Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Zenit 3 vs. Benfca 1 - Rescaldo


Não há que haver paninhos quentes neste momento... A exibição do Benfica foi uma banalidade!! A responsabilidade? Bruno Lage!!!

A forma como a equipa se tem apresentado é da responsabilidade do treinador!! Sei que alguns vão pegar na cassete dos reforços ou que não temos uma equipa de qualidade, mas eu discordo. O Benfica, individualmente, é superior a este Zenit mas é claramente inferior colectivamente.

O Lage diz na conferência que pretendia largura mas coloca em campo cinco jogadores de corredor central, Fejsa Gabriel, Taarabt, Pizzi e Rafa, sendo que Rafa anda a jogar demasiado dentro por instruções de Lage. O Rafa recebe normalmente a bola em zonas interiores quando deveria estar junto a linha a dar largura e só depois flectir para dentro para que depois Grimaldo apareça nas costa a dar largura. Mesmo o Grimaldo muitas vezes anda em zonas mais interiores.

Ando a falar nisto desde a época passada... O Benfica defensivamente é quase uma banalidade... É incrível a forma como equipas com mais qualidade conseguem desbaratar facilmente o momento defensivo do Benfica.

Uma das causas dos problemas do Benfica na Champions é também a forma como encaramos estes jogos. Neste jogos é preciso cerrar os dentes, é preciso ser intenso e agressivo, é preciso uma enorme concentração. Neste jogo perdi a conta ás perdas de bola por passes fáceis errados e perdi também a conta aos duelos individuais perdidos.

Não conseguimos criar nenhuma jogada de golo em bola corrida, em ataque organizado ou em transição. Não há diagonais nas costas da defesa com a entrada de um extremo no espaço entre o lateral e o central, não há um movimento de ruptura de nenhum médio ou do ponta de lança. Não há uma única combinação em tabela que tenha proporcionado um entrada na área com bola controlada e com perigo, nunca existiu o movimento do lateral a passar nas costa do extremo ou o estremo aberto e o lateral a entrar por dentro, foram pouquíssimos os desequilibro individuais de forma a desequilibrar a defesa e meio campo adversário e os que existiram morreram logo a seguir em virtude de um mau passe.

É incrível como Bruno Lage não consegue perceber que Seferovic é um jogador de finalização, de último toque ou de procurar a profundidade, é absolutamente incapaz de baixar para arrastar jogadores para a entrada de um médio, é incapaz de segurar um bola e jogar no apoio ou fazer circular a bola, é incapaz de descair numa ala para abrir espaço interior para um médio ou extremo entrar, nada... O Seferovic é jogador para jogar num 442 como ponta de lança, num 433 tem enorme dificuldades porque tem de fazer movimentos para os quais não tem qualidade técnica.

O Bruno Lage tem de entender que esta época não tem um jogador que é fulcral para jogar da forma que fizemos o ano passado, falta-nos um segundo ponta de lança que faça os movimentos que Félix fazia... O único que anda próximo disso é Chiquinho, que está lesionado.

Para se vencer num jogo de Champions não se pode sofrer os golos que sofremos... No primeiro o Vlako poderia ter jogado longe mas o Fejsa teve muito tempo para decidir o que fazer, além de que os colegas também têm de o avisar que tem um homem nas costas em aproximação. O terceiro golo então é de um amadorismo preocupante. Na segunda parte tivemos umas 4 situações de 3 para 3 em transição defensiva. Isto porque em 3 toques conseguem desbaratar o nosso meio campo, um qualquer ressalto coloca o adversário de frente para os centrais e isto jamais pode acontecer, têm de existir coberturas.

Valeu o primeiro golo de RDT, criámos situações para fazer mais mas já numa fase final, em desespero e com o Zenit á espera do final do jogo.

Espero nesta paragem o Lage reflicta não só sobre o jogo de hoje mas para aquilo que tem sido a regra desta época... Exibições nada convincentes...

Hoje não há pontuações individuais porque acho que hoje falhamos colectivamente, e em grande!!! Nota negativa para todos!!


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi