Siga-nos no Facebook

domingo, 18 de agosto de 2019

Belenenses SAD 0 x 2 Benfica - Rescaldo


Segunda jornada. Segunda vitória. Três pontos. Liderança da Liga. Aquando do rescaldo do jogo com o Sporting disse que era estranho que se falasse de um resultado que não espelhava o jogo, diziam os experts que a exibição não tinha sido grande coisa mas que o resultado era o que era. Neste jogo certamente falar-se-á num jogo complicado e que foi um jogo muito mais difícil do que um tranquilo 2-0 pode espelhar. Eu mais uma vez discordo. 


1ª parte

Benfica entrou muito forte no jogo, os primeiros 20 minutos foram de total domínio e que só não se traduziu em golo por mero acaso. Lances como o do Rafa logo aos 2 minutos, do RDT isolado antes do minuto 10, do Seferovic de baliza aberta no seguimento desse lance do RDT, ou o lance de Rafa isolado que só dois em cima da linha de golo evitam o tento inaugural, aos 22 min o remate do RDT a sair a centímetros do poste esquerdo da baliza ou aos 40 minutos um lance de Rafa de calcanhar fora da pequena área com a baliza basicamente aberta são lances mais que suficientes para ir ao intervalo a vencer. Na verdade o Benfica nestes primeiros jogos da temporada tem criado inúmeras situações de finalização e que geralmente tem convertido muitas delas, daí as goleadas, neste jogo na primeira parte não finalizámos nenhuma. E foi essa a diferença na primeira parte. O Belenenses SAD para mim foi uma surpresa pela negativa, muito passivo e sem grande interesse em atacar, teve 2 cantos nos primeiros minutos que tirou um pouco a pressão da sua área e depois limitou-se a passar a bola entre os 3 defesas que tinha no seu meio campo e a despachar bola para a frente quando se sentiam pressionados. Raramente saiu a jogar e raramente criou perigo. A única ocasião de golo do Belenenses SAD foi mesmo a chegar ao intervalo num lance fortuito em que é despejada uma bola para perto da área do Benfica, o jogador do Belenenses SAD domina mal a bola e o Rúben acaba por escorrer naquele "relvado" e isola o avançado, acabando com mais uma grande intervenção do Vlachodimos.

2ª parte

Acho que mudámos a pressão alta passando praticamente a jogar em 4-2-4 nesta segunda parte. Muito subidos, muito domínio de jogo e nos primeiros 20 minutos o Belenenses SAD não conseguiu controlar o Benfica. Nesses primeiros minutos marcámos um grande golo por Rafa com mais uma assistência de Pizzi. Durante cinco minutos o Benfica perdeu um pouco o controlo do jogo e entre os 70 e os 75 minutos o Belenenses SAD teve mais bola no meio campo do Benfica. Assim que Chiquinho entrou isso mudou. O Benfica voltou a pegar no jogo, a pressionar algo e marcámos perto do minuto 80, golo que foi anulado por fora de jogo. O jogo teve parado mais de 5 minutos para o árbitro decidir. Mesmo antes desse lance, destaque também para a outra grande oportunidade do Belenenses SAD marcar, com uma falha grande do Nuno Tavares a quase dar golo (acho que foi mais o relvado a trair o jogador do que propriamente um grande erro do Nuno). Depois do lance do Belenenses SAD e do golo anulado ao Seferovic, o Pizzi achou que devia provar mais uma vez que é a grande figura do campeonato até ao momento fazendo o seu 3º golo da prova e sentenciar o jogo já nos descontos.


Análise aos Jogadores (Nota 0 - 10)

Vlachodimos (6) - Foi posto à prova uma vez e fez uma grande intervenção. Desta feita não teve mais nenhuma situação a resolver e portanto passou um jogo muito tranquilo.

Nuno Tavares (6) - Não teve a exuberância do jogo inaugural do campeonato. Soube subir mas mostrou-se desacertado nos centros, cumpriu mas longe de fazer um grande jogo. Teve uma falha que podia ter sido fatal, muito por culpa do relvado, mas não era noite de ter esse azar.

Rúben Dias (6) - Não teve grande trabalho. Assim como a maioria dos companheiros do sector defensivo não teve grandes problemas de maior. Alguns bons cortes, sempre atento. Teve também ele um deslize que podia ter sido fatal que Odysseas compensou, no entanto pareceu-me que foi mais azar do que mau posicionamento.

Ferro (6) - Pouco trabalho, atento às poucas incursões dos avançados do Belenenses SAD. Cumpriu sem grandes problemas.

Grimaldo (7) - Uma seta apontada ao lado direito do Belenenses. Continua a ser o lateral mais ofensivo da equipa e aquele que melhor sabe o que fazer com Rafa ou Pizzi na sua frente. Não foi um grande jogo mas foi pelo lado dele que a maioria do perigo chegou.

Florentino (8) - Outro grande jogo do Tino. Está em todo o lado. A capacidade que tem para se antecipar em muitos lances para sair a jogar em seguida é doutro mundo. Recuperação de bolas, intercepção de passes, desvios, colocação em campo, capacidade de recuperação de espaços.... 

Samaris (6) - Continuo a achar que está fora de forma e que a jogar com o Florentino não dá aquilo que o Benfica precisa. Se é verdade que o Benfica fica com o jogo mais controlado também é verdade que fica com dois jogadores muito idênticos no meio campo. Neste momento o Tino está a anos luz do Samaris. Cumpriu o que lhe foi pedido mas não acrescenta muito mais ao meio campo. 

Rafa (8) - Posso dizer o mesmo que disse no jogo com o Sporting. Parece que a época ainda não acabou. Que velocidade! Há vários jogadores do Belenenses SAD que ainda procuram o Rafa agora. É um jogador de uma dimensão superior no que a velocidade e qualidade diz respeito. E finalmente tem golo!!! Jogão de Rafa!

Pizzi (8) - É um luxo ter este jogador no Benfica e ser olhado com desdém por muitos, inclusive treinadores (Fernando Santos) ou muitas outras equipas neste mundo que falam em comprar Savic, Eriksen, Bruno Fernandes... quando nós temos o Pizzi. E deixem-no cá estar. Mais um golo e uma assistência. O homem do jogo. Mais uma vez.

Seferovic (4) - Péssimo jogo do suiço. Nada lhe saiu bem, até o golo que marcou foi anulado. Percebo o Lage quando diz que os dois avançados são os primeiros a defender e a manter a pressão mas a um avançado do Benfica pede-se golos quando a equipa lhe dá tudo. Teve tudo para fazer 2 ou 3 esta noite. Não marcou, falhou muitas recepções, falhou centros, falhou intercepções... Nada lhe saiu bem mesmo! Correu muito, isso ninguém lhe tira.

RDT (5) - A bola nos pés do Raúl é sinónimo de qualidade, mas hoje esteve desinspirado. Pouco lhe saiu bem como ao seu companheiro de ataque e não conseguiu marcar nas duas boas oportunidades que teve para o fazer.

Chiquinho (5) - Em quase 20 minutos de jogo fez mais que o Raúl fez em 75. Pode parecer cruel dizer isto mas foi um pouco verdade. Não deixa de ser verdade que apanhou um Belenenses SAD já desgastado e com dificuldades em acompanhar o ritmo dele. Teria mais uma assistência na Liga não fosse o golo anulado.

Taarabt (0) - Entrou no último minuto, se tocou na bola uma vez foi muito.

Vinicíus (0) - Entrou no último minuto, se tocou na bola uma vez foi muito.


Apontamentos Finais 

Para mim um jogo sem grande história. O Benfica teve perto de 10 oportunidades de golo, metade delas claras de golo, marcou três, um anulado. Belenenses SAD, que o seu treinador dizia ter como principal ideia de jogo atacar, fez muito pouco para sair com mais do que uma derrota. Dois lances de golo que não converteu.

Gostava só de deixar uma nota para a arbitragem. Já fiz questão de dizer em vários comentários meus que estou com o Bruno Lage e o não julgamento moral da arbitragem. Ou seja, não faço juízos de valor sobre boas ou más decisões da equipa de arbitragem. Deixo apenas a minha opinião quanto aos lances, para mim há um penalti claríssimo sobre Rafa por assinalar que o árbitro não marca, nem sequer o VAR intervém e o lance do golo anulado para mim é um absurdo desta "nova" regra as linhas. Percebo que o árbitro para se proteger anule, ou seja, como a linha diz que está ele portanto não decide, a linha decide por ele. Para mim não há fora de jogo algum. 30 centímetros de um cotovelo em relação a um tronco do adversário? Esperemos para ver como serão as decisões daqui em diante, se todos os árbitros assumem sempre a decisão das linhas. Um Benfica com um jogo "complicado" e contra um adversário difícil que poderia ter saído com 4-0 se as decisões de arbitragem tivessem tombado para outro lado. 


No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi