quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Pouca rotação, no jogo jogado e na equipa

Equipa sem férias, equipa sem pré-época, equipa desgastada com jogos atrás de jogos e neste jogo Mourinho fez a rotação mínima na equipa.

Podia existir maior rotação na equipa? Podia mas o momento é terrível para a equipa mas no entanto, eu, arriscaria mas eu estou no sofá e é sempre mais fácil decidir no sofá, sem a pressão do momento da equipa.

A imagem de Lukébakio com as pernas carregadas de gelo é elucidativo do desgaste a que muitos jogadores têm sido expostos.

No entanto, entendo que o momento da equipa ainda não permite que se arrisque muito.

Mesmo jogando um futebol abaixo daquilo que deveríamos jogar, vencer é sempre importante quando as equipas estão em dificuldades e este Benfica continua em dificuldades. Gostei de algumas jogadas e de alguns movimentos mas a sensação que tenho é que é quase tudo feito em esforço.

Quero destacar dois jogadores, Barreiro e Sudakov... O Barreiro, para mim, é curto para o Benfica, não é melhor tecnicamente que Rios mas tem um raio de ação maior que Rios, que deveria ver que terrenos andou a pisar Barreiro para perceber melhor o que tem de fazer. O Barreiro é um jogador que tenta sempre chegar à frente, que tenta aparecer na área mas quando perdemos a bola, quando damos por ele, já recuperou a posição. Quando Rios conseguir isto, vai justificar os 27 milhões.

Quanto ao Sudakov, na minha opinião, tem de jogar mais perto dos médios do que do avançado. Quando se apanha com bola de frente para o jogo, vem logo ao de cima a sua enorme capacidade e qualidade para ver o espaço onde parece que ele não existe, fazendo passes de rotura com régua e esquadro.

O posicionamento dos nossos laterais e extremos tem de ser revisto, continuam a aparecer nos mesmos espaços. Se um deles está junto à linha, o outro tem de vir por dentro e não os dois por dentro como acontece demasiadas vezes.

Temos também de parar de abusar nos passes longos dos centrais, raramente dão alguma coisa, ainda para mais com o adversário em defesa posicional.

Temos de ser mais dinâmicos com bola, mais rápidos e com  maior mobilidade.

No sábado temos um osso duro de roer e teremos de jogar bem mais do que temos feito. A equipa tem de subir de nível se queremos os três pontos.

No entanto, temos também de rezar que o Lekébakio não se lesione porque não temos mais nenhum esquerdino no plantel, como é possível?!

No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Mourinho = Bruno Lage

A realidade é só uma até agora... Mourinho é igual a Bruno Lage! Digam o que disserem, a equipa em nada melhorou em relação ao Bruno Lage. Aqui e acolá vimos alguns movimentos diferentes mas foram sempre a excepção à regra. 

A equipa continua taticamente péssima, sem dinâmica, sem personalidade, sem capacidade em sair a jogar, sem capacidade de pressionar no campo todo, sem criar grandes situações de golo, constantes chutos na frente, perdas de bola atrás de perdas de bola ainda no nosso meio campo e continuamos a jogar sempre em função do adversário do que jogarmos o nosso futebol, e isto acontece porque a equipa não tem identidade, não sabe o que fazer com e sem bola.

Qualquer equipa que jogue com o Benfica consegue ter muita bola, tem espaço e tempo para pensar o jogo, o jogador com bola raramente é pressionado, os nossos laterais estão constantemente em lances de 1x1, os centrais raramente têm uma linha de passe limpa, nada de nada. Se eu juntasse um grupo de amigos, era gajo para ganhar a este Benfica.

No página de Facebook publiquei as estatísticas de jogo contra o Chaves, que nos deveria envergonhar, mas fui atacado... Hoje têm aí a realidade nua e crua... Não fomos enxovalhados porque o Trubin fez uma exibição fantástica, senão teriam sido um cinco ou seis...

Eu sei que Mourinho pegou no barco em andamento, que os tempos de treino são curtos, que tem sido um sufoco de jogos, sem pré-época digna mas isso tudo também teve Lage...

A realidade nua e crua é que o impacto Mourinho está difícil de aparecer, se é que irá aparecer... Eu quero ter a fé, sim é um auto de fé, que algo diferente surja mas neste momento, o sentimento que tenho é que a época podia acabar já...

Despachámos o Florentino e o Kokçu  e para muitos estava resolvido o problema porque era o Florentino que emperrava a equipa na primeira fase de construção porque tinha dois tijolos e não sabia fazer um passe para a frente. O Kokçu era porque não corria, era porque só jogava para o lado, porque não fazia golos em catadupa e não assistia, não fintava meia equipa adversária, quem lá está a jogar agora tem feito tudo isso não é?!

A cereja no topo do bolo foi a venda do no Harry Potter com os golos e as assistência que teve... Um mimo...

E esqueçam lá outubro porque se vier outro presidente, não é ele que vai treinar, não é ele que vai criar dinâmicas na equipa. O trampa está feita e quem quer que seja o presidente, isto está nas mão do treinador e, sinceramente, deixa-me extremamente preocupado.

Vamos todos ter fé que Mourinho saia do seu registo dos últimos anos e dê a volta a isto, mas que não está fácil, não está...


No Facebook em https://www.facebook.com/universobenfiquista

No Twitter em https://twitter.com/UnivBenfiquista