Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Surrealista...




Portugal 26 de Junho de 2015

A inacreditável saída de Jorge Jesus do Benfica, é o facto mais marcante dos últimos tempos ou anos da gestão Vieira, e apesar de não ter podido reflectir sobre este assunto, não podia deixar de registar a minha opinião, para memória futura.
Quem me costuma ler, sabe que por diversas vezes me tenho referido a Vieira como uma espécie de “rei nu” ou alguém que “faz de conta que é presidente” do Benfica. Palavras e comparações duras, mas que não surgem do nada, não surgem de uma qualquer embirração pessoal, não surgem em qualquer contexto de politica interna, mas tão-somente da necessidade de provocar o debate em torno do caminho que o Benfica tem seguido desde 2000 para cá. Um caminho sinuoso, sem estratégia que promova os interesses económicos e desportivos do Benfica, sem resultados desportivos que justifiquem os avultados investimentos económico-financeiros que têm sido feitos, sem vermos a luz ao fim do túnel, como repetidamente temos ouvido dizer a Vieira que entrou no Benfica através do Dr.º Vilarinho, que funcionou na plenitude como um cavalo de Tróia.
A dimensão da hipocrisia demonstrada por Vieira neste processo, até a mim me surpreendeu, eu que tantas vezes o tenho acusado de ser farsante, de ser uma pessoa que representa o papel, faz de conta que faz, mas não faz. O convite para ir treinar uma grande equipa francesa, via Qatar onde estaria um ano, com o avião a sair no dia seguinte, é de um calculismo tão cínico, tão hipócrita, que rebenta com tudo que pensava que era negativo no Benfica.
Vamos a factos. O Correio da Manhã noticiou em Janeiro (!) o interesse do Benfica em Rui Vitória. Vieira nunca reuniu com Jesus para discutir a renovação, com o argumento rotineiro, “depois de terminar o campeonato falamos”. A partir de 1 de Janeiro, Jesus era livre de se comprometer com quem quisesse, mas a aparente relação de amizade entre ele e Vieira, dava garantias que o Benfica seria sempre a sua 1ª opção. Em 21 de Maio, a BOLA online anunciava “embora o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, ainda tenha uma reunião agendada com o treinador Jorge Jesus acerca da renovação do seu contrato, o máximo dirigente benfiquista já tem alternativas preparadas e uma delas é o técnico Rui Vitória do Vitória de Guimarães”. A 28 de Maio, no lançamento do jogo da Taça da Liga, Jesus disse que estava “apenas e só concentrado na final da Taça da Liga. O treinador do Benfica evitou falar do seu futuro e apontou baterias para a conquista de mais um troféu”. Em 3 de Junho o sitio Relvado transmitia a notícia “de acordo com a RTP, o clube da Luz só admite a saída do técnico de 60 anos para o estrangeiro, admitindo até facilitar a mudança, caso seja essa a vontade de Jesus, estando esse processo nas mãos do empresário Jorge Mendes. Porém o mesmo não se aplica ao território nacional, uma vez que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não o quer ver em Alvalade ou no Dragão. O líder encarnado tem consciência que não faz sentido deixar sair o treinador bicampeão para qualquer um dos rivais e o salário de quatro milhões não será impedimento para a renovação de contrato”.
Conjugando tudo isto resulta claro que a renovação com Jesus não era prioridade e que o salário de 4 milhões não era problema para a renovação, se as outras ofertas fossem nacionais. Qual era então a estratégia da SAD e do Sr.º Vieira, para o treinador que nos dois últimos anos, ganhou 6 títulos nacionais, incluindo um bicampeonato, e levou o Benfica a mais uma final europeia? Simples: NENHUMA! Ele devia sair, ir treinar para França via Qatar, o assunto estava nas mãos de Jorge Mendes (sempre este) e a questão da manutenção do salário só se aplicava caso ele quisesse treinar em Portugal.
A opção de Vieira traduziu-se numa enormíssima falta de respeito pelo treinador e pelo homem, e numa enormíssima falta de respeito por todos aqueles que acreditam que Vieira está a gerir o futebol a pensar no sucesso desportivo.
Quanto ao treinador teve azar e pela primeira vez teve alguém que lhe fez frente. Doravante, qualquer resultado desportivo de Jesus será sempre comparado com o Benfica de Vieira e Rui Vitória. Quanto aos adeptos, esses são mais fáceis de “enrolar”, já que a máquina de propaganda, não deixa nada ao acaso tendo conseguido transformar a vítima em ré! Ou seja, quem traiu as expectativas de Jesus e dos benfiquistas, Vieira, passou por traído, quem foi traído porque contava com um reconhecimento pelas últimas vitórias, passou por traidor (Judas).
Como isto se faz? Simples. Nos primeiros 4/5 dias após a consumação da passagem de Jesus para o SCP, só ouvimos e lemos gente a falar do ponto de vista de Vieira. Ao fim de 4/5 dias, é quando lemos e ouvimos a versão das gentes ligadas a Jesus. Mas já vão tarde porque a opinião dos adeptos já estava formada a favor de Vieira. A comunicação social é o 4º poder e não é por acaso. Porque razão Vieira tem tratamento VIP para os “mídia” e os outros não? Também é simples de responder: Vieira é o rosto de uma estratégia alheia ao Benfica, com muita gente que está a parasitar os nossos interesses e que tem muita influência nos mídia: Jorge Mendes e Joaquim Oliveira!
Posto isto, e quando ouço que Vieira recebeu os deputados e no seu discurso, escrito por alguém que ainda não tivemos o prazer de conhecer, disse que “é preciso ser grato”, concluo que a sua hipocrisia rebentou com a escala.
14 épocas, 4 campeonatos, 3 deles com o treinador a quem se abre a porta para sair do clube, 200 milhões de divida bancária, 200 milhões de juros pagos, são estes os “títulos” de Vieira e quem o acompanha. O objectivo não é, nunca foi, ganhar no futebol. São outros interesses que estão a enriquecer muita gente, dentro e fora do Benfica.

13 comentários:

  1. Nem quero imaginar o que diria se 2014/2015 não tivesse sido a melhor época de sempre e a melhor época no futebol desde 1984...

    ResponderEliminar
  2. Surrealista é ainda existirem defensores de JVA a escreverem em blogues que se afirmam Benfiquistas. Acreditarás que tirando os desmemoriados e alguns interessados - para os quais lhes dará jeito denegrir LFV, mas ao mesmo tempo a proximidade a JVA lhes causará sarna, - os Benfiquistas te podem dar credibilidade?
    Acreditas piamente no que dizes ou és o ultimo dos moicanos, mas das causas hipócritas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda mais surrealista é defenderem o Jesus como se este não andasse a negociar com o Sporting desde dezembro....

      Eliminar
  3. Surrealista é de facto a única coisa com a qual estou de acordo, mas se for para descrever o conteúdo deste comentário. Somos livres de gostar ou desgostar da quem quisermos, mas deturpar os factos desta forma é de facto Sureal.
    Primeiro que tudo os ditos "factos" têm por fonte pasquins que não deviam merecer qualquer credibilidade no que a notícias sobre o Benfica dizem respeito.
    Em segundo lugar nada foi dito sobre as possíveis negociações entre o ex-treinador do Benfica e o presidente dos rivais já vindas de finais do ano passado.
    Em terceiro lugar não se viu qualquer referência ao facto de o Jesus querer o Salgado do futebol do Benfica - DDT.
    Em quarto lugar nada foi dito sobre a constante teimosia de ignorar a vontade da SAD do Benfica de promover os produtos da Academia do Seixal, mesmo com casos flagrantes como Bernardo Silva.
    A cegueira dos números do passivo é de tal forma debilitante que seria uma parvoice pedir ao autor do texto para tentar fazer o simples exercício de compara oque era o Benfica em 2000/01 e o que é hoje.
    Respeito todas as opiniões, mas quando são assim tão inquinadas só lamento o tempo que perdi a lê-las.f

    ResponderEliminar
  4. Raramente li algo mais ridiculo...

    ResponderEliminar
  5. Portanto, para ti os factos são as notícias dos jornais? Olha que as há para todos os gostos...
    Realmente o Vieira está a dar cabo do Benfica. Pegou num clube ganhador, que não dava hipóteses aos adversários, em todas as modalidades, com uma saúde financeira invejável e um património fabuloso, e trasnformou-o nesta miséria que se vê: Um clube sem chama, que não ganha nada em qualquer das modalidades que pratica (tirando uns míseros 64 troféus só este ano), sem dinheiro nem património (tirando um estádio novo, um centro de estágio, um museu, entre outras banalidades).
    Enfim uma vergonha imensa, que esse bandido nos anda a fazer passar...
    Ai se o ridículo matasse, não se escreviam tantas asneiras...

    ResponderEliminar
  6. É isto. A turba ainda não percebeu, porque o mais fácil é alinhar na história do Judas. Creio que em Dezembro já terão percebido.

    ResponderEliminar
  7. SEM RESULTADOS DESPORTIVOS? DESCULPE LA MAS DEVE ESTAR A VER MAL O FILME. FOMOS CAMPEORS EM PRATICAMENTE TODAS AS MODALIDADES. FALAR EM MAUS RESULTADOS DESPORTIVOS E MA FE.

    ResponderEliminar
  8. ja percebi que voce gosta de falar sozinho nao aceita oinioes diferentes. a inveja e coisa feia.

    BENFIQUISTA ALBICASTRENSE

    ResponderEliminar
  9. estou perfeitamente de acordo com este post. Bons Presidentes tivémos com Manuel Damásio e Vale e Azevedo. Aqui assistimos a um Benfica forte , ganhador,com prestígio, etc, etc

    ResponderEliminar
  10. Um post que vindo de um suposto benfiquista é uma vergonha!
    Enquanto me lembrar não voltarei a este blog!

    ResponderEliminar
  11. Águia -1,como vez todos os comentários abonam tudo o que escreves, esse ódio ao "nosso" PRESIDENTE está á vista de todos.Cura-te e verás que a vida te vai correr melhor.VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  12. É pena que ignores as palavras de Vieira no inicio da época passada em que disse em mais do que uma entrevista que Jorge Jesus renovava quando quisesse. E isto não é conversa de jornal. É factual. Vieira disse isso. Apenas mudou o discurso após o meio da época e se calhar esse discurso mudou já por alguma razão.

    Quando ao resto das baboseiras... Nem vale a pena. "Sem vermos luz ao fundo do túnel". A sério??? Andas assim em negação??? A luz de que falas certamente não é a dos Benfiquistas. Esses já saíram do túnel à muito tempo.

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi