Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Benfica entre as marcas de futebol mais valiosas



Já vem sendo habitual o Benfica estar neste tipo de rankings, o dos clubes com mais valor a nível internacional. E curiosamente quase sempre sozinho no que toca a clubes portugueses ou mesmo no que toca a clubes fora das Ligas do Top-5.


Neste caso foi a Brand Finance a colocar o Benfica no top-50 das marcas mais valiosas no futebol mundial (nº 40). No que toca a clubes mais valiosos enquanto empresa também estamos presentes, neste caso no top-30 mundial segundo a mesma empresa (nº 26). Quanto ao ranking das marcas mais fortes do futebol mundial fica-se perto de entrar no top-20 (nº 21).


No fundo o que isto vem provar é que o actual rumo traçado não é apenas o de o sucesso imediato e o sucesso nacional mas sim internacional. Bem sei que os clubes vivem de títulos desportivos mas não me parece que nos possamos queixar, quando nos últimos 10 anos vencemos metade dos títulos/troféus a nível nacional e mais do que os nossos principais rivais somados no que a futebol diz respeito. 


Destaque também nesta notícia para o valor que é referido "valer" o Benfica. Perto de 140 milhões de euros. É por estas e por outras que acho completamente impossível um clube como o Benfica recusar ofertas de jogadores na ordem dos 50/60 milhões de euros. E ao contrário do que pensa a maioria não acho que seja demagogia quando se fala que não se TEM de vender. Não é uma questão de necessidade. É uma questão de inteligência. Eu também não TENHO de vender o meu carro, mas se me derem 50 mil euros por ele, eu vendo.


Por fim gostava de tocar num ponto que me tem sido muito "querido". Samaris. Não sei até que ponto será uma grande renovação por parte do Benfica em termos desportivos. No imediato? Certamente. 4 anos de renovação, parece-me claro que o Benfica cedeu e muito para manter o jogador. Para quem dizia que o Vieira não queria era pagar ao homem.... Seja como for, feliz pela renovação de um jogador que mostrou sofrer o clube como muitos benfiquistas de gema. Fossem todos como tu Andreas. (Sim Maxi, estou a pensar em ti)





P.S. - Obrigado ao Pedro Simões e companheiros por esta oportunidade de partilhar opiniões com benfiquistas! NUNCA MAIS É SÁBADO!!!!!!!!!

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

Comentários (18)

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Bem-vindo à posição de escriba deste blogue, Rui.
Além de merecida pela atitude equilibrada e pela civilidade que demonstras nas tuas intervenções, o blogue sai claramente a ganhar com mais uma voz em defesa do que nos une.

Quanto ao texto em si, nada de novo em relação a esses rankings. Não é por acaso que temos o patrocínio que temos nas camisolas. O caminho faz-se para a frente, rumo ao futuro, e esse, pelo menos dentro de portas, está claramente assegurado, com base no trabalho, no planeamento e numa visão que vai muito além deste retângulo à beira mar plantado, porque o Benfica não é de Portugal, é do mundo.

Relativamente ao Samaris, todos ficámos contentes. Claro que teve de haver cedências, mas penso que o momento foi o correto e a duração visa a reforçar o núcleo duro da equipa, mantendo jogadores que sintam o clube e transmitam a mística aos mais novos.

Que venha a festa de sábado, bonita, à Benfica, para os Benfiquistas e só dos Benfiquistas.
3 respostas · activo há 307 semanas
Obrigado pelas palavras e comentário.

O patrocínio nas camisolas é apenas um exemplo, assim como as parcerias com outras multinacionais. Uns dirão que é o facto de o Benfica ser um grande clube e que portanto os patrocínios caem do céu. Sempre a criticar os nossos rivais por terem acordos só com empresas nacionais ou de pequena dimensão. Na verdade este tipo de relação institucional com as grandes empresas mundiais dá muito trabalho a se conseguir e muito mais trabalho a se concretizar.

Também me parece que a renovação do Samaris vem muito na onda de outras que se têm concretizado e que visa manter os jogadores do núcleo do grupo. No fundo fazer aquilo que sempre pedimos que é manter os jogadores que sintam o clube e que possam transmitir isso aos mais jovens que entram na equipa. Quando se faz isso com tetracampeões como Salvio ou Luisão é uma vergonha, quando se faz com um jogador que efectivamente só teve impacto no clube nos últimos 6 meses de contrato já é um grande acto de gestão. Na verdade, todos eles dão muito à equipa e ao grupo.
Boa aquisição para Blog. Parabéns Rui!
Obrigado Dr.

Esperamos sempre pela vossa participação por aqui!
Grande Rui,
Bem-vindo!

Seja a escrever ou a comentar, o blogue é de todos os que sintam o Benfica e queiram concordar ou discordar democraticamente deixando a sua opinião.

Estes ranking são interessantes porque colocam a descoberto o trabalho que tem vindo a ser feito por quem toma decisões no Benfica. Colocam também a nú, o que se pretende com os objectivos estratégicos da aliança Dragarta... mandar-nos abaixo o quanto antes, porque cada vez será mais difícil para-nos... para isso, todos temos visto que tem valido literalmente TUDO!

Estou seguro que será também uma temática interessante a abordar pelo RGS no próximo post... é que para RGS o Benfica nem sequer seria uma SAD e o betão seria apenas e somente um dos materiais no estádio.

Samaris é um craque! Nunca imaginei que renovasse, sempre pensei que já estivesse comprometido com outro clube qualquer nomeadamente os rivais a norte. Felizmente ainda existem jogadores de palavra e toda a negociação não foi de jogo de cintura e bluff.

Que tenhamos um sábado à Benfica, com a conquista das miúdas e o nosso 37!
2 respostas · activo há 307 semanas
Obrigado GG.

A questão do betão é curiosa, tendo em conta que os nossos dois rivais começam a perceber e a inclinar-se para a melhoria (Sporting) ou criação de Academia (Porto) como o Benfica fez e tem vindo a fazer ao longo destes anos. Realmente estamos uns aninhos à frente deles no que a muita coisa diz respeito.

Também nunca pensei que renovasse. Fico feliz por isso. Não por ser craque mas por achar que é uma tremenda mais valia para os jovens e grupo.

Espero que as nossas mulheres apareçam no Estádio da Luz ao intervalo com o caneco!!! Já com o Benfica na frente do marcador e a descansar os adeptos.
Exato... Vê se os rivais a planear fazer aquilo que o Benfica já fez há algum tempo. Mas depois temos de ler opiniões do género "o Benfica está dez anos á frente mas só se for em construções no Seixal porque os rivais têm ganho títulos europeus" ( ou deste tipo)... Há malta (RGS) que não vê 1m á frente do nariz.
só que o sucesso internacional não passa por estes ranking tem de passar por desempenho desportivo que tem sido muito errático.
se queremos estar junto dos melhores temos de ser muito mais consistentes na europa e não podemos ter participações na liga dos campeões de ficar em ultimo do grupo e muito menos sem pontos.

ainda que os jogadores não são como os carros em que se pode ir buscar o mesmo modelo exactamente com o mesmo desempenho, esta é uma politica que rentabiliza ao máximo o aspecto financeiro mas depois terá sempre consequência ao nível desportivo.
mas se a politica que se quer seguir é essa então que se assuma, agora não tem sido essa a politica que se diz que se quer seguir como tal é sobre esta que temos de fazer todas as analises.
2 respostas · activo há 307 semanas
Obrigado pelo comentário.

Estes rankings fala em marca mais valiosa mas é importante perceber que nenhuma marca é valiosa se não for boa no seu ramo. A SAD Benfica faz parte do ramo do futebol e seria impensável colocar uma marca como valiosa se não fosse encarada como boa marca desportiva. A questão europeia ou internacional será sempre um bom debate porque entre numa esfera muito subjectiva. Enquanto no foro nacional toda a gente concorda: Benfica tem de vencer tudo. Na Europa ou senda Internacional é uma questão subjectiva: o que é uma boa campanha europeia? Isso é muito subjectivo.

Na verdade para mim o Benfica fez este ano uma boa campanha europeia. Foi excelente? Não. Podia ter sido bem melhor? Podia. O que seria melhor? Ter tido sorte nos jogos com o Ajax e ir aos oitavos da LC ou ter chegado às meias da LE? Eu tenderia a preferir lutar por uma final... mas financeiramente é muito mais apelativo os oitavos da LC. Só pessoal muito demagógico pode simplesmente assumir que estes assuntos não merecem discussão ou opiniões divergentes. Todos nos lembramos das publicações e comentários sobre os jogos com o Ajax. Que era obrigação do Benfica ganhar a equipas fracas da Europa.

E isto levava-nos a outro tipo de debate que é o formato da LC neste momento. Muitas vezes compara-se a vitória do Porto com as possibilidades que temos agora... Vão ver quantas equipas do top-5 de países estavam naquela LC e vejam quantas estavam este ano.

Para terminar esse tópico dizer que o Benfica teve duas más prestações na Europa nos últimos 10 anos e que isso não faz com que seja inconstante. Na verdade o Benfica passeou-se vários anos no top-10 Europeu. Achar que isso não é sucesso internacional...

O que não pode ser politica é vir para a CS dizer que vende o João Félix por 70M€ porque senão só te oferecem 35M€.
se estes dois anos com más prestações até se podem aceitar o que não se pode aceitar é numa delas ter zero pontos.
mas isso é só um dos lados, nesses mesmos dez anos apenas por duas vezes passamos a fase de grupos, e na minha opinião teremos de fazer pelo menos o dobro, mesmo que depois ficassemos por ai ou pelos quartos.

e quando falei em inconsistente era do sentido de termos de ser mais consistentes nem sequer vale a pena andar a falar em finais da lc se durante alguns anos não tivermos presença permanente nas fases a eliminar.

mas eu não acho que o presidente deva andar na comunicação social a falar no valor x ou y alias ele não devia falar em nenhum nem em portugal nem no estrangeiro é que depois não é julgado pelo cumprimento ou não do que diz.
Bem vindo Rui. Parabéns por um post ao nível habitual dos comentários.

Realmente o mais relevante não é o Benfica aparecer neste ou naquele ranking... Mas o Benfica aparecer em todos estes rankings! Isto demonstra que o caminho está traçado e a ser trilhado... Para alguns é mais confortável ver uma má árvore do que uma floresta positiva... E esses têm de se agarrar a uma qualquer derrota menor e tentar esquecer vitórias maiores. Nos últimos 10 anos vamos para o 6 título...
2 respostas · activo há 307 semanas
Obrigado Nuno.

E isso é se apenas contarmos os títulos de campeão nacional de futebol.... As vitórias nos últimos 10 anos são muitas mais...
Para mim o patamar é esse... Ser campeão... Qualquer época com o título é boa, qualquer época sem título é má (a não ser que o Benfica ganhe uma competição europeia... O que não acontece).
Rui, ainda bem que enviaste o tal email para o blog :-) . Bem vindo!

Estes rankings também demonstram que se calhar o caixeiro viajante até sabe o que faz e é uma pessoa considerada lá fora.
2 respostas · activo há 307 semanas
Obrigado Dr. Pablito.

Quer se queira ou não as qualidades de gestão da equipa de LFV são inegáveis. Não vale a penas voltar a falar do mesmo, cada um sabe de si, mas achar que em 15 anos se transforma um clube sem nada além de adeptos numa das maiores empresas do ramo é obra do acaso.... Ou então se calhar a culpa foi da Vice Presidência de RGS. ;)
Compreendo o que dizes a respeito do Samaris, em especial as reservas que colocaste, quanto ao valor e à duração do contrato!
Na verdade acho que o jogados mereceu a renovação, não só pelo rendimento desportivo, em especial neste últimos meses, pois foi fundamental da recuperação que o Benfica teve, mas principalmente pela atitude que sempre teve, mesmo quando esteve afastado da titularidade, de grande profissionalismo!
Isto pode parecer pouco, mas se olharmos para o exemplo que ainda ontem vimos do João Mário e outros que se vêm com bastante frequência, percebe-se a importância que têm para a formação de um balneário forte homens como o Samaris!
No fundo é um líder por Exemplo!!
Evidente que não podemos ter um plantel constituído maioritariamente por jogadores já veteranos, mas é essencial que existam alguns, preferencialmente, com o nível de profissionalismo e qualidade do Samaris, para que os mais novos possam aprender com eles!
Quanto à questão de ter de vender! Não coloco as coisas bem como tu!
Dizes que não precisas de vender o teu carro mas se te derem 50 000 €, vendes! Mas pergunto eu: E se com 50 000 € não te for possível comprar um carro melhor ou pelo menos equivalente?
A questão a meu ver tem de ser vista de uma forma equilibrada.
A primeira premissa é se precisas ou não de vender, para fazer face as outras despesas, que no caso do Benfica não são poucas! Se precisas deves vender tentando fazer o melhor negócio possível!
Se não precisas deves vender se o valor que te derem for suficiente para comprares um igual ou melhor! Mas tudo depende das circunstâncias e da vontade do próprio jogador!
Uma coisa parece-me certa, existem, presentemente, no plantel do Benfica vários jogadores que poderão bater o valor de 50 000 €.
1 resposta · activo há 307 semanas
Samaris:

Concordo plenamente. Por isso mesmo achei importantes as renovações com Luisão ou Salvio. André Almeida ou Pizzi. Rafa não nos mesmos moldes mas também importante. É importantíssimo perceber que líderes de balneário são poucos e na verdade as grandes equipas precisam de jogadores com carisma, carácter e que saibam o que é jogar num grande clube. E já agora, jogadores campeões que sabem o que é necessário para ganhar. Júlio César por exemplo foi exemplo disso mesmo.

Necessidade ou não de vender:

Aquilo que falo é da demagogia que se fala quando se espalha que como o LFV ou o DSO dizem que não é necessário vender que o Benfica não vai vender mais. Uma coisa não implica a outra. Ainda agora mais uma vez se fala em "gestão danosa" se se contratar Ramires ou que deve haver demissão caso se venda João Félix por menos que a cláusula. Gestão danosa seria recusar 70/80M€ por João Félix. Um clube que tem 80M€ de orçamento numa época recusar 80M€ por um jogador isso sim é gestão danosa. O João é um jogador com um potencial enorme mas o que não faltam são jogadores por aí. Com 80M€ não encontravas um jogador que fizesse 15 golos no campeonato português? Se calhar se o Ferreyra para o ano cá estiver..... Se calhar faz 30 com Lage. Será que sem o João Félix o Benfica deixava de ser candidato ao título português? Será que com João Félix o Benfica passa a ser candidato a algo na Europa que não seria se o João não tivesse cá?

Aquilo que quero dizer é que o João não altera o status quo do Benfica ao ponto de valer 80M€. É bom, mas não é assim tão bom. Pelo menos não agora. 80M€ vale o Bernardo. Que já tem um bicampeonato em Inglaterra. Metam lá o Jota no lugar do Félix e se calhar tb marca uns 10 golinhos na próxima época e temos novos 80M€. Venha o próximo, ainda para mais quando é evidente que o jogador procura novos voos.

Publicar novo comentário

Comments by

E-goi