Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

O que é o VAR em Portugal?


Após a arbitragem vergonhosa do Benfica vs Porto, Fábio Veríssimo decide pedir dispensa por tempo indeterminado... Trabalho feito, vou de férias!

A liga, após reunir com o Fábio comunica...

Como é que é?
Momento de forma?

Sabemos portanto, que o Fábio, viu falta de Seferovic no golo de Rafa (por ele anulava), não assinalou falta sobre Gabriel e Grimaldo nos golos do Porto e viu fora de jogo no golo do Pizzi (este aceito, porque para alterar teria que ter a certeza), por manifesto mau momento de forma...

Ora se o VAR segue unicamente o protocolo e sentado, deduzo que ele estará bem fisicamente e o problema reside no momento de forma da sua cabeça. Boa sorte!

Grave é o que soa nos bastidores! Ao que parece, existe uma grande possibilidade de o Fábio em baixo de forma, aproveitar a dispensa para ir apitar uns jogos e ganhar uns trocos nas Arábias.
Espero sinceramente, que se isto se confirmar, o Fabio obrigado ou por vontade própria, apresente rescisão de árbitro profissional de futebol em Portugal. 

Cá estaremos para ver o desenrolar deste processo! 
-----------------------------------------------------------

Existem 4 tipos de decisões que podem ser revistas pelo VAR:

-Golos e se houve uma violação durante o lance;
-Decisões de penáltis;
-Decisões de cartões vermelhos (note-se que segundos cartões amarelos não são revistos);
-Confusão de identidades na atribuição de um cartão vermelho ou amarelo.
O padrão para alterar a decisão original do árbitro é ter havido um "erro claro". Às vezes, expandido para "erro claro e óbvio".

Sendo este o protocolo resumido, o trabalho do VAR é objectivo, simples e tremendamente facilitado... É que nem sequer na dúvida deve alterar a decisão ou chamar o árbitro a visionar o lance.

Antes do VAR em Portugal, nas más decisões os mais ponderados colocavam em causa o momento de forma, o ambiente, a pressão, a visão aberta do lance, o estar próximo do lance, o pestanejar, o ser induzido em erro, enfim... erro humano generalizado...

Actualmente, todos estamos de acordo que o VAR trouxe consigo mais transparência ao futebol... pois agora, todas as decisões ao abrigo do protocolo não tem escapatória possível, muito menos momentos de forma. 

Com VAR todos temos a certeza das tendências e das análises objetivamente tendenciosas. 

Para que fique claro, eu sou a favor do VAR, pois prefiro ter a certeza que fui roubado, do que estar a fazer figura de otário a dar-lhes o beneficio da dúvida.

O VAR em Portugal, não é mais do que um mecanismo positivo, executado na generalidade por pessoas erradas.

#Protocolo #PortoaoColo   

26 comentários:

  1. No campo ainda aceito que o arbitro assistente no golo do Pizzi possa ter dúvidas, agora sentado a ver as imagens na TV só têm dúvidas quem quer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo sentado, não foi escandaloso. Com as linhas e as imagens 3d dos arautos da verdade desportiva, podia estar o nariz à frente.

      Como a opinar o VAR teria que alterar a vontade do fiscal que assinalou, compreendo que não o tenha feito.

      Eliminar
  2. Agora temos a certeza que somos roubados intencionalmente!
    Mais do que as decisões… o padrão de intervenção… Só são revistas decisões que possam retirar golos ao Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... o lance do Seferovic é escandaloso. É que pelo Veríssimo, com direito a repetições, zooms e sentado ele dá a indicação que por ele é para anular (só assim se compreende a indicação para rever).

      Imaginem este artista no campo, em pé, a correr, sem repetições, sem zooms e a decidir lances pela própria cabeça, cabeça esta em manifesta baixa de forma.

      Eliminar
    2. Benfica Sempre25/01/19, 14:25

      As regras são claras! Só pode alterar se for claro e evidente! O que significa que achou claro e evidente que o Seferovic dominou a bola com o braço! Um gajo destes tem condições para ser árbitro de futebol?
      O problema principal da arbitragem em geral é que os lances são muitas vezes de natureza interpretativa (quem causou o choque, se o puxão foi ou não suficiente). Se pensarmos nisso de uma forma geral, a longo prazo todas as equipas competem nas mesmas condições, pois estatisticamente todas serão prejudicadas/beneficiadas na mesma proporção.
      O problema é que nos últimos anos e principalmente desde a entrada em acção da aliança dragarta, com o apoio de uma grande parte da CS, os árbitros estão condicionados a forma a interpretarem os lances sempre em prejuízo do Benfica. Então lances decisivos é um fartote!
      Fazem por estarem condicionados e também porque sabem que terão toda a protecção da CS!
      Isto tem sido agravado porque o Benfica manteve uma estratégia demasiado passiva, durante muito tempo! Mas creio que chegou ao limite e de agora para a frente será muito mais agressivo! Espero eu!

      Eliminar
    3. Benfica sempre mas essas questões interpretativas devem ser deixadas ao critério do árbitro de campo na maior parte dos casos… exceto em casos completamente evidentes.
      Mais do que os casos do nosso jogo… choca-me o golo anulado ao braga… o árbitro e o auxiliar estavam a 5m (um de um lado e o outro do outro lado), sem ninguém à frente… e nenhum considera falta! Não pode ser o VAR a entender que aquilo teve intensidade ou intencionalidade para falta.
      Na falta sobre o grimaldo (por exemplo) é normal que o árbitro e o auxiliar estejam focados na bola e na linha defensiva e possa escapar o empurrão… e aí é tão inequívoco que o VAR tem de no minimio chamar a atenção para a situação de o marcador direto do gajo que faz golo aparecer no chão!

      Esse condicionamento anti Benfica é maior no VAR do que no campo… pois no VAR é uma decisão consciente! onde existe tempo para pensar "se eu decidir isto desta forma… quem me vai criticar"?

      Eliminar
    4. Benfica Sempre25/01/19, 17:41

      Não sei se o condicionamenteo é maior no VAR do que no campo, mas que, como salienta muito bem o GG no post, vindo do VAR é muito mais escandaloso, pois só deve intervir se tiver a certeza absoluta! Ou seja o gajo teve a certeza que Seferovic jogou a bola com a mão!!!
      O golo anulado ao Braga é outro exemplo escandaloso de falta de qualidade em especial se comparado com os que não foram anulados ao porto.
      Mas há ainda outro aspecto em que o condicionamento é evidente, que é na quantidade de jogadores do Benfica que já foram expulsos esta época, em oposição com outros que não o são em situações idênticas ou mais graves!
      Dou como exemplos o Conti em Chaves e Lema contra o porto!

      Eliminar
  3. O FV já fez o que o dono mandou. Não interessa a ninguém que ele seja dispensado... já fez a merda. Assim a nota final dele na temporada não é muito afectada.
    O mal disto todo é que temos um sistema (geral) que permite este tipo de merdas perdoem a expressão.
    Vejamos:
    1- Presidente da liga foi homenageado por 2 ocasiões por serviços prestados ao dono ( golo em fora do jogo do Maicon e penalty dobre o l.Lopez)
    2- Presidente da fpf é administrador de uma SAD (e não me venham com a treta que ele deixou a SAD porque em 2018 foi ele a apresentar os resultado da SAD, caso contrario teria de ser outro elemento da direcção).
    Como é que a legislação permite que acha pessoas ligadas a empresas (SAD é uma empresa) a ocupar cargos nestas e cargos de poder? Os conflitos de interesses não existem por acaso?
    Mas até um certo ponto não posso criticar este tipo de acção por uma razão simples... ´e feito por quem governa este pais. Quando temos deputados/as que são presidentes de comissões que vão determinar a quem são dirigidos fundos ou estão a questionar negocios duvidosos (BES por exemplo) e têm cargos directivos ou fazem parte da direcção mesmo em cargos não executivos podem fazer parte dessas comissões e ninguém acha que esta mal.... estamos falados.
    O problema de Portugal é um problema generico dos paises latinos... os ricos e quem tem o poder a foder os pobres e quem quer ter uma vida sem grandes chatices. Como o povo pensa que tem o poder de eleger que os governa deixa andar e acha que mudar a pessoa que ocupa a cadeira basta... meus senhores ELES SÂO TODOS IGUAIS. PS e PSD não fazem nada no Porto porque não querem perder a 2 maior Camara e os seus votos e deixam a coisa andar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo que o futebol é o espelho da sociedade em que vivemos.
      Já a ideia relativamente ao Porto cidade, não acho! Nessa óptica o Benfica sendo o clube com maior numero de adeptos, seria beneficiado e não prejudicado como todos vemos.

      Eliminar
    2. Dou-te o exemplo Rui Rio. Andou as turras com pdc e vê o que lhe aconteceu. O que aconteceu ao PSP que mandou o pdc sair do sitio e o segurança empurrou o agente. O que aconteceu ao segurança??? Nada. O que acontece quando a PJ investiga o fcp??? A arma que usada para dar 3 balazios ao dirigento de fcp??? Sou de Barcelos e maior parte do concelho e benfiquista... achas que quem esta na no poder é do SLB??? Mais uma vez... o poder é das elites... não povo... ou o Salazar era Benfiquista??? Urgel Horta chefe da mocidade portuguesa era Benfiquista ou portista??? Fazia parte do povo ou era das elites? Tens como caso o sporting, clubes das elites que ganhou 77% dos titulos nesse tempo. O porto ganha porque vivemos numa sociedade corrupta aonde por meia duzia de cobres ou intimidação (resultado de uma poliçia/jusiça inoperante) se consegue ganhar.

      Eliminar
  4. E só mais uma coisa.... desde o momento em que o mesmo clube consegue infringir as regras de um competição por 2 vezes e nada acontece (portovsMaritimo aonde o porto deliberadamente começa a 2 parte mais tarde para saber o resultado do sporting e agora a NÃO UTILIZAÇÃO de um jogador por 45m SEGUIDOS num jogo sem que seja feito qualquer exame médico independente para determinar se esse mesmo jogador tivesse uma lesão impeditiva de continuar a jogar) não vale a pena sequer competir pois esta ferida de morte. O Chaves não reclamou pois o dono mandou estar calado... e como um bom "menino" comeu e calou-se. A liga rolha fez o que lhe competia... defendeu o dono e cagou nos restantes competidores que andaram a seguir as regras por ela estabelecidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é já habitual.
      Eles aplicam umas multas simbólicas para este tipo de situações. Enquanto não houver um patrocinador ou uma TV a reclamar, estes artistas vão fazendo o que lhes apetece.

      Se fosse o FC Porto a esperar no túnel 7minutos, aposto que o artista Conceição já tinha falado... nisto e noutras coisas somos muito tenrinhos.

      Eliminar
  5. o C,Arbitragem é uma corja de corruptos obedecem á voz do dono pinto da costa um corrupto assumido ,apesar de dizerem que não, o Varissimo o advogado de defesa do apito dourado saba-a toda, já que ao suspender-se não desce na classificação e continua com as insignias de internacional .esta situação está estudada já o Capela fez o mesmo e continua ai a fazer as arbitragens miseráveis que faz ,não nos podemos iludir o apito dourado voltou a toda a força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As classificações do ano passado ninguém as conhece. Este ano se lhes apetecer, farão o mesmo!

      É esta a transparência que querem na arbitragem e no futebol português em geral.

      Eliminar
  6. Como escrevi noutro blog:
    Já estou cansado desde há cerca de 40 anos quando o mafioso pedroto acolitado pelo pinto chefe-de-caixa se apropriaram do futebol, com a complacência do então presidente do Benfica Fernando Martins. Tem sido sempre a desvirtuar a verdade desportiva e não só.
    Portanto caros companheiros, eu já não vou em calimerices nem em carpideirices!
    As soluções (não me compete desgastar-me a pensar em soluções, nem tenho saúde para isso) têm de ser encontradas por quem está de Presidente do Glorioso!
    Para defender o Benfica ele foi mandatado pelos sócios.
    Que faça o que lhe compete!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ser encontradas pelo presidente e com o nosso apoio. Porque para muitos a atitude dele nunca é boa! Se fala é porque fala, se não fala é porque não fala, se dá entrevistas não deveria dar, se não dá não aparece a dar a cara, etc etc...

      Saúde é o que desejo, amigo Pimenta.

      Eliminar
  7. E o pênalti sobre o Corona e expulsão do Seferovic ninguém fala? Até o Duarte Gomes no seu artigo no jornal A bola surpreendentemente confirmou estes 2 lances. Nem deviam estar na final Four sequer. Hipócritas!
    Felizmente existem competiçoes europeias onde se vê o real valor do Slb. Já não enganam ninguém. Continuem a idolatrar os jovens inexprientes da formação no vosso conhecido auto-elogio e daqui a uns anos só o campeão nacional vai á champions.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a expulsão do Seferovic.
      O penalti sobre o Corona já não acho, mas se assinalasse não seria um escândalo.
      Aqui estamos a falar de VAR e em ambos os lances que fala, nenhum está abrangido pelo protocolo. O penalti é duvidoso e o árbitro não assinala e a expulsão é um segundo amarelo.

      Hipocrisia, é ter um presidente azul, sem oposição e que foi o pai do Apito Dourado. Actualmente, acham que são limpos, quando a malta que por lá anda são exactamente os mesmos.

      Garanto-lhe uma coisa. No Benfica se algo de similar acontecer, o que lá estiver saltará. Já para os seus lados, é o que vemos.

      Eliminar
    2. Nas competições europeias, nos anos do tetra que vocês consideram corrupto… o Benfica foi mais longe que o porto. Continua a valer esse exemplo?
      O real 3/4x campeão europeu nos últimos 10 anos… foi campeão do pais 2 x... qual era o ponto que você queria comprovar com esse argumento?

      Você fala de dois lances… olhe para a troca:
      Expulsão do seferovic por chutar a bola a reclamar com os colegas? mas dando de barato… o andré tinha sido expulso bem antes do seferovic.
      Um penalti vs dois golos que deviam ter sido anulados e um golo mal anulado.
      Ainda quer comparar?

      Eliminar
    3. GG o presidente do apito dourado foi ilibado de tudo provavelmente como o vosso vai ser (o P.Gonçalves tem as costas largas) apesar de em ambos os casos quem tiver 2 dedos de testa não dúvida que são ambos culpados. É o país que temos. Tudo bem não estão abrangidos pelo protocolo mas lendo o vosso blog e comentacome até parece que só aconteceram erros para um lado.

      Nuno Martins sim continua a valer o exemplo.
      Vamos imaginar que o Porto não tinha sido ilibado e que o Slb será considerado culpado. Quer dizer que houve 2 "regimes" no futebol português um do Porto e agora outro do Benfica... A diferença é que o do Porto está carregado de títulos internacionais e o do Benfica tem zero, bola, nicles só ganham internamente.

      Eliminar
    4. Sinceramente não sei o que vai acontecer nos casos que estão na justiça, mas independentemente de tudo e do que se sabe, não temos a gravidade do tempo Dourado do Apito. É factual!

      Erros existem sempre e em todos os jogos. Mas concordarás comigo, que a gravidade dos mesmos neste jogo serão bem diferentes.

      Concordarás também, que desde o inicio deste campeonato, se existem clubes que tem sido levados em andor, serão Porto e Sporting. É o país que temos, mas não é por isso, que deveremos deixar de falar nele.

      Eliminar
  8. Sinceramente dizer que se aceita a não reversão da decisão sobre o fora de jogo... Não entendo como.

    São três lances perfeitamente evidentes. São três lances que em jogo jogado até podemos dar o beneficio da dúvida em dois deles (o lance do Gabriel é falta em qualquer lado e nunca devia o jogo ter seguido), agora com VAR? Ver a falta sobre o Gabriel, ou a falta sobre o Grimaldo e não reverter os golos é criminoso. Aquele fora de jogo é um absurdo como é assinalado pelo VAR. No fora de jogo não é uma questão de interpretação, e nem me venham falar de ter a mão à frente ou a puta que os pariu (lamento a linguagem). O Pizzi está claramente atrás do jogador do Porto. Só não vê quem não quer. Só tem duvidas que é desonesto.

    Esta foi a confirmação do que eu há muito digo. O futebol português está dominado. É bem pior que no Apito Dourado, pior porque agora até com televisões há estes erros absurdos. A comunicação social assobia para o lado e os benfiquistas apontam dedos ao Vieira.

    O futebol em Portugal está oficialmente morto. No sábado jogarão as duas equipas que foram carregadas ao colo para a Final e uma delas será vencedora da Taça. Será mais um amigável? Aposto na vitória do Sporting para no final do campeonato continuarem amigos/amantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui,

      O fora de jogo não foi assinalado pelo VAR, mas sim pelo fiscal de linha. Sabendo que o VAR não tem recurso a linhas, compreendo que não seja tão claro para que reverta a decisão.

      No sábado, termos um amigável.

      Abraço

      Eliminar
    2. GG o fora de jogo é uma questão a ser resolvido com uma simples descrição de opções… é duvidoso em campo? Não… o auxiliar deve marcar. Sim… deve seguir o jogo! É claro no VAR que a decisão de dar continuidade foi errada? Sim… anula. Não… é golo.
      Ora… este lance encaixa (quanto muito) na hipótese de ser duvidoso em campo e no VAR… logo por protocolo devia seguir em campo e não ser anulado!

      Sabado fica 3-0. Falta de comparência do adversário.

      Eliminar
  9. Depois do A.D. foi dito a boca cheia que esses tempos nunca mais eram possíveis no futebol indígena, mas esqueceram*se que nao houve condenações (apenas 6 pontos retirados ao clube que tinha já 20 de avanço) mas o titulo de campeão foi-lhes atribuído alem que alguns dos responsáveis desses actos de corrupção nao foram irradiados do futebol bem como alguns depois chegaram a cargos de poder como o actual presidente da fpf, a limpeza que deveria ter sido feita logo nesse momento negro nunca foi feito, bem pelo contrario!!!!!
    E PLURIBUS UNUM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo.
      A punição não só deveria ser dada ao clube, mas também a todos os dirigentes incluídos na marosca... mas aí, não seria com proibição de exercer durante X tempo... Seriam irradiados.

      Eliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi