Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Benfica 4 x 0 Portimonense - Rescaldo


Parece que foi só para me contrariar mas eu agradeço. Afinal a época das goleadas do Benfica do Lage está viva e bem viva. O final de tarde trouxe as novidades no onze da equipa e foram olhadas por muitos com desconfiança. Eu confesso que gostei do onze inicial que vi. Primeiro porque tirou Seferovic do ataque, depois porque trouxe Samaris e Jardel para tentar perceber se estão aptos a ajudar ou não. A verdade é que a equipa correspondeu, e mais do que andarmos aqui a falar de que foram as mudanças que fizeram o Benfica jogar melhor, eu acho que foram as alterações à dinâmica de jogo que fez com que o Benfica tenha jogado melhor. Finalmente deixámos de ver jogo interior atrás de jogo interior atrás de jogo interior. Já chega. Viu-se alas bem abertos, Cervi bem encostado, tabelinhas com Grimaldo, mesmo Gedson muitas vezes encostado à linha ou a cruzar.  Pressão alta e tentativa de roubo de bola no meio campo adversário e serem eficazes na finalização. Jogo mais intenso, traz qualidade.

1ª Parte

Primeiros 10 minutos à procura do jogo, sem termos praticamente a bola, o Portimonense conseguiu um bom cruzamento que quase dava golo, num lance que para mim há um fora de jogo posicional bastante evidente que interfere na jogada. De resto, a primeira parte é toda do Benfica. Conseguimos marcar através de um canto mas até ao final da primeira parte tivemos bastantes lances bem conseguidos de ataque que faltou mais qualidade na ultima decisão para fazer melhor. Muitas boas aberturas ou jogadas na lateral que depois acabavam num cruzamento horrível. Mas a verdade é que ver o Benfica procurar a linha para cruzar é uma excelente novidade. Pressão alta, forçando muitas vezes os jogadores do Portimonense a decidir mal também foi novidade e isso é muito positivo.
A primeira parte chega ao fim com 1-0 e com o jogo completamente controlado a partir dos 10 minutos.

2ª Parte 

Começou com pressão alta como tinha acabado a primeira, ganhamos um canto logo no primeiro minuto por causa disso, desse canto há um cabeceamento à barra e depois no cruzamento de insistência chegamos ao 2-0. A equipa mantém a pressão e a intensidade alta e é com naturalidade que faz o 3º e o 4º. A partir daí o jogo efectivamente acaba e há só gestão de ambas as equipas até ao final. Poderíamos ter marcado mais 2 ou 3 tendo em conta as ocasiões flagrantes de golo, sejam do Chiquinho, do Pizzi, do Gedson, entre outros.


Análise dos Jogadores (Nota 0 - 10)

Vlachodimos (6) - Cada vez mais a dar-me razão. Felizmente. Não precisamos, nem precisávamos de guarda redes. Temos um excelente guardião e cada jogo mais se prova que está feito um senhor jogador. Salvou no único lance de perigo do Portimonense, depois foi espectador e cumpriu. 

Grimaldo (7) - Ajuda muito ter Cervi daquele lado. Subiu muitas vezes, muitas tabelinhas, muita qualidade. E o melhor é a sua consistência. Mesmo quando a equipa joga mal, ele está sempre a carborar.

Rúben Dias (7) - Muito bem defensivamente, grandes cortes ao longo do jogo, tendo sido uma das principais razões para que os lances do Portimonense nunca chegassem a criar perigo. Ainda marcou para embelezar ainda mais a coisa.

Jardel (6) - Para mim um dos motivos para a subida da equipa em termos de controlo de espaços. Pressiona melhor, e mais subido, as costas dos avançados que Ferro e trouxe qualidade nesse domínio. Cumpriu praticamente sempre.

André Almeida (6) - Subiu muitas vezes, marcou um golo importantíssimo para tranquilizar a equipa, cometeu no entanto um erro no único lance de perigo do Portimonense ao deixar o jogador nas costas e falhou muitos cruzamentos. No geral uma exibição positiva embora não deslumbrante.

Samaris (6) - Assim como Jardel acho que acrescentou metros à pressão da equipa e isso foi muito positivo. Cumpriu nas suas missões defensivas.

Gabriel (7) - Qualidade superior. Quando Gabriel está bem o Benfica é melhor. Um pouco como Pizzi. O facto da equipa ter jogado mais em largura ajudou e muito o Gabriel já que tem imensa qualidade de passe. Um senhor jogador.

Cervi (7) - Gosto tanto de ver o Cervi jogar no Benfica. Assim como gostava do Salvio. A velocidade, intensidade e largura que traz à equipa é fundamental para o Benfica melhorar o seu jogo ofensivo. Dos melhores em campo.

Gedson (6) - Finalmente um jogo que gostei de ver o Gedson nesta época. Isto de não se jogar em 4-3-3 não ajuda às suas características, no entanto cumpriu aquilo que lhe foi pedido. Deu largura, qualidade de passe e pressão alta.

Chiquinho (8) - Bruno Lage afirmou num dos primeiros jogos da época que Chiquinho era um craque. E não é que é mesmo? Trouxe uma nova dimensão ao jogo do Benfica. Sem comparações, um pouco como João Félix trouxe na época passada quando entrou. Excelente movimentações, pressão na bola, grandes passes, boas situações de finalização... faltou o golo.

Vinicius (8) - Afirmei várias vezes que RDT e Vinicius são craques. Um já começou a dar-me razão. A diferença de qualidade entre Seferovic e Vinicius é grande. A bola não é quadrada para o Vinicius. Excelentes movimentações de costas para a baliza, excelentes arrancadas a levar defesas, excelentes finalizações. Não precisou de muitas. Duas batatinhas lá dentro. As duas à ponta de lança.

Seferovic (3) - O mesmo de sempre. Esforçado. Intenso. Pouca qualidade com bola.

Pizzi (4) - É um daqueles jogadores que se não estiver bem fisicamente nota-se muito. Respira futebol, conhece tudo sobre as dinâmicas da equipa e a bola é redondinha nos seus pés, mas está em baixo de forma e será bom menos minutos para ir recuperando fisicamente. Poderia ter marcado no pouco tempo que teve em campo e isso diz muito da qualidade do Luís Miguel.

Jota (2) - Teve 10 minutos para correr, fazer umas faltas e pouco mais. Numa altura que o jogo já tinha terminado mas ainda ninguém se tinha dado conta. Continua a não justificar a entrada no onze.


Apontamentos Finais

A equipa que pior joga futebol em Portugal está em primeiro, agora isolada. Equipa com mais vitórias, equipa com melhor ataque (21 golos) e com a melhor defesa (3 sofridos). Com o melhor marcador do campeonato (Pizzi com 6 golos, a par do Zé Luis), com o jogador com mais assistências (Grimaldo com 4, a par de outros 3 jogadores) e também a equipa com mais goleadas (3, a par do Porto). É lidar.
Bruno Lage já jogou 25 jogadores diferentes, o que demonstra bem a ideia de que todos contam que o treinador tende a repetir inúmeras vezes. Gostei de ver o Jardel e o Samaris, parece-me que fizeram a equipa subir na pressão. Não que os miúdos (Ferro e Tino) não saibam fazê-lo ou não tenham qualidade mas parece-me que essa maturidade foi bem vinda à equipa. 
Destaque para o Chiquinho e o Vinicius. Duas negociatas do Vieira. Dois que se falava nunca iriam calçar no Benfica. Um que tinha sido dispensado do Benfica só para se pagar 3M€ no ano seguinte e outro que seria uma subtracção aos 120M€ do João Félix. São dois jogadores de muita qualidade. Vinicius se o Lage assim o entender será sem grandes dificuldades o melhor marcador do Benfica e do campeonato. Chiquinho poderá ser o avançado substituto natural de Félix. Certamente hoje todos teriam conhecimento da qualidade dos jogadores. Felizmente aqui no Universo Benfiquista sempre fomos bastante defensores dos jogadores do nosso clube e concretamente destes dois. Não defendemos Vieiras, DSO ou Jorge Mendes. Defendemos os jogadores do nosso clube. E que belos momentos de futebol Chiquinho e Vinicius nos deram.
Sábado espero ver RDT no onze. Outro craque que só precisa de tempo para assimilar as mudanças ao sistema táctico que está habituado e que não conseguirá adquirir se não for jogando. 

Para finalizar, deixar palavra à arbitragem. Do piorzinho que anda por aí este Manuel Mota.

E-goi