Siga-nos no Facebook

domingo, 29 de setembro de 2019

Benfica 1 x 0 V. Setúbal - Rescaldo



Não contem comigo para rescaldos do tipo "exibição miserável", "cambada de coxos", "treinador a tornar-se num Rui Vitória", etc.
Contava com um jogo fácil. Disse-o na antevisão. Contava com uma partida tranquila e sem sobressaltos. Não o foi. Foi uma exibição pobre, duma equipa que cada vez mais me parece apresentar tremendas dificuldades em lateralizar o jogo. Está na hora do Taarabt voltar ao seu estatuto de bom suplente e deixar de afunilar o jogo. Como referi numa publicação ou comentário, muitas vezes o pessoal esquece-se que estamos a jogar com o nosso meio-campo suplente e começa a notar-se que a equipa perde soluções quando isso acontece.

1ª Parte

Jogo de sentido único, sem um remate ou jogada de perigo por parte do Setúbal, mas a verdade é que o Benfica não conseguiu desequilibrar. Gedson como segundo avançado nada trouxe de novo, muito pelo contrário, acho que RDT dá mais à equipa que isto. Jogar com Gedson, Rafa, Taarabt e Pizzi é afunilar o jogo por completo e não dá largura nenhuma à equipa. Contra equipas que jogam com o bloco baixo é só ajudar. Começa a ser altura do Lage perceber isso e dar indicações para que a equipa jogue mais junto à linha fazendo com que os jogadores adversários se espalhem mais e criem mais espaços no meio. Foi uma primeira parte mais que morna com uma ou outra jogada de perigo.
Destaque para uma jogada em que Gedson aparece perto de finalizar num contra ataque 2x3 que podia ter dado golo ou um remate de Pizzi ao segundo poste com uma excelente defesa do guarda redes do Setúbal.
O final da primeira parte fica marcado aos 43 minutos com uma falta durinha de Hachadi sobre Pizzi que Tiago Martins nem marca falta mas que se calhar, até o amarelo não seria mal mostrado. Era o segundo.

2ª Parte

A segunda parte começa mal e o Benfica em duas ocasiões deixa que o Setúbal chegue com relativo perigo à área. Foi a única coisa que o Setúbal fez em todo o jogo. Algo que foi diferente e interessante foi o facto do Bruno Lage ter feito alterações bem mais cedo que o que tem sido hábito. O Benfica melhorou e foi com alguma justiça que chegou à vantagem. Vinicius mostra claramente que é reforço e com muitos poucos minutos de jogo já facturou alguns golos. Para mim tanto Vinicius como RDT são craques e só precisam de tempo para mostrar todo o seu potencial. O jogo fica marcado ainda pela expulsão de Taarabt que condiciona os últimos 10 minutos de jogo mais descontos. Benfica sem médio defensivo, com menos 1 e com Rafa visivelmente debilitado e sem substituições para fazer acabou por dar alguma emoção à parte final do jogo sem que o Setúbal tenha criado perigo, mostrando que pelo menos defensivamente soubemos estar bem.


Análise aos Jogadores (Nota 0 - 10)

Vlachodimos (6) - Jogo tranquilo. Sem qualquer intervenção digna de registo. Acabou amarelado sem fazer nada por isso.

André Almeida (7) - O melhor da zona defensiva pela projecção atacante. O único que deu alguma profundidade e alguns cruzamentos.

Rúben Dias (6) - Sem nada para fazer durante 90 minutos. Daqueles jogos que viu o jogo passar sem grandes sobressaltos.

Ferro (6) - Assim como o seu companheiro de defesa quase nenhum apontamento. Tentou muitas vezes sair a jogar mas quase sempre afunilando o jogo.

Grimaldo (6) - Não mostrou a acutilância que costuma ter e que o Benfica bem precisa. Precisamos das suas subidas, precisamos das suas arrancadas para fazer a diferença. Não houve nada disso.

Fejsa (6) - Cumpriu defensivamente o que lhe é pedido. Excelente na recuperação e nas dobras aos seus colegas. Não lhe peçam para sair a jogar que não é sua característica.

Taarabt (5) - Tem tido uma excelente atitude. Mostra raça e querer, mas está na hora de sentar no banco. Precisamos de novo de um meio campo que espalhe o jogo pelo campo, que ocupe melhor os espaços defensivos e que abra mais o jogo. As suas características fazem do jogo do Benfica algo previsível e fácil de defender, povoando a zona central do terreno. Acabou expulso sem fazer nada por isso.

Rafa (7) - Foi dele os desequilíbrios. Foi dele o lance do golo. Não tendo feito um grande jogo, foi dos poucos que teve ao nível. 

Pizzi (5) - Está fora dela. Desde que o Tino e o Gabriel saíram que o Pizzi sofreu com isso. Não esteve bem e foi bem substituído. Espero um jogo no banco com o Zenit.

Gedson (5) - Fora da sua posição não teve influência no jogo. Muitas vezes parecia que estávamos a jogar com menos um. Não é sua culpa mas precisamos de mais naquela zona do terreno. Não fez esquecer o RDT e isso é mau visto que o espanhol não tem feito muito.

Seferovic (5) - Primeiro a defender e pouco mais. Esforçado e pouco mais. Não deu muito à equipa tirando isso. Não é jogador para ser titular do Benfica. Nunca o foi. Agradeço e muito a grande época do ano passado mas com uma equipa a jogar como o Benfica estava, era fácil ser-se avançado. O João Félix ajudava muito.

Gabriel (6) - Melhor que Taarabt, mostra que tem de ser titular. Precisamos do melhor Gabriel para ter o melhor Benfica de Lage. Com ele o Benfica foi mais forte e a vitória muito se deve à sua entrada.

Vinicius (7) - Não é a primeira vez que entra e marca. Mostra ser um finalizador e mostra não precisar de 10 oportunidades para marcar. Foi decisivo e no meio de uma fraca produção ofensiva da equipa merece o destaque de homem do jogo.

Tomás Tavares (5) - Claramente gestão de esforço de André Almeida, esteve seguro e não comprometeu. Já nos está a habituar ao facto de termos suplente à altura.

Apontamentos Finais

Não foi um bom jogo. Nem perto. A equipa mostra-se com falta de confiança e acho que Bruno Lage precisa de rever a ideia de Rafa, Taarabt, Pizzi e Gedson na equipa ao mesmo tempo. Não temos ninguém que jogue na ala. Precisamos de um Cervi ou de um Zivkovic a querer. Ou então de um Jota mais encostado ao lado como por exemplo no jogo do Moreirense. Valeram os três pontos e na pior das hipóteses acabar a jornada com os mesmos pontos do Porto, a 1 do Famalicão.

Por fim, destaque para a arbitragem. Mas uma vez digo, não faço juízos de valor. Para mim há um penálti sobre o Rafa no inicio da segunda parte, há um vermelho directo para mostrar numa entrada assassina sobre o Rafa que o lesionou, há um vermelho absurdo ao Taarabt, vê-se nas imagens que a entrada é tudo menos o que parece à primeira vista, aquele amarelo ao Odysseas parece ser a gozar depois das inúmeras perdas de tempo do Setúbal até ao golo e no final dá quase 6 minutos de desconto quando ainda no fim de semana passado em Moreira de Cónegos deram 3 minutos num jogo com muito mais paragens. Uma daquelas arbitragens em que o árbitro não ajuda em nada o espectáculo e que só irrita os jogadores.


E-goi