Siga-nos no Facebook

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Melhor GR da liga: Odisseas Vlachodimos

Como sabem não fui nem sou o maior fã de OV... no entanto, tem feito uma excelente época e tem evoluído imenso! E como tal merece um post de elogio!
 
Sobre as épocas de OV no Benfica deixo o artigo da GoalPoint:
----
Se já na temporada passada pouco houve a apontar ao sucessor de Bruno Varela, a época 19/20 tem sido de completa afirmação para Vlachodimos. Após mais uma excelente exibição 6.6 em Guimarães, com quatro defesas, todas a remates feitos dentro da área, o grego reforçou a liderança no “top” europeu de eficácia entre os postes, com uma margem “brutal” sobre a concorrência.
 
 
O grego defende 86,1% dos remates dirigidos à sua baliza no presente campeonato. Quer isto dizer que, em média, cada equipa tem que realizar 7,2 remates enquadrados até bater Odisseas. Um registo que supera largamente o de Makaridze e Marchesín (5,5), Navas ou Alisson (5,4).
Mas dirá o leitor, e com razão, que nem todos os remates são iguais. É aí que entra a métrica expected saves (xS). Esta métrica dá-nos a probablidade de defesa de cada remate, tendo em conta vários parâmetros que vão desde a localização e colocação do remate, ao posicionamento do guarda-redes.

Ora, se aplicarmos esta lógica a todos os remates enquadrados da Liga NOS, conseguimos calcular ainda com maior precisão a eficácia de cada guarda-redes do nosso campeonato. Mais uma vez, Vlachodimos tem números muito acima da média.
 
Os números dizem-nos que em média um guarda-redes “normal” já teria sofrido 9,6 golos, tendo em conta as situações de remate permitidas pelo Benfica, e Odisseas sofreu apenas cinco. Quer isto dizer que o rácio de golos evitados por Vlachodimos é de 1,93, um número que supera por larga margem o do segundo melhor, Marco Pereira (Santa Clara).
 
São números difíceis de acreditar, mas que surpreendem menos se olharmos os da temporada passada.
 
O grego já tinha sido o guarda-redes mais eficaz em Portugal em 2018/19, e evitou que o Benfica sofresse quase 10 golos, números bem diferentes de Casillas (1,1) e que podem ter sido fundamentais para a conquista do campeonato nacional por parte dos “encarnados”.
---
 
Fica uma compilação das excelentes defesas dos nossos excelentes Gr durante o fim de semana.
 
 
No entanto, tudo isto vai passando ao lado da nossa liga e da nossa CS...
 
 
 
No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi