Campeões Nacionais 2014/2015

Campeões Nacionais 2014/2015

Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Festejámos o 33 mas deveríamos festejar o 35...


Andei a fazer uma pesquisa assim a modos que superficial sobre a história da nossa Liga e da Taça de Portugal.

Parece que a primeira prova oficial em Portugal foi o Campeonato de Portugal, que teve inicio em 1921. Nesta prova participavam todos os campeões regionais, era jogada por eliminatórias e o vencedor era considerado o Campeão Nacional. O primeiro vencedor desta competição foi o FC Porto que venceu o Sporting por 3-1 após prolongamento.

Em 1934 foi criada, a que hoje chamamos de primeira Liga e antes era o Campeonato Nacional. O primeiro vencedor foi o FC Porto, época 1934/1935. E é aqui que começam todas as dúvidas. Para mim, esta competição é a sucessora do Campeonato de Portugal, aquela que determinava o Campeão Nacional, como tal, sou da opinião que os títulos conquistados entre as épocas de 1921/1922 e 1933/1934 são títulos de Campeão Nacional e devem ser somados aos conquistados no Campeonato Nacional/Liga Portuguesa entre as épocas de 1934/1935 a 2013/2014.

Como tal o FC porto deveria ter mais 3 títulos(30), o Benfica mais 2 títulos(35), o Sporting mais 2 títulos(20), o Belenenses mais 3 títulos(4), o Olhanense deveria ter 1, o Carcavelinhos deveria ter 1 e o Marítimo deveria ter 1.

Portanto, a partir da época de 1934/1935 começou-se a jogar o Campeonato Nacional mas o Campeonato de Portugal continuou a disputar-se até 1937/1938, por eliminatórias em que entravam todos os clubes. a prova disso é que na época 1934/1935 o FC porto venceu o Campeonato Nacional e o Benfica venceu o Campeonato de Portugal, o que me leva a concluir que o Campeonato de Portugal a partir da época 1934/1935 até á época de 1937/1938 seria a antecessora da actual Taça de Portugal, que foi baptizada com este nome a partir da época 1938/1939.

Portanto, a Taça de Portugal como hoje a conhecemos vem de 1934/1935, denominada na altura como Campeonato de Portugal, e não iniciou em 1938/1939 como dizem. Seria o mesmo que dizer que a Taça dos Campeões é uma competição diferente da Liga dos Campeões. O que mudou foi o nome e o formato mas a competição é a mesma, o mesmo acontece entre o Campeonato de Portugal e a Taça de Portugal.

Pela minha conclusão, quem venceu a primeira Taça de Portugal foi o Benfica em 1934/1935 e não a Académica em 1938/1939, ano em que o nome mudou de Campeonato de Portugal para Taça de Portugal.

Como tal, o Benfica deveria ter mais 1 Taça de Portugal, o Sporting mais 2 e o FC Porto mais uma, isto tudo entre as épocas 1934/1935 e 1937/1938.

A grande questão aqui é que o Campeonato de Portugal deu origem a duas competições, ao Campeonato Nacional e á Taça de Portugal, por isso é que na actual Taça de Portugal estão inscritos os nomes dos vários clubes que a venceram, desde 1921/1922 até aos dias de hoje, como podem ver nas imagens.

Base da actual Taça de Portugal
Nesta imagem pode ver-se a chapa referente á conquista do troféu por parte do Benfica em 1934/1935, no mesmo ano em que o Porto venceu o Campeonato Nacional, como referi mais atrás.

Neste ano, o Campeonato de Portugal tinha o mesmo formato da Taça de Portugal, nome que assumiu em 1938/1938.





Base da actual Taça de Portugal

 Nesta imagem pode-se ver a chapa que indica o Belenenses como vencedor em 1926/1927 e também o Carcavelinhos em 1927/1928. Nestes dois anos disputavam este troféu os campeões regionais e o vencedor final era considerado o Campeão Nacional.




Resumindo, e na minha opinião:

Campeonato Nacional: 
  • De 1921/1922 até 1933/1934 como Campeonato de Portugal;
  • De 1934/1935 até 2013/2014 como Campeonato Nacional/Liga Portuguesa
  • Primeiro vencedor - FC Porto

Taça de Portugal: 
  •  De 1934/1935 até 1937/1938 como Campeonato de Portugal;
  • De 1938/1939 a 2013/2014 como Taça de Portugal
  • Primeiro vencedor - Benfica.





sexta-feira, 23 de maio de 2014

Tri-Campeões de Basquetebol


TRI-CAMPEÕES DE BASQUETEBOL!!!!!!

CARREGA BENFICA!!!!



Fernando Seara - "O Cavalo de Tróia"

Cada vez que olho ou oiço falar em Fernando Seara dá-me logo uma volta ao estômago. Alguém que após um jogo em que perdemos na Luz com o Porto com mais um erro monstruoso da arbitragem, dando o titulo ao Porto, é capaz de ir jantar com Pinto da Costa deixa-me logo com náuseas. Eu que nesse dia nem jantar consegui quanto mais sentar-me á mesa com o corrupto. Eu até podia ser o melhor amigo do corrupto, mas naquele dia não iria jantar com ele, cancelava tal evento e se ele fosse meu amigo, entenderia perfeitamente. Mas Seara não teve problemas nenhuns em estar em amena cavaqueira com o maior responsável pela corrupção do nosso futebol Português, minutos depois de a sua equipa, o Benfica, ter sido mais uma vez espoliada pela arbitragem que entregou de mão beijada o titulo ao Porto.

Para já são três os candidatos, um é mais um dragão de ouro, outro é um dos braços direitos de Pinto da Costa e depois temos o Seara que para muitos poderá ser aquele que não é carne e nem é peixe, aquele que pode gerar mais consensos. A juntar a isto tudo ainda temos a parte em que é Benfiquista, ou seja, em caso de eleição estará sempre conotado com o Benfica, como adepto que é do Benfica. Esta é a estratégia da Olivedesportos que anda desesperada para meter alguém na Liga de Clubes que pare com o processo contra a Olivedesportos sobre os direitos televisivos e que aposte na centralização dos mesmos.

"O meu `slogan´ é claro. Unir e credibilizar, juntar todos. É urgente isso acontecer em Portugal. Entendo que tenho as características e que posso fazer isso"

Esta é frase de candidatura de Seara. E é a cara de Seara! Agradar a gregos e a troianos! Alinhar com os poderes instalados e ao mesmo tempo tentar cativar aqueles que estão no lado de lá da barricada, no lado daqueles que estão cansados de serem espoliados por uma empresa que nem sequer deveria ser permitida a compra dos direitos de TV dos clubes. É esta a missão de Seara, ser um diplomata dos interesses dos poderes do futebol português dos últimos 30 anos, espero que a direcção do Benfica não caia nesta.

Vou-me juntar ao Benfiliado e fazer duas perguntas que podem dizer ao que vem Seara:
  
  1. Se vencer, desiste dos processos contra a Olivedesportos na Autoridade da Concorrência e no Tribunal de Justiça Europeu?
  2. Qual a sua opinião acerca da alteração da Lei de Bases do Desporto onde é retirado poderes à Liga de Futebol para os devolver à Federação?

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Prioridades para 2014/2015




Em relação ao Luís Martins, penso que seria uma boa aposta porque é jovem, fez uma excelente época, pode evoluir bastante com JJ e no plantel do Benfica, é Português e da formação. Como é óbvio, não faço a mínima ideia do que a direcção estará a preparar, eles até poderão apresentar duas soluções para defesa esquerdo bem melhores que as minhas, aliás, seria o normal porque percebem bem mais do assunto do que eu.

Penso que estas são as posições que mais urgência temos em preencher porque não temos nenhum lateral esquerdo e só temos Máxi para a direita, o André Almeida, para mim, é médio defensivo.

Quais seriam as tuas escolhas para lateral direito e esquerdo?

terça-feira, 20 de maio de 2014

Jorge Jesus e Luis Filipe Vieira

Muitos estão a fazer análises tecnico-tácticas da época do Benfica e eu vou fazer a coisa diferente e falar naqueles que foram os principais responsáveis pelo sucesso do Benfica esta época.

Eu sei que muitos vão já falar que foram os jogadores os principais responsáveis e tal, e eu concordo com tudo isso mas os únicos que acreditaram que era possível fazer o mesmo caminho da época passada mas com um desfecho diferente foi o presidente primeiro e depois JJ.

Eu lembro-me bem do que foi dito de JJ no final da época passada por muitos daqueles que hoje até defendem uma renovação de JJ. Eu sei o que disseram e o que dizem sobre o "ordenado pornográfico de JJ" mas que agora defendem uma imediata renovação de JJ, eu não fui e basta ir ler o que escrevi por essas alturas.

Luis Filipe Vieira:
  • Principal responsável por manter JJ no comando da equipa contra a esmagadora maioria da SAD, adeptos, sócios, jornaleiros e até de JJ;
  • Foi ele que resolveu todo o processo Cardozo, na minha perspectiva bem, dentro dos procedimentos disciplinares do clube. Provou-se com o passar do tempo que Cardozo e JJ meteram os problemas para trás das costas e uniram-se em torno do colectivo;
  • Foi ele que resolveu o problema de Oblak e se hoje o Oblk está no Benfica é graças ao Vieira;
  • Muitos dizem que com esta equipa qualquer um seria treinador, mas esta equipa foi construída por Vieira, Rui Costa e JJ nestes 5 anos. Foi Vieira que criou condições para que o Benfica conseguisse ter jogadores deste calibre;
  • Lembro aqui o que disse Luisão: "Este titulo é muito do presidente que depois de estarmos a 5 pontos foi ao balneário dizer que acreditava no nosso valor e no nosso trabalho."

Jorge Jesus
  • É preciso ter os "tomates" no sitio para agarrar numa equipa completamente destroçada depois do final de época passada;
  • É preciso ter "tomates" para entrar num balneário desconfiado das suas capacidades;
  • É preciso ter "tomates" para entrar num balneário desconfiado das capacidades do treinador;
  • É preciso ter "tomates" para subir ao relvado da Luz depois de ter perdido 3 pontos frente ao Marítimo logo na primeira jornada;
  • É preciso ter "tomates" manter-se na equipa quando estávamos a 5 pontos do Porto;
  • É preciso acreditar muito no seu trabalho para acreditar e conseguir dar a volta por cima;
  • É preciso ser muito bom naquilo que se faz para conseguir fazer com que os jogadores voltem a acreditar que é possível vencer;
  • É preciso ser muito humano para conseguir voltar a ter os jogadores totalmente consigo de alma e coração.
Os jogadores fizeram o resto, os jogadores voltaram a acreditar no seu treinador e voltaram a jogar à Benfica, os jogadores uniram-se todos em volta de um objectivo comum, os jogadores perceberam que só estando unidos venceriam, os jogadores perceberam que o seu treinador sofreu tanto como eles, os jogadores  abraçaram o treinador e foram juntos até ás vitórias finais.

Foi esta união, foi esta crença, foi o espírito colectivo, o espírito de grupo que fez com que a equipa fosse crescendo e que vencesse todos os obstáculos que apareceram pela frente até ás vitórias finais.

Todos mereceram este final de época e mereciam ter vencido a Liga Europa, se mantivermos este caminho mais finais virão no futuro e tenho a certeza que as venceremos, todos juntos!!!

FORÇA BENFICA!!!


Pawel Dawidowicz


Esta foi a primeira contratação para a época 2014/2015. Pelo que tenho lido, este jogador será para a equipa B, pois eu acho que será para a equipa principal. Pelo que vi, confesso que não foi muito, será para o plantel principal, como alternativa a Fejsa, isto se não vier outro jogador para a mesma posição.

O Pawel tem 19 anos feitos hoje, por isso é uma aposta para o futuro e nada melhor que trabalhar na sombra de Fejsa, sem a pressão de ser já titular. O André Almeida poderá ser o seu concorrente mais directo para o substituto de Fejsa mas se Almeida for encostado á direita, então o Pawel poderá fazer muitos jogos na próxima época.

Isto não quer dizer que não poderá fazer alguns jogos na B, porque poderá fazer mas será mais para ir dando minutos ao jogador para mais facilmente se ir adaptando mas estará sempre presente nos treinos da equipa principal.

Do que vi, é um jogador que além de recuperar muitas bolas, sabe sair para o ataque, entrega bem a bola, seja a libertá-la para o jogador mais próximo, seja na profundidade. Parece-me um jogador mais próximo do estilo de Matic do que de Fejsa mas vamos aguardar para o ver no Benfica.


Isto é Benfica






quinta-feira, 15 de maio de 2014

Obrigado a todos!!!!



Obrigado a todos os que fazem sempre uma visitinha aqui ao cantinho deste vosso amigo Benfiquista!!!



Orgulhoso!!!


Parabéns rapazes!!! Mais uma vez encheram de orgulho todos os Benfiquistas pela forma abnegada que se entregaram ao jogo fazendo de tudo para trazer a Taça para casa. Vocês são o nosso orgulho e os nossos campeões!!!!
Não se trata de vitória moral mas fomos superiores e quando uma equipa do Benfica dá tudo o que tem e o que não tem, apesar da enorme tristeza de uma derrota, ainda para mais um derrota numa final Europeia, eu sinto-me feliz, sinto-me tranquilo, sinto-me cheio de orgulho Benfiquista porque aqueles rapazes souberam honrar a camisola que vestiam, camisola não, Manto Sagrado. Quando assim é nada há a apontar á equipa e como tal não irei falar no que correu mal porque eles não merecem por tudo o que estão a fazer esta época.

Quanto ao que se passou no jogo... A UEFA é a vergonha do futebol!!! Foram 3 grandes penalidades por marcar, numa delas seria vermelho directo, na outra seria expulsão por acumulação de amarelos!!! Estiveram a analisar os lances dos penaltis, 1 árbitro principal, 1 árbitro de baliza e 1 árbitro assistente, nenhum deles conseguiu ver qualquer um das 3 grande penalidades e isto tem um nome... Intencional!!! Dolo!!!!



Depois temos os penaltis... Os dois defendidos pelo Beto, mas principalmente o primeiro, o homem dá 3 passos para a frente, mas literalmente. Não é um passo como normalmente fazem, são 3 quase pé ante pé, uma vergonha!!!!




Como é que é possível que 3 árbitros não tenham visto a irregularidade? Só posso chegar a uma conclusão... Intencional!! Dolo!!!
 




FORÇA BENFICA!!!







quinta-feira, 8 de maio de 2014

O Dragão está pronto para receber o Campeão



Manita


Depois de ouvir alguns jogadores do Rio Ave e o seu treinador, tenho de concordar com eles. Na primeira parte o Rio Ave fez um excelente jogo e teve uma série de contra-ataques perigosos e em duas ocasiões obrigaram Oblak a fazer duas grandes defesas, mas foi tudo o que o Rio Ave fez nos noventa minutos. Se na primeira parte se poderia aceitar o empate, na segunda só deu Benfica.

Quero destacar que o Benfica na primeira parte teve três situações em poderia ter marcado, o cabeceamento de Luisão, o remate de Rodrigo defendido para canto e o golo. É que parece que para alguns o Benfica não teve situações para marcar na primeira parte do jogo.

Esta foi a quinta conquista da Taça da Liga, a primeira vitória nas três finais que estavam para disputar. Agora segue-se a Liga Europa e espero que seja desta que o Benfica consiga vencer, sinceramente, já merecemos.

FORÇA BENFICA!!!!


terça-feira, 6 de maio de 2014

Mais dois titulos para o museu



 Parabéns ao voleibol pelo Bi-Campeonato Nacional!!!

Parabéns ao futsal feminino pela conquista da Taça de Portugal!!!

É disto que se faz o Benfica!!!!




Julen Lopetegui

Olhando o que tem sido o FC Porto nestes últimos anos o Julen Lopetegui enquadra-se na perfeição no que ao futebol do Porto diz respeito.

O FC Porto nestes últimos anos tem apostado em homens da casa e no seu 4x3x3, a excepção i Paulo Fonseca que veio do Paços e ensaiou um 4x2x3x1 e deu-se muito mal. Depois de uma época desastrosa do FC Porto,olhando para o mercado interno, no que a técnicos diz respeito, escolher um Marco Silva ou outro seria arriscar demais, como tal, o presidente do FC Porto decidiu-se por um estrangeiro e esta escolha foi de grande risco. E de grande risco porquê? Porque, apesar da sua experiência como jogador do Barcelona, a sua carreira de treinador sénior simplesmente não existe!! Tem um bom currículo a treinar os jovens de Espanha, onde conquistou dois campeonatos europeus de sub-19 e um de sub-21, mas em termos seniores é um completo tiro no escuro. A única cosa que se enquadra com FC Porto é o 4x3x3, de resto é tudo uma incógnita.

Não quero com isto dizer que a escolha é boa ou má porque é impossível aferir tal coisa mas que é uma grande incógnita,lá isso é. Teremos de esperar para ver o que consegue Julen Lopetegui mas, sinceramente, estava á espera que a escolha recaísse sobre alguém com mais nome mas veremos o que isto dá... Poderemos estar perante um grande treinador ou perante o Carlos Queiroz Espanhol...

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Treino de descompressão


E foi só isso que aconteceu no Domingo no que a futebol diz respeito... O resto foi festa da grande...



sexta-feira, 2 de maio de 2014

E que tal recorrer do vermelho a Markovic?

"Real Madrid recorre do amarelo a Xabi Alonso" - A Bola

«Não sei o que é que os jornalistas viram, mas quero esclarecer que não tenho qualquer problema com Mirko. Somos amigos e trocámos camisolas» - Markovic

"Vucinic iliba Markovic no incidente da expulsão
Jogador da Juventus esclarece que o problema foi com o guarda-redes Artur" - Record

"O meu relacionamento com Markovic é ótimo, nós somos grandes amigos" - Vucinic

Depois disto tudo não acham que o Benfica pode e deve recorrer do cartão vermelho mostrado ao Markovic? a única sistuação que me deixa reticente é o relatório do árbitro porque não vejo em lado nenhum o envolvimento do Markovic de forma a que se justifique o cartão vermelho. Tudo indica que o conflito terá sido com Artur e não com Markovic.

Muitos defendem que deveríamos tentar também a despenalização de Salvio mas neste caso penso que não resultara, nem a despenalização do jogador do Real Madrid, mas tentar não custa. A do Enzo não há qualquer fundamento para a sua despenalização.


Conte queixa-se da arbitragem e do Catenaccio...


Ouvir a conferência de imprensa do treinador da Juventus é de ir ás lágrimas...

António Conte: "O tribunal de apelo da Federação Italiana de Futebol confirmou hoje a suspensão de 10 meses aplicada ao treinador da Juventus por envolvimento no chamado caso "Calcioscommesse", relacionado com apostas ilegais. "

Juventus: "O tribunal disciplinar da Federação Italiana de Futebol anunciou hoje a despromoção da Juventus e perda dos títulos nacionais conquistados nos últimos duas épocas." - "Estas despromoções ocorrem devido ao escândalo de corrupção conhecido por "calciocaos", no âmbito do qual os responsáveis dos quatro clubes são acusados de terem influenciado indevidamente a nomeação de árbitros para jogos da temporada 2004/05."

Ouvir este treinador, desta equipa a falar de arbitragens, de pressões e mais não sei o quê, é de um nojo sem explicação. Deviam era ter vergonha na cara este corruptos!!!

Ouvir este treinador falar na forma defensiva como o Benfica jogou treinando ele uma equipa italiana que são conhecidas por serem defensivas, o famoso Catenaccio, é de um nojo sem explicação.

Tenham vergonha corruptos!!!



Que orgulho!!!! Foram uns heróis!!!!


  • Somos campeões;
  • Eliminámos o FC Porto da Taça da Liga a jogar com 10 durante 1 hora; - Eliminámos o FC Porto da Taça de Portugal a jogar com 10 durante 1 hora;
  • Eliminamos a Juventus com um empate a zero em Itália a jogar com 10 durante 1 hora e com 9 durante 7 minutos;
  • Tivemos uma arbitragem habilidosa na mostragem dos amarelos, saíram sempre com extrema velocidade para jogadores do Benfica e foram perdoados 2 ou 3 a jogadores da Juventus.
Conclusão: Somos mestres a jogar com 11, com 10, com 9 e de preferência contra equipas com casos de corrupção.

Para o último jogo do campeonato poderíamos jogar só com 8 para ver o que dá...

Na final jogaremos sem Enzo, Markovic e Salvio mas não estou minimamente preocupado, teremos certamente Fejsa recuperado, jogará Amorim no lugar de Enzo e para as alas temos Sulejmani, Djuricic e Cavaleiro e caso seja necessário pode sempre entrar um Manel... Jogue quem jogar entraremos para vencer e nunca esquecer que o segredo desta equipa do Benfica não são as suas individualidades mas sim o forte colectivo!!!!

VOCÊS HOJE, MAIS UMA VEZ, FORAM BENFICA, ENCHERAM A NOSSA ALMA COM FERVOR BENFIQUISTA!!!

ISTO É BENFICA!!!!