Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Benfica 2 x 1 Aves - Rescaldo


Mais um jogo mais uma vitória. Bruno Lage acaba de bater o recorde de menos jogos necessários para conseguir 100 pontos na Liga Portuguesa com 35 jogos. São 33 vitórias, 1 empate e 1 derrota. 100 pontos. Bate o recorde de Artur Jorge, e que bem que fica este recorde ao Lage e não ao famoso Artur Jorge.

De um ponto de vista objectivo é uma vitória suada, arrancada a ferros. Com crença, determinação e vontade. Jogadores nunca desistiram e foram recompensados. No que a exibição diz respeito não há muito a apontar, a verdade é que tirando um ou outro erro defensivo do Ferro, que num deles dá golo, o Aves foi um mero espectador e o Benfica só não vence de forma categórica por visível falta de eficácia num jogo que só teve um sentido. 31 remates contra 7. 12 remates à baliza contra 3. 18 cantos contra 2. 71% de posse bola. Foram realmente avassaladores os números, tirando as bolas dentro da baliza. 

Posto isto há que admitir que o Bruno Lage arriscou. Sendo o primeiro jogo de Weigl na equipa pela suspensão do Taarabt seria interessante ter dado ao alemão a equipa titular com que jogar, mas o treinador do Benfica achou que jogar com o último eram favas contadas e preferiu apostar nalguns jogadores que não têm sido titulares. Do último onze foram 4 as mudanças e a equipa, principalmente na primeira parte notou diferenças. Acima de tudo na intensidade de jogo colocada. Jota está longe de ter a rotação que neste momento Cervi dá, Seferovic é um corpo estranho dentro de campo e Weigl ainda procurava conhecimento táctico. André Almeida foi aquele que melhor pareceu estar embora se notasse alguma falta de ritmo, principalmente na primeira parte.

1ª Parte


Foi uma primeira parte diferente do que temos estado habituados. O meio campo do Benfica ressentiu-se das mudanças, Gabriel começou na direita e depois passou para a esquerda, Weigl pareceu muito preso à posição 6 sem ter percebido que neste Benfica não há posição 6. Isto foi particularmente evidente porque em grande parte da primeira parte se viu Gabriel numa linha avançada em relação ao Weigl que é coisa que nunca aconteceu com a dupla com Taarabt. Ao fim duns minutos Lage trocou Weigl e Gabriel, colocando o Weigl na esquerda e Gabriel na direita e  significou o avanço da equipa porque Gabriel fechou aquele espaço que Weigl estava a deixar. Foi uma parte que se percebeu que os jogadores estavam a tentar apalpar terrenos e perceber como se posicionar em campo. Jota muito interventivo mas com muito pouca objectividade nos lances. Sofremos um golo e poderíamos ter marcado uns 3 ou 4 tendo em conta as ocasiões claras de golo e lances em que jogadores do Aves tiram a bola a caminho da baliza.

2ª Parte

Alugou-se meio campo do Benfica por 45 minutos, só nos últimos 4 ou 5 minutos dos descontos o Aves foi à área encarnada. Foram demasiadas ocasiões de golo e demasiados lances de perigo para o Benfica eventualmente não marcar. O Aves jogou dentro da área sem grande controlo no jogo, foi conseguindo manter a baliza sem sofrer por mera sorte ou ineficácia dos avançados do Benfica. Lage modificou e retirou Jota para colocar Seferovic mas não me parece que tenha sido uma grande opção. A equipa controlou porque o Aves pouco ou nada fez para conseguir ter bola, Seferovic nem parecia estar em campo. Se na primeira parte ainda se via movimentações, na segunda posso dizer que muitas vezes esqueci-me que ele lá estava, e quando aparecia dava ideia de estar mais a atrapalhar que outra coisa. Foi um jogador que deu a reconquista ao Benfica mas que hoje em dia não tem lugar na equipa. Para mim a equipa mudou efectivamente quando entrou Cervi, Weigl não fazendo um mau jogo era natural ser o preterido do meio campo e o argentino trouxe maior intensidade e largura ao jogo. Foi uma questão de tempo até o Benfica marcar. 

Análise dos Jogadores (Nota 0 - 10)

Odysseas (6) - Sem grande culpa no golo, pouco ou nada interveio na partida. Teve um cruzamento/remate que socou sem grande necessidade mas de resto foi espectador durante praticamente todo o jogo.

André Almeida (7) - Mostrou raça e mostrou qualidade. Faltou algum ritmo na primeira parte para entrar no jogo mas na segunda parte mostrou o porquê de ser um dos melhores em Portugal. Deu a vitória quando já começa o tempo a escassear.

Rúben Dias (7) - Para mim dos melhores em campo. Não deu grandes veleidades aos avançados do Aves e foi dos que mais puxou a equipa para a frente na segunda parte. Um bom jogo de um dos nossos Capitães.

Ferro (5) - Jogo fraco do nosso jovem central. Foram dele diversos erros na primeira parte que custaram 2 ou 3 calafrios à equipa e foi um erro grosseiro dele que permitiu ao Aves chegar ao golo. Só não é mais baixa a nota porque conseguiu levantar-se duma primeira parte miserável para uma exibição sólida na segunda.

Grimaldo (6) - Um jogo mediano de um jogador que não é mediano. Ter Jota na frente não é de facto a mesma coisa que ter Cervi e isso notou-se. Muitas subidas, muita correria mas má definição de vários lances. 

Weigl (6) - Difícil entrada no jogo com vários problemas de posicionamento, só não tem pior nota porque mostrou efectivamente a qualidade que tem nos vários passes a rasgar que efectuou. Precisa entender melhor as dinâmicas que lhe são pedidas. Ficou a nota, muita qualidade defensiva e de cobertura de espaço, excelente qualidade no passe.

Gabriel (7) - Teve algumas dificuldades na primeira parte para perceber o seu companheiro do meio campo, trocou de lado para provavelmente acomodar Weigl, continua a mostrar uma tremenda qualidade na hora de rodar o jogo e na entrega à equipa. Foi dos melhores.

Jota (5) - Muita vontade, pouca objectividade e muita falta de eficácia. Sinceramente pensei que fosse jogo para o Jota marcar um golinho...oportunidades teve, mas esteve longe de as concretizar.

Pizzi (7) - Para mim o melhor da equipa, mais uma vez a mostrar o grande Capitão que é. Não vacilou na hora de marcar o pénalti e foi dele quase sempre as iniciativas para fazer golo. Não fosse a tremenda falta de eficácia e teria uma melhor nota. Falhou tantos golos que não é nada normal nele. Empurrou a equipa para a frente, a par de Cervi e Rúben Dias.

Chiquinho (6) - É um dos problemas que ainda vejo em Chiquinho, falta de consistência. Muito apagado no primeiro tempo e muitas falhas na finalização. O Benfica precisa de fazer o mesmo que fez com Rafa e treinar Chiquinho para finalizar. Rafa tinha esse problema, melhorou imenso, está na hora do Chiquinho fazer o mesmo.

Seferovic (4) - Primeira parte muito esforçada. Pouco mais. Falhou um ou dois golos. Na segunda parte parecia não estar em campo. Benfica jogar com dois homens na área posicionados lado a lado apenas poderá funcionar em recurso como foi o caso de hoje mas Seferovic parecia que não andava lá. É realmente um jogador que dá tudo quando está em campo, corre, defende, luta.... mas falta-lhe qualidade técnica. E finalização.

Vinicius (7) - Incansável na segunda parte, sacou o pénalti para o primeiro golo e faz a assistência para o segundo. Parecia estar sozinho na frente visto que a bola só chegava a ele. Mostrou o porquê de ter de ser titular nesta equipa. Mesmo com o Aves.

Cervi (7) - Foi dos que mexeu mais com o jogo quando entrou. A intensidade que imprime ao jogo do Benfica neste momento é fundamental na manobra da equipa. Entrou para a direita, para o meio, para a esquerda....esteve em todo o lado e ganhou quase sempre as divididas. Raça pura. Muita qualidade.

Samaris (2) - Entrou no fim para passar tempo e tentar controlar o meio campo. Ainda fez uma ou duas faltas necessárias para travar algumas investidas finais do Aves. A forma como celebra os golos do nosso clube diz tudo sobre a importância deste jogador no balneário.

Apontamentos Finais

Ninguém se destacou duma forma exagerada porque foi um jogo feio de se ver com uma equipa apenas a jogar e a outra enterrada na sua área depois de um golo caído do céu. Não vejo este jogo como um soluço naquilo que tem sido a caminhada recente da equipa nem da qualidade que a equipa tem demonstrado. O Aves é de facto uma equipa que parece ser doutro campeonato e fará bem a sua descida para a segunda divisão. Excelentes os adeptos no apoio à equipa e excelente a equipa que nunca desistiu e sempre mostrou acreditar na vitória.

Nota para o Xistra. Não podia deixar de ser. Inacreditável dualidade de critérios nas faltinhas a meio campo. Em todos os lances de dúvida nas áreas marcou contra o Benfica. No lance do André Almeida quis arranjar uma expulsão absurda mas não teve sorte porque as imagens eram demasiado óbvias. No lance do pénalti mais uma vez as imagens eram demasiado óbvias para deixar passar. Xistra, Jorge Sousa e Soares Dias são os homens de preto que vão colocar na maioria dos jogos do Benfica, com um Nuno Almeida pelo meio para disfarçar. Não será fácil até ao final. Só um Benfica mesmo muito forte conseguirá manter o primeiro lugar. 

São 33 vitórias, 1 empate e 1 derrota nos últimos 35 jogos de campeonato. Contra isso fica difícil !


E-goi