Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Derrota conjuntural. Vitória estrutural.

O Benfica perdeu com o porto... se ganhasse igualava mais um record com mais de 40 anos! (Sim... Gosto sempre de colocar os factos em contexto histórico!... A História do Benfica é o que é e não aquilo que alguns se querem lembrar)


Estrutural vs Conjutural

Na sequência li diversos tipos de comentários do género: "Só quem não passou parte da infância e toda a adolescência a ver o Porto ganhar e a controlar bastidores é que pode ficar indiferente perante tamanha incompetência da SAD." ou "Vivi parte da minha vida a ver vergonhas como as de ontem. É isso que me faz crescer como adepto e ser tão crítico." ou do "nosso" Gus "Nem na década de 90 fomos tão fracos contra eles." 

Ainda na semana passada diziam que nós, cada contribuidor do blog individualmente porque não existe um "nós", insistíamos muito em marcar a diferença entre um antes e um agora... mas pelos vistos continua a ser necessário.


O ponto de partida é o "ver o Porto ganhar e a controlar bastidores" "parte da minha vida a ver vergonhas"... e conseguem concluir que o estado actual, em que consideram o campeonato "mínimos olímpicos" é "incompetência da SAD"? Ora, estas criticas à derrota têm como fundamento um elogio que quem a faz não percebe e NUNCA consegue fazer... Benfica estar muito superior aos rivais é que torna "inaceitável" uma derrota. 

Daí que não seja algo conjuntural que me fará esquecer o estrutural. E o que é estrutural... É o Benfica ser o maior candidato e os rivais a rebentar. Os rivais estarem nas lonas é consequência da competência do Benfica... não causa.

Benfica já não é campeão do verão nem das contratações... como na década de 90... Em que "não éramos tão fracos como no sábado". 

Há ainda quem argumente que como os rivais estão de rastos financeiramente, deveríamos aproveitar para acabar de vez com eles... (Não me conseguem é explicar como é que o Benfica ser campeão com 102 pts impede que um dos rivais vá á LC! Nem como é que os rivais fazem consecutivos all-ins, falham mas continuam a jogar a não ser que o all-in não seja all-in) Mas a lógica que suporta este raciocínio é: 1) o clube A segue a politica x e tem sucesso desportivo e financeiro;  2) os clubes B e C seguem a politica y e não têm sucesso financeiro ambos, sendo que o que tinha sucesso desportivo o vai perdendo; Conclusão: O Clube A como tem sucesso e dinheiro deve abandonar a politica x que o trouxe até aqui e passar a utilizar a politica y para atingir um objectivo para o qual concorre com 10 clubes que utilizam essa politica com 5x mais dinheiro ! Faz sentido? Eu acho que não! (mais uma vez chamo a atenção... coerência.. se cá dentro somos mais fortes e temos mais dinheiro consequentemente somos favoritos, lá fora há equipas mais fortes e com mais dinheiro logo são favoritas... não exijo lá fora o que não perdoo cá dentro, nem perdoo cá dentro o que exijo lá fora)

Isto não é dizer que o Seixal tem solução para tudo... mas se há uns anos a minha opinião era 80/20 para contratações... actualmente estará em 60/40 para o Seixal e os 40 apenas após se verificar que não há opções no Seixal.

Estrutural vs Conjutural - Porto pequeno

Porto pequeno porque a pensar exclusivamente em função do Benfica, 1o anular o adversário depois perder tempo e no fim lá se vê no que deu! Esta conjuntural vitória do porto para mim é uma derrota estrutural pelo reconhecimento da superioridade do Benfica. Sonceição admitiu e BL até comentou que o porto fez bem isso e que o Benfica não o fará.
Isso é a definição de "banho táctico"... O treinador da equipa pequena não deixar o melhor jogar e engana-lo... 
O porto do AVB ou do VP vinha jogar assim á Luz? Não!

Neste momento... estamos em Agosto... empatados com 6 pts. 
Estávamos a espera de golear os jogos todos? Uma equipa mais fraca ganhar a uma melhor. Onde já se viu? Só neste fim de semana... Manchester Utd, Tottenham e Real...perderam e empataram em casa com equipas inferiores e com objectivos inferiores...
Exigência parva para a qual já tinha alertado. 

Estrutural vs Conjutural - Bruno Lage, Jogadores, Contratações

Antes do jogo... como mostrei num post anterior... O plantel suficientemente bom era para ganhar todos os jogos... até RGS fazia avisos de 5-0!
Depois do jogo... Os anti Benfica e os exigentes... Em hibernação desde Maio mas sedentos de sangue... já que o Neto não veio como eles adivinharam... Fizeram a festa. 

Lá voltaram os bodes expiatórios! Afinal a culpa é sempre dos que se espera algo... Pizzi e BL foram os alvos principais.
Pizzi não fez um bom jogo... muitas decisões precipitadas que originaram passes falhados e bolas divididas! Lá veio a tanga... é jogador de jogos pequenos... Mas se Pizzi não conseguiu era algum dos que nem em jogos pequenos consegue que ia conseguir? Por definição num jogo grande o adversário é melhor que nos outros jogos... logo é normal que não se consiga fazer quantitativa e qualitativamente o mesmo que com adversários inferiores... e também decorre que se com adversários mais fracos não se faz algo, não é com adversários melhores que se consegue! Há um tipo especial de jogador que não joga  bem contra o Tondela mas contra o Real Madrid parte aquilo tudo? lol. E se houvesse... era jogador para um jogo por época?
Entretanto vão meter a viola no saco mais uns tempos...

BL levou um banho táctico de SC... mas também já tinha sido enganado por Keiser... espero que conforme aprendeu com a derrota com o sporting, aprenda com esta derrota... e no dragão mostre que sabe ultrapassar os bloqueios que SC montou! 
E aqui é a minha maior critica ao jogo... SC bloqueou o jogo para as costas dos médios, quer em passes frontais, quer passes diagonais, quer em condução, com uma proximidade muito grande entre estes e os DC... e o Benfica, não um ou outro, não teve paciência para circular a bola à largura para abrir espaço dentro, quando tinha 6x4 em construção! A análise de BL também vai neste sentido... e não percebo como ainda logo no inicio não consegue alterar esse comportamento dos jogadores.

BL tem coisas a "aprender" (e ele saberá melhor que qualquer um na net)! 
Com o porto... é LUTA! Eles... em consubstanciação da sua inferioridade estrutural, sabem que o Benfica é melhor e resta-lhes correr, saltar, bater, festejar cortes, pressionar (é ver a flash do Zé Luís... a chorar porque pressionaram!). Não se pode facilitar e não haver estágio... é demasiada "normalidade". Não há cá arbitragem com critério inglês... critério inglês em Portugal é deixar bater para eles e marcar todos os toques para nós. Não deve haver tanta explicação concreta sobre o modelo da nossa equipa nem sobre a observação do adversário antes do jogo... depois leva bocas como as do SC a dizer que também sabe mas não vai ás conferencias para ensinar e, mais importante, com o Zé Luís a fazer as diagonais do Marega e o Marega a fazer os apoios do Zé Luís, no inicio do jogo!

Disto ou mais algumas criticas até "é igual a RV"... é estúpido! Cheguei a ler que BL quando esta a ganhar manda a equipa recuar? Dass... 103 golos e manda a equipa recuar? Que seria se não mandasse. Claro que esta malta não aparece aqui para ter contraditório... nem nome tem!

Para lembrar os que hoje criticam BL... Decidam-se e sejam coerentes... vocês são os que na 6a queriam a paternidade (link) e diziam que LFV teve a sorte de escolher BL porque foi 2a opção depois do Mourinho... Ou criticam porque era adjunto do Carvalhal e está ligado a LFV!

Sobre BL marquei a minha posição quando entrou: "A aposta num treinador da formação do Benfica parece-me acertada pois (modo geral) são treinadores que estão mais do que habituados a treinar em função das dificuldades que o Benfica encontra… equipas fechadas, a jogar para o pontinho… estão mais preparados e têm mais soluções de treino e de condução de jogo para desbloquear esse tipo de problemas do que um qualquer treinador de uma equipa de meio da tabela, por muito competente que esse treinador seja."... e os números falam por si (link).

Voltaram a chover elogios às contratações do Porto... ficou um cheiro a Janeiro de 2019 no ar... Fernando Andrade, o jogador que marcou a Benfica e Sporting... Zé Luís (que me tem surpreendido, confesso)!
Já o Benfica é o único clube que não contrata soluções para os problemas abertos pela saída de não contratações cuja saída abre problemas... aliás, desde o DD adaptado ao Vinicius são todos fracos... Mas, uns já agora e outros daqui a uns meses... ai do Vieira que os venda por menos da cláusula. O eterno ciclo... Sabotagem se não contrata / Negociata se contrata... Delapidação à venda. 

E-goi