Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nem tudo é bom e nem tudo é mau

Pessoal, nem tudo o que se passa no Benfica é bem feito e nem tudo é mal feito. Nem JJ é o supra sumo dos treinadores, nem é o pior dos treinadores.

Há muitas coisas bem feitas esta época, mas mesmo muitas mas também há aquelas mal feitas. Atenção a um pequeno pormenor que faz toda a diferença, o que eu ou outro adepto qualquer acha que foi mal feito, não quer dizer que na prática tenha sido mesmo mal feito, ou seja, como não vai de encontro á nossa opinião nós achamos que foi mal feito mas tal pode não ter acontecido. As nossas opiniões baseiam-se naquilo que nos chega pelos jornais, pelo que visualizamos em jogos, pela nossa ideia de futebol ou pelos conhecimentos que fomos adquirindo ao longo dos anos a visionar futebol e até por vermos como outros clubes funcionam, etc., mas falta-nos sempre muita informação que nos passa ao lado porque simplesmente não estamos lá para ver.
JJ tem uma característica muito especial e que já foi dita por jogadores e por quem o conhece bem, que é ser um homem de convicções, ou seja, em linguagem aqui da malta, é um teimoso. Por vezes isso pode ser bom mas por outras pode não ser bom prejudicando-o e, mais grave, prejudicando o Benfica, vide a época passada.

Com isto quero dizer que não estou totalmente satisfeito com o que foi feito, não porque JJ foi incompetente mas porque a minha opinião em relação a determinadas opções não vão de encontro ás minhas, mas isto não faz de mim melhor que JJ, que sabe mais de futebol a dormir do que eu acordado.

Não vou falar de quem entrou e de quem saiu, vou falar daqueles que ainda cá estão e num sector que apresentava debilidades. Como adepto, e não estando dentro de todos os pormenores, a minha opinião é que JJ não geriu bem a questão da falta de Máxi, Luisão, Garay e do defesa esquerdo que ainda está para vir.

As perguntas que eu faço são as mesmas de milhares de Benfiquistas. São perguntas ás quais eu não tenho resposta e quem mas pode dar certamente tem mais que fazer.

As questões são as seguintes:

- Porquê André Almeida na direita e não Wass?
- Porquê Faria na esquerda e não Shaffer ou César Peixoto? - Sim, Peixoto é bem melhor que Faria na esquerda.
- Porque não testou a dupla Faria e M. Vitor?

Penso que muitos de nós fazemos estas perguntas e as respostas que lemos por aí são variadas, algumas até são mesmo rebuscadas.

Estou mesmo expectante para ver como JJ irá montar o meio campo este ano, porque não foi por questões de qualidade dos defesas que sofremos tantos golos o ano passado, foi no meio campo que tivemos o nosso grande problema com JJ a insistir num modelo kamikase, lá está as tais convicções de JJ que prejudicaram a equipa. Eu quero acreditar que JJ aprende com os seus erros e espero um Benfica com um meio campo forte e equilibrado, um meio campo forte nas transições ataque-defesa que foi o que falhou na época passada.

Lembrem-se sempre que quando alguém critica JJ não quer dizer que JJ esteja mal ou que seja incompetente, quer dizer que somente existem pessoas com opiniões diferentes, desde que não passem para o lado do insulto.

sábado, 16 de julho de 2011

Notas soltas

Com esta equipa do Benfica JJ pode escolher entre três sistemas tácticos:

4x1x3x2 - O preferido de JJ
 Este será o sistema táctico habitual do Benfica. A equipa que apresento será aquela que poderá iniciar o campeonato.

Na frente coloquei Gaitan porque Nolito está a ganhar vantagem a Gaitan como ala, Saviola ainda não está totalmente bem e Gaitan tem feito bons jogos, coloco-o no apoio a Cardozo.

Witsel será o médio de cobertura, o médio box-to-box, o que irá equilibrar as coisas a meio campo, podendo entrar Enzo em determinados jogos.

Bruno César, para mim, é um organizador e na esquerda prefiro um jogador com outra dinâmica.

Acredito que com o tempo JJ colocará Saviola na equipa inicial, se não for sempre o titular e Gaitan irá rodando com Nolito na esquerda.




4x3x3 - O melhor para este Benfica
 Este é o sistema que eu acho que o Benfica simplesmente arrasaria. Este sistema táctico com os jogadores que o Benfica tem para o meio campo, daria-nos consistência defensiva, principalmente nas transições ataque-defesa e daria-nos uma qualidade de passe muito boa.

Como  Benfica joga em passes curtos e tabelas, neste sistema seria difícil Cardozo entrar, preferindo um jogador mais móvel e mais rápido e que faça constantes trocas posicionais com Nolito e Gaitan, Jara é o homem ideal, assim como Rodrigo ou Saviola, este último não está de inicio porque Jara está bem melhor neste momento e os nomes não jogam mas sim quem está melhor.

Esta equipa garante-nos solidez defensiva, um meio campo fortíssimo tanto na recuperação como na construção e um ataque móvel e dificílimo de parar face á velocidade e técnica dos avançados.



4x2x3x1 - Sistema alternativo de JJ
 Este sistema táctico será o alternativo de JJ, segundo ele. É um sistema interessante e semelhante ao 4x3x3 com a diferença que neste sistema os médios de cobertura jogam lado a lado e o terceiro médio jogará no apoio ao ponta de lança, aparecendo na segunda fase de construção de jogo e aparecendo mais na área.

Um dos médios de cobertura, para mim seria Witsel, seria o primeiro médio de construção, chegando-se mais á frente para permitir que Aimar avance para a área ou para as laterais.

Neste sistema penso que Cardozo poderá encaixar melhor, pois Aimar apoiaria mais Cardozo, jogaria mais perto deste e assim Cardozo poderia ser a referência na área.




Como podem verificar, JJ tem muito por onde escolher,  todas as opções e tácticas serão válidas se forem pelo menos equilibradas e não o 4x1x3x2 versão Kamikase do ano passado. Este ano temos boas "segundas linhas" e não pode haver desculpas do desgaste ou de poucas soluções. JJ tem tudo para fazer uma excelente época, isto partindo do principio que não sai mais ninguém do núcleo duro, como é óbvio.

Eu não tenho qualquer formação em futebol, é somente a minha opinião, a opinião de um amante de futebol que agora se armou em Freitas Lobo. Agora deixem a vossa opinião, digam-me como gostariam de ver o Benfica jogar, afinal, todos nós temos um treinador dentro de nós.


domingo, 10 de julho de 2011

Cansaço mais que evidente

Aconteceu o que eu espera que ia acontecer perante uma equipa com mais qualidade e com muito mais andamento face á fase mais avançada da sua preparação.

Notou-se claramente que os jogadores do Benfica estavam desgastados fisicamente e isso foi óbvio nas faltas feitas e nos passes errados, bem como nas transições defesa-ataque que raramente foi feitas com grande sucesso. A segunda parte foi melhor, pois JJ reforçou o meio campo e tivémos mais controlo de bola mas a jogarmos em 90% das vezes em passes laterais.

Como o Benfica jogou praticamente a primeira parte toda á defesa, estive praticamente concentrado no Miguel Vitor. Devo dizer que cada vez tenho mais a certeza e menos dúvida de que lhe daria a titularidade ao lado do Luisão. Esteve sempre muito sereno e é, de longe, duas vezes melhor que o desastrado Jardel.


Bom treino!!

Primeiro jogo da época com uma vitória por 9-1 sobre uma selecção de jogadores amadores, portanto, foi um excelente treino e nada mais que isso.

O que retiro deste jogo:

Processos Ofensivos: O trabalho está praticamente feito, faltando limar algumas arestas mas coisas superficiais, nada de muito profundo.

Processos Defensivos: Esta é a minha principal preocupação e este jogo não serviu de nada para tentar perceber se a equipa evoluiu ou não em relação ao ano passado. A única coisa que vi foi o JJ a fazer subir a equipa de forma a fazerem pressão alta. É necessário um jogo com um adversário mais forte para ver como se comporta a equipa em termos defensivos.

Os reforços:

André Almeida: Defesa direito nunca!! Gostaria de o ver jogar a médio.
Matic: Precisa de trabalhar o posicionamento táctico, o que é normal. A minha opinião mantém-se, penso que é mais um box-to-box que um trinco como Javi.
Bruno César: Uma agradável surpresa. Gostei muito de o ver jogar!!! Parece-me que poderá ser o natural sucessor de Aimar. O seu entrosamento com a equipa, e em especial com Aimar, dá a impressão que já está na equipa há uns tempos. Vamos ver como se comporta com equipas de qualidade superior.
Wass: Jogou de forma tímida e este jogo deu para tudo, portanto, vou esperar pelos próximos jogos para ter uma opinião mais consistente.
Nuno Coelho: Jogou fora de posição, por isso não há nada a dizer.
Nolito: Marcou um golo e nota-se que é um jogador com cultura europeia. Recebe a bola e levanta a cabeça para ver as opções que tem antes de ir para o drible, coisa que Jara deveria fazer muitas mais vezes. Jogador interessante.
Perez: Jogou fora do seu habitat natural pelo que não vou tecer considerações sobre a sua prestação. A rever mas na sua habitual posição.
Rodrigo: Aos poucos parece uma boa aquisição do Benfica. Se continuar a evoluir poderá ser o substituto de Cardozo.

Maiores destaques:
Cardozo: Tosco, sem velocidade e sem técnica, mas a verdade é que o homem mete a redondinha lá dentro e o resto é conversa.
Bruno César: Além de parecer estar completamente entrosado com a equipa, onde fez boas combinações com os colegas, é um jogador rápido, que definiu sempre bem os lances. Fiquei com água na boca em relação a este jogador.
David Simão: Foi pena que a sua estreia tivesse que ser a defesa esquerdo. Apesar de não ter estado bem, notou-se que nunca virou a cara á luta. Força nisso rapaz que da próxima quero ver-te em terrenos mais adiantados.
Aimar: Parece que joga de pantufas. É delicioso ver um jogador daqueles a jogar á bola. Fantástico!!!
Saviola: Ó homem, ou te mexes ou então metam lá o Jara. Queres um conselho? Joga simples!!! Não compliques o que está fácil, remata á baliza homem. Para quê a porra de mais um toquezinho na bola quando podes definir o lance mais cedo?
Miguel Vítor: Fica-te bem essa braçadeira!!!  Vamos ver o que te reserva o futuro, se fosse eu o plantel. Exibição serena e tranquila.

Depois deste treino vamos ver como reagem alguns jogadores e a equipa contra equipas mas competitivas.

Porra, finalmente a bola já rola!!!! :)

terça-feira, 5 de julho de 2011

Um dos dias mais felizes da minha vida

Hoje é um os dias mais felizes da minha vida!!!

A maioria dos meus leitores não sabe mas eu não sou sócio do Sport Lisboa e Benfica, este facto não me faz um pior adepto, a verdade é que eu sentia um vazio em mim, o vazio de formalmente não pertencer ao maior clube do Mundo.

Pois meus amigos, hoje tive uma das melhores prendas de aniversário da minha vida!!!

Nada mais, nada menos que um Kit de Sócio do Sport Lisboa e Benfica com a garantia de cotas pagas até ao final do ano!!! Nem imaginam qual é o meu estado de alegria e orgulho, nem eu o consigo explicar pois faltam-me as palavras!! Que orgulho!!! Acreditem que me vieram as lágrimas aos olhos assim que vi o Kit!!!

Quero agradecer á minha futura esposa por esta fantástica surpresa e inesperada prenda!! Jamais esquecerei este dia!!!

Poça, pareço um miúdo de 10 anos quando recebe um brinquedo que tanto sonhou!!! Ainda não estou em mim!!!!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ponto de situação

Antes de mais quero dizer que não me foi possível escrever porque tive um problema com a Internet mas já está tudo ultrapassado.

Após estes dias todos venho fazer um ponto de situação de algumas situações no Benfica e no futebol em geral.

Benfica: Estou, para já, satisfeito com a politica de contratações. Deixa-me satisfeito ver que acautelaram as posições em que estávamos deficitários, ainda faltando a posição de central. Para já não concordo somente com os empréstimos de Sidnei e de Airton. O Sidnei poderia ser muito útil como suplente, ainda para mais não iremos ter Luisão para a Champions, o que deixa o leque de opções limitado a Jardel, Fábio Faria e Leo Kanu, fazendo-me pensar que o central que falta vir terá de entrar de caras no onze titular. O Airton era o substituto natural de Javi, sendo Matic o médio box-to-box. Preocupa-me o excesso de estrangeiros, satisfaz-me ver os "putos da cantera", fico tonto com tanto jogador nos quadros do Benfica.

Miguel Vítor: Fala-se em mais um empréstimo, o que me faz imensa confusão. O rapaz sempre que jogou fê-lo muito bem, quer a lateral, quer a central. Para mim seria o terceiro central do plantel, senão mesmo, caso não venha um jogador de enorme qualidade, o colega de Luisão. Tem de acabar o medo de apostar nos jovens que demonstram ou demonstraram valor, como é este o caso.

Fábio Coentrão: A haver negócio com o Real só num dos seguintes moldes: 20 milhões + Garay + Drenthe, 25 milhões + Garay ou 30 milhões. Informava o Real destes moldes e se quisessem queriam, se não quisessem dava como encerrada a negociação.

Máxi Pereira: A renovação já deveria estar anunciada há muito tempo!! O jogador merecia uma renovação sem hesitações, tanto por motivos desportivos como pessoais, um jogador de qualidade e de raça.

Rui Costa: Penso que estará nas funções certas, junto de LFV na aquisição de jogadores. Lembram-se como foi buscar Aimar? É nestas funções que o Rui pode fazer a diferença.

Carraça: Disseram-me que o homem é Benfiquista, já me disseram que o homem é sportinguista, por isso, se alguém com a certeza me possa esclarecer eu agradecia. Espero que tenha todo o sucesso do Mundo como o homem que dá o corpo ás balas em defesa da equipa. Penso que Álvaro Magalhães também encaixava bem neste quadro.

Salvio: Face ás compras efectuadas, para mim, é assunto encerrado. Dar quinze milhões por um jogador lesionado quando temos Nolito, Gaitan, Urreta e Perez é uma loucura.

Nuno Gomes: Sempre fui um dos que defendeu o jogador de ataque absurdos e ridículos vindos dos mesmos que agora criticam a sua saída, eu não me esqueço da quantidade de vezes que muitos adeptos o apelidavam de "Maria Amélia" e que ele era bom mas era para modelo e que no campo a única coisa que fazia era andar sempre a compor o cabelo. Foi proposto ao Nuno um cargo na estrutura do clube, que nunca lhe foi dito qual, mas o que o jogador sempre disse foi que ainda se sentia capaz de jogar e assim queria que fosse. Sem espaço na equipa de JJ foi com normalidade que vi a saída de Nuno Gomes do Benfica. Ele quer jogar com regularidade e no Benfica isso não iria acontecer, neste aspecto JJ foi honesto com o jogador. Obrigado por tudo, desejo-te as maiores felicidades e espero um regresso para breve.

Pillas-Boas: Afinal a cadeira de sonho era outra!! Vamos ver agora de que fibra és feito sem as ajudas habituais. Depois de tantas juras de amor entre o peidoso e este merdas, nada como uma boa parelha de cornos ao peidoso mor, coisa que ele está habituado a fazer a clubes, esposas, ex-esposas e putas.

Vítor Pereira: Não foi a primeira escolha como é óbvio mas era muito chato e daria muito nas vistas irem buscar uns dos treinadores aos seus satélites Académica, Sporting ou Braga. Assim sempre faz uma homenagem ao verdadeiro obreiro do último titulo, Vítor Pereira, mas o das arbitragens.

Porra que a bola nunca mais rola!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Basquetebol: Benfica 86 vs. corruptos 79

Eu acredito no Tri!!!

Vamos lá campeões!!!!

Basquetebol

Comece agora a ver o Benfica vs. corruptos em basquetebol.

Este é o terceiro jogo da final e estamos em desvantagem por dois a zero, como reagem os adeptos do Benfica? Com o pavilhão vazio!!! É assim mesmo!!! Só aparecem quando estamos na mó de cima mas quando a equipa mais necessita ninguém aparece, ainda mais esta equipa que já nos deu tantas alegrias.

Não valemos mesmo nada como adeptos!!! Somos uma merda mesmo!!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Varela jogava no Estrela e recebia do FC Porto

"Eis a prova de que o FC Porto pagou salários a Varela, quando o jogador não pertencia aos quadros do clube nem tinha qualquer contrato: Celsinho (ex-Sporting) denuncia, sem querer, uma manobra batoteira dos dragões...
Mês de Março de 2009. A época está prestes a terminar e o Jornal de Notícias avança com a novidade: “Varela assina pelo FC Porto”. O mesmo diário conta os contornos do negócio: “Silvestre Varela assinou, esta segunda-feira, pelo FC Porto. O avançado, de 24 anos, que tem contrato com o Estrela da Amadora até ao final da presente temporada, assumiu com os dragões um vínculo válido a partir de 1 de Julho [de 2009] e que termina em 2013”.
Aqui há gato. Vamos às datas. Varela assina em Março um contrato com o FC Porto, válido a partir de 1 de Julho de 2009. Mas... parece que o FC Porto já pagava salários a Varela ainda antes do avançado assinar pelos dragões. Como se sabe que Pinto da Costa já pagava por um jogador que ainda não pertencia aos quadros dos dragões?...
Pois é... Lendo uma entrevista de Celsinho – jogador do Sporting que foi colega de equipa de Varela, no Estrela da Amadora – chegamos ao centro desta história. Eis o que disse Celsinho, no dia 28 de Janeiro de 2011 (há dias, portanto...).
«Pergunta: A imprensa portuguesa, na época, disse que você era muito jovem e que a diretoria fez uma aposta para o futuro... Mas depois você foi para o Estrela da Amadora...
Resposta: Isso. Joguei um pouco mais, mas o clube enfrentava muitos problemas financeiros. Só três jogadores recebiam regularmente: eu, Nuno (Coelho) e Varela. Eu, do Sporting, e os dois, do Porto na altura (...)»
Aqui há mesmo gato... Então não é que Varela, que só viria a assinar no final da época, já recebia do FC Porto? O clube da Invicta, de forma encapotada, pagava salários a um jogador que foi seu adversário por diversas vezes... Varela defrontou os seus 'patrões' em quatro partidas: duas da Taça e duas do campeonato. Jogou sempre os 90 minutos. E o Estrela perdeu sempre que foi 'preciso'.
Mas onde está esta entrevista? Celsinho denunciou mesmo os dragões, sem querer? Cá está ela, num site brasileiro, bem conhecido: Lancenet. Fomos à origem, para reforçarmos a credibilidade deste artigo.
Pois é... Varela jogava no Estrela, jogava contra o FC Porto, mas recebia do FC Porto. O clube das Antas aproveitou-se do facto de o emblema da Amadora atravessar uma grave crise para fazer batota... E o que fazer perante estas denúncias? A Justiça vai condenar?"