Siga-nos no Facebook

terça-feira, 9 de outubro de 2018

A reconquista... com toque de Rui Vitória.


Conferências... antes e pós jogo.
Rui Vitória esteve muito bem e ao contrário de muitos dos que fui lendo e ouvindo, começou por ganhar logo na conferencia de imprensa de antevisão. Onde falou de dados concretos, irrefutáveis e sem segundas interpretações.

Copo meio cheio ou meio vazio?
- Nas provas que participou como treinador do Benfica, ganhou 6 títulos e Sporting e Porto juntos totalizam 4. (qualquer uma trocava os títulos pelos duelos ganhos)

- 15 anos de estádio da luz, o Benfica ganhou unicamente três vezes ao FC Porto + uma agora com Rui Vitória.

- Formato da liga do campeões tem 25 anos, com 5 passagens de grupo do Benfica... duas delas com Rui Vitória. (se fosse fácil teríamos passado as 25)

- Quando disputamos pré eliminatória da Champions, esses jogos serviam para estatísticas de mais um jogo sem ganhar na Champions, mas em caso de vitória, só servem as estatísticas dos jogos na fase de grupos...

- Não se ganhava o Tri campeonato há uma série de anos... ganhou-se com este treinador!

- Em toda a história do Sport Lisboa e Benfica, nunca se tinha ganho um Tetra campeonato... ganhou-se com este treinador!

- Há uma série de anos, que não se jogava com tantos portugueses no Benfica... aposta-se em portugueses!

- Jogadores portugueses em seleções nacionais... no reinado de Rui Vitória!

e conclui pedindo respeito...
"...agora alto, já chega! ...respeitem-me a mim, à minha equipa técnica, jogadores e estrutura"

O jogo...
Eu diria que o jogo do domingo passado, se resume em dois "gestos técnicos"...
De uma lado, uma bola aérea na direção do banco do Benfica com Rui Vitória a sair a jogar com um toque de classe, e do outro Sérgio Conceição a apontar para o símbolo do fato, triste, aziado e a prometer vingança.

Foi um jogo bem disputado, leal, sem notas artísticas e nem sempre bem jogado. Este jogo tinha que ser ganho desta forma... ganhar muitos duelos individuais, segundas bolas e com índices elevados de agressividade... Sim, porque individualmente somos superiores.
Jogámos o jogo deles e menos os nosso, mas ganhámos de forma justa!

"A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota."
Sun Tzu

Rui Vitória moldou o Benfica ao opositor e... finalmente ganhou... ganhámos! O nosso treinador preparou muito bem o jogo em todos os sectores. Destaco a nossa primeira fase de construção de jogo. Normalmente construímos de forma persistente e insistente a três, com algum risco, paciência na circulação de bola, com laterais bem abertos e com jogo canalizado maioritariamente pela zona interior independentemente do adversário... Ontem, optamos por uma saída mais lateralizada menos arriscada, ou com jogo directo, passando assim a linha mais forte de pressão do Porto com facilidade e astúcia.

Acho que esta opção estratégica, se deve principalmente ao facto de Lema ser mais limitado na construção e circulação com bola, mas também por saber que o adversário vinha preparado para condicionar a nossa saída de bola, fazendo com que o Porto nunca tivesse referências de pressão...
(Era isto que eu queria que Rui Vitória tivesse feito com o Bayern. Acho que tínhamos possibilidades de obter um resultado diferente, perante o Bayern mais fraco da última década...)

Hoje, ser-se um grande treinador não é só trabalhar e ter uma matriz de jogo (mais ou menos bem trabalhada... mais ou menos bem sucedida)... é necessário saber moldar-se aos adversários estudando-os e contornando os seus pontos fortes e fracos com classe, mesmo que com isso, alteremos alguns dos nossos princípios de jogo.

Gabriel e Rúben Dias...
Rúben Dias de longe o melhor em campo. Ganhou todos os duelos, duelos esses carregados de raça, mostrando ser um grande central e um verdadeiro jogador à Benfica. Mais tarde ou mais cedo, será o nosso capitão... 

Mas para mim, o jogador chave desta vitória foi o Gabriel.
O tal 8, que sempre disse que não tínhamos antes da sua chegada, ei-lo aqui a fazer a diferença, num meio campo de duelos individuais, onde conseguiu sair grande parte dos lances por cima. Que jogão fez e que diferença faz ter um jogador assim!

O árbitro...
E não é que temos mesmo que jogar o triplo? Expulsão ridícula mas previsível...
Já o disse... estamos numa fase em que para se ser isento, tem que se prejudicar o Benfica...
Lema não merecia.

O nosso treinador...
Se existe jogos que critico Rui Vitória, também os há, que sem problemas lhe dou mérito...

Rui Vitória acertou em todos os momentos do jogo. Condicionamento do adversário, escolha do 11, estratégia de jogo e substituições...
Parabéns merecidos por isso, ele merece... nós merecemos!

#Rumoao37
#Reconquista

4 comentários:

  1. Os temas da conferência de imprensa são temas que vão sendo inventados na internet "benfiquista". Desespero para atingir algo é tão grande que vão buscar pequenas estatísticas tentando fazer esquecer a estatística que interessa... Títulos. Será que se não formos campeões alguém se vai interessar por ganhar ao porto na mesma dimensão em que se interessam pelo inverso? A mim vitórias em jogos com os rivais dizem me algo se contribuírem para algo maior não "per se".

    O ponto sobre a estatística da Champions é tão auto explicativo que dá pena de quem não percebe isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Vitória é claramente um treinador sem boa imprensa. Por esses e outros motivos, Rui Vitória e bem, alterou e "endureceu" à sua maneira a sua comunicação.
      As estatísticas são sempre olhadas com copo meio e com interesses subjacentes. Enfim...

      Eliminar
  2. Ja agora falta-te dizer que a musica Tauromaquia usada no final do jogo , foi uma homenagem a Rui vitoria por ser Ribatejano , por toda a campanha negra que teem feito contra ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno,

      A música a passar no final do jogo é infeliz e se dependesse de mim não passava.
      Outra coisa é ver as virgens do Porto e do Sporting, escandalizadas com a música, quando festejam com peluches polvo cânticos deploráveis e músicas similares nos seus estádios.

      Eliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi