Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Benfica vs Porto... a 1ª VITÓRIA de Rui Vitória em clássicos...


Esta seria a minha equipa para domingo, concordas?

Vlachodeus, prova que o scouting do Benfica é competente. Prova também, que se acredita nas pessoas e no trabalho. 

Se fosse por 99% da imprensa, rivais e os adeptos mais cépticos do clube, o Benfica já tinha comprado no mínimo mais dois guarda redes. 
Deve melhorar um aspecto que para mim ressalta à vista... as saídas aos cruzamentos... Não que tenha falhado, mas porque não executa praticamente, deixando quase sempre, a bola aérea para os defesas.

André Almeida, mentalmente é um craque. É daqueles que qualquer treinador gosta de ter num plantel. Teve um jogo completamente falhado na Grécia, espero que não o tenha afectado, pois terá um duro teste no qual terá que fazer um trabalho mais posicional, exigindo entre-ajuda dos seus companheiros.

Rúben Dias, é outro com espírito à Benfica. Vem de uma expulsão europeia e terá que ter cuidados redobrados neste jogo, onde os olhos e a pressão de bastidores do adversário, será sobre ele... automaticamente, a cada lance arbitral duvidoso, já sabemos o que acontecerá...

Lema, já tem 28 anos. Tem experiência em jogos mediáticos e de pressão na Argentina. Tem que ser inteligente, pois se Marega não tiver espaço para jogar em profundidade é anulável com alguma "facilidade". 

Grimaldo, tem que fazer o que tem vindo a fazer... defender bem e atacar melhor. 

Fejsa é outro, não é necessário dizer grande coisa. É o "vai lá para dentro e faz o habitual".

Alfa Semedo e Gabriel os dois 8´s do jogo. Capacidade de choque, agressividade q/b... ambos conseguem fazer fluir o jogo com bola, nunca desequilibrando a equipa. Admito que Rui Vitória opte por Gedson, mas para mim Gedson, tal como Sálvio, poderiam ser os trunfos para "dar cabo" do jogo, vindos do banco. 
Primeiro jogar o jogo deles, para depois jogar o nosso. 

Pizzi e Cervi, tanto a um como ao outro, exige-se apoio ao ponta de lança e muitos movimentos interiores com chegadas à zona de finalização. Se do lado de Pizzi, se exige que André Almeida fique mais fixo, do lado esquerdo Cervi tem que desequilibrar e explorar com Grimaldo, o sector mais frágil do Porto.

Seferovic, é fazer o que tem feito. Trabalho de desgaste, limitar e condicionar a primeira fase de construção adversária, mas com mais asserto na finalização nas oportunidades que vier a dispor no jogo.

Tanto nos momentos defensivos, como ofensivos, Lema é um jogador muito forte no jogo aéreo, fazendo mesmo golos com uma frequência pouco habitual para um central. No entanto não é tão ágil nas rotações, nem tão rápido como Jardel no momento defensivo. 

Marega é um jogador limitadíssimo em muitas características básicas de um futebolista profissional, mas é um jogador explosivo e perigoso sempre que pode colocar a força e velocidade nos lances... Neste jogo, Marega estará sempre à procura da profundidade e dos passes de ruptura dos seus companheiros... sendo muito forte a jogar nos limites das linha do fora de jogo. Ora, se o Benfica joga com Lema e Rúben Dias, além da menor velocidade de Lema a acompanhar este tipo de lances, teremos a perigosidade, da descoordenação da linha defensiva devido à menor utilização de Lema. 

Espero que jogue Danilo e não Sérgio Oliveira.

Danilo é mais posicional que o Sérgio, logo dá muito menos, aos momentos de construção do Porto, além do mais, ainda não está no seu melhor momento, demonstrando muita falta de confiança e lentidão nos lances. Já o Sérgio, seria muito mais perigoso, pois além de muitas características boas que tem, uma delas encaixa na perfeição neste jogo para Marega... que é a visão de jogo, ultimo passe e passes de ruptura. 

Sérgio Conceição, vai explorar o lado direito do Benfica com o lado mais forte do Porto... com Brahimi e Telles e o médio mais próximo na triangulação.

Teremos que ter um lado direito sempre solidário, pois Brahimi é muito forte no "um para um" e Alex Teles sem necessitar de ir à linha de fundo, é muito perigoso nos cruzamentos (convém condicionar esse momento com oposição sempre). 

É necessário que o André Almeida não deixe espaços ao Brahimi e se possível não o deixe virar, obrigando-o a jogar de costas, ou a baixar para vir buscar jogo. Sempre que virar é necessário que o médio e o central mais próximo encurte espaços.

Se Sérgio Conceição irá explorar o nosso lado direito, o Benfica deverá fazer exactamente o mesmo. O lado direito do Porto é claramente o elo mais fraco, com Maxi sem o fulgor de outros tempos, a tentar fazer o que fazia... o corredor inteiro e faltas atrás de faltas. O central que descai nas dobras desse lado, escusa apresentações... Filipe de seu nome... veremos se a impetuosidade só veste de vermelho!

Só ganharemos este jogo, se a todos os pormenores de preparação do jogo, juntarmos intensidade, índices elevados de agressividade e a chamada ratice. Nessa ratice reside uma parte muito importante do jogo... pois teremos um Porto a mostrar os dentes em todos os lances e a parar com faltas obrigatórias, todas as jogadas que possam levar perigo à sua baliza. Com a ratice (que normalmente aparece com os anos), teremos que "pressionar" desde o primeiro minuto, para que o árbitro mostre cartões nesse tipo de jogadas.

Nota final para as bolas paradas.

Poderá residir aqui o caminho da vitória de uma ou outra equipa. O Porto é muito forte neste tipo de lances, principalmente a atacar o espaço, pelo que em vez de defendermos à zona, era preferível defender misto (marcando individualmente os mais fortes neste tipo de lances).

8 comentários:

  1. Duvido que Rui Vitória escolha esse onze ou um onze parecido... provavelmente vai ser mais do mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Papoila,
      Também tenho as minhas dúvidas, o importante mesmo é que o 11 que escolha ganhe.

      Abraço

      Eliminar
  2. Eu nem costumo muito especular neste tipo de exercícios, que eu considero fátuos e uma perda de tempo, mas aquele meio campo até nem está mal pensado, não senhor. Dava músculo.

    Tenho um feeling que Lema vai fazer um bom jogo. Joga muito bem de cabeça a defender e a atacar e é um armário.

    Talvez Rafa que é muito rápido e pode dar um bigode ao Maxi, cujas pernas já pesam. Um penaltizinho vinha a calhar.

    Assim como do outro lado o Salvio está mais descansado, é mais forte e mais rápido a atacar e melhor a defender que o Pizzi

    Confio 100% no RV e restante equipa técnica , até porque os porkos estão estudados e é baseado nisso que se escolhem os jogadores e a sua conid.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafa é outra opção válida, tanto num corredor como noutro.
      Lema pode ser importante nas nossas bolas paradas ofensivas.

      Tal como tu, eu também confio em Rui Vitória e na equipa técnica... tem que ter tranquilidade para poder fazer o seu trabalho. As contas dos resultados, far-se-ão no final da época.

      Eliminar
  3. O nosso treinador ainda é o mesmo?
    Então esquece...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pimenta,

      O importante é que escolha um 11 que ganhe, esse é objectivo de todos nós.

      Viva!
      Abraço

      Eliminar
  4. O André Almeida é um craque? É um jogador que qualquer treinador gostaria de ter no plantel? Por amor de Deus, mas, qual treinador? O das equipas adversárias?

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi