Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Talisca e Pizzi

Talisca: Sempre o disse e mantenho, para a posição 8 o Talisca tem todas as características físicas, jogador com 1,88 m e 76 Kgs, passada larga, bom pé esquerdo, boa visão de jogo e bom no transporte de bola, mas falta-lhe o essencial para jogar na posição 8 num sistema de 4x4x2... Falta-lhe agressividade defensiva, falta-lhe cultura táctica na ocupação dos espaço e por isso é que chega normalmente tarde aos lances, falta-lhe a parte mental para correr atrás dos adversários e falta-lhe a técnica, sim também é técnica, de roubo de bola. Se Rui Vitória conseguir dar ao Talisca o que lhe falta, então teremos o problema resolvido para a posição 8 mas até lá irá ser sempre intermitente. Também sempre disse que para mim o Talisca poderia ser o substituto natural de Gaitan, a partir das alas para o meio a organizar jogo e a apoiar o médio. a posição, até agora, onde Talisca teve melhor rendimento foi a segundo avançado. Foi nesta posição que fez a maioria dos jogos na primeira metade da época e a maioria dos golos. Num 4x2x3x1 ou 4x4x2 Losango cairia que nem uma luva na posição 10... De referir que num 4x3x3 o Talisca encaixaria como terceiro médio, como organizador, com mais liberdade de construção e menos responsabilidade defensiva.

Pizzi: Muitos dizem que não tem capacidade para ser médio no Benfica. Pois não concordo em parte... Neste 4x4x2 é muito difícil Pizzi ser o tal médio que se quer, o tal médio que "coma metros" com bola mas que ao mesmo tempo dê agressividade na recuperação de bola. Pizzi encaixa bem num sistema de 4x4x2 Losango ocmo interior direito, com outro médio num 4x3x3 como box-to-box ou num 4x2x3x1 como segundo médio. Neste 4x4x2 nunca será um médio que faça a diferença, nunca será um Enzo, por exemplo.

Acho que estes dois jogadores, e o Benfica, teriam muito a ganhar se jogássemos num 4x4x2 Losango, num 4x3x3 ou num 4x2x3x1.



E-goi