Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Tem a palavra: BenfiquistaPrimário

Mais uma vez vamos destacar comentários da malta que partilha neste espaço a sua opinião sobre o Benfica. (poderia escrever que nos acompanha… que comenta aqui… etc... mas acho que cada vez mais todos vocês sabem que o espaço é de todos)
O ultimo destaque foi sobre os estatutos e deu um excelente debate… vamos enveredar por outro tema que também poderá seguir esse mesmo caminho.

Num post da fase pré Natal o BenfiquistaPrimário, trouxe a seguinte opinião: "Acho que este novíssimo modelo de Lage o favorece muito mais ainda que o anterior, ao dar-lhe a função de 10 do nosso novo losango em organização ofensiva, vindo depois para a ala em organização defensiva." (...) Por isso lhe fica tão bem esta nova função de ‘10’ no nosso losango, com Chiquinho e Taarabt interiores e Gabriel a 6! (...) "na segunda fase de construção, o Chiquinho desce para interior direito, sim, jogando na mesma linha de Taarabt interior esquerdo, Pizzi o vértice mais ofensivo do losango. O Cervi junta-se ao Vinicius na frente e no ataque à profundidade, abrindo espaço entre linhas para Pizzi,Chiquinho e Taarabt." (…) "A atacar, Chiquinho desce para terceiro médio, Pizzi joga como 10 nas costas de Vinicius e a Cervi cabe assegurar largura à esquerda e atacar a profundidade na área, juntando-se a Vinicius nessa função. No trio do meio-campo, Gabriel, Taarabt e Chiquinho formam um triângulo com Gabriel no vértice mais recuado (primeiro médio), depois Taarabt no
meio espaço à esquerda (segundo médio/interior esquerdo) e Chiquinho no meio espaço à direita (terceiro médio/interior direito)."


O Rui Dias indicou que discordava desta análise: "não concordo nada com a ideia de que jogamos com losango no meio campo. Cervi joga onde se Taarabt e Chiquinho são interiores? O Gabriel e Taarabt jogam na mesma linha, com Pizzi e Cervi encostados às alas mas com muita mobilidade no terreno. Chiquinho joga claramente nas costas do Vinicius..."
Eu, concordando com o Rui, comentei com: Taarabt e Gabriel jogam na mesma linha! (...) Continuando no entanto ambos no espaço nas costas da pressão aos DC... E chiquinho no espaço nas costas dos médios. (...) "o movimento interior do extremo (Pizzi) e exterior do Av (chiquinho, como no passado RDT ou JF a cair no corredor direito... (Até já irritava ouvir o Freitas Lobo a fazer referência sempre a isso), mas isso já acontecia antes... Pizzi a pegar na meia direita, especialmente com a bola a vir do corredor contrário." (...) "Mais do que isso vais ao whoscored e vê que no último jogo (por exemplo) o heatmap do Gabriel é um quase um espelho do heatmap do Taarabt, vês o do Pizzi exterior ao do Chiquinho (apesar das entradas em profundidade na direita deste)".
Entretanto o tema foi-se desenvolvendo ao longo de outros posts e julgo merecer um destaque para todos opinarem.
Assim, os critérios para análise serão os indicados acima pelo BenfiquistaPrimário.

 

Um losango é uma forma geométrica é uma figura geométrica com 4 vértices. No futebol significa 3 linhas horizontais e 3 linhas verticais… 1 jogador por trás numa posição central (6), 1 jogador á frente numa posição central (10) e um interior de cada lado numa linha média. Um meio campo em losango poderá ser utilizado com 2 avançados (442), com 3 avançados (343) ou até com 1 avançado (541) logo não tem relação direta com organização numérica dos restantes sectores da equipa.

Se me/nos disserem que o Benfica joga em 433 com um 10, num 4231, num 4411 ou num 442 com um 2º Av... para mim tanto me faz "potato potato", vai bater tudo ao mesmo, embora para mim seja um 442 com um 2º Av.

Opinião de Bruno Lage
O jogo em que segundo o "nosso" comentador começou a ser utilizado esta nova dinâmica na construção do processo ofensivo foi o jogo do Bessa... nesse jogo quando questionado sobre o que disse ao intervalo BL explica:


"os nossos dois médios estivessem mais largos e depois Pizzi e Chiquinho terem muito espaço por dentro" (...) 
"(sobre Taarabt) no inicio da época tentamos que ele jogasse como 3ºmédio ou 2ºAv (mostrando a similitude de funções para BL) mas sentimos que ele tira melhor partido de jogar como 2º médio"
Só isto deveria ser o bastante... Não é! E eu concordo que não seja...o que não falta são treinadores a dizer coisas que não têm a mínima coerência com a realidade. O que não consigo é fazer o salto mental de ouvir "2 médios" e pensar num losango.

Análise
As imagens foram colocadas no slideshare de modo a ser mais fácil a visualização (espero que considerem uma melhoria relativamente a posts anteriores).
Mas vamos ver exemplos do jogo com o Braga (442) até ao golo…

Com a bola no lateral direito, Gabriel e Taarabt jogam paralelos nas costas dos 2 Av do Braga e Pizzi Chiquinho e Cervi jogam nas costas da linha média do Braga (1 e 2). Perante uma linha de 2 Av, um dos médios baixa (ou  dá linha de passe por fora dos Av adversários) para criar superioridade e criar espaço entre jogadores da mesma linha de pressão e o outro mantém-se nas costas da pressão (3). Do lado contrário ao inicio da jogada, movimentos (complementares) de aproximação do extremo e de ruptura do avançado, mantendo-se na mesma linha os MC (4 e 5). Pizzi joga sempre á direita de Chiquinho.


Construção com bola nos DC (2+2x2, não surgindo sequer a possibilidade de um interior direito), tal como anteriormente com um dos médios, desta vez Taarabt, a dar linha de passe por fora dos Av adversários (1). TT com bola e Pizzi em apoio, MC paralelos… Médio do lado da bola (Gabriel) dá apoio, Pizzi desmarca em profundidade e Chiquinho a partir de uma zona mais avançada a vir em apoio em espaço interior relativamente a Pizzi (2, 3 e 4).


Aqui estão as imagens que demonstram mais claramente (para mim) a organização ofensiva do Benfica. 2 MC, 1 PL e 3 jogadores no apoio (1, 2 e 3) com laterais à largura que se integram ou na linha dos MC (em construção como apoios para circular) ou na linha dos apoios ao PL (em criação). Contra 2 Av um dos médios mantém-se nas costas da pressão enquanto o outro baixa para criar superioridade e atrair jogadores da linha média adversária (4 e 5) devido á largura criada na 1ª linha (em 3x2). 


Após o golo do Braga, continuamos a ver o posicionamento dos MC perante 2 Av (1), laterais na linha dos MC e 4 jogadores nas costas dos médios (2), movimentos complementares de progressão/ruptura e apoio (3), em criação temos 3 jogadores no apoio a Vinicius e 2 à largura (4), a proximidade ao PL é "sempre" de Chiquinho e "sempre" á frente da linha de Pizzi e Cervi (4, 5 e 6). Note-se que estas são as únicas imagens com Pizzi à esquerda de Chiquinho, no entanto Chiquinho continua a ser o apoio de corredor central ao PL e Cervi estava na direita (6).

E com o Vitória (4141)...


Temos aqui construção a partir do Gr, com 2DC e os laterais à largura na linha dos 2MC á frente da linha de 4 médios do Vitória (1 e 2). Quando a bola entra no lateral, movimento de aproximação do extremo e de ruptura do avançado, como tínhamos visto antes no corredor contrário, mantendo-se na mesma linha os MC (3, 4 e 5).

Vamos verificar o golo do Benfica… Nasce de um lançamento lateral na direita onde está bem patente a relação entre os MC, entre si e com a linha média adversária, a largura dada pelos laterais na mesma linha linha dos MC e quem joga nas costas da linha média adversária (1, 2, e 3). Com a bola a chegar ao DC contrário, Grimaldo e TT já vão ficando também atrás da linha média do Vitória (4). Os MC vão assumindo o posicionamento de um nas costas da pressão e outro a dar largura á 1ª linha e são 5 os jogadores entre a linha média e defensiva, com Vinícius a ameaçar entrar nas costas da defesa (5). 
Ferro mete a bola em Cervi (6), com Chiquinho no meio atrás de Vinícius e Pizzi à direita por dentro… Até ao golo (7, 8, 9, 10, 11 e 12).

Contra duas equipas que defendem de modo diferente as mesmas regularidades... Chamem-lhe o que quiserem… menos losango.

Heatmaps
vs Guimarães
(sentido do ataque da direita para a esquerda, zona de acção com bola e passes)
Taarabt (52 toques)




Gabriel (81 toques)


Pizzi (57 toques)


Chiquinho (35 toques)

Cervi (46 toques)

Vinicius (17 toques)

Eu vejo claramente Taarabt e Gabriel em zonas de acção bastante semelhantes, centro esquerda e centro direita (neste jogo Taarabt teve menos acções do que Gabriel)... Taarabt com acção no meio campo defensivo do lado esquerdo e no meio campo ofensivo a toda a largura (2º médio) fruto de ser, normalmente, Gabriel o médio que baixa para ajudar em construção (tal como antes FL) como se pode verificar pelos passes junto á área.
Pizzi no corredor direito com entradas no corredor central (7 passes executados dentro da linha longitudinal que liga as pequenas áreas, 1 no corredor central do meio campo ofensivo... para 10 de um losango...), Chiquinho no corredor central e profundidade na direita (5 passes no corredor central do meio campo ofensivo) e Cervi na esquerda mais por fora (3/4 passes no corredor central do meio campo ofensivo)... Chiquinho dos 3 foi o que fez menos passes no total e mesmo assim foi o que em termos absolutos fez mais passes em corredor central no meio campo ofensivo.
Vinicius no corredor central (quase) sem tocar na bola!

Outros jogos
Se é uma alteração da dinâmica da equipa deveríamos ver essa mesma alteração noutros jogos mesmo que com outros jogadores... certo? Vamos ver o único jogo em que não foi utilizado o 11 de "referência"...

Neste jogo quem fez de interior direito e quem jogou a 10? RDT e Caio? Ou o "novíssimo modelo" só é treinado por alguns, ficando o colectivo do Benfica dependente de X e Y estarem disponíveis?

Está aberto o debate...

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

E-goi