Siga-nos no Facebook

sábado, 2 de maio de 2015

Cantar de galo?

Portugal 2 de Maio de 2015

O empate com o FCP pode ter sido estatisticamente um bom resultado mas tem de ser devidamente enquadrado com a realidade competitiva: faltam 4 jogos e temos de conquistar 9 pontos. Um objectivo que pode não ser fácil de alcançar, pelas mais variadas razões.
É legítima a comparação de alguns com o contexto de há 2 épocas atrás, quando após a vitória em casa do Marítimo ficamos com 4 pontos de avanço sobre o FCP a 3 jornadas do final do campeonato. Para ser campeões “apenas” tínhamos de ganhar os dois jogos em nossa casa, caso perdêssemos contra o FCP (o único jogo fora de casa que faltava).
Ora hoje temos 3 pontos de avanço sobre o FCP mas em contrapartida faltam 4 jogos. Estamos pior! O único aspecto em que estamos melhor é que não temos competições europeias, e no outro caso tivemos um desgastante jogo na 5ª feira europeia contra o Fenerbahce, um jogo que nos desgastou física e mentalmente. Depois Jesus cometeu o erro de colocar contra o Estoril, essa equipa que brilhantemente nos tinha colocado na 2ª final consecutiva da Liga Europa, opção que qualquer um faria, mas que se revelou desastrosa pois os jogadores estavam cansados e nem pareceram os mesmos. O árbitro (Paulo Baptista) também ajudou ao validar um golo onde houve um fora de jogo de posição com intervenção na jogada, perdemos 2 pontos e reduzimos a vantagem para 2 pontos antes da deslocação ao Porto.
O que poderá suceder nos últimos 4 jogos, começa já hoje em Barcelos. Iremos cantar de galo? Nos últimos 3 anos apenas vencemos lá apenas uma vez. Não é um bom indicador.
Também não é bom indicador a polémica que a comunicação social em articulação com os responsáveis do FCP, contando com a habitual omissão ou participação incompetente da nossa parte, fizeram com a nomeação do árbitro Capela para este importante jogo. O mediatismo, positivou ou negativo, das arbitragens é um campo onde continuamos a recusar jogar, demonstrando um autismo incompreensível, uma vez que sabemos qual a intenção com que se criam estes casos e se põe toda a gente a comentar.
Depois da nomeação já ouvimos Fiúza, presidente do Gil Vicente, que lançou o mote ao dizer que “o Gil Vicente não tem sido muito feliz com Capela”, já ouvimos o que pensa Proença, depois o que pensa Jorge Jesus e a seguir (porque falou depois) Lopetegui que em tom ordinário sublinhou que JJ só se engana com o seu nome, mas não com o nome de quem nomeou Capela. Claro que neste bate-boca ninguém se lembrou de perguntar a Lopetegui se sabe quem é que nomeia os árbitros para vermos se sabe do que fala ou se ataca de forma gratuita....
Pelo meio tivemos o idiota de serviço, João Gabriel, a defender-nos de um ataque actual do FCP com a “cassete” antiga do Apito Dourado. Se é para passar “cassetes”, ofereço-me para fazer esse papel, e de borla. O que esperava de quem ganha milhares de euros por mês, é que falasse da nomeação de Marco Ferreira para o jogo do FCP e sobre a estranha decisão da FPF em não colocar o Benfica e FCP a jogarem à mesma hora, como há duas jornadas atrás.
E como a incompetência da tal máquina, estrutura do Benfica, tão mencionada por uns quantos ingénuos quando têm de devolver elogios a quem lhes oferece borlas para ver jogos do Benfica, ainda tivemos (mais) um desempenho infeliz de JJ que elogiou o carácter humano de Lopetegui (após o desaguisado do jogo da Luz), antes deste responder da forma ordinária que já mencionei. Ora passa pela cabeça de alguém dar uma entrevista na semana anterior a um dos últimos 4 jogos que precisamos de ganhar para sermos bicampeões? Passa, e é no Benfica. Passa pela cabeça de alguém elogiar alguém que cresceu para nós e nos abordou de forma agressiva? Passa, e é no Benfica. Mas que podemos esperar de um (bom) treinador e de uma máquina que o deixa dizer (sem correcções posteriores) que “comigo na 2ª volta fazemos mais pontos” quando tal afirmação era errada na altura e confirmou-se em mais uma época, a 4ª em que JJ faz menos pontos na 2ª volta do que na 1ª?
Resultado desta incompetência: a resposta de Lopetegui, insultuosa e ordinária é o troco que JJ e a tal máquina do Benfica estavam a pedir... E o FCP safou-se desta polémica (mais uma) sem ninguém ter lembrado os maus desempenhos de Marco Ferreira nos jogos do Benfica, prejudicando-nos (derrotas em Braga e Vila do Conde), e nos jogos do FCP, beneficiando-os (vitória sobre o Paços de Ferreira com o 2º golo a nascer de um penalty fora da área).

É isto o Benfica. Entretanto a única vez que vimos uma foto de Vieira nos jornais durante esta polémica, foi a propósito da possível recompra de dois jogadores formados nas escolas do Benfica e depois cedidos ao Rio Ave. Será para manter a “aposta na formação” como traçou como meta ou será para financiar o Rio Ave como já fez antes com o Leiria, Paços de Ferreira, Vilafranquense, etc?

1 comentário:

  1. Está quase .. e se NOS deixarem, seremos Campeões.

    Viva o Benfica, sempre!

    Bom Domingo-http://aguiadeluz1982.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi