Siga-nos no Facebook

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Estará encontrada a alternativa a Gabriel?


Desde que terminou a época passada que achava que o Benfica necessitava de um substituto para Gabriel, alguém que tivesse a mesma agressividade e reacção na perda de bola, que tivesse a capacidade de segurar a bola e de fazê-la circular.

Quando terminou o mercado de transferências, na minha perspectiva, ficou essa lacuna por colmatar porque, á primeira vista, ninguém do plantel tinha o perfil de Gabriel.

No entanto o Bruno Lage resolveu colocar Taarabt a fazer a posição do Gabriel. Fiquei com sérias dúvidas se Taarabt teria capacidade física, mental e agressividade defensiva para jogar na posição.

Sempre reconheci a Taarabt qualidades técnicas para jogar no Benfica, tem boa relação com a bola mas sempre foi um jogador de ala ou terceiro médio, nunca um 8 porque nunca lhe reconheci agressividade e competência defensiva para desempenhar o papel de 8 num esquema de 4x4x2.

Acontece que face aos números de Taarabt no último jogo e forma agressiva e intensa como reage à perda da bola, faz-me acreditar que poderá estar ali o natural substituto de Gabriel no sistema de 442. As 7 recuperações de posse são um indicador e um número fantástico do brilhante trabalho que Taarabt fez a nível defensivo. Em termos ofensivo foi um recital de passes atrás de passes para os espaço entre-linhas do nosso adversário e mesmo na profundidade. Fantástico!!!

Só falta mesmo verificar se ele consegue manter este nível contra equipas mais fortes e penso que o próximo jogo com o Leipzig pode-nos dizer muito da capacidade de Taarabt para a posição.Para já, para o campeonato português, está perfeito!!

Eu agora só imagina o que seria uma equipa defrontar um Benfica com um trio de meio campo com Florentino, Gabriel e Taarabt... Florentino no equilíbrios, Gabriel a virar o centro de jogo como ninguém e Taarabt a fazer o seu jogo vertical, com bolas entre-linhas e na profundidade... Os adversários nem sabiam se deveria fechar a largura, se por dentro ou na profundidade, tal a variação de ataque que o Benfica poderia fazer... Na frente estaria o RDT...

Vamos ver com que equipa entra Lage no próximo jogo e ver como se comporta Taarabt caso jogue a 8 num meio campo a 2...

E-goi