Siga-nos no Facebook

terça-feira, 11 de junho de 2019

Emails... Spin e propaganda

Os últimos dias têm sido uma diversão pela azia, ignorância e cartilhagem evidenciada pelos dragartos.


 A 1ª reacção da cartilha foi a de que tudo isto era uma vitoria do porto por dois motivos: 1) o Benfica pedia 17M e só recebia 2M; 2) afinal os email eram verdadeiros.






A vitória foi tão grande que o jornal diário oficial fez uma capa com destaque imenso e ontem fizeram uma manifestação de apoio à decisão...


(compare-se o destaque dado a uma acusação do ministério público, que nem a julgamento vai, e uma condenação)


Vamos lá analisar estes argumentos...



Quanto a"só" serem 2M...




Ao Benfica, mais do que o valor, interessava a condenação em tribunal da divulgação da correspondência privada do Benfica! A partir daqui pelo menos a CMVM terá de intervir... e muitos outros processos poderão ser iniciados... este é o ponto de partida... o tribunal reconhecer o crime.


O valor final está por definir... nesta sentença o porto e o FJM foram condenados pela divulgação e pela deturpação de 2 emails... mas segundo o juiz "as AA não provaram que as RR tenham usado os seus segredos. Se assim é não podem ser indemnizadas por qualquer dano, ainda para mais
incerto e eventual derivado dessa mesma utilização. Poderão sim, querendo, alegar e provar
numa nova acção, que esse uso ocorreu e não se encontra coberto pela eventual e futura força
de caso de julgado desta acção.
Com efeito, esse dano assume a qualidade de futuro, incerto e eventual." (pag 135).. ou seja... O Benfica pode ao abrigo desta sentença procurar ser indemnizado de outros valores que não foram objecto desta acção... tendo de fazer prova que foi prejudicado.


Mas o porto já se está a habituar a estas vitórias parciais... também cumpriram parcialmente o fair play financeiro... se calhar ainda vamos todos concluir que foram parcialmente campeões... de vitória parcial em vitória parcial!

Relativamente á veracidade dos emails ser agora comprovada... 
Isto é só idiota... Ó malta... se o Benfica coloca um processo de divulgação de correspondência privada ao porto... a premissa desse processo é precisamente que os emails são verdadeiros! Difícil?
São todos verdadeiros? Segundo o juiz, nas 20 sessões foram divulgados 55 e-mails... esses emails são verdadeiros... não significa que TODOS os emails divulgados fora do porto canal sejam verdadeiros.
O próprio juiz faz considerações sobre a veracidade dos emails: "Pretendem porém as RR que o conteúdo desses emails demonstra de forma evidente e sem qualquer duvidas a prática pelas AA de vários crimes (...) Será de salientar que para  prova dessa realidade mais nenhuma prova foi produzida. (ora, os emails juntos aos autos são um mero meio de prova que isoladamente não pode demonstrar o cometimento de qualquer crime. Por um lado, como as RR bem sabem, já que há não muito tempo foram objecto de processos crime semelhantes, um meio de prova isolado, descontextualizado, e nalguns casos com palavras ambíguas e polissémicas, não é suficiente para uma condenação penal ou civil."


Isto dá razão àquilo que os benfiquistas sempre defenderam enquanto os rivais berravam EMAILS e batiam no peito... "vamos lá discutir o conteúdo".

E quanto ao conteúdo o Juiz afirma o seguinte:




Ou seja... foi construída uma narrativa de dar palha a burros desejosos de a comer...

Conforme os benfiquistas sabem, este método desonesto de actuação é mais difícil de combater que uma simples mentira... Afinal os emails existiam, diziam aquilo que diziam... simplesmente só era dado a conhecer o que interessava transmitir... Segundo o juiz:



E dá o exemplo perfeito... o exemplo com o email emblemático deste caso...


Num email, entre duas pessoas que não têm relação com o Benfica, tal como eu e vocês... email esse sobre o tema do poder no futebol... foi truncada a frase que refere textualmente onde, na interpretação de quem escreve, está o poder! Se esta não é a frase mais importante de todas neste email...


Claro que depois há sempre ignorantes como o Otávio Lopes que consegue dizer que esta frase não altera nada no sentido do texto... What? 
Otávio vamos lá com um exemplo... "Os grandes sábios não sabem onde está a Maddie. A Maddie está (...). Quem me prejudicar é punido" Num texto sobre o paradeiro da Maddie a frase onde se explicita o seu paradeiro não é importante? O importante é que quem me prejudicar é punido? Mas não é assim que deve ser? 

No entanto, como bem diz o juiz... a 1ª impressão já esta estabelecida... e por muito que se relembre o contexto e a deturpação vai haver sempre quem diga que isso não interessa.

E nisso muita culpa teve a nossa CS. A mesma que desde o inicio teve conhecimento desta deturpação (link jornal O jogo), que nunca fez um único trabalho de "destruncagem" dos emails (trabalho que blogs benfiquistas fizeram, link) mas agora faz títulos com:


Disto tudo concluímos que os rivais tiveram acesso a 20Gb de email e documentação privada do Benfica e para arranjarem um "crime" tiveram de deturpar o conteúdo dos emails... e nem assim...


Neste momento... TODOS aqueles benfiquistas que andaram a pedir demissões, cada vez que mais uma notícia inócua sobre os emails saía, deviam sair do buraco onde se encontram (devido ao 37, às prestações das equipas de futsal e basquetebol e às vitórias na justiça) e reconhecer que estavam errados (ui... os "sabe tudo" reconhecerem um erro...lol)... Como escrevia nessa altura... se um dirigente do Benfica se demitisse devido a acusações de algo que sabem que não fizeram estaria aberta uma caixa de pandora... daqui para a frente seria apenas necessária uma qualquer denuncia anónima e pimba lá teriam de vir demissões... era dar o controlo do Benfica aos rivais!

Já o Benfica devia agradecer a RGS (correu assim tão mal a semana que nem crónica houve?), pois sendo ele o responsável pela contratação do bruxo nhaga, tem o mérito de ser referido no email que melhor demonstra a falta de interesse público daquilo que o porto divulgou!


Caro consócio, aproveite já agora na sua campanha para revelar qual é o bruxo que vai contratar rumo ao titulo europeu... ou para negar esta situação... mas da forma que exige a outros e não da forma como fez, aos risinhos, no episódio de "o dia seguinte" onde este tema foi abordado.

O "amigo" Chico depois de ser condenado por divulgar e deturpar o conteúdo dos emails ainda vem tentar a vitimização e a deturpação do conteúdo da sentença...

Não Chico.. não foste punido por dizer a verdade... foste punido por divulgar algo que não tinhas autorização para possuir e por manipular o que divulgaste! És um ganda mentiroso e só acredita em ti quer for burro e o quiser ser... que pelos vistos são muuuiiitos já que não vi ninguém a criticar um director de comunicação, insolvente e criminoso, que enterrou o porto em pelo menos 2M... and counting!


Nunca "o melhor está para vir" foi tão adequado...



No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista
No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

E-goi