Siga-nos no Facebook

sábado, 16 de julho de 2011

Notas soltas

Com esta equipa do Benfica JJ pode escolher entre três sistemas tácticos:

4x1x3x2 - O preferido de JJ
 Este será o sistema táctico habitual do Benfica. A equipa que apresento será aquela que poderá iniciar o campeonato.

Na frente coloquei Gaitan porque Nolito está a ganhar vantagem a Gaitan como ala, Saviola ainda não está totalmente bem e Gaitan tem feito bons jogos, coloco-o no apoio a Cardozo.

Witsel será o médio de cobertura, o médio box-to-box, o que irá equilibrar as coisas a meio campo, podendo entrar Enzo em determinados jogos.

Bruno César, para mim, é um organizador e na esquerda prefiro um jogador com outra dinâmica.

Acredito que com o tempo JJ colocará Saviola na equipa inicial, se não for sempre o titular e Gaitan irá rodando com Nolito na esquerda.




4x3x3 - O melhor para este Benfica
 Este é o sistema que eu acho que o Benfica simplesmente arrasaria. Este sistema táctico com os jogadores que o Benfica tem para o meio campo, daria-nos consistência defensiva, principalmente nas transições ataque-defesa e daria-nos uma qualidade de passe muito boa.

Como  Benfica joga em passes curtos e tabelas, neste sistema seria difícil Cardozo entrar, preferindo um jogador mais móvel e mais rápido e que faça constantes trocas posicionais com Nolito e Gaitan, Jara é o homem ideal, assim como Rodrigo ou Saviola, este último não está de inicio porque Jara está bem melhor neste momento e os nomes não jogam mas sim quem está melhor.

Esta equipa garante-nos solidez defensiva, um meio campo fortíssimo tanto na recuperação como na construção e um ataque móvel e dificílimo de parar face á velocidade e técnica dos avançados.



4x2x3x1 - Sistema alternativo de JJ
 Este sistema táctico será o alternativo de JJ, segundo ele. É um sistema interessante e semelhante ao 4x3x3 com a diferença que neste sistema os médios de cobertura jogam lado a lado e o terceiro médio jogará no apoio ao ponta de lança, aparecendo na segunda fase de construção de jogo e aparecendo mais na área.

Um dos médios de cobertura, para mim seria Witsel, seria o primeiro médio de construção, chegando-se mais á frente para permitir que Aimar avance para a área ou para as laterais.

Neste sistema penso que Cardozo poderá encaixar melhor, pois Aimar apoiaria mais Cardozo, jogaria mais perto deste e assim Cardozo poderia ser a referência na área.




Como podem verificar, JJ tem muito por onde escolher,  todas as opções e tácticas serão válidas se forem pelo menos equilibradas e não o 4x1x3x2 versão Kamikase do ano passado. Este ano temos boas "segundas linhas" e não pode haver desculpas do desgaste ou de poucas soluções. JJ tem tudo para fazer uma excelente época, isto partindo do principio que não sai mais ninguém do núcleo duro, como é óbvio.

Eu não tenho qualquer formação em futebol, é somente a minha opinião, a opinião de um amante de futebol que agora se armou em Freitas Lobo. Agora deixem a vossa opinião, digam-me como gostariam de ver o Benfica jogar, afinal, todos nós temos um treinador dentro de nós.


1 comentário:

  1. Já o disse no meu blog... para mim o esquema ideal é mesmo o 4x3x3 que apresentaste...

    No 4x2x3x1... preferia ver uma dupla de tricos de Javi Garcia e Matic...

    Carrega Benfica!!!

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi