Siga-nos no Facebook

domingo, 17 de setembro de 2017

A direcção também tem responsabilidades

Quero salientar o facto de que eu sou da opinião que o actual plantel é mais do que suficiente para sermos pentacampeões. Eu sou da opinião que este plantel pode e tem de jogar bem mais!!

No entanto, isso não invalida que eu ache que o Benfica se deveria ter mexido de forma diferente no mercado, e não é só neste ano.

Em relação à baliza, o problema não é o Varela mas sim o Júlio César que já não está em condições de ser o titular de forma a dar tempo para que um jovem guarda-redes, neste caso Varela, possa se adaptar a uma realidade diferente e ser preparado para assumir a titularidade da baliza do Benfica, a exemplo do que aconteceu com Oblak e Ederson.

Assim sendo, sou da opinião que o erro de não ir buscar um guarda-redes com mais experiência mas com margem ainda para progredir não foi nesta janela de transferências mas sim em Agosto do ano passado. O Paulo Lopes o ano passado deveria ter passado para a equipa técnica e deveríamos ter tido um conversa com Júlio César de forma a saber se ele estaria disponível para ser o 3.º guarda-redes e ser ele uma espécie de pai a quem chega de novo. Depois teria chegado o suplente de Ederson que seria para subir a guarda-redes principal esta época com a ajuda de Júlio César se ele aceitasse a sua nova condição.

Isto não invalida que eu ache que Varela tem qualidade para ser um excelente guarda-redes mas está a ser tudo feito com grande pressão e bastou ontem um "frango" para caírem em cima dele. Se ele conseguir ultrapassar isto, prova que pelo menos terá fibra e mentalidade de um jogador de equipa grande.

Quanto aos centrais, aceito que Luisão, Jardel, Lisandro, Kalaica e Ruben são mais do que suficientes. Considero que na ausência de Jardel ou Luisão, Kalaica seria o escolhido. No entanto, caso surgisse uma oportunidade para ir buscar um central de qualidade o Benfica não deveria descartar e existiu uma oportunidade... Poderíamos ter ido tentar buscar o Garay e vender o Lisandro. Não me venham dizer que o Benfica não tinha capacidade para pagar o ordenado ao Garay porque um clube que gasta 22 milhões  num ponta de lança suplente, mais 15 num extremo suplente, mais 4 ou 5 num extremo que pouco jogou e este ano foi emprestado, tem de conseguir dar 3 ou 4 milhões por época a um jogador da qualidade do Garay.

Quanto ao meio campo, temos Krovinovic, Chrien, Samaris, Filipe Augusto, Pizzi e Fejsa. O problema do médio defensivo não é de agora. Desde que Fejsa chegou já lá passaram Danilo, Filipe Augusto e Samaris e nenhum consegue consolidar o lugar. Volto a frisar que acho inadmissível que um clube que gasta os milhões que gasta não consiga em três anos encontrar um médio defensivo de raiz e já tivemos duas oportunidades de ouro que deixámos escapar. Falo do Danilo que foi para o FC Porto e agora de Javi Garcia que joga actualmente no Betis. Tivessem apostado no regresso de Javi e as lesões do Fejsa não seriam tão preocupantes. Eu acho que Samaris e Filipe Augusto podem substituir o Fejsa naquela posição mas o RV não pode inventar e dar-lhes instruções para avançarem no terreno, se Fejsa não o faz e isso equilibra muito a equipa, Samaris e Filipe Augusto também não o devem fazer.

Para a posição de Pizzi, não consigo entender o que aconteceu com o Horta. Um miúdo que aos 19 anos jogou aquilo que jogou quando foi chamado a titular e que depois desapareceu até ser emprestado. Neste momento só há Pizzi e mais ninguém... O Krovinovic ninguém sabe o que vale e o Chrien, com muita pena minha, pouco ou nada jogou para podermos ter uma opinião mais consistente dele. Do pouco que vi gostei mas... E ali o Bruno Fernandes a brilhar por 10 milhões... Ou até o Fransérgio que foi para o Braga...

Quanto à lateral direita, espero estar resolvida mas só poderei falar quando vir o que vale Douglas, no entanto deixá-mos "fugir" um lateral da nossa formação que vinha a fazer uma carreira em crescendo no Guimarães. Falo de Bruno Gaspar! É um lateral que sobre muito bem no seu corredor e já com experiência de primeira liga.

Quanto aos pontas de lança, penso que não tem sido por aí mas com essa "pancada" do RV em querer um ataque mais móvel o que vai acontecer é que o Seferovic e o Jimenez vão sair demasiadas vezes da zona de finalização. Sinceramente, penso que nesta posição estou tranquilo se voltarmos a ter o ponta fixo, senão, vamos ter dificuldades...

Quanto á posição de Jonas, e pelo que me pude informar, o Gabriel é mais um segundo avançado, também pode jogar nas alas, com boa leitura de jogo, com assistências mas que também tem golo, portanto, pode ser o substituto directo do Jonas que há muito que não temos. Eu preferia ter o Talisca, que é nosso e que poderia fazer essa posição muito bem. Estamos a valorizar um activo que não é nosso quando temos um jogador de valor que faz a mesma posição mas que está emprestado.

As compras este ano seriam estas:

  • Bruno Gaspar - Lateral Direito;
  • Garay - Central;
  • Talisca - Segundo Avançado(regresso de empréstimo);
  • Javi Garcia - Médio Defensivo
A alternativa a Pizzi, para mim, seria o Horta... O miúdo não pode ter desaprendido de jogar. Gostaria de saber o que se passou em concreto porque do que vi do miúdo tinha tudo para ser um craque.

Estas são as responsabilidades da direcção. Poderia ter feito algum investimento e ficaríamos com mais soluções de qualidade, embora eu ache que mesmo com estes jogadores a equipa poderia não fazer muito mais do que tem feito porque considero que o principal problema está nas dinâmicas que RV está a introduzir na equipa e que não estão a resultar.


5 comentários:

  1. O Talisca nunca irá voltar por quebra de confiança. É um bom jogador, mas não tem cabeça... e isso não interessa a ninguém.

    Em relação ao regresso dos jogadores, o seu salário deverá ser proibitivo, mas temos de esperar pelo final do mês para perceber se podia caber nas nossas contas.

    O grande problema desta equipa tem a ver com a gestao fisica da mesma, problema que atormentava JJ nos finais de epoca e que se agravou com a chegada de RV. É preciso perceber qual é o problema. O de pizzi é fácil, é o excesso de jogos. O de Fejsa e Salvio é cronico. Mas Jonas, Sferovic e os restantes é que tem de ser analisado com muito detalhe.

    ResponderEliminar
  2. O plantel seria suficiente se não tivesse lesionados crónicos em jogadores nucleares (Fejsa, Sálvio, Júlio César, Jardel, Jonas).

    Eu não conheço Krovinovic e Chrien e penso que ninguém os conhece num contexto de equipa grande. Fazer conta com eles é no mínimo ser muito optimista.

    Saudações benfiquistas,
    Fernando

    ResponderEliminar
  3. O Benfica não tem plantel para lutar pelo campeonato e é bom que se entenda isso.

    Varela, Luisão, Felipe Augusto não têm lugar em metade das equipas deste campeonato.

    Mas vamos por partes.
    O problema é Júlio César e Varela. Júlio pelos motivos que explicaste, Varela porque não tem o perfil de jogador de equipa grande. Quem acompanha o jogador desde os tempos da equipa B sabe que não é fiável, não tem jogo aéreo e limitado no jogo de pés e está sempre agarrado à linha.

    Defesa centrais. Luisão acabou, mas não foi esta época, acabou já há 2 anos. O ano passado o fantástico Nelson Semedo e Lindelof, dois dos melhores defesas deste campeonato nos últimos 20 anos, disfarçavam a lentidão de Luisão. Já não estão. Jardel, que seria o melhor central do campeonato caso estivesse apto, está há ano e meio lesionado. Lisandro não tem qualidade para o Braga ou Rio Ave, não tem a mínima noção do que é o jogo colectivo.

    Laterais. André Almeida é limitado mas cumpre. Contudo, uma coisa é ter uma defesa de grande nível com A. Almeida, outra coisa é quando A. Almeida é o melhor defesa. Eliseu, cada vez mais limitado e apenas ficou pq andou a festejar de mota. Grimaldo, em potência o melhor lateral do campeonato e com qualidade para seguir as pisadas de Nelson Semedo, mas...está lesionado em 50% dos jogos.


    Meio-campo. Pizzi (ou Horta) nunca foi nem nunca será um 8. Será por acaso que o Benfica apenas se conseguiu bater de igual para igual na Europa quando teve Renato Sanches? Um 8 que come metros à semelhança de Enzo? Pizzi é um 10 ou um interior direito (tal como Horta). Será por acaso que quando uma equipa mediana coloca um meio-campo a 3 contra o Benfica nós somo comidos? Agusto, "Iniesta Agusto" para RV, tem qualidade para ser 2ª opção num sistema táctico em que haja 3 no meio campo, dificilmente pode jogar num meio campo a 2 como 8 e nunca, mas nunca, pode jogar a 6. Como dizes e bem, o problema do numero 6 já existe há anos, eu acrescento, o problema do 6 e do 8.

    Daqui para a frente, o nível do Benfica é outro. Tirando a insistência doentia em Salvio, o nível dos jogadores do Benfica é de Champions.

    Para além disto...toda a orquestra precisa de um maestro. Quando o maestro é fraco...

    joao silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até parece que o clube azul e verde tem plantel para lutar pelo campeonato. Anda tudo esquecido dos saltos panascas aos 98m que dão penaltys.

      Eliminar

  4. "Quanto aos centrais, aceito que Luisão, Jardel, Lisandro, Kalaica e Ruben.."
    Como é que é? O Jardel está acabado (a epoca passada rebentou com a sua condição fisica), o Luisão já não devia jogar e mais os 2 putos era suficiente?

    Traulitada

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi