Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Amadorismos ...

Portugal 28 de Julho de 2014

Ao fim de 4 jogos ditos de preparação, a equipa principal do Benfica acumula 3 derrotas consecutivas, todas pela margem mínima, embora cada uma com a sua história própria, mas todas com uma consequência comum: o desânimo e a dúvida que se vai instalando.
As pré temporadas do Benfica de Vieira, em particular deste porque lidera os destinos do clube/SAD desde 2003 como Presidente, mais dois anos como Gestor do Futebol, 13 anos completos no total, caracterizam-se por alguma volatilidade nas entradas e saídas de jogadores. Como tal, é difícil estabilizar um padrão de jogo porque os jogadores à experiência, ou contratados para serem emprestados, ou que tendo transitado estão ainda à procura da melhor forma.
A sucessiva rotação de jogadores da equipa principal aliada à sujeição desde cedo a testes difíceis perante equipas de bom nível e que, regra geral, mantêm os seus núcleos base, torna mais difícil de conciliar-se com bons resultados e/ou boas exibições. Por vias disso, na época em curso já somamos 3 derrotas....
Espanta-me contudo, que devendo estas premissas ser conhecidas pelos tais que supostamente deviam pensar o futebol da equipa principal, ninguém relacione os modelos de jogo com a situação que a equipa atravessa. Ou seja, sabemos que devido aos condicionalismos da gestão desportiva, entram e saem jogadores como se metem e tiram matraquilhos. E vamos optar por um modelo de jogo, o tradicional 4-4-2 em losango, que privilegia o movimento ofensivo e expõe a defesa ao menor erro?
Vejamos. Derrota com o SCP com 1 golo nascido de uma bola mal endossada pelo nosso meio campo, o adversário fez um rápido contra ataque porque podia, já que a equipa do Benfica estava balanceada no ataque e como tal tinha poucas unidades em posição defensiva. Logo havia mais linhas de passe que foram aproveitadas pelo ataque do adversário. Na derrota com o Marselha, o 2º golo nasce de erro quase idêntico ao erro cometido no jogo com o SCP. A diferença foi que o adversário neste caso conduziu o ataque pelo centro, enquanto no caso do SCP, o ataque foi conduzida pela lateral direita.
Excepção no jogo como Ajax, mas num jogo onde tivemos a infelicidade de falhar um penalty, marcado por um jogador que não se sabe se vai ficar ou sair, sendo as probabilidades da saída mais elevadas.
-------------------------------------------------------------------------------------------- 
Por razões diversas não consegui concluir o texto no dia que comecei, e já temos mais dois jogos para incorporar nesta "análise". Uma vitória sobre o Sion e uma derrota com o Athletic de Bilbau. Em ambos os jogos prevaleceu o 4-4-2, com os mesmos jogadores à experiência e outros que aparecem no plantel fruto da relação de interesses que existe entre o Sr.º Vieira e o Sr.º Jorge Mendes.
Se na vitória sobre o Sion ficou a ideia que a superioridade do Benfica permitiria ter marcado 4 ou 5 golos, também ficou evidente que o Benfica não tem jogadores para os marcar. Isto é, conseguimos gizar algumas boas jogadas, mas quando ficamos em frente ao guarda-redes, os nossos jogadores, portugueses ou não portugueses, não conseguem ter as melhores opções de remate.
Obviamente que a vitória sobre o Sion enganou uns quantos inteligentes que escrevem em blogues e facebook, mais os que comentam na BTV a favor da estratégia desportiva do patrão, mas na realidade ficou a ideia que contra uma equipa mais organizada, com melhores jogadores e habituada a outras andanças competitivas, os falhanços do Benfica poderiam provocar mossa. Sem grande surpresa para mim (mas com enorme tristeza) vamos coleccionar mais uma derrota com o Bilbau (a 1ª da época por 2 golos de diferença), fruto também do amadorismo dos inteligentes que mandam no nosso futebol.
Para além do que já referi sobre a quantidade de jogadores que o Sr.º Vieira trouxe esta época para o Benfica, para além das lesões que apoquentam uns 3 ou 4 jogadores da equipa do ano passado (a que verdadeiramente tem qualidade) ainda temos as habituais opções de quem planifica a pré época (Rui Costa? Vieira? Jesus?) a optar por jogos diários contra adversários que descansam entre cada jogo. Não bastavam os problemas da falta de qualidade do plantel, da manutenção do modelo de jogo suicida do 4-4-2 agravado pelas experiências, ainda temos jogos diários contra rivais de boa qualidade, competência, regularidade e... descansados.....
O amadorismo campeia no Benfica e não se pode estranhar que em 14 anos apenas tenhamos ganho 3 campeonatos... há um denominador comum a todos os falhanços, e não é o Jesus...

Mas há que manter a calma. Vem aí o torneio dos Emirates com Valência e Arsenal. Em 6 jogos vamos com 4 derrotas. Vamos ver com mais 2 jogos como fica a estatística...

6 comentários:

  1. Porque não dizer que em 20 anos vamos com 4 campeonatos em vez de 14 com 3? Já não dava para malhar sempre no mesmo, não era? Pois... É que nem é preciso ver o nome do autor do artigo...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente nada disto surpreende.Mas com na ultima época vencemos o triplete,a dupla da bazófia,da fanfarronice e da arrogancia(Vieira e Jesus),em vez de fazerem as coisas de maneira simples e objetiva,andam a brincar á compra de cepos(Luis Filipe é o caso mais gritante),continuam a insistir em autenticos patas de urso,com é o caso de Jara,em vez de já ter o plantel e o modelo táctico praticamente definido.Mas isto é o Benfica dos Pedros Guerras desta vida ,impregenado de sabujos,bufos ao serviço de outros clubes e de incompetentes,ke mais uma vez tinham os corruptos á mercê para dar a estocada na hegemonia deles,e mais uma vez desbarataram toda essa possibilidade de os lixar a sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. faço das minhas palavras as suas senhor alexandre .
      e mesmo pena estes merdosos que gerem o benfica nao aproveitarem uma epoca como a que passou para tentar rebentar de vez com o porto e levar o benfica mais regularmente ao lugar que merece , assim vamos continuar a ficar em segundo ou terceiro , e triste começar uma epoca e saber que nao vamos ser campeoes , esta equipa e fraca demais para acreditar que isso possa acontecer , o porto nao me mete medo o problema e esta equipa de merda que o benfica tem no momento .

      Eliminar
  3. Para o Anónimo vieirista, de facto pode parecer injusto em referir 3 títulos em 14 anos, uma vez que antes de Vieira e contando o titulo de 1994, são apenas 4 em 20 anos. Ora o que se passa é simples. Estar 6 anos sem conquistar um título não é grave, porque desses 6 anos, 3 deles forma passados a endireitar o barco que Damásio deixou todo roto. Não me parece correcto pedir a um Presidente que teve de pagar os charutos e as dividas da D.ª Margarida Prieto, que, sem dinheiro, pudesse atacar o titulo de campeão.

    Por outro lado 14 anos e 250 milhões de euros de divida à Banca, que significam mais de 20 milhões de juros por ano, tinham de justificar mais titulos de campeão. Ou não? Recordo que Vale e Azevedo deixou o clube numa situação MUITO Melhor do que a que encontrou e no final, deixou o dito melhor treinador do Mundo, que o bêbado Vilarinho mandou embora e que Vieira tentou recontratar no Leiria, mas com a condição de Jesualdo ser o seu treinador adjunto, para poupar a indemnizarão. Mais tarde o FCP soube da aproximação desastrada de Vieira ao Mourinho e foi o que se sabe: 2 títulos de campeão nacional, 2 títulos europeus e o FCP a ultrapassar o Benfica.

    Mas há pessoas que gostam de viver na mentira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, o vale e azevedo (assim mesmo, que nem letra maiúscula merece), é que era o bastião da honestidade e integridade e com ele já éramos o maior clube do universo e arredores. Pobre santo que foi incriminado e encarcerado.

      Tá tudo dito.

      Eliminar
  4. Caro Alexandre, o Benfica parece ter um pacto de ganhar 1 campeonato de 4 em 4 anos. Vieira ajuda que o FCP ou o SCP tenham mais chances de ganharem no entretanto, destruindo a equipa que custou tanto a formar...

    E se Vieira for um agente infiltrado dentro do Benfica?

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi