Siga-nos no Facebook

terça-feira, 16 de abril de 2019

Rui Pinto: Parlamento Europeu aprova por maioria nova diretiva que protege denunciantes


É muito interessante verificar como se movem os defensores de Rui Pinto, extraindo louros da aprovação da directiva e clamando vitória. 👏



Depois passamos do mundo virtual ao real de mão dada com o que de pior tem a política, e verificamos que Rui Pinto tem zero a ver com a directiva da UE para whistleblowers.

--------------------

Primeira lei europeia para os 'whistleblowers' surge com o objetivo de lhes dar uma proteção uniforme em toda a UE, já que hoje em dia ela varia consoante os Estados-membros.

O Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira, por maioria, a nova lei para proteger denunciantes que agem em prol do interesse público na União Europeia (UE), sendo a primeira diretiva comunitária para este tipo de casos.
A votação desta nova diretiva, que decorreu no âmbito da última sessão plenária desta legislatura da assembleia europeia, em Estrasburgo, França, contou com 591 votos a favor, 29 contra e 33 abstenções.
Naquela que é a primeira lei europeia para os ‘whistleblowers’ (em português, denunciantes), o objetivo é criar um enquadramento legal de proteção uniforme em toda a UE, já que, atualmente, isso varia consoante o Estado-membro.
Esta diretiva, que resulta de um acordo provisório alcançado em meados de março com o Conselho da UE (no qual estão representados os países), estipula assim que sejam defendidos, à luz da lei, pessoas que denunciem casos de fraude fiscal e de lavagem de dinheiro e que ponham em causa contratos públicos, a segurança dos produtos e dos transportes, a proteção do ambiente, a saúde pública, a proteção dos consumidores e ainda os dados pessoais.
Porém, Rui Pinto não beneficia diretamente da nova lei, já que não agiu no seio de uma organização, como prevê a diretiva, podendo ser, ainda assim, abrangido pela previsão de uma ação em prol do interesse público e em conjugação com outro tipo de enquadramento legal para os casos que denunciou.  
--------------------
Ou seja, a deputada Ana Gomes e a sua trupe, continuará a trilhar o seu caminho ao sabor do populismo, agregando pessoas menos informadas, desonestas intelectualmente e com interesses voláteis.



15 comentários:

  1. GENTEQUEANDAACOMERANOSSACONTA

    ResponderEliminar
  2. Estou em Paris, e sobre esse assunto posso acrescentar o seguinte : Na semana que passou , li uma notícia que vai um pouco ao encontro dos desejos de certos Países, NOMEADAMENTE o Governo Francês, que descobriu "as delícias" da DELAÇÃO em matéria Fiscal. A França está em 2° lugar na CEE , logo a eguir á Alemanha… e tem poder de influência.E como têm apanhado vários "Contribuintes Indelicados" , recuperando somas consequentes , estão a fazer força para que esse método seja votado e adoptado. "Cortam as pernas" aos escroques, como o Rui Pinto , e CONTROLAM ao mesmo tempo os conhecimentos destes "piratas em informática" . Capazes mesmo de entrar nas Finanças dos Países, ou nos Ministérios da Defesa, autêntico quebra-cabeças para qualquer Estado, sobretudo quem vende armamento sofisticado. A França tem o 3° lugar nesse domínio. Quanto á "Pasionaria de Ocasião", Ana Gomes, quando falou de LFV, foi deliberado. Abordando um assunto deste teor, politico ainda por cima...nada melhor para chamar a atenção que "aproveitar a onda" anti-Benfiquista que grassa nos "media" Portugueses e citar LFV e o Benfica . Mesmo sem que o caso de Rui Pinto se compare , em nada, a uma operação de delação com participação ás Autoridades. Rui Pinto era motivado pela EXTORÇÃO de FUNDOS de maneira criminosa. Quando viu que o que detinha em mãos sobre o Benfica não passava de banal correspondência , pela qual não podia pedir dinheiro, entregou tudo na oficina do fcp e do fjmarques . Estes, aliados aos ordinários do sporting, causaram 2 anos de ataque ao Benfica em todos os "media", com julgamentos feitos em direto, nas TV's...só que COM e-mails TRUNCADOS .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que a norma que foi aprovada faz todo sentido, mas obviamente e unicamente no âmbito das organizações à qual o whistleblower pertença.

      Se querem dar poderes gerais a investigações sem "regras", então dê-se esse tipo de poderes a policias de investigação e não, abertura e carta branca a que apareça malta tipo Rui Pinto a vasculhar a vida privada de organizações e pessoas.

      Para malta como a Ana Gomes, que dizem gostar de viver em democracia, querem um mundo onde a policia sem autorização do juiz nada pode fazer, já se for um hacker acham muito bem... Palhaçada para políticos...

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. "do benfica e da CORRUPÇÃO!"

      Parabéns por conseguires dividir Benfica de corrupção. Apesar de parolo revelas alguma lucidez e até tu percebes que Benfica é uma coisa, corrupção é outra, e essa veste de azul e branco.

      Eliminar
    4. Benfica Sempre17/04/19, 09:04

      Caro GG,
      Não podia concordar mais contigo. Acho mesmo que tocaste no cerne da questão!

      Eliminar
    5. vocês benfiquistas não se tèm que preocupar!!!
      A justiça portuguesa é tao lenta que ele morre de velhice na prisão da PJ, e voçès são cãopioes mais umas décadas…
      e a responder ao anonimo de cima, o azul e branco foi a julgado e absolvido… vamos ver como corre o vosso

      Eliminar
  3. "Foi em 2016 que as primeiras informações confidenciais sobre o mundo do futebol começaram a vir a público. Primeiro foi em programas de debate desportivo em português com a revelação de contratos de alguns atletas a actuar em Portugal; mas rapidamente o caso ganhou dimensão mundial e desaparecera da antena nacional. Foi na revista de investigação alemã Der Spiegel que as reportagens de fundo e as análises detalhadas de documentos até então secretas começaram a revelar alguns podres do mundo do futebol. Estávamos perante um único fenómeno, o Football Leaks, ainda que as pontas fossem difíceis de ligar até por falta de informação de qualidade em português.


    O caso tornou-se mais simples nos últimos tempos, bem como um tema central na imprensa portuguesa. Primeiro começou a ouvir-se falar do nome Rui Pinto, ainda que sem certezas; depois, o avançar do processo da Doyen Sports sobre uma alegada tentativa de chantagem por si feita deitou por terra todas as dúvidas, ao fazer a polícia portuguesa emitir um mandato que resultaria na detenção de Rui Pinto, na Hungria. O ‘John’ das peças de investigação levadas a cabo pelo Consórcio de Investigação Europeu, encabeçado pela Der Spiegel, era mesmo o português Rui Pinto e muito mais do que o hacker do Benfica, como tinha vindo a ser chamado, o jovem funcionou como whistleblower de um escândalo de proporções mundiais ao revelar práticas ilícitas no mundo do futebol.

    Com o processo longe de estar terminado e ainda com muita informação por ser revelada, como o próprio garantiu em entrevista após a sua detenção, o Football Leaks já se tornou num marco histórico no futebol mundial. Foi desta revelação que resultaram casos como a multa do fisco espanhol a Cristiano Ronaldo ou a José Mourinho pelo seu desvio de fundos para contas em offshores e outras descobertas como os esquemas ardilosos de Manchester City, Mónaco, as ligações entre Jorge Mendes e bilionários chineses e até o alegado abuso sexual de Ronaldo a Kathryn Mayorga."


    Importam-se de repetir?

    "Porém, Rui Pinto não beneficia diretamente da nova lei, já que não agiu no seio de uma organização, como prevê a diretiva, podendo ser, ainda assim, abrangido pela previsão de uma ação em prol do interesse público e em conjugação com outro tipo de enquadramento legal para os casos que denunciou. "

    Observador ou jornal i? o colunista "independente" Galamba também já opinou sobre o tema no jornal i? E com papas e bolos, se enganam os pobres adeptos "enganados" pelo labrego iletrado!

    Cássio, preciso que percas com o Benfica!

    CHAMEM A POLICIA!

    ResponderEliminar
  4. O criador do Football Leaks, afirmou ao jornal alemão Der Spiegel, que Jorge Mendes, o agente de futebol português, contratou detetives para o perseguirem.

    John, o nome falso utilizado pelo homem responsável pelo site onde surgiram informações e documentos contratuais de jogadores e treinadores de futebol, deu uma entrevista ao jornal alemão Der Spiegel onde afirma que um agente futebolístico lhe ofereceu 650.000 euros em troca dos documentos, mas que rejeitou. “Se me deixar vender, não serei melhor que as pessoas que denuncio”, confessou. Afirma ainda que tem mais “bombas” preparadas para os próximos meses.

    Ai se os mendilhões chegarem ás autoridades respectivas....

    ResponderEliminar
  5. Entretanto em Estrasburgo durante sessão plenária do Parlamento Europeu Rui Pinto, Assange e Yasmine Motajemi vencem o Prémio "jornalistas, denunciantes e defensores do direito à informação" que vai na sua segunda edição e premeia anualmente pessoas que divulgam casos de corrupção e evasão fiscal.
    O mundo real está-se a borrifar para o Benfiquistão. Podem evitar olhar mas ele está lá e não vai a lado nenhum. Acordem!

    ResponderEliminar
  6. Ana Gomes ainda é noticia? É daquelas pessoas que não interessa a ninguém. Uma ignorante que não faz mais do que balbuciar algumas coisas que vai ouvindo aqui e ali.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia-se não interessa a um restrito grupo de Portugueses denominados de Benfiquistas fanáticos... Pois por essa Europa fora como ainda ontem se viu atrai bastante interesse a gente séria.

      Eliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi