Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Sorteio da Taça da Liga - Viciado ou não?


Todos nós nos lembramos do "erro" constrangedor que foi o sorteio da Liga de 2018-2019 e depois de nesse mesmo sorteio a repetição do mesmo ter dado o dérbi à mesma jornada, todos ficámos com aquela sensação no estômago de que nos tinham enganado mais uma vez.

A verdade é que probabilisticamente falando era possível suceder o que sucedeu, mesmo que seja uma probabilidade muito pequena. A verdade é que para ganhar o Euromilhões a probabilidade também é curta e há sempre alguém que o vai ganhando.

Posto isto, sempre fiquei com a ideia de que no sorteio da Taça da Liga o Benfica calhava sempre em grupos piores do que os demais. E quando fico com a pulga na orelha tento arranjar dados que me façam perceber se há motivos para desconfiar ou não.  Fui verificar todas as edições da Taça da Liga já disputadas (ao todo são 13) e comparar os sorteios de cada um dos três grandes com as edições anteriores da 1ª e 2ª Liga para perceber se há alguma verdade na ideia de que os grupos do Benfica têm adversários geralmente mais fortes.

Realizei duas análises distintas. A primeira observando apenas os adversários de forma directa. Que classificação tiveram na época anterior e perceber qual das equipas apanhou equipas com pior classificação. Do meu ponto de vista os resultados são esclarecedores:

* Não está mencionado o facto do Sporting ter jogado contra o Porto num dos grupos, devido ao 7º lugar alcançado num dos campeonatos.

Fazendo uma leitura desta tabela é fácil perceber. 

- O Benfica nas 13 edições de Taça da Liga já apanhou, na primeira fase de sorteio, 8 (!!!!) equipas que ficaram entre os primeiros 5 classificados da 1ª Liga do ano anterior. O Sporting teve esse "feito" 4 vezes e o Porto teve.... zero. Aliás, se olharmos à quantidade de vezes que as três equipas jogaram contra um top 6 do ano anterior podemos ver que o Benfica jogou 8 vezes, o Sporting 5 e o Porto 2.

- Se olharmos à quantidade de equipas da 1ª Liga que os clubes apanharam a diferença não me parece substancial, embora voltemos a ver o Porto com menos equipas. Se juntarmos isso ao facto de nunca ter apanhado uma equipa do top 5, percebemos a diferença de competição.

- Outro número que salta à vista é a quantidade de equipas que os três clubes apanharam no top 10 ou abaixo da 2ª Liga profissional. O Porto apanhou 9 equipas com classificação igual ou pior que o 10º lugar da 2ª Liga, inclusivamente apanhando 3 equipas acabadas de subir à 2ª. O Benfica para termo de comparação apenas apanhou 2 equipas abaixo do 10º classificado e uma dessas acabada de subir.

A análise feita directamente à classificação mostra uma tendência bem vincada. As equipas que jogam contra Porto têm classificações da época anterior muito inferiores às do Benfica.

Fazendo agora um pequeno jogo de números e atribuindo pontos às classificações. Ou seja, o primeiro classificado da 1ª Liga fica com 1 ponto, o 2º com dois e assim sucessivamente. Isto para ver qual será a maior soma de entre os 3 grandes e assim perceber qual é a diferença de competição.

*Coloco valores por equipa e por época porque o Benfica teve menos 1 equipa no grupo na época que a 1ª Liga passou a ter 18 equipas com a subida do Boavista e enviesa a análise feita aos números absolutos.

Para os mais distraídos pode parecer que não, mas a diferença é abismal. Estamos a falar apenas de 13 edições da prova. Ter menos de 120 pontos que o Porto é brutal, mesmo contabilizando menos 1 equipa. Por época é quase mais 10 pontos, o que significa jogar com equipas em média 3 posições abaixo. Podemos reparar que no caso da comparação Sporting - Porto, essa diferença é substancialmente inferior.

Para finalizar fizemos a comparação entre as três equipas nas 13 edições.


Podemos verificar que o Benfica em 8 das 13 edições foi o clube que apresentou a menor soma de classificações dos seus adversários. 3 vezes aconteceu ao Porto e 2 aconteceu ao Sporting. A diferença é mais uma vez tremenda.

A pergunta que se impõe é, será sorte? Ou azar? Em termos probabilísticos os resultados deveriam ser muito mais próximos se de um sorteio não viciado se tratasse. O nível de diferença entre as três equipas deveria ser a apresentada entre Porto e Sporting.

Posto isto, o que vos parece? Bolas quentes ou frias?

Quentes ou frias o Benfica leva 7 títulos em 12 possíveis com o clube atrás sendo o Sporting com 2. 

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi