Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Equilibrar a equipa



Sinceramente, acho que estaria na hora de Bruno Lage perceber que não pode jogar com uns no campeonato e depois mudar na Champions da forma que o tem feito.

Penso que estaria na altura de Lage encontrar um modelo que vá de encontro ás características dos jogadores e que equilibre mais a equipa, mais na Champions do que no campeonato.

No último jogo da Champions forma visíveis as dificuldades do Benfica em conseguir manter o controlo do jogo, em conseguir ter posse, apesar de na primeira parte até ter corrido relativamente bem. O Lge fez enrrar dois novos jogadores, mexeu no sistema táctico em três posições e dois jogadores jogaram fora das posições habituais ou naturais. Saíram da equipa RDT e Pizzi e entraram Cervi e Gedson. O Cervi foi para a esquerda, Gedson foi para a direita e Rafa jogou atrás de Seferovic. O Gedson na direita é uma adaptação e Rafa rende o dobro a jogar na esquerda. Sem falar que tanto Cervi como Gedson pouco ou nada jogam e assim terão menos ritmo competitivo do que a restante equipa.

Penso que serão demasiadas alterações para que uma equipa consiga funcionar de forma consistente, organizada e com dinâmica. Compreendo que face à pouca ajuda defensiva que Rafa e Pizzi dão, em jogos de Champions tenha de existir alguma alteração na equipa e foi por isso que Pizzi saiu da equipa para entrar Gedson, Cervi entrou para jogar na posição habitualmente ocupada por Rafa e Rafa foi para o meio, uma zona menos perigosa em termos defensivos.

Na imagem está a equipa que proponho e que seria uma equipa bem mais equilibrada. O Pizzi passaria para uma zona menos problemática em termos defensivos e Rafa manteria a posição, mesmo defendendo pouco, já seria mais fácil os médios só terem de dobrar o Rafa. Do outro lado estaria Cervi a fazer movimentos interiores a partir da largura, defensivamente não será preciso dizer mais nada em relação ao Cervi. Penso que Rafa e Cervi podem dar-nos os desequilíbrios individuais com movimentos interiores, de ruptura ou na profundidade.

Atrás do ponta estaria Pizzi, um falso segundo ponta, um jogador com capacidade de ter bola e com um visão de jogo muito elevada. Jogando naquela posição, face á pouca ajuda defensiva que dá, ficamos mais protegido e assim A. Almeida não passa noventa minutos a "levar" com dois jogadores e assim a desequilibrar a equipa. Além do mais, Pizzi tem golo, sabe aparecer muito bem em zonas de finalização.

O meio campo, para mim, seria aquele que melhor funcionou o ano passado... Samaris e Gabriel!! Os dois ligavam muito bem e o Grego tem também a capacidade de jogar mais subido e tem maior capacidade de passe vertical. É um mistério este ocaso de Samaris...

Penso que esta equipa tanto poderia jogar o campeonato como na Champions, podendo haver uma alteração estratégica mas sem estas alterações todas que têm acontecido. Penso que esta equipa seria equilibrada, garantia capacidade criativa e ofensiva ao mesmo tempo que seria mais consistente em termos defensivos do que andar com Pizzi e Rafa nas alas e depois os laterais a "levarem" sempre com dois adversários.

O ponta de lança escolhido foi o Vinicius pelo momento que atravessa. Neste momento é o avançado que está melhor.
Ontem correu bem mas se Lage continua neste sistema de mudar a cada jogo de Champions, vamos continuar a ter dificuldades em controlar jogo, em ter bola e a conseguirmos ser uma equipa equilibrada. Ontem jogámos contra uma equipa que está a fazer um campeonato horrível em França... Vai em 17.º lugar. Não querendo tirar valor ao Lyon, que é uma equipa dura de vencer porque tem bons jogadores, mas ontem, a jogar em casa, tínhamos de ter feito outro tipo de jogo, tínhamos de apresentar outra consistência e qualidade no nosso jogo mas com tantas alterações é sempre difícil.


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi