Siga-nos no Facebook

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Resultados Desportivos do Benfica - Década 2011-2020 - Sector Feminino


O nosso colega benfiquista e leitor David Gonçalves na altura quando coloquei os resultados desportivos das equipas séniores masculinas desafiou-me a fazer o mesmo para o sector feminino e para o projecto olímpico. No caso do projecto olímpico não é de todo fácil mas para o sector feminino é mais ou menos igual ao que foi feito para o masculino.

Sendo assim, aceitei o desafio e fui procurar perceber como estava o nosso clube nessa matéria. Como já sabemos, o Benfica é o único clube em Portugal que tem sector masculino e feminino nas seis principais modalidades (futebol, futsal, hóquei, basquetebol, andebol e voleibol). É por isto que eu não concordo com o Chakra quando ele acha que não se deve comparar clubes por eles não terem o mesmo número de modalidades. Eu sou da opinião que não se deve fazer uma comparação directa mas é de enaltecer a capacidade do clube de conseguir ter todas as modalidades e nos dois sectores. Por exemplo, no sector feminino o Porto só está a competir no voleibol, e foi porque "comprou" uma equipa, que por sinal era das melhores no sector e nas duas competições que entrou venceu. Será que tem mais mérito que um clube que entrou nesta década em mais de 50 competições? Eu acho que não.

As notas de destaque são o hóquei e o futsal. O Benfica tem o domínio completo das modalidades, muito cimentado pelo facto de serem as modalidades que estão há mais tempo em funcionamento. O basquetebol é o que mais dificuldades tem tido nos últimos anos, o andebol e voleibol só este ano conseguiram chegar ao primeiro escalão visto terem sido criadas há pouco tempo (subindo todos os anos) e o futebol venceu todas as competições desde que foi criada.

Deixo o mesmo que deixei para os masculinos:

- Informação sobre todos os vencedores das competições nacionais das principais modalidades em Portugal: futebol, basquetebol, hóquei, andebol, voleibol e futsal;

- Um resumo detalhado dividido por modalidade;

- Um resumo detalhado dividido por troféus;

- Informação sobre número de troféus/finais internacionais;

- Informação sobre percentagem de troféus vencidos.


Nota para as competições de futebol, a Taça de Portugal e a Taça da Liga da época de 2019-2020 ainda estão em curso e serão terminadas durante o ano de 2020. Com o Benfica na final das duas competições.

É com orgulho de benfiquista que vejo o clube apostar forte estes últimos anos nas modalidades femininas.

No Facebook em 
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi