Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Soube-me a pouco...

O jogo teve duas partes distintas... Na primeira parte o Benfica esteve um pouco melhor que o Porto, embora o Porto tenha entrado melhor na partida, já era esperado, e nos primeiros 10 minutos tenha obrigado o Benfica a recuar para o seu meio campo. A partir daí o Benfica controlou o jogo por completo e o Porto pouco ou nada conseguiu criar, enquanto o Benfica se foi acercando da baliza com algum perigo. Foi nesta altura que Casillas foi obrigado a fazer duas defesas a evitar o golo do Benfica. Num outro lance a remate de Guedes, Mitroglu não consegue a emenda por muito pouco.

Na segunda parte iniciou-se com algum equilíbrio mas a partir dos 60 minutos o Porto tomou completamente conta do jogo e criou 3 situações claras de golo, uma bola ao poste, um lance cara-a-cara com Júlio César e o golo. Apesar de não terem sido muitas as oportunidades criados pelo Porto, foram criadas algumas jogadas de perigo junto da baliza do Benfica. foi notória a quebra do Benfica no seu meio campo e a dada altura o Benfica já só ia para a frente com 3 jogadores, além de não conseguirem ter a bola em posse muito tempo e foi neste período que o Porto disparou na posse de bola.

Em relação ao nosso Benfica... Gostei da forma como o Benfica anulou o jogo do Porto não lhe dando qualquer hipóteses de criar qualquer situação de perigo e gostei de algumas transições, embora ache que naquela primeira parte poderíamos ter feito melhor com bola. Notei que Rui Vitória abandonou o 4x4x2... Os jogadores na frente eram os mesmo mas os posicionamentos não eram os mesmo... O Benfica jogou em 4x2x3x1 com Jonas a assumir o papel de 10, ou seja, baixou a fechar na zona de Rúben Neves aquando em processo defensivo e com bola baixou bastante na tentativa de organizar jogo, o que nem sempre conseguiu bem porque não é e nunca foi um 10.

O que me desiludiu um pouco foi alguma estratégia de Rui Vitória... Apesar do excelente jogo do André Almeida naquela posição, para mim jogava sempre ali, foi estranho a sua inclusão uma vez que não tinha feito qualquer minuto esta época, por isso, foi uma decisão arriscada de Rui Vitória. Também não percebi como é que se deixa na bancada Cristante e Fejsa quando se entra em campo com um duplo pivot e ambos mais defensivos. Era de prever que o meio campo do Benfica iria cair fisicamente na segunda parte e não havia ninguém no banco com as características de Samaris e André Almeida. Além disso, achei que as substituições foram feitas muito tarde e se queríamos vencer o jogo o Talisca deveria ter entrado mais cedo para a posição 10 para refrescar aquela posição, Se não havia nenhum trinco no banco, na pior da hipóteses teria de entrar Pizzi para jogar a 8 e o Carcela deveria entrar para o lugar do Guedes.

Penso que o Benfica tornou a jogar demasiado posicional com bola, Gaitan e Guedes estiveram demasiado presos à linha. Muitas vezes Jonas não tinha nenhuma linha de passe e por isso demorou algumas vezes no passe. Poucos apoios dos médios centro aos alas/laterais, pouco apoio de Gaiatn e Guedes e de um dos médios interiores quando Jonas recebia a bola.

Continuo a achar que temos um excelente plantel para o 4x2x3x1, com mais dinâmica na frente e temos um bom plantel para o 4x4x2. Eu acho que Rui Vitória deveria ser fiel às suas ideias de jogo!!

Na primeira parte viu-se um Benfica diferente do que o Benfica de JJ, viu-se um Benfica a querer mais bola, mais posse mas a quebra física na segunda parte não nos permitiu ter mais bola.

Ambas as equipas ainda estão em crescimento e como tal acredito que na segunda volta o embate será ainda mais disputado.

Em relação à equipa de arbitragem, tem sido o normal deste campeonato, fraquinha... Aos 50 minutos de jogo o Porto deveria estar a jogar com 9 jogadores porque tanto Máxi como Maicon deveriam ter sido expulsos. Deixou cartões no bolso e mostrou outros que não deveria. No critério das faltas teve períodos que marcou qualquer encosto aos jogadores do Porto e mandou seguir quando se tratava de jogadores do Benfica. Ficou um penalti por marcar a favor do Porto por falta de Luisão sobre Aboubakar. Na grande área não há lei da vantagem a não ser que o jogador atacante tenha grandes probabilidades de fazer golo, o que não foi o caso.


3 comentários:

  1. Tenho de discordar quanto ao penalty. Não é penalty nem na China. O jogador consegue rematar sem oposição. O toque não foi suficiente para desiquilibrar... o jogador continuou a jogar sem problema, teve tempo para rodar e rematar...

    " a não ser que o jogador atacante tenha grandes probabilidades de fazer golo". Pois, exacto. As probabilidades foram enormes, ficou sozinho frente ao guarda-redes só não teve frescura fisica e mental para tal, pois o toque foi minimo e não obstruiu a sua movimentação. Se aquilo fosse penalty então qualquer toquezinho em qualquer jogador seria sempre falta. Não pode ser.
    Então assim o que dizer do lance em que o maxi dá com a mão na cara do Gaitan à entrada e já dentro da área. Houve toque, mas não foi suficiente para derrubar Gaitan, e apesar de ter atrapalhado...

    Repito, se esse lance fosse penalty então qualquer toque era penalty, mas não, o futebol é um jogo de contacto.


    - O Sonho de Damião -

    ResponderEliminar
  2. Não concordo, há um toque claro que desequilibra o Aboubakar e este não ficou com probabilidades de fazer golo o um jogador encostado à linha de fundo tem grandes probabilidades de fazer golo?

    ResponderEliminar
  3. As minhas desculpas pelo off topic, mas o Glorioso não é só futebol e é por uma boa causa.

    Caros Benfiquistas, no próximo dia 17 de Outubro a Federação Portuguesa de Natação vai homenagear quem mais se distinguiu na época 2014/2015. Na lista dos nomeados estão dois nomes da equipa feminina de polo aquático do nosso clube.

    - Melhor Atleta de Polo Aquático Feminino: INÊS NUNES
    - Melhor Treinador de Polo Aquático: ANTÓNIO MACHADO

    A votação está a decorrer online e o vosso voto é essencial para que, desta vez, os
    prémios venham para ao sul e sejam atribuídos a uma atleta e a um treinador do Sport Lisboa e Benfica. Por alguma razão somos o mais eclético e maior clube do país, vamos fazer com que estes prémios sejam atribuídos a estes grandes benfiquistas.

    Votem aqui: http://www.fpnatacao.pt/noticias/1442918269-votacao-para-cerimonia-de-premios-ja-arrancou (no final do texto tem o link para a página da votação)

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi