Siga-nos no Facebook

terça-feira, 1 de outubro de 2019

A AG (de novo e quantas vezes for preciso)

O tema é quente... mas teremos que voltar a ele tantas vezes quantas as necessárias. Se é um tema que interessa aos benfiquistas será sempre tratado neste blog… com a perspetiva de cada um.

Quando se aproximam entrevistas ou AG´s, costuma dizer-se que os entrevistadores não têm capacidade para entalar LFV e que LFV tem dificuldades em lidar com a critica dos sócios.
 Estamos em 2019... LFV já foi entrevistado por todo e qualquer jornalista da praça... Alguém ainda acredita que há uma formulação de uma questão que vai fazer com que LFV confesse os pecados que quem afirma isso lhe aponta? Tanto expert em entrevistas na net... era mesmo aquele anónimo dos comentários que ia fazer LFV descoser-se todo e confessar até o assassinato do JFK (parecem os cartilheiros dragartos a dizer que se o MP chama-se LFV a depor é que era...). O mesmo para as AG... alguém acha que vai à AG “speak truth to power” e trazer “O” tema que vai incomodar LFV? Segundo os relatos 19 das 23 intervenções foram sobre os temas da que originou a situação descrita... querem-me fazer crer que LFV perdeu o controlo devido a algo que foi dito que nunca tinha ouvido?

Desde já recordo o que escrevi no domingo mal soube: “Sem qualquer reticência condenar a atitude de LFV (...) isto é uma estratégia desesperada de um grupo de gente que já se rendeu á impossibilidade democrática de o afastar e já só tem estas opções de "guerrilha" (...) “Vieira devia demitir-se? O clamor é esse! E eu concordo. Há uma linha que não se ultrapassa, independentemente das palavras ouvidas. No entanto, se tal acontecer... Já sabemos que vão surgir as desculpas que é um golpe de LFV. Mas fica a sugestão... Se são assim tantos e têm uma opção alternativa tão melhor... Juntem assinaturas e solicitem uma AG com o ponto único de destituir a direção. Ou nem isso conseguem?”

Recordo e reafirmo porquê? Para estabelecer o pressuposto que dispenso lições de moral! 

Assim e após tomar conhecimento de uma descrição dos acontecimentos pelo sócio agarrado pelo pescoço por LFV, vou analisar a mesma por pontos e colocar algumas questões.

1 - Não é “a verdade” é a versão do sócio. Como escrevi logo na manhã seguinte... a BTV deveria libertar imagens do que aconteceu... Sem contraditório ou imagens... tenho de acreditar, com algumas dúvidas e questões, mas tenho de acreditar na única versão que conheço! Quem redige o Benfica news não acha uma AG relevante?

2 - Os temas que como o próprio reconhece foram tratados de improviso (o que é relevante devido ás formas de expressão utilizadas) foram os seguintes: o dia da semana em que a AG é realizada, recorrendo assumidamente a suposições e insinuações; “pedir” pedidos de desculpas e demissões; acusações diretas de mentiroso; a ignorância de confundir rescisão unilateral com pagamento do valor da cláusula de rescisão (em setembro já é estupidez); uma fantasiosa promessa de jogo de despedida a Luisão que nem numa pesquisa Google surge; apelo á calma dos sócios nas discordâncias (já que o vilão do presidente que usa o facto de ser insultado para não responder, o burro devia ouvir, calar e ainda responder serenamente); os pés da águia no símbolo (sei que é um tema sensível, mas sendo um tema sensível deverá ser tratado com dignidade e não umas bocas) e quando volta o ciclismo; piadolas sobre RV...
 

E chega ao ponto que gerou a confusão... um ponto de “virtue signalling”, de medição de benfiquismo com acusações de corrupção, lavagem de dinheiro, etc, cartilha FJM pura e dura! Sim, porque quando a descrição pelo próprio é “que se fosse esse amor limpo a reger todas as decisões que tomam no dia a dia do clube, não existiriam emails, toupeiras, mala ciao, vouchers”... são insinuações inadmissíveis, acusações diretas de culpa e responsabilidade em casos judiciais em nada diferentes do que se vê no porto canal!

Conforme o próprio relata, um vice disse-lhe posteriormente que se sentiu ofendido pelas suas palavras. 

3 - “o Vieira”... nota-se o respeito... “flipou” “snaped”. Se passado umas horas, a linguagem é deste nível... imagino a mesma, num palco, de improviso, com temas sensíveis e polémicos, com amigos na plateia! E atenção... NADA justifica agressões. Aqui saliente que segundo o “nosso” Chakra... não se pode considerar o que aconteceu como agressão.

4 - Agradecer á vitima... que vendo alguém dirigir-se a ele, a insulta-lo injustamente e a ameaçar com violência física, teve a presença de espirito para evitar uma reação de fight or flight mantendo-se impávido e sereno... Eu se fosse surpreendido por alguém a vir em minha direção naqueles termos e naquela postura não teria a presença de espirito para tal.. talvez a palavra chave seja surpreendido. 

5 - LFV afirmou na sua intervenção que o sócio poderia ser punido (eu afirmo que DEVERIA, mas LFV não tem de fazer justiça pelas suas mãos).

O sócio confirma que nunca em momento algum foi interrompido ou advertido pelo presidente da mesa... e aqui está a responsabilidade! Mais uma vez recorrendo ao Chakra... ele considera que não foi ultrapassado um ponto de não retorno... mas, por algum motivo... foi!

Para mim há um incumprimento claro e repetido do Artigo 18, ponto 1, alínea a) e j) por parte das intervenções e que descamba no pior incumprimento de todos por parte do presidente! EU, fico escandalizado como se toleram faltas de respeito ao Benfica (atenção.. Benfica... não a LFV, tirem lá a foto da mesinha de cabeceira vocês que confundem LFV com o Benfica) em nome de uma pretensa liberdade de expressão que apenas serve para validar criticas a LFV. Na AG do Benfica não se falta ao respeito ao Benfica... critiquem a direção e quem quiserem... Faltas de respeito ao Benfica... não! E não é censura...o Benfica não tem o dever de dar palco a quem abusa dos seus direitos enquanto sócio... os sócios também tem deveres.
 


A responsabilidade de conduzir a AG e zelar pelos estatutos é do presidente da mesa da AG... a intenção de não criar “atritos” e impedimentos leva a que sejam toleradas algumas situações que deveriam ser cortadas pela base pelo seu efeito preventivo... e que quando não são cortadas pela base ficam mais difíceis de controlar!

O sócio indica ainda que LFV terminou a sua intervenção com a cassete habitual demonstrando assim a sua abertura para os esclarecimentos que teoricamente procurava! (ou será que o objetivo não era ser esclarecido? E que afinal a cassete não é de LFV?)

6 - Ninguém incomodou o sócio. Com a exceção do presidente, e não é pouco... NINGUÉM condicionou de forma alguma o sócio,

7 - Interessante a necessidade de, a terminar, realçar alguns pontos como: “não escrevo em nenhum blog ou fórum...Ninguém sabia o que iria dizer...não combinei nada com ninguém...não sou influenciado por interesses a não ser benfiquismo puro e limpo!“

EU, caso tivesse algum interesse, tivesse algo combinado levando o que iria dizer já preparado, etc... era mesmo isto que diria!

Algumas questões: Uma estória tao forte e nenhum jornal chega à fala com esta pessoa? Não escreve em blogs mas passado um dia expõe a sua versão num blog? De um dos mais conhecidos anti-Vieira da blogosfera (um elogio ao Viriato!)?

------------------

Depois tivemos, a habitual coluna com cantigas de escárnio e maldizer... Da qual só vou comentar umas frases porque não li ali nada que me surpreendesse... já bateu tao baixo à tanto tempo que já nada me surpreende (aqui, como já contava com o que ia acontecer já consigo ficar impávido e sereno).

”Nunca estive ao lado dos nossos inimigos como alguns estavam nessa altura.”
Não esteve nessa altura mas está agora! Agora nem coragem de aparecer, pessoalmente, nas AG tem... vive ás custas de ter ido às AG no tempo de JVA (com o qual muitos dos seus apoiantes se identificam)... Como a vitima de LFV reconhece NINGUÉM o incomodou!

“Eu sei que eles sabem que eu sei as razões porque não é fácil tirá-lo de lá!”
Eu sei mas não digo... Otávio Machado és tu? Insinuações sobre tudo... Tantas semelhanças com o propaganda dragarta e com...

“pelos 2 milhões em que o jogador estaria avaliado (e, mesmo assim, seria muito caro)!”
A necessidade de pegar com Vinicius vai-lhe sair tao cara! Especialmente para quem tem como argumento que vai acabar com as contratações de flops.

“meterá o filho na próxima lista da Direção, como 1.º VP, para ele poder sair se isso lhe for imposto por qualquer razão “de força maior”, sendo substituído pelo 1.º VP”
A grande frustração... não ser o candidato da continuidade! (atenção se tal acontecer EU sou contra e NUNCA votarei em alguém por ser filho de alguém). E a especialidade... criticas sem contraditório porque critica o futuro…

“ficámos também a saber que o símbolo do Benfica tem os dias contados.”
Não tem andado a ler o blog onde publica... senão já saberia disso. Também não tem grande conhecimento dos estatutos senão saberia que uma alteração não é novidade e que terá de ser aprovada pelos sócio. 

“E o que todos achamos ser impossível vir a ser aprovado, hoje, ficará à distância de uma votação ... eletrónica, em que um computador/programa ditará o futuro do Benfica!”
Desculpas antecipadas!

Para terminar... como tenho dito muitas vezes... esta oposição em eleições será massacrada! Há quem argumente... 19 das 23 intervenções foram criticas! Certo... apesar disso apenas 14% de votos contra... e como todos sabemos as minorias ativistas e motivadas aparecem nestes momentos... no momento decisivo, a maioria silenciosa e não ativista porque não tem necessidade de se meter em confusões estará lá. Olhem para BdC... os seus leais fazem discursos nas AG, os sócios vão e votam!
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi