Siga-nos no Facebook

sábado, 17 de janeiro de 2015

A Formação...

Portugal 17 de Janeiro de 2015

«O Benfica tem hoje um projeto que é 3+1+50, nos próximos quatro anos. Tem de ganhar três campeonatos nacionais, ir a uma final da Liga dos Campeões ou de uma prova europeia e ganhar 50 campeonatos nas modalidades. E tem as linhas até onde pode chegar. No futebol estamos a fazer tudo para assegurar que os jovens não vão sair, para que exista uma identificação com a massa associativa», afirmou Vieira em entrevista a «A BOLA TV» - campanha eleitoral, 25/10/2012, BOLA online.
Muito se tem falado na Formação nos últimos anos, e muito se tem falado em particular no número de jogadores portugueses na equipa principal do Benfica. Os adeptos do Benfica são muito sensíveis ao tema, embora nem sempre pelas melhores razões. A discussão pública tem misturado uma enorme dose de demagogia, em particular quando toca a programas eleitorais ou criticas à gestão, com uma enorme dose de incompetência típica de quem parou no tempo.
Eu sou dos que reconhece que o actual Benfica não tem muito espaço para integrar jogadores da Formação, dado que é um Benfica de alta qualidade, de alto desempenho, uma das melhores equipas europeias logo abaixo ao patamar das equipas mais ricas da Europa (Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Bayern de Munique, Manchester United, Arsenal, Juventus. PSG e Manchester City, entre outras).
A Formação tem como um dos principais objectivos dotar a equipa principal de jogadores, mas sem ilusões, porque num Benfica competitivo a probabilidade de integrar jogadores é reduzida e não pode ser tomada como um objectivo estratégico.
Contudo tem sido uma fonte de troca de acusações, até por politiquice barata, como por exemplo, quando se aproveitou uma situação em que a Direcção de Vale e Azevedo emagreceu a despesa da Formação, eliminando as equipas C, D, F, etc. Isto é. Quis-se fazer diferente de Vale e Azevedo, continuou-se a prometer um Benfica com mais jogadores portugueses e mais jogadores da Formação, mas com o passar dos anos as palavras viraram-se contra quem as proferiu, e mostram que afinal não era assim tão errado emagrecer a despesa da Formação como havia sido feito na época 1998/1999, se não me falha a memória.
E a demagogia continua, ano após ano, como se depreende das palavras que o Sr.º Vieira proferiu na última campanha eleitoral, e que inseri no início deste texto. É que nos últimos dias temos sido confrontados com empréstimos que surpreendem todos, incluindo os próprios jogadores da Formação, concretamente da equipa B, concretamente Rúben Pinto e Fábio Cardozo, ambos deixando escapar um lamento que parece sair do coração, referindo que a saída é “um dos dias mais difíceis” das suas vidas.
De facto não se percebe. No inicio da temporada emprestou-se o Bernardo Silva ao Mónaco e o João Cancelo ao Valência, e apesar dos habituais cromos que criticam tudo, a mim o empréstimo pareceu-me uma boa opção pois iam conhecer realidades competitivas diferentes e de qualidade, nas quais poderiam jogar e aprender, tanto mais que os treinadores eram ambos portugueses.
Agora têm-se sucedido umas quantas opções que não seguem a mesma “bitola” estratégica, nem se percebe o qual o objectivo. Emprestar jovens jogadores em Janeiro é uma boa opção? Se as dificuldades de adaptação são grandes no início da época, será que em Janeiro não serão maiores? O Paços de Ferreira é o clube ideal para fazer crescer Ruben Pinto e Fábio Cardozo? Se sim, porque não lhes foi dada a oportunidade de começarem em Julho?
Também parece ser o caso de Hélder Costa, que será emprestado ao Gil Vicente, juntamente com o Lindelof, segundo alguns rumores dos jornais. Que é que o Gil Vicente ou o Paços de Ferreira têm a ver com o Mónaco ou o Valência?
Uma coisa é certa: há pouca coisa que se perceba nesta política de promoção e valorização da Formação. Não que a Formação aumente a competitividade da equipa como já referi, mas porque é o Sr.º Vieira que faz questão em apontar a Formação como vector estratégico do futebol, pelo menos quando anda em campanha eleitoral!

«Quer dizer que este senhor mentiu aos benfiquistas. Um senhor que é juiz, que tem de pautar a vida dele com rigor e verdade, continua a mentir, descaradamente, a todos os benfiquistas. Esse senhor envergonha a magistratura. Não sei como o Conselho Superior de Magistratura não se pronunciou, isto é vergonhoso», dispara – BOLA online 24-20-2012. Um juiz não deve mentir. Correcto. E o Presidente do Benfica, pode? Não é vergonhoso?

7 comentários:

  1. Caro consöcio, ( espero que o sejas...) : com o momento actual que o Benfica atravessa,
    com vitörias e liderança na classificação do campeonato Nacional, votörias ( ainda hoje...)
    no Futsal, Basquetebol, Voleibol, Equipa B, Futebol Junior, Atletismo, etc., etc., o que é
    que te deu, e porque razões vens ( no teu pleno direito...) expor no teu Blog, num autêntico acto de acusação, como se estivesses num tribunal a acusar o mais reles dos
    ladrões, ao qual, aparentemente, não encontras circunstâncias atenuantes...: é sö factos
    acusadores, sem atenuantes ...! Eu não sou ( mesmo nada...) advogado do LFV, mas hà
    coisas que eu não compreendo em certos adeptos/söcios ; se estivessemos em campa-
    nha eleitoral ainda se compreenderia, mas nesta altura, confesso que não posso impedir-
    -me de pensar que por baixo da Camisola Vermelha do Benfica, és capaz de trazer uma de outra côr...Não de côr azulada ou esverdeada, mas da côr do despeito, da decepção
    ( ao ponto de ir buscar assuntos que não se enquadram nada nesta altura da época...),
    dando a impressão que tu pensas que farias melhor, se là estivesses...não é assim ???
    Sö que não estàs. Não assiusti aos discursos do LFV nesse ano 2O12, mas talvez que esses discursos integravam uma campanha qualquer, e justificavam-se; se agora não é
    o caso, ( todos sabemos da dïvida de 500 milhões/€ que o Benfica tem... e da obrigação
    de vender jogaores, o que me irrita muito, mas no comento...) é preciso ter um pouco
    de confiança na Direcção ! Conheces clubes com Fundação que ajuda mesmo os não
    Benfiquistas ? Conheces clubes com projetos ( por enquanto...) de construir um liceu ?
    Sabes por acaso como fonctiona a Organisação no Seixal e os critérios rigorosos de
    disciplina e resultados escolares exigidos aos atletas ? Se conheces algum Presidente
    de club que tenha feito crescer tanto um clube FALIDO, como era o Benfica quando o
    Vale e Azevedo foi derrotado...Se nos tivéssemos um 'sponsor' àrabe, chinês ou russo,
    por tràs das nossas finanças, imagina o que poderïamos fazer ainda mais...mesmo com
    uma imprensa de merda ( desculpa a expressão,..) cheia de inveja desde que o Benfica
    lançou a Benfica TV, porque assim jà não podem passar a vida a comentar armados em
    detentores da verdade: a verdade desportiva passou a ter duas ou mais vozes..;O nosso
    clube não precisa de prestar vassalagem a ninguém, e eles vingam-se publicando tudo
    o que possa chatear o nosso Universo ! Não, o LFV não tem o dom da ciência, ( nös
    também não, aliàs...) podes crer, mas como foi eleito democràticamente, quer se queira
    quer não, actualmente não vejo quem possa dirigir melhor o Benfica ; nas pröximas
    eleições logo se verà quais serão os projectos apresentados por uns e por outros. Não
    precisas de me publicar ( nem sei se o farias...) pois tenho ulma escrita bastante modes-
    ta! Aliàs, podes interpretar este texto como uma conversa. Eu não o fiz de outra forma.
    Saudações Benfiquistas de Paris.

    ResponderEliminar
  2. Vives obcecado com o sr Vieira....cura-te.

    ResponderEliminar
  3. Quem não te conhece que te compre. Loas ao Vale e Azevedo que quase destruiu o SLB.Não foi só a formação mas sim quase todo o Clube. Atacar o trabalho que se faz agora com a Formação é além de ser demagógico é ser aldrabão. Esta semana estão TRÊS SELECÇÕES NACIONAIS a trabalhar e estão lá VINTE CINCO ATLETAS DO GLORIOSO. E dizes que nada se faz? Uns foram para o estrangeiro e outros por cá vão evoluindo. Não te metas no que não percebes nada. Mas entendo pois passaste tanto tempo a seguir o maior mentiroso da história do SLB que agora não consegues distinguir onde está a verdade.

    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves estar confundido com o Sr.º Manuel Damásio... JVA veio pegar no que sobrou do Clube e conseguiu contra tudo e todos, aguentar o barco até à Providência Cautelar do Gaspar Ramos em 2000 que impediu a criação da SAD, o encaixe de capital e o amontoar das dividas... O resto é ficção dos avençados da Olivedesportos e dos que são convidados para comer um croquete e beber um "sumol" na cabina da Presidência, como deve ser o teu caso... Por acaso Damásio chegou a convidar-me para aparecer lá quando fosse a Lisboa, coisa que nunca fiz, pois na altura era mais dificil ir daqui, lá...

      Eliminar
  4. Sem sentido nenhum este post..Completamente sem nexo.Entao agora que estamos tao perto de colher os frutos da formacao apos tantos anos de esforco e investimento e que se vem por tudo em causa...
    o andre gomes foi vendido por quinze milhoes e pagou tres anos do centro de estagios do seixal.isso significa que os seus custos sao cinco milhoes por ano.acho que neste momento o Slb tem mais que capacidade de vender um novo andre gomes de tres em tres anos....
    quanto aos emprestimos,os jogadores nao sao todos iguais bem como as suas necessidades..e tambem nem todos conseguem saltar de uma segunda liga portuguesa para um monaco ou valencia...a verdade e que eles estavam a precisar de mais que a equipa b para evoluir.e assim abrem lugar para outros.
    neste momento a nossa equipa b e a nossa formacao sao exemplares e a que melhor trabalha em Portugal.
    e acho que tambem ninguem defende que os jogadores da formacao fiquem na equipa principal para tirar lugar aos luisoes,gaitans,salvios,etc...eles teem lugar sim porque nao sao inferiores a luis felipes,bebes,derleys e muitos outros que sao contratados desnecessariamente..
    tudo isto e tao simples que ate faz confusao explicar..

    ResponderEliminar
  5. Não vou comentar as opiniões aqui expressas pela simples razão que são opiniões. Quando continua a existir gente que não sabe quem era o Sr.º Vieira no tempo que comemorava os golos do FCP ao Benfica, quando continua a haver gente que não percebe o que significa ter um passivo bancário de 250 milhões com juros anuais de 20 milhões, quando continua a haver gente que não percebe o que poderíamos ter alcançado com Mourinho a treinador, quem sou eu para influenciá-los? Estão bem uns para os outros... enquanto benfiquista digo o que penso e enso no que digo. Nem todos podem dizer o mesmo.

    Dois esclarecimentos: 1) fui sócio entre 1994 e 2012, os 3 últimos anos como sócio efectivo, 2) comecei o texto defendendo os empréstimos dos jovens jogadores na pré-temporada. Isto impede-me de questionar estes empréstimos de Janeiro? Isto impede-me de apontar o dedo às mentiras e demagogia do Sr.º Vieira? Agora vale tudo para continuarmos a limentar bancos e empresários, e antes quando o Vale e Azevedo andava a pagar as dividas do Damásio, contra os próprios benfiquistas, nessa altura é que tinhamos de ser exemplares?

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi