Siga-nos no Facebook

domingo, 23 de junho de 2019

Jogadores de Jorge Mendes no Benfica

"Vamos ver se não vem por aí algum pacote de jogadores do Mendes por uma fortuna que não valem. Porque tem sido hábito." Questão... Será?

Isto de escrever é giro porque se vai contando uma história... A história desta semana é de especulação conforme escrevi no início da semana.

A respeito da possível transferência, que até ao momento para o Benfica é apenas isso, para o ATL... Fiz uma análise aos negócios entre os clubes... Que levou ao Roberto e aos mendilhões... E chegámos, através do post de ontem do GG ao Mefistófeles (aliado do Lúcifer Lfv) JM!

(note-se neste imagem a mudança de tom das vendas de JM... e como isso coincide com a predominância do porto e do Benfica)

Como conclusões até agora temos que: os negócios com o ATL não são prejudiciais como é usualmente vendido... Os mendilhões não são demonstrados na prática nem sequer são tocados nos e-mails. 

A partir do post do GG, de ontem, surgiu a afirmação... "Vamos ver se não vem por aí algum pacote de jogadores do Mendes por uma fortuna que não valem. Porque tem sido hábito." Questão... Será?

Começo por verificar a carteira de jogadores de JM no site da empresa... Não existem referências. Devido a este motivo a fonte é o site de referência para estas informações: transfermarkt.


No transfermarkt surgem referenciados 2 jogadores do plantel do Benfica representados por JM: Pizzi e RD... RD é formado no Benfica, logo não veio em nenhum pacote... Pizzi, conforme verificamos no post sobre os negócios com o ATL foi um negócio positivo para o Benfica. Ninguém se opõe a contratar um titular absoluto com 3 treinadores, ao longo de 5 épocas com 4 campeonatos ganhos, por 14M... Ou opõe?
Existe 1 outro jogador de JM no Benfica, Gonçalo Loureiro, internacional sub 19, que jogou regularmente pelos sub 23, formado no clube.
Outros jogadores agenciados por JM que foram, em algum momento, contratados pelo Benfica: Ferreyra (custo zero), Felipe Augusto (2M), Bebé (3M) e Coentrão (900m e vendido por 30M)... 4 jogadores, 6M gastos, 30M recebidos.

Serão então os dados demonstradores da afirmação?
Se a crítica fosse que JM tem em carteira muitos jogadores ex Benfica... Seria verdadeira. Poderia ter diversos motivos... Alguns positivos e alguns negativos... Em meu entender deve-se ao facto de o Benfica trabalhar em parceria com JM para VENDER os seus jogadores. Agora dizer que JM traz muitos jogadores para o Benfica e com prejuízo para o Benfica... Falso!

E fundado nesta falsidade surge a ligação à possível transferência de Pedro Neto e Jordão para o Benfica. 
Esta "bomba" lançada por RPB vai para 2 semanas têm ecoado pela NET como mendilhões do pagamento da cláusula de JF.
Muita gente (eu incluído) foi descobrir quem são Pedro Neto e Jordão... 2 jogadores da formação do Braga que há uns anos foram contratos pela Lázio (recordo-me que na época houve criticas sobre como é que a Lázio vinha buscar aqueles miúdos e o Benfica não os tinha identificado antes... ). Na época não foi referenciado nas noticias o envolvimento de JM.


Mas ninguém se deu ao trabalho de verificar quem é o representante dos jogadores... É mais adequado á narrativa dizer, sem saber, que é JM. Nada mais errado...



JM tem jogadores em clubes como: Man. City, Juventus, Bayern, Liverpool, PSG, ATL, Inter, entre muitos outros clubes mundiais... Será que estão todos enganados ou fazem todos parte do carrossel? Claro que um clube português não vai conseguir pagar contratações do mesmo nível que os indicados conseguem... Mas alguém consegue dizer que não é útil trabalhar com quem tem acesso aqueles clubes? Alguém consegue dizer que JM trabalha com estes clubes se a sua carteira for constituída por flops? Alguém julga que seria melhor para o Benfica trabalhar com "quem calhar" para vender os seus jogadores? 
Qual será mais lógico... JM impingir ao Benfica jogadores que não são da sua carteira, ou o Benfica estar interessado e pedir a JM para explorar o negócio nas condições que o Benfica quer?
Que até corresponde àquilo que foi noticiado:


Se calhar... só se calhar, seria mais inteligente de todos esperar para verificar se as noticias se confirmam... já que grande parte das noticias desta fase do ano nunca chegam a ser sequer verdade... e depois, caso se confirme o negócio, avaliar a qualidade dos jogadores de acordo com o desempenho eles, independentemente de quem os representa!

Como dá para perceber, a dinâmica deste espaço é feita pelos comentários dos leitores... Que nós valorizamos respondendo com todo o gosto e criando textos onde os temas abordados possam ser aprofundados... Fico (ficamos), mais uma vez, a aguardar a vossa participação.

E-goi