Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Bruno Lage: Há 7 anos que vejo a "luz"

Em 2012 escrevi isto aqui no blogue:
"E que tal colocar um homem que tem feito um excelente trabalho na formação do Benfica com títulos conquistados em vários escalões? Porque não começar a sua preparação como treinador sénior de forma a prepará-lo para dirigir a equipa principal num futuro próximo?" - E que  tal olhar para dentro?
Em 2013 continuei a ver a "luz":
"Aliás, eu disse no texto "E que tal olhar para dentro", que o Bruno Lage já deveria ter assumido a equipa B o ano passado. Ele conhece a forma como se trabalha no Benfica, conhece todos os jogadores das camadas jovens do Benfica e é uma pessoa competente na "arte" de formar atletas e homens e como tal, para mim, era o homem ideal para a nossa equipa B." - Eu quero o Bruno Lage na equipa B já!!!!
Em 2018 continuei a ver a "luz":
Passados cinco anos o Benfica anda à procura de treinador para a sua equipa B e eu mantenho a mesma opinião que tinha em 2012 e 2013, fosse eu a mandar e viria o Bruno Lage, isto se ele quisesse como é óbvio. - Para a equipa B a minha escolha seria Bruno Lage
Em 2019 continuei a ver a "luz"":
"Este Benfica de Bruno Lage já não tem nada a ver com o Benfica de RV, isto tudo numa semana de treinos. Parabéns Bruno Lage pela coragem!!!" - Tem calma Vieira

Sempre acreditei nas capacidade humanas e técnicas de Bruno Lage, sabendo de antemão que nos idos anos de 2012 e 2013 e sua experiência como treinador sénior era pouca ou nenhuma mas que o Benfica poderia e deveria ser também uma escola de formação de treinadores para a equipa sénior. Espero que este exemplo de Bruno Lage seja o catalisador que o Benfica necessitava para olhar para os treinadores de formação de outra forma. Há mais "Bruno Lages" na formação do Benfica, é preciso é ver a "luz" e, juntamente com os treinadores, fazer uma espécie de projecto e de percurso de forma a que um dia possam entrar no Benfica como treinadores para a equipa principal.

A passagem de Bruno Lage pela equipa técnica de Carlos Carvalhal deu-lhe a bagagem e o aprofundamento do conhecimento já adquirido que precisava. Surgiu esta oportunidade e Bruno Lage agarrou-a com unhas e dentes e está a provar a todos a sua imensa qualidade.

Além do mais, é Benfiquista e sente o Benfica como nós e a imagem que acompanha este texto é elucidativa daquilo que sentirá neste momento Bruno Lage.

O Vieira que o mantenha e que lhe as ferramentas necessárias para que o Benfica fique ainda mais forte. As ferramentas que falo são os jogadores, mas aqueles que fazem a diferença, aqueles que possam efectivamente lutar por um lugar na equipa, falo de jogadores de qualidade. A esta equipa só serão precisos alguns poucos ajustes se Vieira conseguir manter a base...


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

15 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente texto!
    Feliz e emocionado desde ontem...

    ResponderEliminar
  2. Benfica Sempre11/02/19, 11:43

    Sem te querer tirar o mérito pela visão que já em 2012 demonstraste, gostava de te recordar que de então até cá, mesmo sem Bruno Lage o Benfica ganhou muita coisa, incluindo um histórico e inédito Tetra Campeonato!
    Não me verás a mim criticar o trabalho de RV, que a meu ver foi excelente a muitos níveis, e muito menos o de Vieira e restante direcção, pois foi o trabalho deles e de todos os que trabalham no Benfica, que permitiu que hoje possamos ter tantos e tão bons jogadores da formação na equipa principal, e que, além do talento natural inegável, demonstram estarem muito bem preparados para entrarem em competição profissional de alto nível.
    Para Bruno Lage até ao momento só tenho elogios e tenho de reconhecer que foi a decisão correcta, na altura correcta.
    O seu principal mérito até ao momento, foi, no entanto e na minha opinião, ter percebido que precisava de reconquistar os adeptos, fazendo assim deles uma força do Benfica, em vez de uma fraqueza que, durante esta época por vezes foram.
    Não é difícil compreender que os jogadores jogavam muitas vezes sobre brasas, pois os assobios estavam sempre ali ao virar da esquina.
    O exemplo do jogo de ontem é perfeito pois, além da grande exibição, foi um jogo em que tudo nos saiu bem, quando há bem pouco tempo, parecia que podia correr mal corria, um pouco ao jeito da lei de Murphy!
    Quanto a Lage, além de estar de demonstrar ser um grande técnico, tem demonstrado qualidades humanas que me agradam, e demonstra estar identificado com os valores do Clube e com a estratégia da direcção, nomeadamente, no que respeita à aposta na formação.
    Quanto à questão de Vieira lhe dar jogadores, como bem demonstrado está, qualidade é o que não falta no plantel do Benfica.
    Por fim, apenas espero que os que agora apoiam Lage não lhe neguem esse apoio, quando as coisas correrem menos bem. Como sabemos, no futebol vai-se de bestial a besta e vice-versa em milésimos de segundo.

    ResponderEliminar
  3. Se reparares a escolha de Rui Vitória não foi assim tão fora dessa mesma linha de ideias.

    Jovem, conhece a casa pois passou pelas camadas jovens do Benfica, ganhou experiência subindo a pulso na carreira e sempre apostou em jovens na equipas que dirigiu. A grande diferença é que aparece no Benfica vindo de um grande como o Guimarães e com um troféu já conquistado.

    ResponderEliminar
  4. Rui Vitória era um zero, absoluta mediocridade. Ganhou dois campeonatos à base da estrelinha e a sofrermos em cada jogo como uns perdidos. Tenha juízo quem ainda o enaltece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica Sempre11/02/19, 12:28

      Medíocres são os seus comentários!
      Uma estrelinha que nos deu dois campeonatos, incluindo o do tetra, um deles com record de pontos no campeonato, e ainda mais 4 títulos.
      Uma estrelinha que nos valeu uma presença nos quartos e outra nos oitavos.
      Uma estrelinha que permitiu que o Benfica tivesse um ano com mais de 150 milhões em vendas!
      Farto desta gente que só sabe dizer mal!!

      Eliminar
    2. Benfica Sempre11/02/19, 12:35

      E além de tudo que disse antes, o maior mérito de RV e foi ter mostrado à saciedade que é possível ganhar e apostar na formação ao mesmo tempo!
      RV é passado e o futuro é Bruno Lage, mas ficará para sempre na história como o TREINADOR QUE GANHOU O TETRA! E você o que fez na sua vida?

      Eliminar
    3. Benfica no primeiro ano do RV ganhou 12 dos 34 jogos por mais de 3. Com 88 pontos, recorde. Na segunda época, do inédito tetra, ganhou 9 jogos por mais de 3 e acabou com 82 pontos. Dizer que os jogos eram todos sofridos.... foi só a equipa com mais goleadas.... enfim tristeza saloia.

      Eliminar
    4. RV teve o azar ou a pouca sorte de ser o treinador que enfrentou a campanha de difamação e de mentiras criada pela aliança dragarta com base em roubos de informação sigilosa, mais a CS e elementos de dentro da justiça que atingiu o Benfica de frente!!

      Todos os processos de que o Benfica foi alvo, todas as construções na justiça foram inspiradas por pessoas corruptas, um processo de fora para dentro mas foi RV que teve de aguentar as consequências desportivas que isso inevitavelmente teria de ter.
      Se lá estivesse o Lage ou outro treinador as consequências desportivas seriam exactamente as mesmas, pois foram apenas a consequência de toda essa estratégia infame.

      Eliminar
    5. RV não era o melhor treinador do mundo… mas merece mais respeito do que teve por parte de alguns!

      Agora não podemos negar que o pós RV tem demonstrado inequivocamente que RV esteve tempo a mais no Benfica e que a culpa dos resultados menos bons não era da falta de qualidade dos jogadores..

      Eliminar
    6. Benfica Sempre11/02/19, 18:34

      Tens todo o direito de pensar isso, mas não há nada que te garanta que as coisas tivessem corrido melhor, se RV tem saído no fim da época passada.
      E caso isso tivesse sucedido dificilmente a escolha teria recaído sobre Bruno Lage, pois os adeptos iriam exigir a contratação de um treinador com nome, por assim dizer. Creio que percebes o que quero dizer!
      Deste modo, quando RV saiu foi fácil aceitar a transição para Bruno Lage, e, presentemente, poucos ou nenhum se atrevem a por em causa a sua posição.
      Mas quando RV saiu não faltava quem exigisse o regresso de jj ou a contratação de um treinador de topo europeu !!!
      Não sei se RV ficou tempo de mais ou não. Sei que esta época, ainda assim conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, e deixou a equipa a disputar a Liga Europa e apurada para a Final Four da Taça da Liga, e para os quartos de final da Taça de Portugal.
      É certo que estávamos já a sete pontos da liderança e a Bruno Lage cabe o mérito de ter encurtado essa distância em tão pouco tempo, mas isso também se deve ás escorregadelas do porto, que até agora não tinham acontecido.
      Acresce mais uma coisa que me parece justa. É verdade que temos jogado muito bem e que Bruno Lage conseguiu em muito pouco tempo dar o seu cunho pessoal à equipa, mas é preciso aceitar que além da qualidade do plantel, havia uma boa base de trabalho.
      Portanto, quanto a mim RV saiu num timing certo!
      Mas o futuro do Benfica é Bruno Lage e espero que continue a dar provas de competência e qualidade e fique por muitos anos.
      E espero também, e volto a repetir, que não lhe neguem apoio quando precisar.

      Eliminar
  5. Parabéns pelo texto e pela visão. Bruno Lage pode vir a ser uma referência... veremos como tudo corre até ao final do campeonato. Ainda há muito jogo para jogar. Para mim só o facto do Samaris estar de volta me deixa simpatizante do BL. E como todos os aqui andam sabem, fui e serei defensor de RV. A equipa precisava de mudar, ainda bem que ao que parece mudou para muito melhor em termos de jogo.

    Não esquecer que foi LFV que escolheu BL. Nem que foi LFV que manteve a aposta na formação. Caso por milagre divino o Benfica seja campeão... muito deve ao Presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja campeão ou não, o Benfica deve tudo a LFV, porque foi este que foi buscar o Lage para treinar a equipa B e foi ele que acabou por o ir buscar para treinar a equipa A, não sem antes o ver a provar a sua competência.
      Treinar a equipa A não se pode comparar nem é a mesma coisa que treinar a equipa B. As responsabilidades são infinitamente maiores.
      E a formação e o Seixal são 100% mérito de Vieira. Apenas e só!!
      Hà mais de 10 anos que ele diz que o Benfica seria a espinha dorsal da seleção. Já o é nas seleções jovens há vários anos.

      Eliminar
    2. E só não é mais na selecção A porque quem manda por lá é o Cristianinho.

      Eliminar
    3. O presidente tem o mérito que tem, na mesma medida que tem o demérito que tem.
      Para mim é simples… tem o demérito de manter RV de uma época para a outra… tem o mérito de (com uma luz pelo meio) apostar em BL (e não me venham com a treta que foi por necessidade… é a mesma treta com a formação… qualquer Luis Castro ou Keiser da vida quer ser treinador do Benfica) e de manter a oposta nos miúdos quando o mais fácil era ir buscar uns gajos quaisquer em janeiro para calar a turba.

      Eliminar
  6. Olá Pedro, tiro-te o chapéu!

    Não sei se é fazível um projecto de formação de treinadores, acho que a experiencia de equipa A, com tudo o que acarreta, só se consegue estando lá.
    BL esteve lá, e muito bem como adjunto, no melhor campeonato do Mundo.
    Mas foram os astros alinhados que o fizeram regressar, não sei se muitos outros regressariam.

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi