Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Os números de Pizzi e o meu sistema



Eu sei que há por aí muitos jogadores aos pontapés com estes números medíocres...

E sim, Pizzi não é, nem nunca foi, assim como horta não é e nem nunca será, um 8 para jogar num sistema só com dois médios. Falta-lhes agressividade defensiva, falta-lhes capacidade de "roubar" a bola. Com mais alguém nas suas costas ou ao lado, tipo um Danilo ou até Samaris, ou a jogar na ala é um jogador fantástico na organização do jogo ofensivo da equipa. Como o Horta renderia duas vezes mais a jogar atrás do ponta de lança, como um 3.º médio ou um 10...

No texto anterior colocquei uma euqipa emcampo e a que coloquei não é a minha equipa, o meu onze, é aquela que, e muito importante, fisicamente me dá mais garantias.

Por mim seria assim, SEMPRE:


Como Jardel está parado há meses e como este jogo é de grande intensidade, o melhor é jogar com Luisão ou Lisandro mas como Lisandro também veio de lesão...

O Danilo seria o meu segundo médio. É um jogador com grande capacidade defensiva mas que também tem boa capacidade de sair com bola, ao contrário de Fejsa. O Danilo seria a ligação com os médios mais ofensivos, mas como teve lesionado e pouco tem jogado, optei pelo Samaris.

Pizzi seria o meu médio direito. A jogar a partir das alas vindo para dentro como tão bem sabe fazer.

Jonas seria uma espécie de 10 já que o meu sistema preferido é o 4x2x3x1. Em jogos de Champions recuaria mais no terreno para ajudar na construção, para aparecer entre-linhas a dar linhas de passe. Em jogos do nosso campeonato contra as equipas pequenas, poderia jogar um pouco mais subido e aparecer mais em zonas de finalização pois nesses jogos o Danilo subiria mais no terreno.

Como não temos Jonas eu colocaria lá o Horta mas como o Horta também ele vem de lesão e como este jogo é muito intenso, o melhor seria jogar lá o Pizzi. Assim para a direita colocaria Salvio. O Guedes entraria na segunda parte para o lugar do Rafa ou Salvio, assim como o Cervi.

Eu gosto do Cervi e do Guedes mas acho que Rafa e Pizzi dão aqui que Guedes e Cervi não conseguem dar... Capacidade de ter bola, capacidade de circular a bola. Salvio também não é jogador com essas características mas seria a minha aposta de inicio. O Cervi é dos três aquele que poderá num futuro próxima vir a ter essa capacidade mas eu colocaria-o a jogar pela direita, flectindo para o meio, à imagem do que faz Pizzi. Ainda temos o Zivkovic e o Carrillo. O Carrillo tem desiludido em toda a linha. O Zivkovic teve a época anterior praticamente parado e esta época lesionou-se na pré-época. Reconheço-lhe um enorme talento mas não vi jogos suficientes dele para o colocar como opção à frente do Cervi, do Guedes ou do Horta.



E-goi