Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Época 201/2018: Os pecados de RV

Quero começar por dizer que a equipa no seu global era mais que suficiente para atacarmos o penta e fazermos o normal na Champions, que era passar a fase de grupos.

Foram emprestados alguns jogadores que se calhar nem um treino fizeram no Benfica e quem sabe se não poderiam ter sido úteis.

Há três jogadores que foram foram dispensados que poderiam ter feito parte do plantel, estou a falar do André Horta, do Péle e do Buta. Sim o Buta! Do pouco que vi dele, sinceramente, não desgostei. Era óbvio que necessitava de trabalhar os aspectos defensivos mas tinha um época inteira para o fazer. O Nelson Semedo quando entrou na equipa também apresentava alguns erros posicionais. O curioso é que fomos buscar o Douglas que apresenta exactamente as mesmas lacunas mas ambos dão enorme profundidade e velocidade ao flanco, o que muitas vezes faltou ao Benfica...

O grande erro de RV foi achar que o 4x4x2 ia dar resultados. Ele que não venha com a conversa de que a mudança para o sistema de 4x3x3 já estava pensada desde o inicio porque não estava! É muito fácil comprovar isso... Basta olharmos para os homens do meio campo e para os avançados. Fejsa e Samaris para a posição 6, Filipe Augusto e Pizzi para a posição 8. Mais tarde o Krovinovic seria o natural substituto de Pizzi. Não se esqueçam que o Krovi só calçou porque começámos a jogar com três médios.

Falando agora do patinho feio, o Filipe Augusto é um 8 mas um 8 à imagem de um Samaris, ou seja, ideais para um sistema de três médios e nunca num sistema com dois médios em que o 8 tem de ter capacidade de ter bola, organizar jogo e chegar mais à frente. Samaris e Filipe Augusto dão sempre mais músculo ao meio campo mas não se lhe pode pedir que andem a organizar o jogo e num sistema de três médios essa tarefa cabe mais ao terceiro médio. Ou seja, emprestámos o Filipe Augusto quando mudámos para um sistema em que poderia se adaptar melhor.

O Samaris continuou a ser a opção para a posição de Fejsa mas entretanto "despachámos" o Péle para agora o irmos buscar. Epá, será que o homem evoluiu assim de tal maneira este ano?  Óbvio que não! Este Péle esteve no Benfica não teve foi oportunidade de mostrar o que valia. E este é um verdadeiro seis...

Falando agora dos avançados, a prova provada em como a ideia era sempre jogar em 4x4x2 é a chegada do Gabriel Barbosa para o ataque. este jogador veio para ser o natural substituto de Jonas. Seria Jimenez e Seferovic como ponta mais fixo, Jonas e Gabriel mais móveis e no apoio à construção. Se a ideia era futuramente jogar só com um ponta, então bastaria os três que já estavam no plantel.

E mais... Se a ideia era o 4x3x3 então ainda se compreende menos o empréstimo do Horta que encaixaria que nem uma luva neste sistema como 10. Seria o natural substituto de Krovinovic. Em Braga mostrou porque não deveria ter saído do Benfica.

Quem é que deu instruções para que jogadores como o Horta, Péle e Buta fossem emprestados? Quem andou um ano para perceber que o Pedro Pereira não dava garantias?

Porque é que o Matos Milos nem sequer teve uma oportunidade para se mostrar? Não andávamos à procura de laterais direitos? Então compramos um e nem sequer faz um treino?

Na questão do guarda-redes só lhe aponto o dedo aquilo que fez ao Varela... Ao primeiro erro tira-o da equipa... Depois tornou a colocá-lo mais tarde... Não se faz... Apesar de Varela não ser um GR de topo, e acho que nunca lá chegará, sinceramente, não foi por ele que não vencemos o campeonato.

O que acho de RV é que ele tem enorme dificuldade em ler o jogo e perceber o que pode fazer para alterar o rumo dos acontecimentos sem fazer uma substituição. Chegava a ser desesperante vermos equipas do meio da tabela a fazerem gato-sapato do Benfica e ele sem conseguir fazer nada. As segundas partes do Benfica eram um suplicio... As substituições eram sempre as mesmas... O último jogo com o Moreirense resume muito daquilo que foi a época do Benfica.

Esta época foi um época cheia de equívocos, não só de RV mas ele tem imensas responsabilidades.

Para mim, ele não seria o treinador da próxima época!! No entanto, caso fique, eu acredito que sim, será o meu treinador e espero sinceramente que mostre que estou errado e que ele consegue colocar o Benfica a jogar um futebol atractivo, personalizado e organizado.




2 comentários:

  1. Também acho que não devia continuar. A sua análise mostra bem porquê, embora haja muitos mais exemplos de que às vezes as coisas resultavam só porque sim, que não eram fruto do trabalho mas tão só do acaso.

    E quando diz que "tem enorme dificuldade em ler o jogo e perceber o que pode fazer para alterar o rumo dos acontecimentos sem fazer uma substituição", diz tudo. Ás vezes parecia que estavamos numa camisa de forças, e nada.

    Também acredito que irá continuar, mas creio que o próprio RV está a arriscar muito da sua carreira futura. E enquanto for nosso treinador só lhe desejo sucessos.

    RuiP

    ResponderEliminar
  2. que tínhamos plantel para jogar melhor e para pelo menos não fazer a vergonhosa liga dos campeões também mas era curto para aquilo que já sabemos, que é termos de ser muito melhores que os outras para podermos vencer, e ai a culpa também é do rui que come com tudo.

    quanto aos tres jogadores que falas o péle sim até porque nunca tivemos substituto para o fejsa, o samaris é um 8, embora acho curto como trinco para um sistema de dois médios mas é um trinco bastante razoável num meio campo a tres.

    o horta acho que mais do que qualidade ou falta de profissionalismo, que não acredito, é uma questão de personalidade ele e o rui não ligam e isso acho que foi o principal para a sua saída.

    o buta não faz sentido nenhum, podes ter razão em dizer que fomos buscar um igual e mais caro, mas tal como o douglas não serviu o buta também não servia e muito dificilmente alguma vez vai servir.

    já agora essa questão do matos milos é igual ao sueco, ao arango e a tantos outros que ninguém sabe muito bem sequer para que os contratamos, ou se calhar sabemos muito bem.

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi