Siga-nos no Facebook

sábado, 5 de outubro de 2019

Projecto europeu ou falta de noção?

Qualidade da equipa
Começando pelo meu ponto de partida: Temos equipa para muito mais do que isto.

Contra o Leipzig podemos dizer que temos menos qualidade… sim. Contra o Zenit não podemos dizer isso!
Saiu um jogador relativamente à equipa da época passada e JF que nem jogava na fase de grupos da época passada. Assim, todos os que se mantêm estão/são melhores este ano. Claro que há sempre aqueles benfiquistas para os quais se os jogadores ficam no Benfica não têm cá a cabeça... mas se saem é porque não se retém talento... Enfim, depois só sobra mesmo apagar!



Não concordo ainda que o problema de intensidade física ou de sistema táctico (este jogo até foi bom para quem diz que o problema é jogar com 2 Av perceba que jogar com uma ilha que é pior tecnicamente que o Marega na frente não é pior ainda).

Responsabilidade
Então onde coloco a responsabilidade dos sucessivos maus resultados na LC?

A minha leitura dos falhanços na LC é que erramos totalmente na atitude competitiva / definição de objetivos para esta competição! E não… não é culpa da falta de exigência, mas da falta de noção!
Jogamos como se tivéssemos obrigação de ganhar... E depois cometemos erros que quem sabe que um empate serve não comete! Cometemos erros básicos porque achamos que temos de ganhar sempre... expomo-nos a erros que os outros não se expõem.
Não sabemos jogar para não perder… Não é jogar para empatar... É saber que empatando os outros não nos ganham. E devido a isso cometemos erros que não se podem cometer... Temos de perceber que não perder não é o copo meio cheio mas é muito mais perto ganhar do que de perder.
Depois passamos os jogos e as fases de grupos a correr atrás do prejuízo... o que leva a termos que nos expor ainda mais... O que leva a mais erros. E sucessivamente…
E insistir em que temos de ir jogar fora para ganhar... Não ajuda. A atitude de ter de ganhar os jogos todos faz-nos cometer erros que os outros não cometem.

Esta é minha "explicação" e já a escrevo há 5/6 anos... Escrevi-a a seguir ao sorteio! “Nestas competições curtas... Se não se pode ganhar... Empata-se! (…) A querer ganhar no desespero fizemos 0pts e perdemos e empatamos com o Ajax no ano passado. Perder é muito pior do que empatar.... São 3 pts de diferença mais a pressão de ter de ganhar para neutralizar aquilo que estava igual”... Escrevi-a antes do jogo com o Leipig: “Não é jogar para empatar... É saber que há riscos que não compensa correr. Uma derrota implica ter de jogar toda a fase de grupos em recuperação... Uma vitória significa apenas uma possível vantagem no confronto direto e margem para o jogo fora com o Zenit!”

Eu digo isto e parece que estou a anunciar o anti Cristo. Como não temos essa noção... Cometemos erros não forçados á procura de forçar erros no adversário... E passamos os jogos a correr atrás e as jornadas a correr atrás. Criticam que nos últimos não sei quantos jogos perdemos um monte deles… mas e que tal em vez de pensar em vitórias casa, fora e pelo caminho… jogar para os pontos! Mas sou eu que estou mal!
Achamos que somos superiores ao que somos porque em 1961 e 62 (mil anos pode ofender almas mais sensíveis)... 
E cometemos erros que quem conhece as suas limitações não comete. Alguém acha que se o Nottingham Forest (que foi bicampeão a menos tempo do que o Benfica) fosse á LC no próximo ano ia com a obrigação de ter de ganhar em todos os jogos?

Imaginem o cenário… empatado os 2 jogos... Estávamos completamente dentro da luta... E fazíamos o 3º e 4º jogo tranquilos. Mas não... Os benfiquistas só admitem ganhar!
Próximo jogo, Lyon... Lá vem a conversa... Temos de ganhar para recuperar os pontos perdidos. (Claro que cada vez a margem de manobra é menor porque a rebentamos nos 1ºs jogos e por este andar vamos chegar ao dia em que nem ganhando os jogos que faltam chega para passar… porquê… porque não sabemos empatar!) Miguel Guedes na TVI... “Agora o Benfica tem de fazer 6 pontos com o Lyon”. Haverá melhor "prova" que este raciocínio é prejudicial?
Eles vêm cá tranquilos. Vão marcar numa entrega nossa... E nós vamos começar a arriscar a pressionar e a querer marcar... E eles fazem 2o a seguir ao falhanço do Seferovic. No desespero marcamos 1. É a história dos nossos jogos.

Exemplo prático: Zenit


O jogo com o Zenit… o Benfica tinha o jogo controlado até ao 1º golo. Tivemos muita posse de bola no meio campo deles! Não criamos oportunidades mas o jogo estava controlado por nós. Não devia ter arriscado aquele passe porque não tinha nenhuma vantagem em arriscar jogar em igualdade naquela zona.
Já vi quem pense que não estava controlado, que o Zenit estava por cima... Mais um motivo para aquela bola sair na frente para o PL dividir com os DC do Zenit.
Uma equipa que entra para não perder não perde aquela bola! Simples e inegável. As únicas equipas que jogam ali assim são os candidatos a vencedor final!

No contexto LC só o Benfica é que entrega aquelas bolas! E não é pela qualidade porque há equipas piores! É porque nós achamos que temos de arriscar porque TEMOS de ganhar. Qual é a vantagem de jogar em igualdade numérica na tua área? Nenhuma. Crias um desequilíbrio a 80m da baliza adversária! Quem faz aquilo? As equipas que lutam pela LC. Nós não lutamos mas não temos noção.
É oferecer um golo e depois correr atrás. E depois parecemos baratas tontas. Mas porquê? Porque como estamos a perder e temos a "obrigação" de ganhar... Temos de ir pressionar e de arriscar para marcar.... Cria desequilíbrios cada vez maiores...  3-0 para o Zenit. Revelador de um desnorte impressionante da equipa do Benfica.
E neste jogo não se pode colocar as culpas na formação! Que idade tem o Fejsa? Quantos jogadores da formação jogaram? 2. TT e RD (que já tem mais de 100j na equipa A e é internacional). Era até difícil escolher um 11 mais batido que o que jogou!

O filme é sempre o mesmo. O Benfica tem de ganhar! Começa bem... Sofre golo em erro não forçado porque tem de atacar! Tenta pressionar e desiquilíbra-se... Seferovic falha... E golo deles. Arrisca ainda mais... E marca no fim no desespero. Fosse assim fácil o Euromilhões.

Outros exemplos
Somos muito grandes e depois... vemos o Brugges a ter noção e empatar no Barnabéu. Aceitar a realidade é o 1º passo para a superar! Assim... Somos os maiores... Assumimos uma responsabilidade para a qual não temos qualidade, como nenhuma equipa tuga tem... E os adversários só têm de aproveitar o que lhes entregamos. A diferença é que o Brugges sabe que um empate é bom!
Vi o resumo do Lyon... Como é que ganhou? A levar massacre e a aproveitar os poucos erros que acontecem na LC. Na LC há poucos erros... Temos de os aproveitar e não cometer "erros não forçados".
Alguém vê o porto a assumir o jogo contra estas equipas como se fosse campeão europeu? Não. Não arrisca quando não tem de arriscar... Depois tem sorte porque faz por a ter... Deixa que sejam os outros a errar... Têm melhores jogadores? Não. Tem uma atitude competitiva mais ajustada. Porque correm mais? Não. Porque sabem "jogar" a competição. Sabem que é importante não perder. A mentalidade pequenina e regional deles neste caso funciona a favor deles.

Nos comentários do post sobre o jogo escrevi: “Toda a gente diz "na LC jogam os melhores e os erros pagam-se!" Boa! E agora jogar de acordo com o que se diz? Pois...” Depois fui ouvir a conferência pós jogo de BL e ele diz: “são pequenos detalhes que a este nível pagam-se caros”… Eu pergunto: E jogar de acordo com o que se diz? E isto inclui jogar com um jogador que não acerta um passe quanto mais um remate! É muito giro dizer que “ah e tal falhamos as nossas oportunidades” mas jogar com Seferovic é saber á partida que vamos falhar!

O pessoal recorda as grandes noites europeias… e se há algo que é atribuído a essas noites é a superação! Não o ter de ganhar mas o superar a teórica inferioridade. Porque é que ganhamos as 1as finais e não ganhamos mais nenhuma, algumas mais fáceis? Porque essas mais fáceis não foram jogadas em superação, mas em obrigação de vencer! (Eu sei que é uma simplificação… dispenso a chamada de atenção “ah e tal não foi só isso”… ninguém diz que foi só, ok?)

O responsável
A culpa desta mentalidade é da demagogia de Vieira e do projeto europeu! Para mim é! Aqui concordo com os vieiristas que vêem o Benfica e pensam e resumem tudo a LFV. Está sol... Devia estar mais mas o Vieira não deixa. Está chuva...  se o malandro do Vieira fosse benfiquista de gema não chovia.


Concordo com o culpado mas pelo motivo oposto da maioria. A minha opinião é divergente da maioria no sentido que penso que a "exigência" europeia dos adeptos e a demagogia do “Projeto Europeu” do presidente... Têm um efeito numa atitude competitiva desajustada da realidade.

O tugão não é atraente financeira e desportivamente para os jogadores. É ver as entrevistas de Mignolet ou do empresário de Walschmidt… Ninguém quer vir para Portugal! Um jogador que vá para o último da Premier League... Joga 12 jogos contra equipas de LC por época (Arsenal, Chealsea, Liverpool, Man City, Man Utd, Tottenham)! Recebe mais no imediato e tem mais visibilidade futura. Nem todos vão chegar ao City, Man Utd, Liverpool... Mas recebem mais num Watford do que no Benfica... Jogam mais jogos contra equipas de LC... Jogam sempre para 40 mil. A minha opção era fácil de tomar. (claro que como em tudo há excepções, mas são isso mesmo: excepções)

“Ai mas o DSO disse”… Mas alguém que diga isto leu o que ele disse? Cito (Link): “Nós temos uma série de craques. E o Bruno Lage tem feito muito a defesa do seu grupo de trabalho de uma maneira muitas vezes financeira, porque ele diz quanto é que nos teria custado ir buscar o jogador A ou o jogador B que acabou de entrar para o plantel vindo da equipa B. E eu acho que nós temos craques. Agora, do ponto de vista de marketing, de uma estratégia de marketing, um grande craque muitas vezes faz a diferença. Recordo-me perfeitamente de quando fomos buscar o Aimar ou quando fomos buscar o Saviola (Nota: Outra coisa que digo desde o dia que chegou, mas que era insultado de todo o lado… Aimar, Saviola, e Taarabt é o mesmo perfil de contratação... Jogadores que chegaram ao top e por algum motivo aos 27/29 não estão a corresponder), que eram jogadores já a entrar na sua fase descendente em termos de carreira desportiva. E o marketing beneficia muito disso. E nós temos no nosso plano estratégico que todos os anos deveríamos ir buscar um craque que seja reconhecido. Mas põe-se outro problema: os craques reconhecidos querem vir para Portugal? E eu vivi essa situação, por exemplo, no caso do Barcelona, quando tentámos ir buscar o Cillessen para o Benfica. Falei com o presidente do Barcelona, falei com o diretor desportivo do Barcelona, não falei com o jogador mas houve quem falasse com o jogador e com o empresário e o jogador disse desde o princípio “eu quero estar numa das cinco ligas principais”. E foi isso que fez toda a diferença.” 

O Benfica é demasiado grande para o tugão... Mas é tugão. Somos simultaneamente… demasiado grandes para Portugal mas esse demasiado grande para Portugal não chega para aquilo que o presidente (com demasiado voluntarismo) sonha para a Europa. Mas esse sonho e discurso cria expectativas nos adeptos e responsabilidade acrescida aos jogadores que jogam com uma atitude competitiva errada que gera falhanço e frustração.
Até posso dizer mesmo que os grandes de Portugal, TODOS sofrem do problema de serem os maiores da sua rua (os regionais menos porque sabem que são regionais)… na minha opinião, desde os dirigentes aos adeptos, passando pela CS estamos muito enganados quanto ao valor das nossas equipas… depois ficamos muito surpreendidos quando o Benfica perde com o Leipzig, quando o porto perde com Krasnodar ou Feynoord, quando o sporting perde com PSV ou quando o Braga nem se conseguiu apurar para a LE na época passada.

E os críticos o que dizem? Isto com um presidente que investisse em reforços é que era! No entanto, se vamos pelo dinheiro gasto... Perder com o Zenit (afinal) é normal. É por aí que vamos?
Como já escrevi num post sobre “lições de gestão… O porto e o sporting seguiram esse caminho… Investir! E estão como estão… Ambos! Nós nestes últimos 5 anos, só fomos campeões 4x e fomos à LC 5x… financeiramente temos lucro nesses 5 anos. O Benfica tem tido lucro em cima de lucro... E vai subindo gradualmente o nível... Até os vieiristas já só usam como arma de arremesso o nível demasiado alto que o Benfica atingiu para o campeonato português. (…) O Benfica tem percorrido um caminho que trouxe o clube do ponto mais baixo da sua História ao estado atual... Em que fazer algo NUNCA antes conseguido é sabotagem (haverá maior elogio que esse?)...
Formar... Vender... Renovar e reforçar ordenados de modo a ser mais difícil cobrir os ordenados que o Benfica paga... Vender por mais... Renovar e reforçar ordenados... Lucro... Comprar mais caro... Renovar e reforçar ordenados. Eu... Que acho demagogia o “Projeto Europeu” (venha de onde venha) só vejo esta forma de sustentadamente crescer. Desculpem, mas se há forma de ser competitivo a longo prazo é esta!
Por exemplo... Um DD? O TT quanto vale em mercado aberto? Quanto tínhamos de pagar para ter um DD melhor? 20M por um Dalot? Fazia sentido? Quanto custa um gajo para sentar o AA? 20M +4M/ano, ou mais? Ainda me recordo de há 2/3 anos o Benfica querer o DD que está no Leipzig, Mukiele... custaria 10M por um jovem de 19 anos na altura sendo que foi transferido para o Leipzig por 16M! Se um PL por 17M é criticado pelos vieiristas... o que diriam de um DD de 19 anos por 16M?

“Ai mas o Ajax”… O Ajax andou a ser eliminado na pré-eliminatória da Liga Europa e na fase de grupos da mesma... 4 anos sem ser campeão.

Atenção, eu reconheço que esta perspectiva de longo prazo não pode desprezar o curto prazo! Este foco na perspetiva de longo prazo era um erro do Sporting há uns anos! No futuro iam sempre ter a melhor equipa… mas esse futuro nunca chegava. Dito isto... A alternativa é pior... Como o mesmo exemplo demonstra.
É um bocado isto que falta a quem critica… uma perspectiva não tão extremista! Partem de críticas corretas, justas, aceitáveis… e num passo estão em níveis absurdos. Falta criticar… mas saber reconhecer as falhas das suas próprias criticas. A resposta destas pessoas sempre por manda-se o presidente embora, manda-se o Lage embora e vai-se buscar outros! Se os outros não derem, saem e vêm outros! Lembra alguém com camisolas barraca de praia?



PS: Peço desculpa aos professores de português, mas por vezes poderá não haver concordância de tempos verbais em algumas frases pois o texto foi construído a partir de uma troca direta de comentários. 

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi