Siga-nos no Facebook

domingo, 5 de janeiro de 2020

Guimarães 0 x 1 Benfica - Rescaldo


Jogo duro. Difícil como só em Guimarães.
Mais 3pts! Corrijam-me se estiver errado... o Benfica com BL ganho todos os jogos fora para o campeonato. Certo?
Amanhã, a corrupção entra em campo a 7pts do Benfica... e eu vou torcer pela derrota deles... tenho pena mas não consigo ser daqueles que "só me preocupo com o Benfica, fico satisfeito com as derrotas deles... casa, fora, pelo caminho, competições europeias e berlinde!


Quanto ao jogo... o Benfica teve meia oportunidade no jogo completo, marcou e trouxe os 3 pontos. 


O Guimarães, com uma construção junto à sua área com os DC e Pêpê chamava os avançados do Benfica e com os laterais muito subidos arrastava os médios ala do Benfica muito para trás... criando assim uma superioridade numérica no meio que dificultava à pressão do Benfica e permitindo chegar com alguma facilidade ao meio campo do Benfica... isto combinado com a qualidade técnica dos médios interiores e alas do Vitória. 
A atacar perante um 4141 do Vitória que "encaixava" uma linha de 4 médios na linha dos nossos MC e laterais... o Benfica não conseguia colocar a bola nas costas dos médios do Vitória... na "única" ocasião que tal aconteceu Cervi, Chiquinho e Pizzi conseguem construir meia oportunidade e saiu o golo do Benfica.
A história do jogo foi esta, sendo que em vantagem o Benfica baixou a zona de pressão para a entrada do meio campo... o jogo foi decorrendo, 1ª parte e 2ª parte, substituições de um lado e de outro... mas com excepção da entrada de Samaris, ficando o Benfica com 3 médios para os últimos minutos (como deveria ter ficado na Alemanha... talvez o que se disse na altura fizesse sentido), não houve grandes alterações na dinâmica do jogo.

Avaliação aos jogadores
Vlachodimos - 8 - Melhor em campo. Manteve a baliza a 0 por 3 vezes (uma das quais com responsabilidade inicialmente no lance) e acima de tudo muito forte nos cruzamentos! Lembro de aqui colocar uma comparação entre OV e Svillar em que mostrava os imensos cruzamentos a que OV não saia... nestes ultimos jogos tem estado muito bem.
TT - 5 - Dificuldades com Deiverson. Não atacou como normalmente.
RD - 6 - Bom jogo. Forte nos duelos e na defesa de cruzamentos. Penalty? Não me Fodxm... os espanhóis do inácio em que vi o jogo nem deram conta que aquilo era discutível sequer.
Ferro - 7 - Não teve o destaque que costuma ter na construção do jogo do Benfica... completamente entortado por Edwards junto á linha de fundo. A coordenação com RD continua a um excelente nível. Apesar disso merece a nota superior á de RD pois é seu o passe que coloca a bola em Cervi!
Grimaldo - 5 - Tal como Ferro não teve a participação ofensiva normal, bastantes mais perdas de bola e menos desequilíbrios criados... defensivamente cumpriu perante um adversário extremamente criativo.
Gabriel - 6 - Mais em jogo que Taarabt com bola... no entanto sem criar desequilíbrios.



Taarabt - 7 - Menos em jogo do que Gabriel... mas as suas arrancadas com bola e as recuperações em que faz logo o passe para a frente cria muitos desequilíbrios. Tem um desarme extremamente importante a meio da 2ª parte sendo também muiti importante na forma como mata quase só com o corpo contra ataques adversários.



Pizzi -7 - Sem a influência normal no jogo (à medida que vou escrevendo vou-me repetindo...). Sai do jogo com uma assistência.
Cervi - 8 - Golo decisivo... Consegue estar na origem e na finalização do lance mais importante do jogo.
Chiquinho - 6 - Sem a participação normal no jogo... muito por culpa da boa ocupação de espaço dos médios do Vitória. Sem grande sucesso na pressão.
Vinicius - 4 - Jogou? Uma arrancada solicitado em profundidade por Grimaldo. Poucas vezes mais tocou na bola! Seferovic tocou quase tantas vezes na bola como em brasileiro em muito menos tempo. Com Chiquinho tentou pressionar a construção do Vitória sem grande sucesso.
Seferovic - 2 - Entrou para dificultar a construção do Vitória porque nem a equipa o conseguiu servir nem quando teve a bola criou algo.
Samaris - 3 - Entrou para o Benfica ficar com um meio campo a 3, com Gabriel na esquerda e Taarabt na direita... ainda foi a tempo de fazer uma falta perigosa perante um jogador de costas e de sofrer a falta que matou o jogo.
Gedson -1 - Sobre a entrada de Gedson apenas volto a relembrar as opções na Alemanha comparando com hoje... até podiamos não sofrer na Alemanha e/ou sofrer hoje no final... acho que de qualquer forma é inegável que as opções hoje foram mais adequadas ao que o jogo pedia.

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi