Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Sorteio da Liga dos Campeões 2019-2020 - Antevisão


Estão definidos os potes da Liga dos Campeões 2019-2020. O Benfica, desde a eliminação do FC Porto, que está colocado no Pote 2. Aqui todos sabem a minha posição em relação à Liga dos Campeões, acho que está mais forte do que nunca e que só um Benfica muito competente conseguirá passar da fase de grupos. Hoje mais do que nunca, principalmente com as alterações às entradas directas na fase de grupos e à composição do Pote 1 estamos definitivamente à mercê da sorte de um sorteio que tanto pode sorrir ligeiramente como causar pesadelos. Só haverá motivos para sorrir num ou dois cenários possíveis. Seja como for, não esquecer que há dois anos atrás o sorteio até nos sorriu, isto numa altura em que o Benfica estava inserido no Pote 1, algo que muita gente tende a esquecer ser fruto de excelentes prestações nas competições europeias, mas o Benfica acabou vergado a 6 derrotas totalmente inesperadas. 

Como será feito o Sorteio?
  • As equipas são divididas em quatro potes. O Pote 1 é composto pelos campeões em título, pelos vencedores da UEFA Europa League e pelos campeões os seis países mais bem classificados no Ranking de País da UEFA. Os Potes 2 a 4 são determinados pelas classificações do coeficiente no Ranking de Clubes da UEFA.
  • Nenhuma equipa pode defrontar outra do seu próprio país e, com base em decisões tomadas pelo Comité Executivo da UEFA, os clubes da Rússia e da Ucrânia não serão sorteados no mesmo grupo.
  • No caso de países com dois ou mais representantes, os clubes serão emparelhados de forma a dividir os seus jogos entre terça e quarta-feira.

Os potes para o sorteio são:








Para ilustrar como a sorte do sorteio pode determinar basicamente tudo, fiz apenas um exercício de previsão. Olhemos a 3 possíveis grupos para o Benfica:

Hipótese 1 - Zenit, Benfica, Salzburg e Lille.

Hipótese 2 - PSG, Benfica, Inter e Estrela Vermelha.

Hipótese 3 - Juventus, Benfica, Valência e Leipzig.

Para mim a hipótese mais acessível será algo como a primeira, o que não significa que seja favas contadas, enquanto o pesadelo será algo como a terceira. Pelo meio há inúmeras hipóteses em que será MUITO complicada a passagem.

Qual é o vosso grupo de eleição?

O sorteio é quinta-feira, dia 30 de Agosto às 17 horas.

E-goi