o Benfica fez um péssimo negócio e perdeu um excelente jogador.
A minha opinião sobre o Sr.º Vieira está formada há muitos anos, desde que contratou 50% de Mantorras em Março de 2001 como gestor do futebol do Benfica por 5 milhões de euros, e em Novembro desse mesmo ano, na qualidade de Presidente do Alverca recomprou ao empresário os 50% por 1,8 milhões de euros (na moeda actual). Quem não quiser ver, paciência...

12 comentários:

  1. A ideia sobre Vieira está formada e formatada. Porque não dá o benefício da dúvida, nos negócios há que decídir e não se pode ouvir todas as opiniões .
    Imagine ,ele vai ganhar muito , estava em fim de contrato e assinaria a custo zero, mais a nível desportivo foi importante e portou-se sempre como devia .
    Portanto negócio possível e temos o Manel Jardel para o lugar.
    Abraço e somos Campeões caramba o resto são os media a tentar desestabilizar e deprimir os benfiquistas depois do melhor ano das últimas décadas .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela tua opinião e de respeitares as dos outros!!!

      Isto sim é Benfica!!!

      Volta sempre!!!


      Eliminar
    2. Essa é a tua opinião, a minha é diferente. Os factos mediáticos indicam que houve outras propostas antes, que Vieira as recusou, incluindo uma que envolvia o Neto (goste-se ou não dele, era um jogador a potencializar como tantos outros que já cá passaram). Gostes ou não, quando Vieira preparou o terreno para vender David Luiz em Janeiro (sempre em Janeiro porque ele nunca quer enfraquecer a equipa), a conversa nos jornais era "David Luiz não quer renovar" quando ele tinha contrato até 2015! E estavamos em 2012! Não achas estranho não se ter noticiado, com a mesma acuidade e persistência, uma nega de Garay à renovação? Claro que desta vez nem as noticias puderam inventar o que não havia: interesse me renovar...

      Podemos especular como quiseres. Podemos dizer que Garay até ficava e fazia uma época horrível, meu Deus porque não aceitaram os 6 milhões do Zenit... mas convenhamos, se falarmos como gestores a última coisa que vamos fazer é perturbar a coesão de uma equipa campeã nacional...

      Ou não? Eu não acho normal ganhar um titulo de campeão e vender ao desbarato as jóias da coroa. Ainda por cima quando esse senhor que se faz passar por grande estratego do Benfica do futuro, disse há um ou dois anos, que este era o último ano que tinhamos de vender jogadores.. e isso foi como disse, há 1 ou 2 anos atrás...

      Somos campeões eu sei. Mas eu quero continuar a ser. E VIeira será que quer?

      Eliminar
  2. bem, há aí uma grande confusão. O Vieira nunca foi presidente do Alverca e gestor do Benfica ao mesmo tempo... e já agora, em Novembro de 2001 já havia euro.

    E nem nunca votei no Vieira, mas isso que dizes está errado.

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tu é que estás enganado. Acompanhei de perto essa fase do Benfica e precisamente uma coisa que se colocou foi a incompatibilidade de Vieira como dirigente do Alverca e ao mesmo tempo director de futebol do Benfica. Então inventaram essa história do "gestor do futebol". Ele esteve com um pé no Benfica e outro no Alverca. Contratou, ninguém sabe como e porque preços, um Ruben Garcia ou lá como se chamava, paraguaio, para de seguida emprestar ao Alverca e por os jornalistas do costume a falar bem dele, para justificar o opção da compra, mas sem se perceber porque não jogava no Benfica. Depois temos o Mantorras como já expliquei. O custo final, em euros ou escudos foi de 6 milhões de euros ou 1,2 milhões de contos. Por 50% do passe! Em Novembro desse ano e quando Mantorras já se valorizava no Benfica, o Alverca recomprou os outros 50% que ainda pertenciam ao seu agente Jorge Manuel Mendes (não confundir com Jorge Mendes) por 1,8 milhões de euros ou 360 mil contos.

      Agradeço todas as correcções que me sejam apresentadas com sentido, porque escrevo muitas vezes de memória, sem ter tempo de ir aos meus ficheiros...

      Eliminar
  3. Alem do blog ngb, tambem vem aqui desancar no "nosso" Presidente.Se ele fosse pelo que você pensa e diz ainda estariamos nos tempos de Vale Azevedo.Tenha vergonha e respeite quem pôs o "nosso" Glorioso no lugar que merece. VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O eagle01 tem o mesmo direito de não gostar do Vieira como tu tens o direito de gostares do Vieira e ninguém é mais ou menos Benfiquista por isso. Se não gostas que haja correntes de opinião diferentes tens uma boa solução... Vai para a Korea que aí podes ter a certeza que há opinião única...

      Eliminar
    2. Eu fui expulso do NGB sem saber porquê... a tua observação em que é que se relaciona com o texto que coloquei? Onde estão os erros do texto que coloquei?

      Quanto ao lugar que o Glorioso merece (e sim, merece tudo), um dia falamos noutras perspectivas que o teu olhar com palas, neste momento te impede de ver...

      Eliminar
  4. Em relação ao Vieira, sei de algumas pessoas que simplesmente acham que Vieira nunca deveria ter entrado no Benfica, dizem que um dia saberemos quem é o Vieira.

    Eu como não tenho qualquer tipo de informação privilegiada e nem conheço Vieira, tenho de fazer as minhas análises e fazer a minha opinião sobre aquilo que conheço e não sobre coisas que alguns conhecidos me deixam no ar sem concretizarem.

    E sobre aqui lo que posso opinar, há coisas que eu acho que foram bem feitas por Vieira, há outras que podem ser melhoradas e há outras que simplesmente foram mal feitas, não esquecendo que é sempre muito mais fácil estar aqui atrás de um teclado dizer que foi mal feito sem qualquer responsabilidade de decisão.

    Em relação ao negócio Garay, e a coisa se ficar por estes valores, é um mau negócio e ponto final!!!

    E como disse no texto que eu escrevi, espero que seja mesmo só um mau negócio e que não tenha sido uma artimanha para passar a perna ao Real e que dentro de dias saia um jogador do Benfica para o Zenit por valores inflacionados.

    Se for só um mau negócio, eu não perco muito tempo com isto porque maus negócios acontece com frequência no Mundo empresarial e face aos valores de outros negócios, penso que não é este que vai manchar os milhões que já entraram nos nossos cofres...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro, eu digo básicamente o mesmo: foi um mau negócio e uma enorme perda desportiva. A diferença é que não lhe ponho um ponto final para já... :)

      Eliminar
    2. Eu para já ponho um ponto final... :D :D Mas com a consciência que eventualmente teremos noticias da Russia durante este mês... ;D Mas para não andar a matar a cabeça, ponho este assunto na caixa de pendentes... :D :D

      Eliminar
  5. Caro Pedro, nem te conheço, tal a moldagem ao Beleza||||
    Caro Beleza, muitas vezes te dou razão mas outras não !!!!
    Rimou, só porque calhou !!!!
    Enterra de vez o VA o futuro é o BENFICA e o LFV faz parte dele, do passado rezam os museus e lá se saberá quem estve mal ou bem, cá por mim já tenho a ideia formada, não sem antes, enfermar da tua maleita.
    SOUDOBENFICA

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi