Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O Chaves nem respirou

O Benfica atualmente nem sequer deixa respirar os seus adversários. Um dos erros que sempre apontei à equipa era a reacção à perda de bola e a pressão ao portador da mesma. Ora, agora temos não só ma reacção à perda rápida e agressiva, como o portador da bola nem tem tempo de pestanejar quanto mais virar e enquadrar. A isto podemos juntar uma evolução posicional que já vem de alguns jogos e assim o Benfica consegue ganhar praticamente todas as segundas bolas.

No futebol não há equipa no Mundo que não conceda situações de golo aos seus adversários e o Benfica, no seu pior período, concedia situações de perigo e de finalização ao "magodes". Agora, muitas vezes o máximo que concedemos é uma situação por jogo e um ou outro lance com algum perigo.

O chaves simplesmente não teve a mínima hipótese sequer de falar em reacção ao que quer que fosse. Foi simplesmente remetido ao seu meio campo, não porque assim o quis mas porque o Benfica assim o obrigou.

Assumo que nunca pensei que Pizzi e Krovi conseguissem coabitar nas mesmas zonas mas ao ver agora as suas funções percebo que efectivamente é possível. O Krovi é um jogador que define bem no passe, raramente falha um, que gosta de transportar bola e o Pizzi é um jogador  que além de jogar curto, no apoio, faz também variações de jogo e passe nas costas da defesa contrária, ou seja, temos dois médios com características diferentes e que fazem coisas diferentes em campo e por isso temos várias formas de atacar a linha defensiva adversária.

Desde a chegada de RV que disse que o sistema que o RV se sente á vontade era o 4x2x3x1 ou 4x3x3 e eis que finalmente ele o assume e os resultados, até ver, estão á vista. Quando falo de resultados não estou a referir-me única e exclusivamente ás vitórias mas sim á qualidade de jogo que a equipa agora apresenta e aos seus posicionamentos. A transição defensiva está mais bem trabalhada, o Pizzi e o Krovi melhoraram os posicionamentos o que faz com que a equipa consiga parar muitas vezes o contra-ataque adversário ainda no meio campo deles.

A única coisa negativa deste jogo foi a lesão do Krovi mas sobre isto falarei noutro texto.


CARREGA BENFICA

#RUMAOAO37

1 comentário:

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi