Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 11 de junho de 2015

A "estrutura"...



Portugal 11 de Junho de 2015

Após a conquista do bicampeonato, que vendo bem, parece que surpreendeu muita gente responsável do Benfica, apareceram uns quantos “lambe-botas” na comunicação social, onlines, intervenções públicas, etc, a falar da importância da “estrutura” do Benfica ou da mudança de “paradigma” desportivo, sugerindo que o Benfica estava a terminar o reinado do FCP no domínio pelo futebol português.
À data que escreveram isto, estamos a falar de um “paradigma” constituído por 1 penta, 1 tetra, 1 tri e vários bicampeonatos do FCP, nestes últimos 31 anos. É fantástico como um simples bicampeonato do Benfica pode por essa gente muito inteligente, ou muito lambe-botas, a falar de mudança de paradigma.
Se razões havia para pensar que não há qualquer mudança de paradigma, pelo estilo, estratégia e resultados conhecidos da gestão Vieira, os primeiros sinais de que não haverá qualquer mudança foram dados com a sugestão dada a Jesus que deveria ir treinar para o Qatar e aproveitar o contrato da vida dele. Efectivamente um gestor, alguém que toma decisões de forma racional mas com um objectivo ganhador, não pode mandar embora quem conhece e tem resultados, para apostar num treinador que por melhor curriculum desportivo que tenha, chega e arrisca-se a perder, porque como sabemos, a nossa competição não é limpa, não e justa, obriga o Benfica a jogar muito mais do que os outros para ultrapassar todo o tipo de armadilhas que nos são colocados. Portanto não basta ser um “bom “treinador lá fora, porque no Benfica é tudo diferente.
Mas também nunca haveria mudança de paradigma desportivo por influência positiva da “estrutura” do Benfica, uma vez que a estatística é como o algodão e não engana! Nestes últimos 6 anos de Benfica, com uma aposta no futebol espectáculo e com um treinador que devido a N factores conseguiu recolocar o Benfica na senda do sucesso, o FCP ganhou 3 campeonatos onde ultrapassou sempre a fasquia dos 80% de pontos conquistados, chegando aos 90% num deles. Mesmo na derrota de “Lolpetegui” conseguiram 80% de pontos justos!
Se recuarmos ao tetra do FCP, Co Adrianse mais Jesualdo Ferreira (2005/06 a 2008/09), constatamos que todos esses títulos foram ganhos abaixo dos 80% de pontos!
A marca dos 80% é um valor de referência porque foi com 80% que Mourinho ganhou o 2º título de campeão no FCP, com uma equipa que, com ajudas de arbitragem ou não, com sorte no sorteio ou não, ganhou a Champions League ao Mónaco. Ora se Mourinho com uma boa equipa fez “apenas” 80% fácil é concluir que, se actuais equipas do FCP não são treinadas por treinadores acima da média, nem por jogadores que deixam marca, então a subida de pontuação das equipas do FCP deve-se apenas a um factor: maior domínio da arbitragem.
Então como é que o Benfica ganhou 3 campeonatos em 6 possíveis, se o FCP aumentou o domínio da arbitragem por ineficácia, incompetência ou desleixo da nossa “estrutura”? Exactamente porque o treinador era muito bom. Não porque a “estrutura” do Benfica justificasse essa melhoria de perfomances no futebol, mas sim porque o treinador, um “achado” nos dias que correm, era bom. Talvez bom demais para a estratégia dos poderes do futebol, que Vieira representa de forma exemplar. A extraordinária capacidade para dizer hoje uma coisa, e amanhã justificar o seu oposto, não está ao alcance de qualquer um. Só pessoas com elevado potencial e/ou máquina de propaganda mediática (paga, obviamente), podem alcançar o nível que o Sr.º Vieira já alcançou em 14 épocas em que prometeu muito e alcançou pouco.
A “estrutura” é pois uma figura de estilo sustentada não em factos mas em opiniões, vindas quase sempre de gente beneficiária do actual modelo de gestão “empresarial” do Benfica, seja o administrador da SAD (onde é que ganhava 250 mil por ano?), sejam os opinadores de serviço (milhares de euros mensais), sejam outros avençados espalhado em blogues e outros espaços online. A “estrutura” pretendeu reter os méritos de Jesus, ou partilhá-los, para suavizar a sua saída e não porque os mereça de facto.
Daqui a um ano, a “estrutura” irá ser julgada pelas opções que fez, comparadas com as da época que agora termina. Se tudo isto contribuir para esvaziar o estado de graça de Vieira, valeu a pena. Pelo Benfica!

11 comentários:

  1. Concordo. O Vieira tomou uma decisão por vaidade e não tendo em conta o interesse do Benfica. Merece ser julgado nas urnas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clap, clap, clap.. há que perder o medo e assumir que não há mais mantos protectores, como era JJ para esta Direcção de Vieira e muitos interesses escondidos...

      Eliminar
  2. Olha quem emergiu à superfície, o maior fracassado da net, o adepto confesso do grande VA, aquele que gostava de afagar o pelo a benfiquistas nas famosas AG quentes.
    Só aparece quando lhe cheira a sangue! Estás com azar que agora já não levas nada!
    O pokeralho ainda te deve estar a fazer confusão e dor. Mirandela ainda está no mesmo sítio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mirandela ainda está no sitio, mas aqueles tipos da Casa do Benfica que na altura iam fazer e acontecer, já desapareceram todos, ou quando vêm falar comigo é na base "você é que tinha razão". Sim adepto do modelo de JVA, que lutando contra os interesses mais intestinos do Benfica, os que andam a mamar à custa de otários como tu, durante três anos não o deixaram fazer nada e agora aí estão de volta, sob o manto protector de Vieira: Manuel Damásio, Gaspar Ramos, António Figueiredo, João Salgado, Braz Frade, Vasco Pinto Leite, Bagão Félix, etc, etc. JVA esteve longe de ser perfeito ou estar ao nível de um grande clube como o Benfica, mas considerando a catastrófica situação financeira que Damásio e pandilha deixaram, muito fez ele.

      Se o clube estivesse mal, o Vilarinho alcoólico não ia a correr dar 1,7 milhões de contos pelo Roger, 400 mil pela perna direita do André, e uma verba não conhecida pelo Edmilson que o Sr.º Vieira colocou no Benfica. Já nessa altura Vieira era especialista em contratar jogadores e naturalmente receber a comissão, Isto sim, é procedimento legal.

      Eliminar
  3. ....caro portista,perdão!!! Benfiquista?'''...PARA JÁ O GLORIOSO BENFICA NAS DUAS ÚLTIMAS ÉPOCAS "SÓ" GANHOU 6 TITULOS e o porto 1 ....depois porque não eu pensar que no porto a POLITICA DO SUICIDIO ESTÁ A ACONTECER....".compraram " jogadores emprestados QUE APENAS QUEREM AFIRMAÇÃO e se cagam para o ADN...pelos vistos é politica para continuar.....MAS....NO BI-CAMPEÃO É QUE TUDO É MAU......parabens pela tua crónica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vires criticar-me porque o Bicampeão está bem, quando o treinador que ganhou o bicampeonato foi convidado a ir para o Qatar, é sinal que ainda não percebeste que o bicampeonato não foi ganho pela "estrutura" mas sim pelo que saiu. E isso preocupa-me porque na minha maneira de ver, gratidão é reconhecer o mérito dos outros e mantê-los do nosso lado. Não é mandá-los embora e por uns papagaios a lembrar que a estrutura do Benfica é muito forte, para enganar otários como tu e muitos outros que acreditam no Pai Natal Vieira.

      Fui sócio desde 1995 a 2012, os 3 últimos anos como sócio efectivo embora não visse qualquer jogo na Luz. E também já fui otário. Quando apoiei Damásio nas eleições contra JVA...

      Eliminar
    2. Não concordo contigo. Se o mandaram embora é porque conseguiam ganhar títulos sem o Jesus. Aliás, o Benfica "mandou" (não acredito que o tenham expulsado) o Jesus embora porque não estava a aproveitar os jovens da equipa B.

      Eliminar
  4. Paulo Geraldo11/06/15, 16:50

    A estrutura que só ganhou 4 campeonatos e em que 3, foram ganhos com o JJ. Ainda bem que o malandro do JJ se foi para os jovens começarem a jogar... Contanto com Taarabt já são 11 contratações... Redução de custos, como se vê... Quiseram empurrar o JJ para fora do Benfica, e o resto é conversa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que consegue perceber e ver para além da ponta do nariz. Parabéns...

      Eliminar
  5. marcio sousa11/06/15, 21:08

    Eu percebo o que queres dizer e atingir...
    De qualquer maneira, apetece-me lembrar que o JJ nao se finou bem reformou... quem quiser pode is ao WC de alvalade e aplaudir... nao digo as osgas, ma's o magnifico futebol do jj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entrei uma vez em Alvalade, para ver a meia final Portugal-Holanda... confesso que me senti estranho por aqueles lados. experiência a nunca mais repetir... Quanto ao JJ em Alvalade não me interessa. Interessa-me é o Benfica sem JJ...

      Eliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi