Campeões Nacionais 2014/2015

Campeões Nacionais 2014/2015

Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O fim de uma era...

Portugal 6 de Agosto de 2014

Com a venda de Cardozo ao desbarato termina uma era no Benfica. Uma era desportiva de muitos golos! Nos próximos anos o rendimento desportivo da equipa será muito inferior ao que se verificava com Cardozo, e a época transacta, apesar de bem sucedida em termos de conquistas, evidenciou uma certeza: com Cardozo, o Benfica marcou sempre muito mais.
Assim, é verdade que fomos campeões mas marcamos menos 19 golos no campeonato. Pensar repetir a dose duas vezes, é romântico e ilusório. A saída de Cardozo irá passar factura...
Poderia Cardozo ficar? Poderia Cardozo jogar até aos 100 anos? Obviamente que sim, podia ficar e não, não jogará até aos 100 anos.
Quanto à venda ao desbarato, e apesar de ser anti-Vieira desde 1999 quando vi esse cavalheiro aplaudir os golos do FCP ao Benfica, nas antigas Antas (derrota por 2-0 e acabamos com 10 por expulsão de Rojas), devo referir que me parece que esta venda pode estar associada ao previsível desmantelamento do Benfica Star Funds (BSF), ao qual o Benfica tinha vendido em 2010, 20% dos direitos económicos por 4 milhões de euros.
Com a venda de Cardozo neste momento, e admitindo (quem sabe?) que o BSF vai ser dissolvido a expensas (mais uma vez) do Benfica, podemos dizer que o valor a gastar com a dissolução do BSF se reduziu em 4 milhões de euros. Se como disse o Sr.º Vieira em entrevista, para liquidar o BSF, o Benfica iria precisar de cerca de 30 milhões, digamos que agora só precisa de 26 milhões.
Fica sem se perceber se Cardozo saiu por questões de idade, se por questões de rendimento associado ao seu salário (custo/beneficio), se por questões da gestão financeira da SAD (BSF e outras questões), enfim, ficamos sem saber nada o que não deixa de ser caricato neste Benfica que se dizia “dos sócios” (por oposição ao modelo de SAD de Vale e Azevedo, em que - dizia Vilarinho - ele ficava com tudo e depois vendia a SAD a um investidor e ficava rico).
O que ficamos a saber é que Cardozo pensava em terminar a carreira no Benfica, e eu sinceramente também pensei, porque 4 milhões, que na prática são 8, se contarmos o dinheiro recebido do BSF, é muito pouco para um avançado goleador, que marcou muitos golos e que, apesar da época passada, continuava a ter um jogo táctico importante para abrir linhas de passe para outros colegas rematarem e tentarem fazer golos. Lima, com Cardozo marcou quase o dobro de golos, do que na época passada em que jogou exclusivamente com Rodrigo.
Sem Cardozo iremos voltar aos tempos do Nuno Gomes e do Mantorras, jogadores com boa comunicação social, que primavam mais pela imagem do que pela substância do seu jogo, entenda-se, golos. Se compararmos a única época em que Mantorras jogou com disponibilidade física total, a primeira época, ficamos pelos 9/10 golos! Nuno Gomes, nas quase 10 épocas que esteve no Benfica na sua 2ª passagem, no que diz respeito ao campeonato só por 2 vezes marcou 2 dígitos em número de golos. O número médio era de 7/8 golos! Mas há muita gente que prefere gritar “óoo” e “ahhh, foi por pouco” do que valorizar este “estameiro” que se mexia pouco, mas jogava muito.
O povo benfiquista viveu feliz nesses tempos de Mantorras e Nuno Gomes. A comunicação social “empurrava” uma boa imagem dos dois jogadores para cima dos adeptos do Benfica, ora eram os cabelos ao vento do Nuno Gomes, ora eram os dribles fantásticos do Mantorras, e pronto, no final não ganhávamos porque o treinador é que não sabia.
Vivemos na penumbra de um grande clube, na penumbra do que é uma grande equipa. Há muita gente a governar-se parasitando os interesses do Benfica, mas que de futebol pouco ou nada percebe. Percebem é de ligar a rede de rega e apagar as luzes quando a sua incompetência brutal nos dá amargos de boca, e fazer comunicados idiotas quando ganhamos qualquer coisa no basquetebol em casa do principal rival. Mas da competição, de valores, de ética, percebe zero!

Tacuara saiu. Virou-se uma página gloriosa. Curioso é existirem tantas semelhanças com a forma como Eusébio foi dispensado do Benfica nos anos 70...

5 comentários:

  1. alguém disse:

    Bom texto, mas o Benfica não acaba com a saída do Cardoso, mas sim e também por isso, mas por causa do sócio nº 17.599 do FCPorco, estamos em maus lençóis, diga-se, situação.

    ResponderEliminar
  2. Epah, não estou assim tão pessimista mas é verdade que a venda do Cardozo vai pesar. Devemos o último campeonato aos golos decisivos que ele marcou. Por incrível que pareça, ainda marcou mais que os outros.

    Concordo contigo... Cardozo é como Luisão: só saiem se quiserem continuar a jogar e não tiverem lugar aqui (tal como Aimar fez). O valor da venda não vale o rendimento do jogador... ainda por cima já habituado ao clube.

    Só espero que o Benfica soubesse alguma coisa de alguma lesão dele que o fosse prejudicar muito... se não, esta saída não fez muito sentido.

    Muita gente vai sentir a falta deles... muitos vão merecer... eu, por mim, sempre gostei dele... já temo o jogo da 3ª jornada.... só por não estar lá Cardozo, o Patrício vai entrar muito mais calmo.

    ResponderEliminar

  3. O ano passado só valia 10M... por isso até nem me parece mal vendido

    "No meu entender o Cardozo passou a ser transferível, baixem o valor para os 10 milhões."

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. Só nos faltava mais esta, um post que não tem por onde se lhe pegue!
    Parasitas no Benfica? Olha quem fala!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem lembro da primeira vez que vi o Cardozo a jogar. Um gajo com aquele tamanho a mexer-se daquela maneira e com aquele pontapé...neste não nos enganámos! Infelizmente, estamos todos 7 anos mais velhos, e o Cardozo também. Já não tem lugar como titular, e até estou contente por se ter ido embora porque assim não tenho que sentir o embaraço de o ver a jogar com o físico de quem parece ter 40 anos. Foi bem vendido e sai do Benfica na hora certa para ainda deixar esta bela imagem na cabeça de toda a gente. Inclusive na minha! Abraço.

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado